OAB-CE 2008.2 RECURSOS

Há 17 anos ·
Link

Olá pessoal,

Alguém sabe como acessar o espelho da prova?

366 Respostas
página 3 de 19
spike-rj
Há 17 anos ·
Link

Eu me ative a isso, fiz somente as razões datei direito, não pulei as linhas respondi as questões discurssivas razoavelmente e não passei??? Qual é po!!!

Glaer Giane Cordeiro Fernandes
Há 17 anos ·
Link

Caríssimos Colegas,

Fiz o exame prático-profissional da Ordem dos Advogados (2008.2) em Penal e não fui aprovada.

Ocorre que este exame está totalmente viciado.

Primeiro, o resultado teria que ter sido divulgado no dia 11/11/2008, conforme informado pela Cespe. Porém, o divulgaram, apenas, no dia 14/11/2008. Uma tortura.

Não bastasse essa ausência de respeito, o que me intriga é que não foram aprovados alguns dos examinandos que utilizaram-se de argumentações semelhantes de outros aprovados, na peça e questões.

Além do mais, um depoimento, neste fórum, de um advogado, atuante na área há mais de 17 anos, deixou-me revoltada. Para ele, os advogados teriam dificuldade para resolver as questões apresentadas pela Cespe. Tamanho o grau de dificuldade da prova de Penal.

Portanto, percebe-se que houve uma certa desordem. E, total subjetividade na correção das provas. Não temos a quem recorrer, neste momento, senão à imprensa.

Vamos nos unir e mandar emails de sugestão de pauta para o jornal Nacional. http://participejornalnacional.globo.com

Glaer - jornalista email: [email protected]

mari_1
Há 17 anos ·
Link

pessoal,

No site de um cursinho de Floripa diz que se a nota na peça tiver sido = 3, eles analisam para ver se é possível o recurso, fazem o recurso e cobram R$ 250, sem com as despesas do recurso. Dizem que é possível o recurso com nota =3 ou maior porque são muitas as correções e com inúmeros erros. Se a nota tiver sido menos que 3, nem fazem análise.

Assim, quando sair a nota espero que não seja inferior a 3 e que não tenha sido anulada pelas rasuras, mas mesmo assim continuo procurando recurso para tal, a aguardo informações.

spike-rj
Há 17 anos ·
Link

Tem nda a ver... já vi pessoas que tiraram 4 nas discurssivas e 2 na peça e passou... se o cara q n passou de 1ª ter tido q tirar 3 na peça fica incoerente neh? Se justamente o motivo do recurso é anota baixa...

Graça Soares
Há 17 anos ·
Link

Pessoal,

Parece que o índice de aprovação em Trabalho está lá nas alturas. Sem querer tiraro mérito dos aprovados nessa área, mas é inquestionável que a prova de Penal apresenta um grau de dificuldade bem mais elevado, o que é extremamente injusto.

Gustavo_1
Há 17 anos ·
Link

Pessoal, estou buscando quais foram as minhas respostas na prova, as quais me levaram a aprovação, espero poder ajudar de alguma forma. não restam dúvidas de que o problema mesmo está na peça processual, a qual só será possível discutí-la com o espelho da prova. por enquanto vou colocar aqui no fórum quais foram as minhas respostas na prova a qual fui aprovado. Sinceramente desejo a todos que sejam aprovados neste exame de ordem! Confiem e acreditem em Deus!

vai aí a questão nº 4 do jeito que fiz na prova:

O policial encontrava-se em serviço, quando foi ofendido, em razão de sua função (militarzinho borra-botas) a ofensa é dirigida à pessoa do policial, mas em razão a sua função de militar.
O policial ouviu as ofensas e resolveu encaminhar Gonçalo até a delegacia de polícia.
Após o ocorrido houve desculpas de Gonçalo e sua conciliação.
Que crime Gonçalo praticou? - o crime de desacato artigo 331 do CP - conforme Nelson Hungria

"A ofensa constitutiva do desacato é qualquer palavra ou ato que redunde em vexame, humilhação, desprestígio ou irreverência ao funcionário. É a grosseira falta de acatamento, podendo constituir em palavras injuriosas, difamatórias ou caluniosas, vias de fato, agressão física, ameaça, gestos obscenos, gritos agudos, etc." (apud FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de direito penal: parte especial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1981, p. 471).

A diferença entre injúria e o desacato é que este último é praticado em relação ao exercício da função do servidor desacatado ou relativo a esta função.

1ª Ofensa cometida no exercício da função e; 2ª Ofensa cometida em virtude da função. (militar - militarzinho borra botas). No crime de desacato há necessidade de que a vítima tome conhecimento direto da ofensa, neste caso, Gonçalo dirigiu-se diretamente ao policial militar. O crime é de ação pública incondicionada, visto que o MP é fiscal da lei e protege a ordem pública, neste caso as instituições públicas a polícia militar. Como o MP não pode desistir da ação penal intentada, caberá ao mesmo oferecer a transação penal artigo 76 da Lei 9099/95 ou suspensão condicional do processo pelo artigo 89, 9099/95. (usei jurisprudência que encontrei no Código Penal do Delmanto).

Gustavo_1
Há 17 anos ·
Link

continua:

r.: artigo 331 - desacato - o MP é o legitimo detentor da ação pois é pública incondicionada - neste caso não pode desistir da mesma após ajuizada, devendo oferecer um dos benefícios da lei 9099/95, ou seja, a transação penal (artigo 76) ou seja, a suspensão condicional do processo (artigo 89), ambos da Lei 9099/95.

spike-rj
Há 17 anos ·
Link

Gustavo pelo o que vc está vendo aki no forum... Vc não acha que essa questão de algumas pessoas não terem sido aprovadas vai além de saber se elas responderam as questões de forma correta ou não? Creio que tem muita coisa além disso... como exemplo: falta de organização e tática na correção de cada prova. (Dê sua opinião)

spike-rj
Há 17 anos ·
Link

Pergunto isso, pois é indubitável que existem respostas parecidíssimas tanto na peça qnto nas questoes discurssivas entre pessoas que já estão aprovadas e ainda não estão. E não digo isso somente pelo q estou vendo aqui, e sim, pelo que vejo na minha faculdade. Colegas que colocaram a mesma coisa que eu, inclusive interpondo a apelação q nem precisava, desrespeitando a proibição das linhas em branco, fzeram inclusive as mesmas alegações colocando, até mesmo, a mesma jurispridência q eu (qnto a nulidade de indefer de testemunhas e blá blá do livro decisões favoráveis à defesa do capobianco), responderam as discurssivas iguais a mim tb e já estão aprovadas... Como pode??? Não to reclamando de quem passou! Longe de mim! Como já disse, as respostas tanto de vcs como as de alguns q não foram já aprovados estão corretas, mas como pode tal incoerencia? Sei q ficar reclamando aqui não adianta nada a ninguém, mas o debate é interessante. Estou farto de certas coisas ocorridas na sociedade...

Thiago Pinho
Há 17 anos ·
Link

Mari, o meu email é [email protected] Vou precisar de toda a ajuda disponível para a realização desse recurso. Essa avaliação foi uma palhaçada total. No mínimo foi utilizada uma margem de subjetividade muito grande que não condiz com um exame utilizado para tolir o direito de nós bacháreis exercermos a nossa profissão, pois durante esse tempo todo foram postadas aqui respostas bem parecidas de questões e teses da peça, não sendo possível, portanto, a reprovação em massa dos candidatos que fizeram penal. Estou revoltado, para mim esse exame já não deveria nem existir, por ser totalmente contrário a Constituição. Eu estudei direito durante cinco anos na Universidade Federal do Pará, uma instituição mantida pelo Governo Federal, que já deveria formar profissionais prontos para exercerem as suas atividades no mercado de trabalho, sem precisar de prova alguma, ainda mais de órgão que não faz parte da Adm. do Estado, para estarem aptos a exercer a advocacia. Agora temos que recorrer???? Fazer o que?? Adianta alguma coisa estar revoltado neste momento? Alguém vai pagar o meu remédio para gastrite?? Depois desse desabafo, eu parabenizo todos que passaram, tenho certeza que serão grandes profissionais. Para nós, temos que pensar o seguinte, o exame ainda não acabou, nós vamos passar sim, e ainda nesse exame. O nosso resultado definitivo vai sair ("provavelmente" - mais uma palhaçada isso!) no dia 03 de dezembro, e nós vamos passar!

Daene
Há 17 anos ·
Link

Olá!!

Olha naquela questão da mulher grávida qual será o gabarito correto?? Eu coloquei na resposta que o cara praticou o crime de tentativa de homicídio contra ela e contra a criança coloquei aborto. Justifiquei o fato com um trecho que encontrei na sinopse jurídica da editora Saraiva. Não deu pra fundamentar porque o tempo é escasso e se vc se atém a um detalhe nao dá tempo de fazer o resto.

Me favor, quem colocou a mesma resposta, teriam como me ajudar mandando alguma jurisprudência ou coisas do gênero:?? Estou procurando material para compartilhar com os outros colegas que estão no mesmo desespero que eu.......

CALMA!! COM FÉ EM DEUS TUDO VAI DAR CERTO..

AMIGO ESPIKE-RJ se acalme. Sua revolta é a mesma de todos nós. Ainda nao entendi o critério de correção de prova da CESPE. Eles estao sacaneando conosco..

GUSTAVO-1 Obrigada pela força e por se preocupar em nos ajudar..

spike-rj
Há 17 anos ·
Link

É isso aí thiagopinho!!! Daene não tem como ficar calmo com uma sacanagem dessas!!! To tentando, mas tá difícil...

Denise_1
Há 17 anos ·
Link

Olá pessoal.

Estava acompanhando os Fóruns ( de penal e recursos) mas ainda não havia participado das discussões. Também fiz a prova de penal e não consegui aprovação. Se alguém puder me enviar modelos de recursos ficarei extremamente grata. Meu e-mail é:

[email protected]

Obrigada.

Bjs a todos.

Graça Soares
Há 17 anos ·
Link

Thiago,

Essa indignação não é só tua. Tô super inconformada e o pior é que nem as lágrimas consegui segurar, fiquei mal demais. Fiz UFRN aqui, e tenho plena certeza que essa prova da OAB não mede nossa capacidade de sermos bons profissionais. Não sei se vocês chegaram a ver, em um fórum aqui mesmo, uma notícia sobre uma pessoa que não teve a prova inteira corrigida. Acabei indo conferir o vídeo no you tube com o depoimento da moça. Consta um breve relato da advogada sobre como essa correção é totalmente falha. Ela entrou na justiça e acabou conseguindo. Já ouvi até rumores de que a correção é feita por doutores em letras que não entendem bulhufas de direito e que simplesmente seguem roteiros de tópicos do que a Ordem supostamente exige que conste nas questões. O pior é ter que passar por tudo novamente, a 1ª fase...Ninguém merece. Abraços e vamos protestar!

Meu e-mail: [email protected]

Thiago Pinho
Há 17 anos ·
Link

Eu não fiz peça de interposição, mas sim de apresentação de razões de apelação ao Tribunal de Justiça, pois entendi que o termo de apelação o recorrente tinha manifestado interesse em arrazoar em 2ª instância, na forma do artigo 600, §4º, o que, ao meu ver, eles devem aceitar. Quanto as teses de defesa, normalmente há necessidade de levatantar, defender e fundamentar até 03 teses, na nossa bentida prova havia mais de 08 teses. Desta forma, os avaliadores (ou o que quer que eles sejam) deveriam aceitar quem levantou pelo menos 03 ou 04 delas. Não tinha tempo e nem espaço para defender e fundamentar na jurisprudencia ou doutrina 08 teses.... Na prova das outras áreas não cobraram isso tudo. Pena nao poder usar essa discrepância toda no recurso para a oab. Agora na Justiça mesmo é possível, pois quem passou pelas nas outras provas, sem ser penal, vai ser advogado da mesma forma que nos seriamos, caso o nivel da nossa prova fosse o mesmo da deles. Como o Spike, nao estou desmerecendo ninguém, mas foi complicado isso!

Graça Soares
Há 17 anos ·
Link

Eu também não fiz interposição, apenas as razões. Não havia necessidade. Realmente eram muitas teses e, pelo tempo, impossível a defesa de todas. Não me conforrrrrrmo!

Thiago Pinho
Há 17 anos ·
Link

Graça Soares,

É uma pena nós ficarmos sujeitos a esse tipo de situação. O pior de tudo e estarmos brigando para ter o direito a fazer a inscrição numa entidade que não tem respeito nenhum com os novos advogados. Quem será que ganha com tudo isso? Continuo inconformado, mas tenho certeza que Deus intervirá a nosso favor e no final tudo dará certo.

spike-rj
Há 17 anos ·
Link

Realmente não dava p abortar todas as teses, mas sim as mais importantes... q era a nulidade processual e a ilegalidade da prova. Questões como regime incial, contagem de pena base essas coisas, o advogado pode questionar em sede de execução penal ao juiz da VEP... Eu segui à risca o q a cespe pediu na prova q isso! to inconformado até agora! Me deram qnto??? 4,0? 3,0? 5,0? Engraçado...

spike-rj
Há 17 anos ·
Link

Eu digo quem ganha com isso tdo... Imaginem qnto de dinheiro a OAB não vai ganhar com esses recursos e essa reprovação em massa?????????????????????

spike-rj
Há 17 anos ·
Link

Não dá para pleitear essa gratuidade de recurso não? Ou caso após o recurso a nota da pessoa seja elevada e por conseguinte aprovada, não dá pra caracterizar-se o erro na 1ª correção e pedir na justiça que a OAB devolva o dinheiro????

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos