Capa da publicação A série Loki e o fascismo

A série Loki e o fascismo

13/12/2021 às 15:13
Leia nesta página:

Na série Loki, da Marvel, a Autoridade de Variância Temporal (AVT) remete ao fascismo ao usar extensa burocracia e lealdade cega para manter a ordem na linha temporal sagrada.

Na série Loki, da Marvel Estúdios, uma carta de amor ao gênero de ficção cientifica, somos apresentados a Autoridade de Variância Temporal (AVT), organização que fiscaliza e mantém a ordem na linha temporal sagrada. Com o decorrer da história, a AVT passa a remeter muito ao fascismo, com extensa burocracia, lealdade cega de seus integrantes, a destruição completa de pessoas e realidades tidas como subversivas. Tudo isso em nome de um bem maior.

Surge assim o questionamento: você sabe o que é o Fascismo?

O Fascismo é uma corrente ideológica de extrema-direita, marcada pelo ultranacionalismo e o autoritarismo. Umberto Eco (2018, p. 51), no seu livro Fascismo Eterno, descreve 14 características para identificação do Fascismo, fruto de um estudo profundo de diversas experiências fascistas no mundo:

1. Culto à tradição

Tradicionalismo acima de tudo, não podendo existir avanço do saber.

2. A Recusa da Modernidade

O iluminismo e a idade da razão vistos como o início da depravação moderna.

3. Culto da Ação pela Ação

A ação é bela em si, devendo ser realizada antes de e sem nenhuma reflexão.

4. Discordância é Traição

Para a ciência, o desacordo é visto como um instrumento de avanço do conhecimento. No Fascismo, o desacordo é traição. Seus membros não podem discordar, sob pena de serem vistos como inimigos.

5. Medo das Diferenças

O Fascismo teme o diferente, é contra os intrusos. O Fascismo é racista por definição.

6. Apelo à Frustração Social

O Fascismo se utiliza das frustrações sociais e econômicas. Faz apelo às classes médias frustradas, desvalorizadas por alguma crise econômica ou humilhação política, assustadas pela pressão dos grupos sociais subalternos.

7. A Obsessão por um enredo ou por uma conspiração

Para os que se veem privados de qualquer identidade social, o Fascismo diz que seu único privilégio é o mais comum de todos: ter nascido em um mesmo país. Esta é a origem do nacionalismo. Ela oferece um inimigo em comum para aflorar esse nacionalismo nas pessoas. Se utilizam muito de conspirações, possivelmente internacionais. Os seguidores devem se sentir sitiados e com medo. O modo mais fácil de fazer emergir uma conspiração é fazer apelo à xenofobia.

8. Os Inimigos são, ao mesmo tempo, fortes demais e fracos demais

Através de uma continua mudança na retorica fascista, os inimigos são ao mesmo tempo fortes demais e excessivamente fracos.

9. Pacifismo é uma confraternização com o Inimigo

O pacifismo é mau porque a vida é uma guerra permanente.

10. Desprezo pelos Fracos

O elitismo é um aspecto típico de qualquer ideologia reacionária, enquanto fundamentalmente aristocrática.

11. Todos São Educados para se Transformarem em Heróis

Na ideologia Fascista o heroísmo é a norma. O culto ao heroísmo é estreitamente ligado a culto da morte.

12. Machismo e Armas

Como tanto a guerra permanente quanto o heroísmo são jogos difíceis de jogar, o Fascismo transfere sua vontade de poder para questões sexuais. Esta é a origem do seu machismo, que implica desdém pelas mulheres e uma condenação intolerante de hábitos sexuais fora do padrão definido por eles, apelando para castidade à homossexualidade.

13. Populismo Seletivo

Apenas a opinião de pequena parcela da população interessaria o Fascismo. Essa opinião seletiva, de apenas alguns grupos, seria tida com a voz do povo.

14. Fascismo Eterno fala a Novilíngua de Orwell

Todos os textos escolares nazistas e fascistas se baseavam em linguagem pobre e em uma sintaxe elementar, com objetivo de limitar o conhecimento e o raciocínio complexo e crítico.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ECO, Umberto. O Fascismo Eterno. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018. ISBN 978-85-01-40506-7.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Victor Habib Lantyer

Advogado. Autor do livro Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seus reflexos no Direito do Trabalho, pela editora NaVida, já disponível para venda (www.lantyer.com.br/lgpd/). Criador e idealizador do site Lantyer Educacional (www.lantyer.com.br), descomplicando assuntos jurídicos de forma simples, fácil e democrática.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos