Capa da publicação Comprou imóvel nos últimos 5 anos? Você pode ter tributos a receber
Capa: DepositPhotos

Se você comprou imóvel nos últimos 5 anos, é possível que tenha direito a ser restituído de tributos indevidamente recolhidos, de acordo com o STJ

31/05/2022 às 10:02
Leia nesta página:

Se você pagou ITBI com base no valor informado pela Prefeitura, é possível ajuizar ação de restituição.

Se você comprou imóvel nos últimos 05 (cinco) anos, saiba que é possível que você tenha direito a ser restituído de valores pagos indevidamente.

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça, em decisão proferida pela Primeira Seção, estabeleceu que a base de cálculo do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI deverá incidir sobre o valor do imóvel no mercado e não sobre o valor informado no Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU.

Muitos municípios utilizam o valor do IPTU na apuração do cálculo do ITBI. Em virtude disso, existe uma gama de contribuintes que têm valores a serem restituídos.

Assim, se você comprou imóvel nos últimos 05 (cinco) anos procure um especialista para que seja verificado se o valor que foi pago de tributos na transação mobiliária correspondeu ou não ao valor correto, qual seja, se o tributo foi calculado com base no valor de mercado do imóvel e não o valor informado no carnê de IPTU.

Caso seja verificado que o ITBI foi pago com base no valor informado pela Prefeitura (carnê de IPTU), é posssível ajuizar ação com fins a repetir o indébito tributário originado e reaver a diferença inclusive com juros desde a data do pagamento indevidamente realizado.

Sobre a decisão, é importante mencionar ainda que foi estabelecido no decisum três teses relativas ao cálculo do ITBI nas operações de compra e venda:

  1. A base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculada à base de cálculo do IPTU, que nem sequer pode ser utilizada como piso de tributação;
  2. O valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor de mercado, que somente pode ser afastada pelo fisco mediante a regular instauração de processo administrativo próprio (artigo 148 do Código Tributário Nacional CTN);
  3. O município não pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência por ele estabelecido de forma unilateral.

A íntegra da decisão pode ser obtida no julgado do acórdão REsp 1.937.821.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Aécio Mota de Sousa

Advogado Tributarista. Assessor Jurídico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e da Parnaíba - Codevasf. Sócio Fundador do Aécio Mota Advocacia. Ex-Subprocurador da Câmara Municipal do Crato/CE. Ex-membro do Fundo Previdenciário Municipal de Juazeiro do Norte/CE - Previjuno. Ex-Juiz Leigo do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJCE. Pós-graduado em Contabilidade Tributária pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte - Unijuazeiro.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos