Ação judicial contra plano de saúde para obtenção de reembolso

12/08/2020 às 11:19
Leia nesta página:

Ação de reembolso contra plano de saúde, veja este artigo e entenda mais sobre.

O plano de saúde é indispensável para o ser humano, é uma forma de proteção para sua saúde sua e o seu ente querido. Ocorre que em alguns momentos da vida a pessoa pode necessitar de algum procedimento cirúrgico. Constatada essa necessidade a pessoa procura o seu plano de saúde visando que ela arque com todos os custos envolvidos.

Porém, o plano de saúde em diversas situações nega a autorização para cobertura de determinada cirurgia, procedimento ou tratamento. É nesse momento que o segurado deve ficar atendo, isto porque em diversas situações tal negativa é ilegal.

Mas o que fazer nessas situações? Bom, primeiramente, é preciso procurar um advogado especializado em direito à saúde, ele o profissional com maior capacidade de orientar sobre se tal negativa foi abusiva ou se está dentro das leis e conforme os atos normativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Em caso de ainda não ter realizado o procedimento, e estando ele com cobertura obrigatória pelo plano de saúde, o advogado poderá entrar com uma ação judicial e obter uma decisão liminar que obrigará o plano de saúde a arcar com o custo daquele procedimento médico.

A liminar é uma decisão prévia, em que o juiz poderá determinar que o plano de saúde arque com o tratamento ou procedimento. Muitas vezes essa liminar pode sair no mesmo dia, vai depender de cada caso.

Mas e se você já pagou pelo procedimento? Nesse caso, havendo previsão contratual ou sendo situações em que a jurisprudência já consolidou o entendimento de que o plano de saúde deve cobrir com o custo, o advogado irá entrar com uma ação judicial objetivando o reembolso da despesa tida pelo paciente.

O que se recomenda é que em caso de negativa pelo plano de saúde, consulte um advogado para saber se é devida ou não a cobertura pelo plano de saúde. Caso a situação tenha sido de emergência, ou urgência, e não dava tempo de procurar um advogado para resolver a situação, de modo que a pessoa pagou do próprio bolso pelo procedimento. Recomenda-se que procure um advogado especialista em plano de saúde.

Além disso, as limitações de cobertura médica, ainda que pactuadas de forma expressa no contrato de assistência à saúde, não podem prevalecer ante as hipóteses em que a continuidade do tratamento faz-se indispensável e eficaz para o restabelecimento da saúde do beneficiário do plano.

Assim, recomendamos que busquem o seu direito. Uma ação judicial poderá corrigir injustiças criadas pelas operadoras de plano de saúde. O reembolso, por meio de ação judicial, do valor pago diretamente pelo beneficiário do plano de saúde é uma situação extremamente comum de acontecer.

Em nosso escritório contamos com uma equipe com Advogados especialistas e capacitados em Direito Médico, com atuação em diversos casos para os mais diversos procedimentos médicos existentes. Em caso de negativa de qualquer procedimento procure um advogado especialista em saúde suplementar.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Galvão & Silva Advocacia

O escritório Galvão & Silva Advocacia presta serviços jurídicos em várias áreas do Direito, tendo uma equipe devidamente especializada e apta a trabalhar desde questões mais simples, até casos complexos, que exigem o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Nossa carteira de clientes compreende um grupo diversificado, o que nos força a ter uma equipe multidisciplinar, que atua em diversos segmentos, priorizando a ética em suas relações e a constante busca pela excelência na qualidade dos serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos