Exame da Ordem dos Advogados deve permanecer - sou a favor
Caros Colegas,
Aqui na cidade de Santos\sp, como em todo País está lotada de Faculdades de Direito, cursinhos preparórios é um a cada esquina e advogados é a maioria dos habitantes da cidade.
E ainda existem aqueles "profissionais do direito que acham desnecessário a prova da ordem". Defendo a permanência da prova como, outrossim, que seja elevado o seu conteúdo de exigência.
Portanto, preciso saber o entendimento dos colegas.
Sylvia Oliveira.
Vejo que este tópico não vai a lugar algum mesmo, como eu já imaginava desde o inicio. Ainda não vi qualquer argumento juridico a respeito da constitucionalidade do exame e ainda pretendem defender que o exame existe para o bem da imagem da profissão.
Ouvir que o exame é necessário, não para medir a capacidade do bacharel em advogar, mas como forma de punir novos bacharéis ou por qualquer outra razão, é um absurdo sem tamanho.
Caro Josu, não necessáriamente estas pessoas das petições citadas fizeram o exame da ordem. O exame, ao contrario do que tentam fazer acreditar os diregentes da OAB, existe há não mais que 11 anos. Portanto, a maioria dos advogados que estão no mercado hoje não fizeram exame da ordem, incluindo aí a grande maioria dos diregentes da OAB, lembrando que alguns deles ainda afirmam que não teriam capacidade para passar no exame.
Por fim, se há algo que denigre a nossa profissão, certamente é a falta de carater da maioria dos advogados, e aí se incluem a maioria dos dirigentes da OAB, que estão pouco preocupados com a sociedade, mas muito preocupados com seus bolsos.
Não pretendo extinguir ou outra coisa parecida, já que não é de minha competencia e não tenho poderes para tanto, mas abrir a mente de outros bachareis que o exame não é necessario, outra coisa, nunca ouvi falar de curso de advocacia ou de faculdades que formam advogados, assim o bacharel em medicina é médico, o bacharel em engenharia é engenheiro etc, acho que o bacharel em direito é advogado, ou não? Será que meu racicinio está errado? As outras areas vivem tão bem, harmoniosamente bem sem exame, doutores no momento, diante de tantas falcatruas que presenciamos na mídia sobre advogados, fazendo coisas que até deus duvida, fica um tanto vergonhoso defender o exame de ordem, já que este não conseguiu "inibir" estes péssimos profissionais, um abraço.
Josué Sulzbach
Cara Drª. Silvia,
Agradeço desde já pela força, tenho certeza que um dia você vai fazer uma analise mais ampla sobre o assunto e vai concordar que o exame de ordem da oab não é necessário, como não o é para os outros cursos, tambem vai perceber que não é vergonhoso opinar em favor dos bachareis e contra o exame, não esqueça que um bom profissional não é aquele somente que passou no exame, fiquemos atentos nas nossas convicções em determinados assuntos para que não venhamos a nos envergonhar, principalmente com estes péssimos profissionais do direito, um abraço.
Josué Sulzbach
Sívia: Na minha últiama participação neste tópico quero deixar bem claro que minha opnião particular sobre qualquer tipo de exame de suficiencia,ou esse da oab...continuo com o mesmo pensamento. Isso não mostra em nada que qualquer profissional do direito, e qualificadíssimo para o mercado de trabalho na área..assim como qualquer oputro curso..até porque como te falei, no mercado de trabalho..pra cada caso é uma situação que o advogado precisa convencer dentro da leislação, que sua causa merece ser acatada pelo juíz..neste caso que estou tentando te falar..exame de oab pra nada vale. Defendo a tese da qualificação do profissional desde a faculdade,pois quando ele encerrar o curso e se colocar diante do mercado de trabalho ele estará mais ativo do que realmente ocorre dentro dos tribunais...até porque esse estágio quase em fim de curso e as pressas infelizmente não abrem muito a mente dos futuros profissionais. Até concordo com a colocação feita pelo Josu..que citou o acompanhamento do estudante desde a faculdade...e quando ele encerrar o curso apenas fará o registro na oab..e partir pra concorrencia no mercado de trabalho. Claro que tua opnião é digna de todo o respeito,pois é tua opnião..mas vejo que os profissionais que insistem nesta questão de exame de oab e outros exames de suficiencia simplesmente dá a entender que esses profissionais que pensam assim,parece que tem certo receio de que no mercado de trabalho exista bastante concorrencia, e isso é absurdo pois existe espaço pra todos..para os ótimos..para os bons ..e também pra os menos qualificados...pois as causas são diferentes em muitos aspectos..mais quem julga é o juiz.Portanto continuo com minha posição de que esse exame tem sim que acabar de uma vez por todas,no mercado de trbalho existe espaço pra todo mundo..não precisamos nos preocupar com quem tá saido da faculdade ou quem já tá no mercado a muito tempo...os produtos são os serviços e os clientes é quem escolherão quem eles querem como seus defensores. Grande abraço....
O fato de eu ser advogado, não me obriga a fechar os olhos para tudo que vejo de errado na profissão. Este tipo de corporativismo não leva a lugar algum, a não ser a nossa má fama diante da sociedade.
Enquanto você acha que eu escolhi a profissão errada por estar questionando tudo aquilo que eu vejo de errado na advocacia, eu entendo que quem escolheu a profissão errada foi você minha cara, pois esqueceu tudo aquilo que estudou na faculdade, e em um debate juridico, não apresentou qualquer argumento para defender aquilo que pensa.
Quando deixar-mos de dar demasiado valor ao decoreba de legislação, e nos preocuparmos mais com o raciocinio juridico e a verdadeira ética (e não falo da etica decoreba que temos que estudar para o exame) de nossos advogados, teremos uma profissão realmente respeitada perante a sociedade.
Ora, o exame de ordem deve ACABAR, pois serve apenas para gerar renda para algumas pessoas, ex: cursinhos. E privar o formando de adentrar no mercado de trabalho, pois se fosse preocupação da OAB privar advogados sem capacidade ou desinformados de exercerem a profissão, até seria favorável. Mas para isso a carteira da OAB teria que ter validade, ex: 4 anos, daí submeter a um novo exame como ocorre na CNH, ai talvez faria sentido tal exame. Mas isso ia ser uma catástrofe, já que, me parece que nem 30% dos advogados atuantes obteriam aprovação. Dessa forma, o exame de ordem não passa de inconstitucional, injusto com o recém formado que pretende advogar e uma maquina de gerar dinheiro, ou seja, comércio.
Abraço!!!
GERA...
Camila, eu "gasto" meus argumentos da forma que me convier, porque o meu interesse não é nem nunca será convence-la de algo, mas pura e simplesmente defender o que eu penso.
Se você não tem capacidade para defender seu pensamento com argumentos juridicos, sugiro que abstenha-se de tecer comentários sobre o assunto em debate.
Olá, Camila!
Obrigada! O site ainda não está pronto, precisa fazer algumas alterações e traduções para o IINGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL.
Quanto a trocarmos de idéias e futuras parcerias estou a sua disposição.
Qualquer coisa passe e-mail [email protected]
Abraço e sucesso.
PS: Direito Agrário é muito promissor e interessante. Parabens Camila.
Atenciosamente, Sylvia Oliveira.
www.oliveradv.com.br
Querer que exista o exame da ordem, é uma coisa. Entender que ele seja constitucional só por isto é absurdo. O que espero de vocês advogados e bacharéis não é muito, mas simplesmente argumentos juridicos em torno da constitucionalidade formal e material do exame.
Que tal começarmos pela inconstitucionalidade formal ? Alguem poderia argumentar favoravelmente a constitucionalidade formal do exame da ordem ?
Eu entendo que apenas a Lei poderia estabelecer as qualificações necessárias ao exercício profissional, conforme previsto pela Constituição Federal, em seu art. 5º, XIII. Além disso, o Conselho Federal da OAB não tem competência para regulamentar as leis, como pode ser observado pela simples leitura do art. 84, IV, da Constituição Federal. De acordo com esse dispositivo, compete privativamente ao Presidente da República regulamentar as leis (competência indelegável), para a sua fiel execução. Assim, entendo a Lei nº 8.906/94 inconstitucional, neste ponto, porque não poderia atribuir ao Conselho Federal da OAB a competência para regulamentar o Exame de Ordem.
alguém discorda?
Calma meus nobres acho que vocês são promissores no mercado de trabalho apenas é ter um pouco de tranquilidade, pois a vida é essa mesmo, ninguem é obrigado a concordar com ninguém, só acho desgastante o apelativo desinformal, e as vezes grosseiro que passa uma imagem péssima a classe.De qualquer forma quero parabenizar o Rodrigo e o Josu...tenho certeza que o mercado estará absorvendo dois profissionais de primeira como vocês, afinal direito é isso....é argumentação em cima da fundamentação, na aplicação da legislação..o resto é cacuête.Parabens pra vocês..me parecem bem centrados nas suas fundamentações..e não tem medo de concorrencia,pelo menos pude ler em seus comentários. No demais parabens as colegas advogadas que também defendem suas linhas de pensamentos, acho apenas que está existindo uma certa exaltação..mas que o tempo mostrará que as coisas são um pouco diferentes da decoreba da faculdade..mas isso é só o tempo e o desenvolvimento cotidiano é quem vai dizer isso. No demais colegas abraços pra todas e para todos aí..OK? Não me tenham como intransigente....é apenas minha humilde opnião....