Capa da publicação A documentação da casa é de posse. Vale a pena comprar?

A casa é linda, perto da praia, mas a documentação é de “posse”. E agora? Vale a pena comprar?

02/03/2022 às 09:08
Leia nesta página:

É possível regularizar o registro por meio da usucapião.

A NEGOCIAÇÃO ENVOLVENDO "POSSE" de imóveis não é isenta de RISCOS - como inclusive acontece com imóveis escriturados e registrados no RGI, diga-se de passagem - porém o fato de não ter registro imobiliário regular - ou mesmo não ter qualquer assento registral - já lhe retira garantias e segurança jurídica que somente a inscrição no RGI pode conferir. É importante deixar claro que é possível sim obter a regularização e o respectivo REGISTRO em nome do ocupante / posseiro e esse caminho pode se dar através da USUCAPIÃO judicial ou extrajudicial.

É muito comum ver anúncios dos chamados "IMÓVEIS DE POSSE", alguns deles informando inclusive que "há documentação e comprovação de posse de mais de 10 (dez) anos". Isso pode sinalizar uma boa oportunidade de negócio para o "adquirente" que por sua vez deve ter ciência de que não terá acesso ao REGISTRO enquanto não regularizar a propriedade, como se viu. É que o REGISTRO IMOBILIÁRIO não admite em seus assentos o arquivamento do DOCUMENTO DE POSSE. Tal documento, se admitido a registro, o será apenas no REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS - e isso já causou e ainda causa muita confusão na seara extrajudicial. Há quem admite e quem não admite seu arquivamento. Somos da opinião de que SIM - o acesso ao RTD deve ser permitido para tais documentos, especialmente por fornecer o RTD a guarda e conservação necessários para o acautelamento de tais documentos pelo tempo necessário até que sirvam para compor o conjunto probatório para a Usucapião, dentre outros benefícios importantes.

Como falamos, a negociação de imóveis de posse também oferece RISCOS como qualquer outra transação imobiliária, o que revela a importância aqui ainda mais acentuada da assessoria jurídica especializada nessas questões, já que resta evidente que a tranquilidade para o adquirente só será alcançada mesmo quando o ostentar o ocupante seu nome como TITULAR REGISTRAL na matrícula imobiliária - sendo certo que durante esse interregno ele poderá transferir seus direitos através de uma CESSÃO DE POSSE para outrem. Percebe-se, portanto, que não há que se falar, em se tratando de IMÓVEIS DE POSSE, em ESCRITURA DE COMPRA E VENDA, mas sim ESCRITURA (ou INSTRUMENTO PARTICULAR) DE CESSÃO DE POSSE, eventualmente com compra e venda de benfeitorias/acessões - instrumento esse que encontra inclusive base legal no Código de Normas Extrajudiciais do Rio de Janeiro:

"Art. 220. Nas Escrituras Públicas DECLARATÓRIAS DE POSSE e de CESSÃO DE DIREITOS DE POSSE, deverá constar, obrigatoriamente, declaração de que a mesma não tem valor como confirmação ou estabelecimento de propriedade, servindo, tão-somente, para a instrução de ação possessória própria".

O instrumento referido materializa o que chamamos de ACESSIO POSSESIONIS (art. 1.207 e 1.243 do CCB), muito bem explicado pela clássica civilista MARIA HELENA DINIZ (Curso de Direito Civil Brasileiro. 2020), como um dos modos de aquisição DERIVADA da posse:

"A 'acessão', pela qual a posse pode ser continuada pela SOMA DO TEMPO DO ATUAL POSSUIDOR com o de seus antecessores. Essa conjunção de posses abrange a 'sucessão' e a 'união'. (...) A 'união' se dá na hipótese de sucessão singular (compra e venda, doação, dação, legado), ou melhor, quando o objeto adquirido constitui coisa certa ou determinada. O adquirente, nessa aquisição da posse a título singular, constitui para si uma NOVA POSSE, embora receba uma POSSE DE OUTREM. Isto porque a posse do sucessor singular é PESSOAL, nascendo, portanto, desligada da posse do alienante. TODAVIA, está o adquirente autorizado pelo art. 1.207, 2ª parte, a UNIR, se quiser, ou se lhe convier, sua posse à do seu antecessor. Em regra, o DIREITO DE SOMAR POSSES visa adquirir a propriedade pela USUCAPIÃO".

Uma dica importante nesse tipo de transação - além da análise específica que ela requer, dada a natureza do negócio - é sempre obter o máximo de comprovação efetiva tanto da duração quanto da qualidade das posses (da sua e dos antecessores), já que será crucial para o procedimento de Usucapião, como revela a jurisprudência do TJGO:

"TJGO. Proc. 00524727120158090051. J. em 22/02/2022. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIO. SOMA DA POSSE DA AUTORA COM A DE SEUS ANTECESSORES. NÃO COMPROVAÇÃO DOS REQUISITOS LEGAIS. (...). I. Para a aquisição da propriedade por meio da usucapião prevista no art. 1.238 do Código Civil, deve a parte interessada comprovar os seus requisitos essenciais, quais sejam, que a posse sobre o imóvel foi ininterrupta, sem oposição e com ânimo de dono, sob pena de, ausente qualquer deles, o pleito exordial ser julgado improcedente. II. O reconhecimento da ACESSIO POSSESSIONIS, somente é possível com a JUNÇÃO DE POSSES da parte autora com a de possuidores anteriores, é impositiva a existência de PROVA INDUVIDOSA, não só da própria posse como também daquela que foi exercida pelos antecessores. Ausente essa demonstração, impossibilitada a somatória para o perfazimento do prazo legal, a fim de reconhecer a prescrição aquisitiva alegada na inicial. (...)".

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ - OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos