Análise das medidas sanitárias do acordo Mercosul-UE à luz das regras internacionais de comércio para o setor aviário catarinense

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:
[1] VIEIRA, Sérgio. Agência do Senado. Acordo Mercosul-UE deve baratear produtos, mas forçar eficiência e produtividade. 10.09.2019. Disponível em: https://bit.ly/2ZINGe9. Acessado em: 25.02.2020
[2]  Itamaraty. Resumo informativo elaborado pelo Governo brasileiro. Acordo de Associação Mercosul União Europeia. Disponível em: https://bit.ly/Itamaraty3d7Z07k . Acesso em: 25.02.2020. p. 3
[3] MDIC. ComexVis: União Europeia. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis. Acesso em: 25.02.2020.
[4] OBSERVATÓRIO FIESC. Comércio Exterior: Países. Disponível em: https://bit.ly/FIESCdadoscomex2TIYcyb . Acesso em: 25.02.2020.
[5]Ibid.
[6] A Operação Carne Fraca, deflagrada em 2017 pela Polícia Federal, após escândalos de adulteração de carnes e fraude de laudos sobre presença de salmonella em alimentos, provocou suspensão de exportações de frango de diversos frigoríficos da JBS e BRF para a UE e outros países tanto por parte do Ministério da Agricultura do Brasil quanto da própria UE. Os embargos atingiram três plantas da BRF em SC: Capinzal, Chapecó e Concórdia, o que ainda abala a economia de exportação de frangos do estado.
[7] ITAMARATY, op. cit., p. 5.
[8] OMC. WTO in brief. [S.l] (202?). Disponível em: https://bit.ly/WTOinbrief2TIYBkb. Acesso em: 26 maio 2020
[9] OMC. Understanding the WTO \Agreement on Sanitary and Phytosanitary Measures. [S.l], 1998. Disponível em: https://www.wto.org/english/tratop_e/sps_e/spsund_e.htm. Acesso em: 21 maio 2020.
[10] DOWNES, Chris. The impact of WTO Transparency Rules: Is the 10,000th SPS notification a cause for celebration? A case Study of EU Practice. Journal of International Economic Law. [S.l], n. 15 (2), p. 503-524, 2012. Disponível em:  https://academic.oup.com/jiel/article-abstract/15/2/503/2193600. Acesso em: 21 maio 2020. p. 505.
[11] Ibid., p. 506.
[12] Ibid., p. 508.
[13] Ibid., p. 510.
[14] GULYAEVA, T. K. Принцип недискриминации в «праве ВТО» [Princípio da Não-Discriminação no Direito da OMC]. Российский Внешнеэкономический Вестник [Jornal Russo de Economia Internacional]. Moscou, n. 8, p. 82-91, 2015. Disponível em: http://www.rfej.ru/rvv/id/E002B5DFF. Acesso em: 22 maio 2020. p. 85
[15] Ibid., p. 86.
[16] Ibid., p. 85.
[17] Acordo SPS, Art. 2(3): Os Membros garantirão que suas medidas sanitárias e fitossanitárias não farão discriminação arbitrária ou injustificada entre os Membros nos casos em que prevalecerem condições idênticas ou similares, incluindo entre seu próprio território e o de outros Membros. As medidas sanitárias e fitossanitárias não serão aplicadas de forma a constituir restrição velada ao comércio internacional.
[18] Acordo Mercosul-UE, Art. 6º(2): As partes devem garantir que suas MSF sejam aplicadas de modo proporcional e que não discriminem arbitrária ou injustificadamente demais membros do Mercosul ou UE quando condições idênticas ou similares prevalecem, inclusive nos próprios territórios e nos territórios de outra Parte. As MSF não devem ser aplicadas de modo a constituir barreira técnica oculta no comércio internacional.
[19] OMC. Dispute Settlement DS18: Australia - Measures Affecting Importation of Salmon. 2000. Disponível em: https://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/cases_e/ds18_e.htm. Acesso em: 22 maio 2020
[20] Acordo SPS, Art. 2(2): Os Membros assegurarão que qualquer medida sanitária e fitossanitária seja aplicada apenas na medida do necessário para proteger a vida ou a saúde humana, animal ou vegetal, seja baseada em princípios científicos e não seja mantida sem evidência científica suficiente, à exceção do determinado pelo parágrafo 7 do Artigo 5.
[21] Acordo SPS, Art. 5(1): Os Membros assegurarão que suas medidas sanitárias e fitossanitárias são baseadas em uma avaliação adequada às circunstâncias dos riscos à vida ou à saúde humana, animal ou vegetal, tomando em consideração as técnicas para avaliação de risco, elaboradas pelas organizações internacionais competentes.
[22] Acordo SPS, Art. 5(6); Sem prejuízo do parágrafo 2 do Artigo 3, ao estabelecerem ou manterem medidas sanitárias e fitossanitárias para alcançar o nível adequado de proteção sanitária e fitossanitária, os Membros garantirão que tais medidas não são mais restritivas ao comércio do que o necessário para alcançar seu nível adequado de proteção sanitária e fitossanitária, levando-se em consideração a exeqüibilidade econômica e técnica.
[23] DAVEY, W. J. Non-discrimination in the World Trade Organization: the rules and exceptions. Pocketbooks of the Hague Academy of International Law. [S.l]: Ail-Pocket: 2012. p. 36
[24] ORTEGA, A. C.; BORGES, M. da S. Codex Alimentarius: a segurança alimentar sob a ótica da qualidade. Segurança Alimentar e Nutricional. Campinas, n. 19, p. 71-81, 2002. Disponível em: https://bit.ly/CodexAlimentarius2yGBkYK. Acesso em: 22 maio 2020. p. 75.
[25] COMISSÃO CODEX ALIMENTARIUS. Guidelines for the control of campylobacter and salmonella in chicken meat. [S.l],p. 1-26, 2011. Disponível em: https://bit.ly/2zgV6um. Acesso em: 23 maio 2020  p. 3. 
[26] OIE. Código de Saúde de Animais Terrestres. [S.l] 2019. Disponível em: https://bit.ly/3d9Idkx. Acesso em: 23 maio 2020.
Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
[27] EUROPEAN COMMISSION. EU market situation for poultry. Committee for the Common Organisation of the Agricultural Markets. Agricultural and Rural Development. [S.l], p. 1-16, mar 2020. Disponível em: https://bit.ly/36u3C59. Acesso em: 23 maio 2020. p. 6
[28]  HORNE, P.L.M.; ACHTERBOSCH, T.J. Animal welfare in poultry production systems: impact of EU standards on world trade. World’s Poultry Science Journal, [S.l], Vol 64, n. 1, p. 40-52, mar 2008. Disponível em: https://bit.ly/3bZb4GK. Acesso em: 23 maio 2020. p 45
[29] GHODSI, M.; STEHRER R. EU trade regulations and imports of hygienic poultry. Croatian Economic Survey. [Sl.] Vol. 21, n 2, p. 117-149, dez 2019. p. 118.
[30] COMISSÃO EUROPEIA. Eu import conditions for poultry and poultry products. International affairs - sanitary and phytosanitary measures. Import Conditions. [S.l.] 2020. Disponível em:https://bit.ly/2ZCHbt7. Acesso em 18 maio 2020.
[31] Ibid., p. 41. Disponível em: https://bit.ly/2A5DW2A. Acesso em: 23 maio 2020.
[32] EUR-LEX. Diretiva (CE) n.º 43/2007 do Conselho. 28 jun 2007. Disponível em: https://bit.ly/3edmgB4. Acesso em: 26 maio 2020.
[33] EUR-LEX. Diretiva (CE) n.º 158/2009 do Conselho. 30 nov 2009. Disponível em: https://bit.ly/3bWgIt5. Acesso em: 18 maio 2020. 
[34] EUR-LEX. Diretiva (CE) n.º 99/2002 do Conselho. 16 dez 2002. Disponível em: https://bit.ly/2LSusul. Acesso em: 18 maio 2020.
[35] COMISSÃO EUROPEIA, op. cit.
[36] EUR-LEX. Regulamento (CE) n. 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho. 28 jan 2002. Disponível em: https://bit.ly/2LPTiuW. Acesso em: 23 maio 2020.
[37] EUR-LEX. Diretiva (CE) n. 78/1997 do Conselho. 18 dez 1997. Disponível em: https://bit.ly/2TOpnYz. Acesso em: 23 maio 2020.
[38] EUR-LEX. Regulamento (CEE) n. 2.913/1992 do Conselho (Código Aduaneiro Comunitário). 12 out 1992. Disponível em: https://bit.ly/36px64d. Acesso: 23 maio 2020.
[39] EUR-LEX. Regulamento (CE) n. 798/2008 da Comissão. Disponível em: https://bit.ly/2WZSxG5. Acesso em: 18 maio 2020.
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alexandre Zaporoszenko Cavazzani

Advogado Internacionalista Foco em: Direito Internacional, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família Consultor Jurídico Internacional com análise de sistemas políticos e jurídicos de mais de 140 países. Poliglota (inglês, francês, espanhol, italiano, russo e ucraniano) Formado em Relações Internacionais pela Universidade Tarás Shevchenko, Ucrânia Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá Mestrando em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável pela Universidade Federal de Santa Catarina Pós-Graduando em Processo Civil pela ESA/OAB Nacional

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Publicado nos Anais do evento “O Acordo de Associação Mercosul – UE e o Impacto nas Relações Comerciais Internacionais no Brasil” Módulo Jean Monnet CCJ/UFSC Link: https://jeanmonnet.paginas.ufsc.br/2020/08/07/anais-do-evento-o-acordo-de-associacao-mercosul-ue-e-o-impacto-nas-relacoes-comerciais-internacionais-no-brasil-ja-estao-disponiveis/

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos