Pensão por morte, quem tem direito a receber

11/10/2021 às 23:27
Leia nesta página:

Descubra quem tem direito a receber a pensão por morte

A pensão por morte é um benefício previdenciário garantido aos dependentes de um segurado.

Segurado é a pessoa que está contribuindo com o INSS, seja de forma autônoma ou trabalhando, ou que está dentro do período de “graça”.

Assim, os dependentes desse segurado terão direito a receber a pensão por morte, o INSS divide esses segurados em 3 classes:

 

Classe 1 – Cônjuges, conviventes em união estável e filhos até 21 anos de idade.

 

Classe 2 – Pais.

 

Classe 3 – Irmão.

 

Para a primeira classe será muito fácil, isso porque é presumido que eles eram dependentes financeiros do falecido, e logo terão direito automaticamente a pensão por morte, apenas precisarão comprovar que eram cônjuge, convivente em união estável ou filho.

O maior problema pode acontecer para o convivente em união estável, que precisará comprovar perante o INSS que mantinha uma união estável com o falecido, através de documentos e provas.

As outras duas classes não terão direito automaticamente a receber a pensão por morte, será necessário que eles comprovem a dependência econômica perante o INSS, novamente com provas e documentos.

Sabemos que comprovar esses fatos pode ser muito difícil, principalmente no processo administrativo, por isso é importante, caso tenha seu benefício negado, procurar um advogado para auxiliar no seu recurso e entrar com uma ação judicial.

Através da ação judicial ficará muito mais fácil comprovar a dependência econômica ou união estável, eis que você poderá levar testemunhas que comprovem os fatos.

Lembrando que caso você peça a pensão por morte até 90 dias do falecimento do segurado, terá direito a receber a pensão desde a data do óbito, ou seja, receberá os valores retroativos.

Caso faça o requerimento do benefício após esse prazo, terá direito a pensão a partir da data entrada do requerimento do benefício administrativo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos