OAB-CE 2008.2 RECURSOS
Tomara q eu esteja mesmo falando besteira, seria menos pior néh. Mas o pessoal na faculdade esta falando isso... Nos exames passados eram cobrados os recursos. E outra, será mesmo que eles fariam o recurso de gratis? Eles tem despesas chamando professores p corrigirem denovo algumas provas... Dispesa e o lucro deles claro...
candidatos interessados em recorrer contra o resultado da prova do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso. O resultado da segunda fase do exame foi divulgado ontem e hoje começa o prazo para os candidatos recorrerem.
O pedido de antecipação de tutela da Ação Civil Pública foi aceito pelo juiz federal Jeferson Scheneider, da 2ª Vara. Na decisão, o juiz determinou a intimação da OAB para que suspenda a cobrança da taxa.
O autor da ação, procurador da República Ricardo Rage Ferro, argumentou que o candidato já pagou 180 reais no ato da inscrição e a cobrança da taxa para o recurso não encontra respaldo legal.
Na Ação civil Pública que continuará tramitando na Justiça, o Ministério Público Federal pede ainda que a OAB devolva todos os valores cobrados dos candidatos a título de 'taxa de recurso' nos últimos cinco anos.
bom dia, to ficando doida, achei algo, talvez ajude.
Passo a passo: Como elaborar um recurso de segunda fase para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. É sabido que a OAB tem se manifestado acerca do grande número derecursos interpostos com vistas ao reexame da prova de segunda fase. Vê-se também que muitos candidatos recorrem sabendo previamente que não há chances de alcançar o resultado previsto o que – em tese – prejudicaàqueles que possuem alguma chance real eis que a pessoa que vai corrigir –acredito–, cansado de tantos recursos inócuos, acaba por passar poraquele que tinha condições de forma rasteira. Assim, como não é possível pedir bom senso nestas horas, você devebuscar fazer o seu recurso de forma clara e objetiva. 1. Elabore o recurso você mesmo: Dois entendimentos decorremdesta idéia – Primeiro: se você não se julga capaz de redigir umrecurso em seu favor porque acredita que deveria ter sido aprovadoao elaborar um recurso em favor do seu cliente?. O princípio é o mesmo. Segundo – o recurso deve ser feito no computador (com os recursos de correção de gramática e de concordância ativos) e depois entregue com a sua letra, ou seja, você deve transcrever de formamanuscrita o recurso e assim entregá-lo. A pessoalidade neste casoajuda porque a pessoa que vai corrigir possui condições de saber quefoi o candidato que fez o recurso. 2. Quantidade de vias: O candidato deve transcrever o recurso emduas vias sendo certo que uma será entregue na OAB e a outra servecomo cópia/protocolo. Pede-se assim que ao entregar o recurso naOAB o candidato solicite que o responsável pelo recebimento assine a sua cópia, exarando inclusive a data do recebimento.
Quantidade de páginas: Não há um a regra que determine onúmero de folhas constantes do seu recurso; contudo, pede-se bomsenso ao candidato. Lembre-se que “para falar tudo não é precisodizer muito; por vezes diz-se muito e não se fala tudo”. Seja objetivo, mas sem ser escasso.4 Como redigir: O recurso se divide em duas partes distintas, como éa prova: Uma com vistas à discussão da prova prático-profissional e aoutra com o escopo de discutir as questões. Opte por começar adiscorrer sobre a parte que você crê possuir mais chances. Das questões: Duas são as vertentes igualmente acerca das questões: Há casos em que se discute o conteúdo das questões, ouseja, o examinador manifestou-se no sentido de que a respostaestava errada (de acordo com o gabarito) quando na verdade estavacorreta. Há casos também em que a resposta está correta (de acordocom o gabarito) e a nota não foi considerada na soma dos pontos (vale lembrar que a peça tem peso 5,0 e as cinco questões juntastem peso 5,0. Cada examinador – são três – aponta a sua nota; astrês notas são somadas e o resultado dividido por três para sealcançar a média, que é o resultado final – considere-se aprovadoquem obteve nota 6,0). Se o seu caso é o de respostas convergentes você deve justificar asua afirmação juntando, inclusive, cópia da doutrina e dejurisprudências que corroboram com sua posição. Caso seu problemase destine à discussão da soma das notas pede-se que você promovada mesma forma, ou seja, mostre que sua resposta esta certa(juntando doutrina e jurisprudência) e aponte para o equivoco nasoma. Passe à discussão e outra questão tão e somente após ter esgotado aexplanação da anterior. Caso desejar, faça “cabeçalhos” no recurso,por exemplo: 2) Da questão de número 4(quatro):....e fale sobre ela.
Da peça prático-profissional: Como dito a peça tem peso 5,0 e anota se extrai da correção de seis itens, quais sejam: a) adequação da peça ao problema apresentado: não se pode perder de vista que não há lugar para a aplicação do princípio da fungibilidade emsede de exame de ordem; vale dizer, quando se faz necessário aelaboração de um ROC, e ainda que na prática o HC possa substituí-lo, dificilmente a OAB aceitará algo diverso do Recurso OrdinárioConstitucional. b) correção gramatical: havendo erros degramática ou de concordância certamente será descontada a nota. Écomum que os examinadores apontem para esse item como“satisfatório”, “razoável”, “bom”; ora, se não há erro é imperioso quese atribua a nota máxima. c) Técnica profissional: Pessoalmenteeu empresto a cada um dos itens de correção um critério objetivo e,principalmente, distinguindo um dos outros. Digo isso porque nesseitem é que comungo ser imperioso verificar se a peça foi endereçadaao juízo competente, se promoveu-se à elaboração da peça deinterposição e as razões (quando necessário), se a jurisprudênciacompilada é pertinente, etc. Na prática verifica-se que osexaminadores apontam para tais questões no item adequação dapeça, além de considerá-los também neste item. Eu discordo,mas....... d) Capacidade de interpretação e exposição: aqui creio ser necessário demonstrar o entendimento do problema, ou seja, é importante que se defenda (ou acuse) alguém pelo crime que de fatocometeu (ou não) (não confunda injúria, com difamação ou calúnia).Se é para pedir a desclassificação não e correto postular aabsolvição; da mesma sorte não posso pleitear a nulidade quando ocorreto é aferir a extinção da punibilidade. Mais uma vez não éincomum verificar a correção de tais fundamentos nos itensadequação da peça e técnica profissional (ou seja, no fundo os examinadores vêem os itens como uma única coisa). e) raciocínio jurídico: neste item é que o examinador deve(ria) verificar aargumentação, ou seja, quais os argumentos utilizados para postulara nulidade (ponto que engloba a capacidade de interpretação), oumesmo solicitar a absolvição e/ou a condenação. f) Fundamentação e sua consistência: o pedido elaborado (interpretação e exposição) decorre da tese argumentada (raciocínio jurídico) que deve SEMPREse fundar em artigos de lei (fundamentação). Contudo não basta fundamentar, é imperioso fazer a relação entre o que se argumenta ea letra da lei, vale dizer, embora não seja possível copiar o artigo éimprescindível mostrar seu cabimento. 7. Apresentação: lembre-se de fazer o recurso em uma folha limpa,evitar o uso de corretivos e principalmente, laborar com letra legível.Caso desejar junte anexos como trechos de livros (sem olvidar deapontar a fonte) ou decisões jurisprudenciais que, por óbvio, auxiliemno raciocínio que você elaborou.Boa sorte.
pessoal,
tb não fui apovada e acredito que temos grandes chences com os recursos, gostaria de postar meu emil, pois gostari de receber o mterial menciondo pela mari , pois acredito que a troca será muito interessante pra todos nós.
pessoal,
mandei para os e mails um modelo de recurso, e 3 da matina mandei o passo-a-passo conforme acima, para elaboração de recurso, não tenho a quem pedir espelho de prova de penal, e até agora nada recebi, também quero ajuda, todos estamos precisando de ajuda, ASSIM, não vamos só esperar, vamos colaborar uns com os outros por favor. ***procurem doutrinas e jurisprudências diferentes para as questões (5), além daquelas que foram colocadas nas provas. o que tiverem pode me mandar: [email protected] obrigada
Galera,
Segue lista de todos os e-mails constantes no fórum até agora. Vamos compartilhar todo o material possível referente aos recursos.
[email protected] [email protected] [email protected] (Esse é o do Gustavo que foi aprovado e se dispôs a nos ajudar) lindeanesilva@hotmail [email protected] [email protected]. [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected]
Valew Mari_1!
Sua vontade até me anima e me dá moral!!! Vou parar de reclamar e agir!!!! valew!!!!
Vou procurar doutrinas que nem um loko!!! Se alguém encontrar algum autor que aceite o nascimento da criança com vida e depois morra como sendo homicídio por favor poste aqui!!! Eu to procurando mas está complicado...