Feriadão de Carnaval

12/02/2021 às 11:01
Leia nesta página:

O Carnaval é algo tão simbólico e entranhado no pensamento do brasileiro que várias pessoas fazem suas programações para este feriado. Mas é mesmo feriado?

Apesar de comércios, indústrias ou outras instituições não funcionarem ou terem expediente reduzido, o dia de Carnaval não é feriado nacional e só será feriado quando declarado por lei estadual ou municipal, não sendo assim, é dia útil como qualquer outra data.

Mas a minha empresa sempre dá folga, como fica?

Para que um trabalhador não tenha expediente durante os dias de carnaval é necessária determinação do empregador quanto a isso. Muitas empresas realmente dão folga, ou seja, os dias não trabalhados não são descontados do pagamento salarial, tampouco geram horas negativas no banco de horas.

O fato é que para melhor solução, é necessário que órgãos ou sindicatos representativos busquem chegar a um acordo sobre como serão considerados os dias da festa popular. Não havendo sindicato ou órgão que represente os trabalhadores, o empregador tem algumas soluções que podem ser aplicadas, por mera liberalidade, para todos os tipos de contrato de trabalho, inclusive os domésticos:

  • FOLGA: é o caso já mencionado, quando o empregador não faz qualquer desconto salarial, acúmulo de banco de horas ou compensação. É preciso ficar atento, pois a folga reiterada no Carnaval pode gerar alteração no contrato de trabalho.

  • BANCO DE HORAS: as horas negativas que são geradas ficam armazenadas para uso em outro momento, dentro do estabelecido em lei ou convenção coletiva.

  • COMPENSAÇÃO: dentro da mesma semana ou mês, o trabalhador faz a compensação da diminuição de horas de trabalho ocorrida, desde que não ultrapasse o limite máximo diário estabelecido por lei.

Caso nenhum tipo de acordo seja feito entre empregadores e empregados, ocorrem dias normais de trabalho sem qualquer acréscimo na remuneração e, caso algum trabalhador falte em algum dos dias, pode sofrer punições com o desconto do dia faltoso.

Em locais onde a véspera e o dia de Carnaval são feriados instituídos por lei estadual ou municipal e o empregado é convocado a trabalhar, este recebe remuneração em dobro ou folga compensatória, bem como deve ser observada se existe alguma determinação em convenção coletiva que tenha sido estabelecida e que deve ser obedecida.

Não custa reforçar que o diálogo é sempre a melhor alternativa, pois tanto empregados quanto empregadores devem ter interesse na melhor solução para quando a festividade não for prevista como feriado.

Existindo dúvidas, procure um advogado de sua confiança.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Peterson Ibairro

Advogado da De Paula & Ibairro Advocacia, graduado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS – Unijuí e Especialista em Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência, com Ênfase em Administração Judicial pelo Instituto Brasileiro de Direito da Empresa – IBDE, com registro profissional OAB/SC 57.127, atuante na área empresarial, trabalhista, consumidor, bancária e civil, tendo experiência anterior à advocacia na administração de empresas e equipes, prática trabalhista, cobranças judiciais e extrajudiciais e auditorias. E-mail [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos