Estou de alta no INSS , mas não me sinto apta a trabalhar , a médica ORTOPEDISTA DIZ O MESMO , médico perito do INSS discordou e me deu alta . Eu não estou em condições de retornar ao meu trabalho , com muita dor e um cisto na mão direita , a dor passou para a coluna lombar e cervical . Se eu voltar a trabalhar e não ter condições , como proceder ?

Respostas

    O

    Orlei Araújo Padilha Sexta, 06 de março de 2009, 12h59min

    Cara Vânia,

    Estando em gozo de benefício auxílio-doença, o salário de contribuição terá reajuste na data base do benefício.

    V

    vânia_1 Sexta, 06 de março de 2009, 21h38min

    Caro Orlei, obrigada pela informação, mas ainda não esclareceu minha dúvida. Desculpe, mas como posso saber qualé a data base do benefício, e com relação ao reajuste, é o mesmo do salário mínimo (%)?
    Agradeço se puder me dar mais detalhes sobre o assunto!!

    V

    vânia_1 Sexta, 20 de março de 2009, 9h07min

    Caro Orlei, ainda estou na espera da resposta às minhas dúvidas. Desculpe a insistência, mas é que já faz tempo que a postei. POr favor, peço-lhe novamente, se puder me esclarecer agradeço desde já!

    L

    Lurdes Maria Segunda, 23 de março de 2009, 18h05min

    Dra Clê, agradeço por ter respondido minha mensagem, gostaria que a senhora me informasse a que se refere o artigo 15 da lei 8213/91 e os artigos 13 e 14 do decreto 3000048/99.E o artigo 59 da lei 8000213 de 24/07/91 e o artigo 71 do decreto 3000048 de 6/05/99,
    Esses artigos foram usados como fundamentação do indeferimento do meu pedido de auxílio doença, estou sem saber do que se trata,gostaria de uma orientação.
    Obrigada, Lurdes Maria.

    C

    conceição Aparecida de Lucena de Deus Segunda, 23 de março de 2009, 22h46min

    Sou professora de Educação Infantil e por motivo de doença estou afastada do trabalho.Com o Benefício Auxilio Doença a 01 ano e 07 meses com Discopatia lombar e cervical . Apresento limitações dos movimentos de coluna Cervical e Lombar MSD.Por falta de experiência dei entrada no benefício sem o C.A.T. Após 1 mês fui orientada a pedir a transformação Benefício Auxílio doença para Acidente de trabalho.Somente após 1 ano e 7 meses obtive a resposta que o pedido foi negado.Sendo que sou Professora de Educação Infantil há 20 anos e essas atividades exigem muito do meu esforço físico e muito movimento repetitivo ,por esse motivo adquirir esses problemas de saúde.
    O que devo fazer,estou desprotegida durante 1 ano e 7 meses.Esse tempo não vai contar para minha aposentadoria.

    O

    Orlei Araújo Padilha Terça, 24 de março de 2009, 1h11min

    Vânia,

    Decreto 3.048

    Seção V -
    Do Reajustamento do Valor do Benefício

    Art. 40. É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real da data de sua concessão.

    § 1º Os valores dos benefícios em manutenção serão reajustados, anualmente, na mesma data do reajuste do salário mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do último reajustamento, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Alterado pelo Decreto nº 6.042 - de 12/2/2007 - DOU DE 12/2/2007

    J

    jose affonso caruano Terça, 24 de março de 2009, 1h40min

    PREZADA, INFELIZMENTE ESTA SITUAÇAO E MUITO COMUM. MAS NAO SE APOQUENTE MAIS QUE O NECESSARIO. A SOLUCAO ESTA PROCURAR UM ADVOGADO CONHECEDOR DO RAMO, NO FORUM, NOS SITES DO TRIBUNAL, VOCE TENDO O NOME DE DETERMINADO ADVOGADO, PROCURE INFORMAÇAO SOBRE OS PROCESSOS QUE TAL PROFISSIONAL INGRESSOU. ASSIM VAI SABER SE O SEU FUTURO ADVOGADO ESTA BEM INFORMADO, SE ESTUDA E GOSTA DA MATERIA PREVIDENCIA/ACIDENTE DO TRABALHO.]]

    SE FOI FAZER PERGUNTA A ELE OU ELA; a primeira para saber se está em boas maos, diga qual o juiz que ira apreciar meu caso, em razao do acidente ou da doença adquirida no desenrolar de minha atividade profissional.]

    se a resposta do profissional for que tal assunto pertence a justiça trabalhista, demanda contra o inss, procure outro profissional.

    se a demanda for contra a empresa, havendo culpa desta, ai entao a jjstiça sera trabalhista. caso desejar mais informaçoes e quiser dar noticias, gostaria de saber como anda a situaçao, o que puder lhe ajudar, conte comigo e boa sorte

    A

    Aparecida de F. B. Souza Sexta, 27 de março de 2009, 21h26min

    Dra Clê
    Também estou precisando de ajuda. Tenho muitas dúvidas. Tenho em mãos exames que diagnosticaram que tenho síndrome do túnel do carpo, tendinose da supra espinhal e lombociatalgia, porém tive o pedido e auxílio doença negado, bem como a reconsideração( 25/03). Sou professora municipal, mas tenho uma laudo(emitido por especialista em 2006- problemas na coluna) para um "desvio de função", desde então trabalho na secretaria da escola com digitação, principalmente, e escrita . Tenho que entrar com recurso diretamente numa agência do INSS ou devo ir direto a uma Defensoria Pública? Posso ainda ao invés de pedir auxílio doença pedir acidente de trabalho, já que a causa da doença provavelmente é devido a tantas horas de digitação e escrita(4 horas em uma escola e mais 4 na outra) Apenas uma hora de intervalo entre uma e outra.Outra questão o período que ficar sem remuneração é problema meu ou tenho alguma alternativa, já que fui avaliada pelo médico da empresa que me considerou inapta para a função que exerço. Não posso trabalhar, pois o médico da medicina do trabalho não autoriza, e nem o peritodo INSS me concede beneficio. O que devo fazer?

    G

    gilberto gentil de mattos Segunda, 30 de março de 2009, 15h07min

    Boa tarde.
    Estou com duvida a respeito de meu problema.
    Ha dez anos fiz uma cirurgia retirando duas hernia de disco.Parei de trbalhar como mecanico durante seis anos, isso sem nunca ter requerido qualquer tipo de auxilio por parte inss.
    Ha quatro anos por motivo de força maior retonei a função de mecanico de caminhões.Tem um mes fiz resonancia e foi constatado outra hernia, meu especialista me afastou do trabalho 60 dias, tambem ja marquei o perito do INSS.
    Porem minha empresa não liberou a CATI .
    o que devo fazer?
    cabe como acidente de trabalho?
    por favor me ajudem

    sem mais ,obrigado

    O

    Orlei Araújo Padilha Segunda, 30 de março de 2009, 15h32min

    giberto,

    Entre no tópico Perícias Médicas do INSS, tem postagem referente ao caso e poderá tirar as suas dúvidas.

    A

    Aparecida de F. B. Souza Sexta, 03 de abril de 2009, 11h05min

    Ficarei muito grata se alguém puder me orientar sobre as questões que postei a 6 dias. Estou desorientada. Preciso que me apontem caminhos para buscar ajuda no lugar certo. Obrigada pela solidadriedade.DEUS ajude a todos nós.

    A

    ANTONIO Sábado, 18 de abril de 2009, 3h56min

    Gostaria de saber se os processos contra o inss na justiça federal sobre o auxilio doença está demorando muito ? Muito obrigado !

    B

    Brainer Segunda, 20 de abril de 2009, 19h07min

    Doutores e Amigos, Sou motoboy Fraturei o Fêmur em 12/2005 semana passada entrei com o PP 07/04/2009 indeferido. PR 14/04/2009 Indeferido.- Já marquei a Junta à Recursos da Previdência Social 12/05/09, será que ela resolve alguma coisa??? OU é melhor entrar na Juizado Especial Federal?? Na pizzaria que trabalho são 8 funcionários !!! O médico do trabalho relatou sobre os 4 laudos e nenhum parecer do INSS !! 5 agora com o dele....!!! Vou ficar sem receber até o dia da Junta e olhe lá e arriscado levar Indeferido na JRPS mesmo com o laudo da Empresa de INAPTO!!! NO Pedido RECONSIDERAÇÃO passei por uma médica que no final de 2008 deu 4meses e agora Indeferido achei estranho relatei para ela e ela falou que nunca me viuuu.... rsrs !!! Está Junta RPSocial demora quanto tempo(meses ou anos) para dar uma resposta em relação ao meu Caso!! *Está História começou depois que médico pegou a CNH ela foi renovada em 05/2008 saiu do consultório e retornou com a mensagem "Guarde Tudo... Boa Tarde e Felicidades!!" Deve ter ido em algum superior dele!!! **Para renovar a CNH o médico mediu a pressão exame de oftamológico e aguardar pelo correio... Entre renovar e estar apto para atividade tem uma diferença...(condição Física e mental) ??? Ou será que o Périto achou que fui de moto até o décimo andar da clinica de renovação!!!!!
    Agradeço .... e Aguardo os comentários....

    R

    ROSELAINE RODRIGUES DOS SANTOS Terça, 21 de abril de 2009, 1h54min

    Boa noite a todos!

    Dra. Clê...Resolvi colocar minhas dúvidas neste fórum pq percebi a grande quantidade retornos de todos aqui presente e estou perdida referente ao meu caso sendo assim se poderem me ajudar ai vai meu sofrimento: meu caso tb é de LER/DORT estou estou afastada desde 04/2008 e hj me encontro em (processo de reabilitação) ??? mas até hj não obtive nenhuma informação do INSS de como funciona e quais os procedimentos a seguir sobre o mesmo, simplesmente o inss me disse q eu estava em reabilitação isso em 10/2008 e que iriam agendar um horário c/ a assistente social q tb não me explicou nada simplesmente pediu meu telefone e disse q me ligar assim q tivesse o retorno da minha empresa p/ me reabiltar lá mesmo... Agora vem o problema a empresa q trabalho está fechando as lojas aqui no sul até setembro, Sendo assim é claro q eles não vão ter interesse d me reabilitar... minha dúvida é: se a empresa se negar a me reabilitar o que o posso fazer tenho algum outro direito junto ao INSS. Gostaria de informações d como funciona ou deviria funcionar tb a reabiltação p/ q eu saiba o q tenho direito e o que posso reclamar...obrigada pela atenção de todos.

    R

    Rosa_1 Quarta, 22 de abril de 2009, 4h45min

    Trabalhei com digitação durante 1 ano e meio digitava durante 8 horas sem intervalos para descanço. Durante este tempo foram surgindo dores nos ombro braços e maõs porem a dor mais forte era no braço e mão direita. Consultei vários ortopedistas e todos pediram remanejamento para outra função, mas a empresa não fez este remanejamento. Ao final deste 1 ano e meio tive dores fortes onde vim a ter dores fortes no pecoço, braço e mão direita e procurei o médico ortopedista onde este disse que a tendinite havia se alastrado e pego a coluna e me atestou 15 dias onde vim a entrar no benefício do inss o médico do trabalho pela empresa abriu a cat - motivo problema no braço devido a digitaçõa intensa. Por fim desde junho de 2000 estou no afastamento tive alguns retornos para a empresa masdepois de 1 ou 2 dias de trabalho a cat era reaberta por não ter condições de fazer a mesma atividade anterior pois voltava e realizava a mesma atividade. Após alguns anos de beneficio no INSS fui encaminhada ao GERENCIAMENTO DE BENEFICIOS DO INSS para fazer perícia para a aposentadoria ou remanejamento para a empresa, levei então todos os exames atestados e laudos médicos e a resposta foi que eu não tinha nada, que o que estava aparecendo nos exames era invenção dos médicos e que se eu quisesse continuar no encosto deveria inventar uma nova doença pode uma coisa desta, pois bem voltei a empresa foi reaberta a cat e o INSS não aceitou mais o encosto não abrindo mais o benefício entrei na justiça onde o juiz veio a conceder a tutela antecipada. Fiz uma perícia judicial mas o perito deixou algumas questãoes sem responder. Então o juiz pediu uma nova perícia judicial e este perito judicial disse que meu problema não é acidente do trabalho e nem auxilio doença do trabalho e sim auxilio doença.
    Bem as perguntas que faço são:
    1) vou perder o 1 ano de estabilidade a partir da hora que retornarei a empresa ela pode me demitir de imediato?

    2)O primeiro períto apesar de não responder todas as perguntas disse em seu laudo que meu problema não tem cirurgia que cure somente tratamento para amenizar a dor com isto posso requerer o benefício de 50% do salário por não ter mais cura e ficar com sequelas devido ao meu trabalho?

    3) Vou ter direito aos depositos de fgts que a empresa vem fazendo desde que sai para o beneficio do INSS? MESMO O 2º períto ter dado como auxilio doenca e nao acidente ou doença do trabalho?

    DESDE JÁ AGRADEÇO
    ROSA

    A

    ANNE curitiba parana Quarta, 22 de abril de 2009, 17h52min

    não estou conseguindo me cadastrar esta dando erro o que faço

    A

    APRÍGIO DIÓGENES SALDANHA NETO Sexta, 24 de abril de 2009, 19h42min

    Estou recebendo o auxilio doenca por acidente do trabalho, ele cessa dia 27/04/2009. Pois sofrir amputação parcil de um dedo da mão direite. Gostaria de saber para mim conseguir o auxilio acidente, o inss reconhecerar ou terai que entra com ação judicial?

    B

    Brainer Domingo, 26 de abril de 2009, 1h26min

    Doutores e Amigos Renovei CNH ano passado 06/2008. Na Perícia do INNS meu beneficio foi indeferido PP e PR 17/04/2008!!! Sou motoboy fratura de fêmur levei laudo meu médico e laudo do Périto IML mesmo assim foi indeferido novamente. Apresentei ao médico da Empresa INAPTO para retorno ao Trabalho!!! Cabe recurso ao JFederal??? Me ajudem aguardo orientações... Tenho família para criar estou INAPTO e sem salário...... e sem benefício....

    R

    Rosilmar pereira Terça, 28 de abril de 2009, 16h39min

    estou afastado ha 3 anos auxilio doença ( artrose cronica em coluna + hipertensão ) tenho 24 e 8 meses de contribuição ao inss só na área életrica tenho 49 anos gostaria de saber se eu tenho direito a uma aposentadoria especial

    R

    Rogerio de de a m Quinta, 30 de abril de 2009, 0h26min

    boa noite, fiz uma pericia na semana passada,.e a medica constatou incapasidade para o trabalho, ela me avisou q iria solicitar a minha aposentadoria porem eu não enchergo de uma vista, é a outra estar atrofiada pouco grau de visão eu quero saber ser depois da comunicação da perita se tem como eles contestar o q ela falou para o pasiente, é quanto témpo leva para chegar a comunicação em casa e se não chegar o q éu faso.; ME, DESCULPE PELOS ERROS