Capa da publicação Pensão por morte

Pensão por morte

23/06/2021 às 12:26
Leia nesta página:

Precisa de orientação sobre Pensão por Morte? Leia aqui! Somos Advogados Especialistas em Direito Previdenciário. Brasília-DF.

O que é benefício de pensão por morte?

A Pensão por morte é um benefício previdenciário destinado aos dependentes da pessoa aposentada ou que esteja trabalhando que contribui para a Previdência Social e morre.


Quem são os dependentes que podem receber esse benefício?

  • Cônjuge ou companheiro;

  • Filhos;

  • Pais;

  • Irmão;

  • Enteado;

  • Menor tutelado.


Qual a duração do benefício?

Os filhos receberam até os 21 anos, salvo se tiverem deficiência mental ou forem inválidos, nesse caso podem estender após os 21 anos. O irmão, enteado e menor tutelado seguem a mesma regra dos filhos. O cônjuge/ companheiro irá depender a idade que a pessoa tem na data da morte do segurado, e os pais recebem até quando estes falecerem.


Disseram-me que o benefício do cônjuge pode ser vitalício, é verdade?

Depende, segundo a lei, existe uma tabela que é adotada verificando a idade do cônjuge na data do óbito do segurado e a duração do benefício. Para o benefício ser vitalício o cônjuge precisa ter 44 anos ou mais.


E qual a situação que a pensão por morte dura apenas quatro meses?

Se o segurado teve menos de 18 contribuições para a Previdência Social ou o casamento/união estável tem menos de 24 meses de duração a pensão por morte dura apenas quatro meses, independente da idade do cônjuge/companheiro sobrevivente.


O menor sob guarda não é dependente?

Antes da EC 103/2019 – Reforma da Previdência havia um entendimento da justiça que o menor sob guarda podia, sim, ser considerado dependente seguindo o fundamento da proteção que o Estatuto da Criança e Adolescente prevê, uma vez que a lei previdência não previa expressamente esse dependente. Após a EC 103/2019 a lei exclui do rol de dependentes o menor sob guarda expressamente. O caminho irá ser novamente discutir na justiça a legalidade desse dispositivo e prevalecer o entendimento que o menor tutelado também pode ser considerado dependente.


Se tiver todos esses dependentes o segurado que faleceu, quem tem preferência?

Os dependentes são classificados em classes:

1ª classe: cônjuge e filhos (Enteado e menor tutelado são equiparados a filhos.)

2ª classe: Pais

3ª classe: Irmão

Os dependentes de primeira classe tem preferência em relação aos demais. Na ausência destes verificam as outras classes.


Quais os requisitos da pensão por morte?

O segurado que faleceu deveria ser aposentado ou estar pagando o INSS. Se o segurado estava sem contribuir para o INSS, os dependentes só terão direito caso esse segurado já tiver cumprido os requisitos de alguma aposentadoria.


Precisa provar a dependência econômica?

Os dependentes de primeira classe a dependência é presumida no caso de filhos e cônjuge. Para os companheiros e os equiparados a filhos (enteado e menor tutelado) deve a ver a comprovação da dependência econômica que é provar que a renda do segurado que sustentava esses dependentes. Pais e irmãos precisam também provar a dependência econômica.


Consegue provar a dependência econômica ou a união estável apenas utilizando testemunhas?

Não, a lei exige que as provas de união estável e de dependência econômica exigem início de prova material contemporânea dos fatos, produzido em período não superior a 24 (vinte e quatro) meses anterior à data do óbito do segurado, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito.


O cônjuge que está recebendo a pensão por morte pode acumular com a aposentadoria?

Sim, pode. A lei previdenciária não prevê nenhum impedimento. Exemplo: Dona Maria recebe a pensão por morte do seu marido e paga o INSS, ela completa os requisitos da aposentadoria e poderá está solicitando a aposentadoria e continuar recebendo a pensão por morte.


Estou na faculdade e vou fazer 21 anos, minha pensão por morte pode prorrogar a duração?

Não, pode. A lei é expressa em prevê que os filhos recebam a pensão por morte até os 21 anos. E a justiça também tem o entendimento predominante que NÃO prorroga o benefício porque o dependente está fazendo faculdade.


A mulher que recebe a pensão por morte pode casar novamente?

Sim, pode. A lei previdenciária não prevê nenhuma cessação do benefício de pensão por morte para quem casar novamente.

O que não pode é receber duas pensões por morte do INSS.


O que a Reforma da Previdência alterou nesse benefício?

A Reforma da Previdência alterou o cálculo de benefício da pensão por morte. Benefícios gerados após óbitos do dia 14/11/2019 já serão pagos com o cálculo novo, que é 50% a cota familiar mais 10% para cada dependente limitado em 100%.

Exemplo: Um aposentado morre e deixa esposa e dois filhos menores de 21 anos, será 50% cota familiar, 10% esposa, 10% filho 1, 10% filho 2 totalizando 80% do valor de pensão por morte.


Como solicitar a pensão por morte?

O dependente pode solicitar o benefício pelo MEU INSS fazendo um cadastro com seu CPF e criando uma senha ou pelo 135. Devem anexar os documentos no MEU INSS e aguardar a análise do INSS. Se o benefício for indeferido cabe recurso no prazo de 30 dias ou ingressar com ação judicial.


Tem prazo para solicitar o benefício?

Sim, para os dependentes receberem o benefício desde da data do óbito devem solicitar no prazo de 180 dias os menores de 16 anos os demais dependentes o prazo é de 90 dias. Caso não solicitem dentro desses prazos podem requerer a pensão por morte, porém receberão o benefício da data do requerimento.


Posso fazer o pedido de pensão por morte sem advogado?

No INSS pode fazer o pedido sem advogado, porém a chance de êxito é menor por falta de conhecimento do processo administrativo.

O advogado irá auxiliar a pessoa no entendimento do processo e saberá tomar as providências que o INSS irá requerer no curso do processo administrativo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Galvão & Silva Advocacia

O escritório Galvão & Silva Advocacia presta serviços jurídicos em várias áreas do Direito, tendo uma equipe devidamente especializada e apta a trabalhar desde questões mais simples, até casos complexos, que exigem o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Nossa carteira de clientes compreende um grupo diversificado, o que nos força a ter uma equipe multidisciplinar, que atua em diversos segmentos, priorizando a ética em suas relações e a constante busca pela excelência na qualidade dos serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos