A Síndrome de Burnout e a concessão do benefício previdenciário acidentário (B91)

07/01/2022 às 14:56
Leia nesta página:

A Síndrome de Burnout popularmente conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, altos níveis de estresse e esgotamento físico, ocasionado por competitividade excessiva no local de trabalho, pressão por rendimento, acúmulos de função e prazos, dentre outros. Foi classificada pela 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como Z.73.

O Decreto nº 6957, de 09 de setembro de 2009, introduziu na legislação previdenciária, a Síndrome de Burnout, na lista de Doenças Relacionadas com o Trabalho, no grupo que trata dos Transtornos Mentais e de Comportamento V, CID 10.

Os principais sintomas da Síndrome de Burnout são:

Cansaço extremo (físico ou mental);

Dor de cabeça leve e constante ou enxaqueca;

Insônia;

Problemas gastrointestinais;

Anomalia ou aumento da frequência cardiorrespiratória;

Dificuldades de concentração;

Sentimento de fracasso, baixa-estima;

Dores Musculares.

Em casos mais extremos, a Síndrome pode acarretar estado de depressão profunda, e até mesmo pânico, sendo necessário a busca de acompanhamento médico, e o afastamento do ambiente que desencadeou a doença.

No caso de afastamento do trabalho por mais de 15 dias, o segurado empregado, poderá requer junto a Autarquia Previdenciária (INSS), a concessão do benefício de auxílio-doença acidentário por doença ocupacional.

A doença ocupacional ocorre quando o segurado adquire uma enfermidade pela atividade laboral ou por alguma intempérie em que esteve exposto, seja ela natural ou artificial, ambas relacionadas ao trabalho (nexo causal).

É importante saber a diferença ao solicitar o benefício previdenciário (acidentário ou não acidentário), pois o segurado que recebe o benefício por acidente de trabalho, tem 12 meses de estabilidade após o retorno ao trabalho. Então, ao voltar a trabalhar, o segurado empregado, não poderá ser demitido pelo período de 12 meses, a não ser que cometa falta grave que justifique a demissão por justa causa.

Sendo assim, após apresentar sintomas de esgotamento profissional, é fundamental à busca de um profissional de saúde adequado para devido acompanhamento. Importante também a emissão da CAT (comunicação de acidente de trabalho ou doença de trabalho/ocupacional), para que a mesma possa ser apresentada ao INSS no momento do requerimento do benefício previdenciário.

Caso o INSS negue o benefício acidentário ou conceda o benefício por incapacidade temporária não vinculado a doença ocupacional, será necessária a judicialização do pedido, para isso o segurado deve procurar um advogado, especialista em direito previdenciário, para que seja analisado o caso concreto e apresentada a demanda judicialmente.

Renata Brandão Canella, advogada.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Renata Brandão Canella

Advogada, mestre em processo civil, especialista em direito do trabalho e direito empresarial, autora e organizadora do livro “Direito Previdenciário, atualidades e tendências” (2018, Editora Thoth), Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Previdenciários (ABAP) na atual gestão (2016-2020).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos