PESSOAL EU SOU ABLITADO A 22 ANOS NUNCA TIVE QUALQUER PROBLEMA DE TRANSITO ,NÃO TENHO NENHUM PONTO EM MINHA CARTEIRA,NÃO SOU BANDIDO SOU UM CIDADÃO QUE TRABALHA DE SEGUNDA A SEGUNDA PARA SUSTENTAR MINHA FAMILIA PAGO MEUS IMPOSTOS,ME TIRARAM O DIREITO DE DIRIGIR DO DIA PARA NOITE,TUDO BEM VOU ENTRAR COM MANDATO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR CONTRA O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRANSITO [...] TENHO CERTEZA QUE VAMOS QUANHAR ESTA CAUSA,NEM QUE TENHA QUE IR ATE BRASILIA COM UMA CARAVANA PROTESTAR,ESTOU NESSA LUTA NUMCA VI UM ABSURDO COMO ESSE!!!!

VAMOS TODOS LUTAR!!!!!

Respostas

    S

    sergio souza_1 Domingo, 28 de dezembro de 2008, 20h56min

    Portal do GovernoCidadão.SPInvestimentos.SPDestaques:Destaques:SP NotíciasPoupatempoAcessa São PauloLicitações---------------------------------Secretarias:- Administração Penitenciária- Agricultura e Abastecimento- Assistência e Desenvolvimento Social- Casa Civil- Casa Militar- Comunicação- Cultura- Desenvolvimento- Direitos da Pessoa com Deficiência- Economia e Planejamento- Educação- Emprego e Relações do Trabalho- Ensino Superior- Esporte, Lazer e Turismo- Fazenda- Gestão Pública- Habitação- Justiça e Defesa da Cidadania- Meio Ambiente- Procuradoria Geral do Estado- Relações Institucionais- Saneamento e Energia- Saúde- Segurança Pública- Transportes- Transportes Metropolitanos
    Portal do Governo do Estado de São Paulo

    SSP | Polícia Civil | Polícia Militar | Polícia Científica | Cetran

    Home Fale com o Diretor Palavra do Cidadão Frota de Veículos

    Pesquisa Multas

    Clique aqui para realizar sua pesquisa de multas

    Pesquisa Pontos

    Clique aqui para realizar sua pesquisa de pontuação

    Notícias | Sala de Imprensa
    CONTRAN LIBERA A RENOVAÇÃO DE CNH ANTIGA

    DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO
    DIVISÃO DE HABILITAÇÃO e DIVISÃO DE CONTROLE DO INTERIOR/
    GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

    COMUNICADO GEFOR N° 022/2008

    Os Drs. Francisco José de Albuquerque Soares da Silva, Delegado de Policia Divisionário da Divisão de Habilitação do DETRAN/SP e Gestor do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores e Narcizo Merzari Júnior, Delegado de Polícia Divisionário da Divisão de Controle do Interior, no uso de suas atribuições legais e,

    Considerando as disposições do Comunicado GEFOR n° 21/2008. de 22/12/2008, publicado no D.O.E de 23/12/2008

    Considerando as informações obtidas junto à Prodesp no que tange à operacionalização das instruções divulgadas no citado comunicado, resolve:

    Alterar as disposições do Comunicado GEFOR n° 21/2008., especificamente no 4° parágrafo, passando a vigorar a seguinte redação:

    “Para os condutores que já se cadastraram como candidatos à nova habilitação e que ainda não alcançaram a fase de exame teórico de legislação de trânsito, não haverá necessidade de cancelamento do pré-cadastro, devendo comparecer ao DETRAN/SP ou CIRETRAN do Município Correspondente para a adoção direta das providências de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, munidos de exame médico, exame psicotécnico ( quando o caso exigir ) e certificado de conclusão do curso de renovação”.

    As instruções do presente comunicado permanecerão vigentes até o desenvolvimento de rotina técnica específica, por parte da PRODESP, para a exclusão do pré-cadastro.

    Permanecem inalteradas as demais disposições do Comunicado GEFOR n° 21/2008.

    Registre-se, publique-se, cumpra-se.

    São Paulo, 23 de dezembro de 2008.

    Francisco José de Albuquerque Soares da Silva
    Delegado de Polícia Divisionário da
    Divisão de Habilitação – DETRAN/SP e Gestor do GEFOR

    Narcizo Merzari Junior
    Delegado de Polícia Divisionária da
    Divisão de Controle do Interior – DETRAN/SP

    Clique aqui para ter acesso à deliberação do CONTRAN n° 71 de 18/12/2008, publicada no D.O.U. de 22/12/2008

    Imprimir Ir para Home Índice de Notícias

    P

    Paulo Cézar Domingo, 28 de dezembro de 2008, 23h39min

    Caros Amigos!
    Agradeço as orientações obtidas neste forum, e graças a elas eu estou renovando a minha CHN (Sem Foto), Uma dica para quem vai iniciar o processo no Detran/SP é levar cópia do CIC/RG/CNH e comprovante de Endereço no 4º Andar do predio principal, numa salinha a esquerda da escada.(Lá eles atualizam o endereço e recadastram) em seguida desça até o predio Mirim e procure o balcão para marcar o exame teórico.(Primeiros Socorros/Direção Defenciva e LEGISLAÇÃO) marquei para o dia 29/12 as 18:00h, aproveite para pagar a taxa no banco que fica no mesmo prédio.
    Depois destes passos é só fazer o exame médico e finalizar o processo(Pode ser em qualquer Poupatempo) quando eu finalizar eu conto detalhes.
    Eu começei o processo no dia 24/12 e não perdi 30 min pois estava muito vazio pois o DETRAN trabalhou até o meio dia. Uma dica é procurar fazer isto no dia 29 e 30, caso você não tenha viajado, pois estava muito fácil.
    Um grande abraço, e finalmente a minha vida após os 40 vai começar, pois ficar sem dirigir não dá!!

    Paulo Cézar

    P

    Paulo Cézar Domingo, 28 de dezembro de 2008, 23h42min

    Parabéns ao Ministério Público de Minas Gerais!

    P

    Paulo Cézar Terça, 30 de dezembro de 2008, 12h50min

    Eu fiz a prova ontem as 18:00h e achei muito fácil, pois eu tinha 40 min para fazer a prova e terminei em 12 min.
    Uma dica é estudar pela apostila do Detran do Distrito Federal conforme link abaixo:
    http://www.detran.df.gov.br/sites/400/414/00000113.pdf
    O exame médico eu vou fazer no Shopping Ibirapuera, Piso Jurupis(Mini Shopping) telefone 5536-4110, o valor é tabelado e por enquanto custa R$ 49,10.
    Obs. Para o exame médico voce deve levar xeros do RG/CNH/CPF e comprovante de endereço além de uma foto 3x4 colorida com fundo branco.
    Portanto para receber a nova CNH eu vou gastar R$ 73,65 de taxas.
    Obs. Para finalizar o processo tem que juntar tudo e dar entrada no Detran ou Poupa Tempo.
    Abraço,
    Paulo.

    P

    Paulista73 Terça, 30 de dezembro de 2008, 19h54min

    Oi Paulo

    que bom que voce conseguiu. Eu ainda to na sinuca. Porque minha carteira é de Cotia, e para transferir para são paulo o despachante disse que tenho que aguardar até 5.01 e dar entrada em qq auto-escola.
    ALguem sabe me dizer se procede???????? ou posso fazer tudo sozinha no detran aquie m sp??????

    mandei email no detram mas ninguem responde.

    Scarlet

    P

    Paulo Cézar Terça, 30 de dezembro de 2008, 21h49min

    Oi Scarlet, Boa Noite!
    Eu fiz o exame médico por volta das 13:30h e fui direto para o Detran pra dar entrada na CNH, mais uma vez muito fácil... foi só ir até o PREDIO MIRIM(Azul) e ver o resultado do teste... Uma vez APROVADO! foi só ir ao guiche da esquerda e entregar o Exame médico e a Xerox do RG/CIC/CNH e Comprovante de endereço e aguardar até as 16:00h e finalmente estou habilitado até 2013 nas categorias C e A sem ter que pagar nada para despachante.
    Dei entrada e recebi a CNH após 2 horas!! Pra quem chegou a ouvir de despachante que eu teria qu voltar par a auto escola, foi inacreditavél receber no mesmo dia e sem FILA.... rsrsrsrsr!

    No seu caso tem um local a direita de onde se marca o teste e é onde você registra CNH de fora de São Paulo, o resto é tudo igual! Boa Sorte e conte comigo!
    Obs. Se você for fazer a prova no Detran é bom estudar a apostila de Primeiros Socorros/Direção defenciva e Legislação, Pois você tem quer acertar 21 das 30 perguntas de multipla escolha em 40 mim. ( Não caiu nada de sinalização, pois no nosso casso é Renovação). Só pode ser feito uma vez, se for reprovado vai ter que procurar uma Auto escola e fazer o teste de novo!
    Vale a pena dar um pulinho lá no Detran, pois a máfia dos despachantes ainda está tentando não perder a mamata que sempre existiu... O Detran criava dificuldade e eles vendiam a facilidade.
    Um otimo canal de contato com o Detran SP é o fale com o Diretor(Você tem que se cadastrar) Sempre me responderam muito rápido.

    FELIZ 2009 A TODOS!!!

    Paulo Cézar

    P

    Paulista73 Quarta, 31 de dezembro de 2008, 19h22min

    opa obrigada.. vou fazer isso ja no dia 3 de janeiro.

    grata

    scarlet

    M

    Madalena Suspenso Sexta, 02 de janeiro de 2009, 9h49min

    Pessoas...

    Temos um FORUM de discussão, apoio, ajuda, orientação, alternativas, solução e etc aqui no JUS NAVIGANDI desde agosto/2008 abordando esse mesmo problema que aflige mais de 5 milhões de pessoas, é só acessar essa página:

    jus.com.br/forum/87405/184/perdi-o-direito-de-dirigir-conforme-resolucao-27608-do-contran/#Comment_337878

    Serão muito bem vindos!!!

    Abraços e um Feliz 2009

    P

    Paulo Cézar Sábado, 03 de janeiro de 2009, 1h38min

    Madalena,
    Muito Obrigado pela dica, e tenha certeza que grande parte das infomações que recebi veio deste forum... ( jus.com.br/forum/87405/184/perdi-o-direito-de-dirigir-conforme-resolucao-27608-do-contran/#Comment_337878 ),
    no entanto é uma pena que alguns estejam utilizando o espaço para escrever "Abobrinhas"...
    Um beijo,
    Feliz 2009 a todos!

    A

    ANTONIO TEODORO DE OLIVEIRA Sábado, 03 de janeiro de 2009, 21h43min

    Boa noite!!
    Sou de Jaboticabal SP, gostaria de tirar uma dúvida.
    Minha CNH venceu em 18/04/2008, tem a possibilidade de eu me dirigir a um poupa tempo (Ribeirão Preto) e conseguir a renovação da mesma?

    E

    Eliana Aparecida Correa Domingo, 04 de janeiro de 2009, 9h16min

    Gostaria de saber, como faço para renovar minha carteira de habilitação que venceu em 2002 ela é de Santos Obrigada espero resposta.

    P

    Paulo Cézar Segunda, 05 de janeiro de 2009, 15h37min

    Link com informações sobre como renovar CNH no PoupaTempo.

    http://domino.sp.gov.br/ug960162.nsf/WebServOutros1/B457387346E6669C03257529004AB203/?OpenDocument

    site www.poupatempo.com.br

    Abraço,
    Paulo

    P

    Paulo Cézar Segunda, 05 de janeiro de 2009, 15h44min

    Antonio,
    No seu caso o que impedia a renovação era a resolução 276 do CONTRAN, que felizmente foi derrubada pela liminar do Ministerio publico de Minas Gerais.
    Eu acredito que você terá que fazer os mesmos procedimentos que se faz no Detran, ou seja não se esqueça de levar Xerox dos seguintes documentos:
    RG,CPF,CNH e comprovante de endereço e ainda uma foto 3x4 recente com fundo branco.
    Boa sorte ! e nos mantenha informado caso tenha alguma dificuldade.
    Abraço,
    Paulo.

    P

    Paulo Cézar Segunda, 05 de janeiro de 2009, 15h58min

    Oi Eliana, Boa Tarde!
    Você precisa ir até o Detran e registrar a sua CNH no prédio Mirim, proximo ao balcão onde se marca o exame, o restante é tudo igual, conforme tópicos acima.
    Abraço,
    Paulo.

    P

    Paulo Cézar Segunda, 05 de janeiro de 2009, 16h19min

    PASSO A PASSO
    Para renovar CNH sem foto e vencida

    1 - Levar cópia RG,CPF,CNH e comprovante de endereço numa Sala que fica no 4 Andar do Prédio Principal ( Saindo do elevador a esquerda, no corredor que leva a escada ) Esta salinha fica a esquerda em frente a escada.

    2 - Desça até o Predio Mirim e agende o dia do seu exame teórico.
    2.1 Se a sua habilitação for de fora de São Paulo, você vai até o balcão a sua direita e faça o registro da mesma.
    2.2 Estude muito a apostila pois você terá que acertar 70% das questões em 40 min. Leia a apostila deste site http://www.detran.df.gov.br/sites/400/414/00000113.pdf
    (Eu achei muito fácil, depois de ler a apostila e fiz a prova em 12 min).

    3 - Pague a taxa para renovação de CNH no banco que fica neste mesmo prédio. Obs. Peça para o caixa cobrar a taxa de renovação que era R$ 24,55.

    4 - Após fazer o teste faça o exame médico em qualquer Clinica conveniada.
    4.1 Levar Xerox do RG/CPF/CNH e comprovante de endereço e 01 foto 3x4 colorida com fundo branco.

    5 - Verifique no mesmo local onde você agendou o exame se você foi aprovado, caso possitivo entregue o exame médico que já estara com a foto e os comprovantes anexos no balcao do lado esquerdo.

    Ok ! Agora é só aguardar 2 horas e você estará habilitado até 2013!

    Boa sorte! e por favor informe caso algum procedimento esteja incorreto ou você tenha encontrado dificuldade em realizá-lo.

    Um forte abraço,

    Paulo Cézar.

    E

    Eduardo Rocha_1 Quinta, 08 de janeiro de 2009, 8h25min

    Moro em Minas Gerais, onde foi deferida a liminar. Por incrivel e absurdo que pareça, a Delegacia de Trânsito de minha cidade ainda não foi "informada" sobre a liminar!!!! Quero ver qdo eu for pego dirigindo com a CNH vencida o que vai acontecer... Manda quem pode, obedece quem tem juizo !!! Isso é o BRASIL ...

    P

    Paulo Cézar Sexta, 09 de janeiro de 2009, 10h28min

    Caro Eduardo,
    Como a Delegacia de Trânsito da sua cidade ainda não foi "informada" sobre a liminar. Segue link para você imprimir e levar ao conhecimento deles.
    http://edm01.com.br/liminar/liminarcnh0.jpg
    http://edm01.com.br/liminar/liminarcnh1.jpg
    http://edm01.com.br/liminar/liminarcnh2.jpg
    http://edm01.com.br/liminar/liminarcnh3.jpg
    http://edm01.com.br/liminar/liminarcnh4.jpg
    http://edm01.com.br/liminar/liminarcnh5.jpg
    http://edm01.com.br/liminar/liminarcnh6.jpg
    Um forte abraço e boa sorte!
    Paulo

    P

    Paulo Cézar Sexta, 09 de janeiro de 2009, 15h18min

    Link do DETRAN/SP onde a diretoria acata a limiar acima.

    http://www.detran.sp.gov.br/noticias/20081224.asp

    Abraço,

    Paulo

    L

    Luiz Segunda, 12 de janeiro de 2009, 2h38min

    Sou Vitima dessa Lei abusiva... tendo ja pago e feito quase todos os exames..
    so faltando o de direção, como devo proceder agora.......

    E

    Eduardo Rocha_1 Segunda, 12 de janeiro de 2009, 14h20min

    Levar a Liminar impressa? Nao adiantaria. O que falta neles é vergonha na cara.. Num sabem e nem querem saber da situação que estamos passando !!!!