Exame da Ordem dos Advogados deve permanecer - sou a favor
Caros Colegas,
Aqui na cidade de Santos\sp, como em todo País está lotada de Faculdades de Direito, cursinhos preparórios é um a cada esquina e advogados é a maioria dos habitantes da cidade.
E ainda existem aqueles "profissionais do direito que acham desnecessário a prova da ordem". Defendo a permanência da prova como, outrossim, que seja elevado o seu conteúdo de exigência.
Portanto, preciso saber o entendimento dos colegas.
Sylvia Oliveira.
Muita crítica e pouco embasamento. Rebeldes sem causa. Será que todo o ordenamento jurídico está errado? Não há coerência no sistema jurídico? Ou será que não estão conseguindo enxergar as coisas? É o mito da caverna, de Platão, sendo bem representado por aí... Ou não... Há uma lenda que diz que no comneço dos tempos a verdade ficava por cima dos homens lá no céu. Quando certo dia a verdade se quebrou e se espalharam vários pedaços de verdade pelo chão. A partir daí, cada um pega um caco de verdade e acha que está com a própria nas mãos. Sejamos tolerantes...
Cara Sylvia, minhas ressalvas quanto à certas atitudes da OAB são bem anteriores a isso.. do professor Fernando Lima também, até porque foram elas que resultaram na cesura. E mais uma vez, como lhe falta argumentos, você tenta desqualificar qualquer argumentação com base coisas que nada interessam na discussão. Antes era porque eu ainda não tinha inscrição na OAB, agora é porque conheço alguém que sofre censura por parte da OAB. Interessante.
Como vejo que argumentação não há por aqui, somente "achismos" e posicionamentos totalmente subjetivos. Me retiro do "debate".
Acho que a OAB deveria ser controlada pelo MEC, para que as decisões e aplicações dos referidos exames, fosse em cima do critério do MEC..e todos os profissionais seriam aprovados nos critérios do governo. Enquanto o governo se abstiver, das situações das profissões no Brasil, é isso que aí está e acabou..
Ricardo, Concordo com você quando diz que existem advogados despreparados, entretanto, a prática profissional é uma das etapas que temos que enfrentar na vida profissional , porém a primeira é conseguir se formar na faculdade, a segunda é ser aprovado no Exame de Ordem, lembrando que basta ser aprovado uma única vez , então vá a luta, pois se você já te a prática, basta ser aprovado no Exame de Ordem. Boa sorte. Dárcio.
Boa Noite a todos,
Caro Darcio, vou prestar o exame pela primeira vez em janeiro de 2009, mas, venho ganhando dinheiro com alguns amigos advogados, desde 2007, ora, faço algumas iniciais de reclamações trabalhistas, na área cível, faço família e sucessões, mandados de segurança contra órgãos municipal e estadual (são solidários), no âmbito da saúde e educação, na área penal faço habeas corpus, relaxamento de prisão, jecrim (crimes ou delitos de menor potencial ofensivo) e para todos as pessoas que me procuraram, sempre falei que era bacharel em direito e que levaria o caso para os amigos advogados, assim não pratico o delito do exercício ilegal da profissão, ganho metade dos honorários advocatícios pelos clientes que apresento, logo depois, feito a entrevista e acertado os honorários, eu mesmo inicio as petições e envio para serem corrigidas, caso seja necessário, também acompanho-os até o forum para dar maior tranquilidade (já que os clientes são meus), assim não vejo qual a importância do exame de ordem na minha vida e nem sempre, mesmo com prática, não quer dizer que sou obrigado a passar no exame ou porque o exame é fácil, não tem nada à ver uma coisa com outra, um abraço a todos.
Caro Rodrigo, boa noite!
Permaneça dando sua opnião no debate, sairá por causa de um comentário? Isso não é atitude de ADVOGADO vocacionado, quantas vezes aqui nesse FORUM, o senhor me destratou, tentou me diminuir criticando meu SITE, mas permaneci, porque entendo que um advogado, não pode fugir ou se amendrontar com críticas, no meu caso suas criticas poderiam até me prejudicar. Mas graça a Deus, tenho prosperado diariamente.
Portanto, fique e, não se aborreça com um comentário pequeno, isso serve até para sua vida profissional,já que terão ocasiões na ADVOCACIA,que JUIZES, PROMOTORES, ADVOGADOS,não concordarão com sua tese ou defesa. E ai o que fará? Desistirá do seu cliente?
Fique DR. Rodrigo! Esse debate não será o mesmo sem você, fique, fique, fique.
Abraço,
Sylvia Oliveira.
www.oliveradv.com.br
Caro Dárcio,
Primeiramente obrigado pela força, acho bacana quem já é advogado incentivar a prosseguirmos na árdua batalha jurídica que temos que enfrentar nos dias atuiais e a primeira é o exame de ordem e muitas ainda virão, ao contrário de alguns que na relidade temem em dividir espaço com novos profissionais.
Apesar de ser formado e ainda não ter conseguido a aprovação no exame, não sou contra ele, apenas acho que o nível das provas não condizem com a realidade, o trabalho vai muito mais além, a prova na realidade não está medindo o nível de conhecimento profissional e sim excluindo algumas pessoas muito bem preparadas, e sabemos que alguns estão muito preparados porém infelizmente não conseguem a aprovação.
Poxa, você investe durante 5 anos, estuda, compra livros, faz provas trabalhos, monografia e acho que com certeza não em vão, ninguém seria louco de jogar no lixo 5 anos de sua vida, o que todos querem é um espaço para trabalhar, e acho que para quem é competente não falta.
É só isso que quero, acho que ninguém quer abrir uma loja de 1,99 e pendurar o diploma do bacharelado na parede, porque não consegue ser aprovado no exame de ordem, parentes cobram, no serviço cobrarm, eu me considero um vencedor, mesmo antes de ter minha OAB, ralei estagiei desde o primeiro ano em período integral, paguei minha universidade, e vou chegar lá, esse é meu desafio, mesmo sem tempo para estudar chego lá.
Acredito ainda que haverão mudanças e para melhor, tanto na OAB quanto em todo contexto jurídico de nosso país que cá entre nós está um caos.
Um abraço a todos.
Eu acho que o tema proposto é claro, e é o seguinte: O EXAME DA ORDEM DEVE OU NÃO PERMANECER?
Algumas críticas de alguns colegas que aqui contribuem fazem menção à "inconstitucionalidade formal" do exame. Com relação à isso já rebati várias vezes. A minha pergunta, sincera pergunta a todos é a seguinte, e peço que sinceramente respondam a verdade: AS FACULDADES DE DIREITO ESPALHADAS PELO BRASIL , POR SI SÓ, CONSEGUEM O SEU OBJETIVO DE COLOCAR NO MERCADO, OU MELHOR, NA JUSTIÇA, BONS ADVOGADOS, REALMENTE CAPACIDADOS A REPRESENTAR EFICIENTEMENTE OS SEUS CLIENTES?
A minha resposta é não, e por essa razão apóio o exame. Ele pode ter seus defeitos, mas então que se aprimore o seu formato, ou que se institua outro que avalie o aprendizado dos bacharéis, o que não pode acontecer é abolir o exame e deixar assim mesmo. A realidade é que o MEC tem interesses escusos na criação de faculdades e não tem o mínimo interesse com a qualidade do ensino. Concluo então o seguinte: RUIM COM O EXAME, PIOR SEM ELE.
Abraços.
"Ele pode ter seus defeitos, mas então que se aprimore o seu formato, ou que se institua outro que avalie o aprendizado dos bacharéis, o que não pode acontecer é abolir o exame e deixar assim mesmo."
Mas é isto que defendo desde o início. Se algo deve ser feito, que seja feito da forma correta. Se as faculdades não são boas e não colocam no mercado pessoas aptas, o exame também não seleciona ou avalia qualquer coisa.
Além disso. O fato de o Estado não exercer corretamente a sua função, não dá a OAB o direito de usurpar a sua competência, do contrário, a OAB então terá de começar a legislar e a julgar, afinal todos sabemos a morosidade em que anda o judiciário. O fato de a defensoria não estar bem estruturada para defender os necessitados também não deveria dar o direito a OAB de fazer esta tarefa recebendo dinheiro do Estado sem prestar contas ou fazer concurso para os advogados que cumprirão esta tarefa. O OAB deveria sim, cumprir o seu real dever, que é utilizar de todos os meios que a constituição lhe garantiu para exigir que cada qual cumpra seu papel, mas isto ela não faz.
O exame da OAB deve permanecer sim! Só que bem mais rigoroso. Com prova oral e tudo... e média oito para aprovação. Já tem muito "advogado" na praça. Quem quiser passar tem que demonstrar notório saber jurídico. Muita gente aí é contra e critica o exame porque não estuda. Ou estuda e não dá conta de passar. Com austeridade no crivo todo mundo vai ter que estudar muito. Aí sim teremos profissionais melhores atuando em prol da justiça. Tem muitos por aí que vivem buscando justificativa para o próprio insucesso. Ora é a OAB que não tem competência para aplicar o exame, ora é o MEC que não faz o controle, ora é o Estado que é omisso, ora é a maré que está baixa, ora são os astros que estão fora dos eixos, ora é o vento que sopra para o lado errado... enfim uma hora tem que aparecer um culpado para o fracasso deles. Lamentável...
Conheço várias pessoas que se formarm em direito e fazem faxina para sobreviver por não ter passado na oab enquanto 80%dos nossos novos formandos em medicina ,de acordo com o ultimo exame voluntário, não sabem detectar um início de pneumonia de um paciente.Realmente fico indignada porq dos nossos principios fundamentais a vida é o bem mais valioso.mas me esqueci no brasil o bem mais valioso é o dinheiro no bolso do presidente nacional e regionais da oab.
Izabel, boa tarde.
Os bachareis estão fazendo faxina, não por causa da OAB, mas em decorrência das ineficiêntes faculdades que têm no Brasil e, mais as pessas precisam saber que DIREITO, não é brincadeira, onde alguns vão fazer terapia é algo sério.
Atenciosamente,
Sylvia Oliveira.
www.oliveradv.com.br