Capa da publicação O que significa o bloqueio na CNH?
Capa: Detran MS

O que significa o bloqueio na CNH?

21/10/2021 às 16:38
Leia nesta página:

Apesar de muitos acreditarem, o bloqueio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não está relacionado exclusivamente à suspensão ou à cassação do documento. 

O bloqueio em si consiste num apontamento do DETRAN atestando que há alguma irregularidade na habilitação do condutor que o impede de dirigir.

São várias as hipóteses para inserção do bloqueio no registro da CNH, sendo eles:

  • - Suspeita de fraude no processo de formação de condutor e emissão de CNH mediante fraude,
  • - Suspeita de fraude na mudança de categoria da CNH;
  • - Indicação de endereço falso no cadastro junto ao DETRAN;
  • - Em caso de falsa Indicação de Condutor;
  • - Em caso de transferência de uma CNH suspensa para outro estado;
  • - Cassação da CNH;
  • - Suspensão da CNH;
  • - Por decisão judicial;
  • - Por envolvimento em acidente com vítima fatal.

Havendo alguma dessas irregularidades, o DETRAN anotará a suspensão no registro do condutor, indicando a proibição para conduzir veículo enquanto a irregularidade não for sanada, podendo o condutor bloqueado pego em flagrante ser retirado da condução do veículo.

Qual o prazo de duração do bloqueio?

O bloqueio geralmente não tem um prazo de duração. Em regra, haverá o bloqueio enquanto a irregularidade que o motivou não for resolvida. Por exemplo, em caso de bloqueio judicial por dívida alimentar, o bloqueio persistirá enquanto não for paga a dívida.

Como dito anteriormente, o bloqueio não pode ser confundido com a suspensão ou a cassação da CNH. No processo de suspensão e cassação, que pode gerar o bloqueio, haverá a notificação do condutor para apresentar as defesas administrativas cabíveis (defesa prévia, recurso à JARI e recurso ao CETRAN). Já no bloqueio não é previsto nenhum tipo de notificação e os motoristas geralmente só têm conhecimento do bloqueio ao serem parados numa blitz.

Qual a consequência por dirigir com a CNH bloqueada?

Grande parte dos motivos de bloqueios constituem infração de trânsito, podendo o condutor flagrado ser sujeito a multa, retenção ou apreensão do veículo ou o recolhimento da CNH.

Havendo bloqueio judicial, a autoridade de trânsito deve fazer cumprir a decisão e retirar o condutor da condução do veículo.

Uma grande dúvida que surge é se a condução de veículo com bloqueio devido a suspensão da CNH pode gerar um processo de cassação da CNH, de acordo com o artigo 263, inciso I, do CTB.

Essa é uma grande polêmica no direito de trânsito e a resposta é depende.

Quando há a abertura do processo de suspensão o condutor é intimado para tomar conhecimento e apresentar defesa. Caso não apresente no prazo ou a defesa seja indeferida, será aplicada a suspensão por uma decisão do DETRAN, determinando o prazo para recurso e início do cumprimento da penalidade. Caso seja apresentado recurso, este não terá efeito suspensivo automático, podendo ser requerido em apartado. Não sendo deferido o recurso ou o efeito suspensivo, o bloqueio e a suspensão se inicia na data fixada e perdura pelo tempo determinado na decisão.

Caso o bloqueio tenha sido feito anteriormente a data para início de cumprimento ou o efeito suspensivo tenha sido deferido, a condução do veículo não poderá gerar a cassação da CNH. Contudo, se o flagrante for feito em meio ao prazo de cumprimento da suspensão, é hipótese para abertura de processo de cassação da CNH.

Como saber se tenho um bloqueio?

Em muitos casos só é possível saber do bloqueio mediante acesso ao portal do DETRAN, indo diretamente a um posto de atendimento ou quando abordado em uma fiscalização.

Tendo conhecimento do bloqueio você deve buscar informações junto ao DETRAN para regularizar a situação, sob pena de incorrer em infrações de trânsito e até ter aberto um processo de suspensão.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
LeT Multas

Consultoria especializada em direito de trânsito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos