Capa da publicação Home Office ou Teletrabalho

Home Office ou Teletrabalho

Você sabe a diferença entre essas modalidades de emprego ?

12/09/2021 às 19:06
Leia nesta página:

O presente artigo tem como objetivo apresentar o Teletrabalho como regulamentado pela lei 13.467 e também diferencia-lo do Home Office.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o Teletrabalho como regulamentado pela lei 13.467 e também diferenciá-lo do Home Office.

Palavras-chaves: Teletrabalho; Home Office; contrato de trabalho; prestação de serviço, direitos; deveres

Com o advento da epidemia do Covid 19  duas novas  modalidades de emprego acabaram  por ganhar força devido as medidas de isolamento e distanciamento social: O Home Office e o Teletrabalho.

 Muitas vezes pensamos em se tratar de temas similares porém,  possuem características bem diferenciadas, vejamos :

O Home Office é um termo em inglês que pode ser traduzido como “escritório em casa “.Também pode ser definido como todo trabalho realizado em sua própria casa, seja de forma autônoma.

Já o  Teletrabalho  foi regulamentado pela  Lei nº13.467 de 13.07.2017 e é considerado como  a prestação de serviços  preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo ( art. 75 B, CLT )

 Desta forma, teletrabalho nada mais é do que uma forma de prestação de serviço à distância ou, de forma sintética, trabalho à distância. (CAIRO JUNIOR, 2017, p. 383).

Segundo o paragrafo único da lei nº13.467 ,o comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades especificas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.

“No que se refere a contratação de empregado na modalidade de teletrabalho”, a legislação exige solenidade, pois a condição de teletrabalhador deve constar expressamente no contrato individual de trabalho.” (CORREIA, 2018, p. 648).

Essa prestação de serviço deverá especificar as atividades que serão realizadas pelo empregado.

Para que o Teletrabalho seja realizado é necessária a aquisição de equipamentos tecnológicos, bem como a implementação e  manutenção dos mesmos. A legislação brasileira  permite que se realize um acordo entre as partes para  a aquisição , manutenção  e despesa do material necessário para a realização do trabalho, sendo assim, caberá às partes decidirem sobre a aquisição, despesas e custos da manutenção dos mesmos.

Cabe ao empregador instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho (art. 75-E, CLT). Cabe ainda salientar que as doenças  e acidentes decorrentes do trabalho exercido pelo trabalhador bem como as doenças psicossociais tais como a ansiedade , o desentrosamento social e psicológico também fazem parte do rol de obrigações para com os empregados ,impostas ao empregador.

E os direitos trabalhistas  relacionados ao Teletrabalho? Você sabe quais são?

O Acidente de trabalho é um deles. Uma vez caracterizado, o trabalhador terá direito a estabilidade de 12 meses da alta médica. O trabalhador também faz jus às férias,  divididos em três períodos,  sendo  que um desses períodos deve  conter  14 dias  e os outros dois  não podem ser inferiores a 5 dias . Também tem direito a 13º salário, recolhimento de FGTS, benefícios e auxílios, com exceção do vale transporte. Vale ressaltar que cada categoria possui convenções e acordos que devem ser respeitados.

A alteração do regime presencial para o de Teletrabalho pode ser feito a qualquer momento, desde que haja acordo mútuo entre as partes; A alteração do regime de Teletrabalho para o presencial poderá ser feita, pela determinação do empregador, garantindo-se o prazo mínimo de 15 dias  com correspondente registro em aditivo contratual (Art.75-c§2º).

Conclusão:

O Teletrabalho, diferentemente do Home Office, é mais do que o trabalho em domicilio, pois pode ser prestado em qualquer lugar, em ambiente virtual, com toda a infraestrutura, adequação e suporte, tendo um contrato que regulamente  os direitos e deveres deste tipo de prestação de serviço.

REFERENCIAS:

Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT- Art. 134, §1

Lei  n.13.467 de 13 -7-2017

https://blog.beerorcoffee.com/2021/06/01/o-que-significa-home-office/

https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-do-trabalho/o-teletrabalho-na-reforma-trabalhista-suas-vantagens-e-desvantagens/

Direito- Brasil2. Direito- Manuais 3.Manuais, vade-mécuns etc. I. Céspedes, Lívia II. Rocha, Fabiana Dias da.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos