Crianças em condominios
No condomínio onde moro, tem uma vizinha anti-social que proíbe as crianças de brincar, pular ou qualquer outra atividade mesmo que em dia de chuva nas áreas comuns do prédio. Disse que cada mãe que segure seus filhos dentro do apartamento. O síndico não se manifestou contra ou a favor,e o prédio não possui área coberta de lazer para as crianças. De acordo com o estatuto da criança e do adolescente o lazer é um direito da criança. Gostaria de saber se existe alguma lei ou código do condomínio que possa ser usado em favor das crianças? Preciso de tais informações antes que haja uma reunião para concluir tal proibição.
Boa tarde a todos...Gostaria de expor os meus problemas aqui relacionados aos meus filhos e o condomínio onde moro...Infelismente aqui não tem espaço físico para as crianças brincarem e por este motivo elas brincas nas aereas comuns a todos...Por isso está havendo algumas reclamações de moradores que não querem que eles brinquem...E a sídica vive reclamando mandando cartinhas e avisos no mural para que os pais desçam com os seus filhos...Só que como toda dona de casa, a mãe nem sempre tem tempo livre para descer e observar os seus filhos brincando, e agora soube pela sub-sídica que ela tirou fotos das crianças inclusive dos meus brincando no estacionamente...Gostaria de saber se ela pode tirar essas fotos e o que posso fazer para garantir ou até mesmo exigir do condomínio para que faça um play para eles brincarem, porque onde era o play, foi construído e]uma churrasqueira e que por uma arbitrariedade do sídico antereior foi feita, e agora eles alegam que não podem usar...Me ajudem por favor, não sei o que mais fazer...Pois eles estão vendo tv o dia todo e isso me corta o coração...Seiq ue temos deveres comuns aqui para serem respeitados, mas quero que meus filhos possam beincar e ter uma infância normal e não viver trancado em um apt. E só ficar em jogos e tv....Agradeço a atenção
Eniale,
Não sou advogada, vou tentar de ajudar como síndicam ok?
Brincar no estacionamento as crianças não podem, porque se algo der errado (e cedo ou tarde vai dar caca) a responsabilidade será da sindica, e ela deve estar buscando provas para te multar, daí as fotos.
Só que você coloca que o síndico anterior tirou o play e construiu uma churrasqueira no lugar. O que preciso que você me diga: 1. quando isso foi feito? 2. houve assembleia que aprovasse? 3. Com que quorum? 4. a área consta como play na convenção? Talvez você consiga pega-los por aí, mudança de área comum não se faz na marra.
Abraços
Tenho 30 anos, vivi minha infância em um edifício que tinha mais de 50 crianças, todas tinham suas bicicletas, tínhamos quadra de esportes, arvores para subir, parques para brincar completos com balanço, casinha e tudo que imaginar, salão de festas onde não precisávamos alugar para poder ficar conversando ou fazer uma festinha ou um churrasco. Tirei muita pitomba, muita manga do pé, joguei muita bola até fazerem bolhas nos meus pés, brinquei a noite entre os carros de esconde esconde, namorei muito, aprendi a ter amizades de verdade que até hoje tenho.
Na época fiz algumas besteiras como esvaziar pneu de carros, soltar fogos dentro do estacionamento, jogar algo pela janela, mas em todas essas travessuras fui punido por que tive pais que souberam me educar e me dar limites.
Hoje moro em um edifico com área para play mas não tem nenhum brinquedo, uma praia na frente mas é cheia de lixo jogado pessoas que não tem educação, ladrão que se você por uma bicicleta na rua quer tomar de você, cocô de cachorro no calçadão da praia para dar e vender, e agora meu filho de 3 anos não pode nem se quer descer no prédio para brincar com uma bicicleta por que não pode mesmo acompanhado do pai (EU), alegam que podem bater em um idoso, que podem bater em um carro, que podem cair e se machucar e vou culpar o prédio.
Criança agora só pode brincar com lego, não pode mais chorar, não pode mais correr, não pode mais andar de bicicleta, não pode mais pular, tem que ficar igual a um IDOSO sem nenhuma perspectiva de vida, só esperando a morte chegar. É muito bom a posição do IDOSO, já viveu, já detonou tudo, agora quer PAZ, segurança em um edifício, porque não vai morar em uma casa? Porque da mesma forma quer segurança!
CRIANÇA Não tem direito de fazer o que quer, mas tem que deixa-la viver para impor limites, agora vão me dizer que vão comprar carro e deixar em casa com medo de BATER?
Se meu filho bater com a bicicleta em um carro eu VOU PAGAR, e ele vai aprender a não bater mais por que primeiro se machucou, segundo vai ficar de castigo, vou cortar a mesada para pagar o conserto, e isso é VIVER! Por favor, parem com essa ideia que tudo tem que ser Proibido, colocar a criança no lugar do BANDIDO, MARGINAL, DELINQUENTE, criança é só CRIANÇA e precisa VIVER!
Agora você que já viveu, e está com os seus 70 anos, respeite a criança pra ser respeitado e não tolere desrespeitos, e viva sua vida pois a CRIANÇA só está começando a sua vida.
Tenho que ratificar letra-por-letra: ""Gostaria de saber, e quando trata-se de crianças mau educadas, no meu caso, tem dois meninos de 8 anos, que ficam sozinhos durante o dia, pois a mãe trabalha, infelizmente, são mau orientados quanto a convivência em condomínio, os dois (gêmeos), logo que se mudaram, quebraram minha planta, jogaram semente de uma árvore na minha porta e janela, ficavam gritando na escada em frente meu apartamento, me ofenderam com nome absurdo e tenho testemunhas, jogaram sujeira pela minha janela, pois meu apartamento é terreo, além de subir nos corredores e atirares cascas de bananas pela janelas. Mucharam o pneu da moto do meu marido, e por último, ofenderam um coleguinha do condomínio de "macaco", onde os mesmo revidaram e os dois gêmeos pegaram uma faca e agrediram o menino, sorte que perfurou a blusa de moleton. E neste casos, quando realmente as crianças fazem de tudo pra pertubar, pra criar desavenças? O que fazer? Outra coisa, a mãe sempre diz, meu filhos são hiper ativos, eles não fazem nada disso. Eu tenho provas, pois como moro no térreo, já me escondi pra pegar eles no flagra, por diversas vezes, presenciei as travessuras maldosas. ""
Tenho que ratificar letra-por-letra: ""A estes que defendem os direitos das crianças, minhas lamentações. Devem ser os mesmos que ensinam aos filhos que se caso os pais derem umas palmadas neles, estes podem denunciar os pais a policia!!! Estas crianças crescem sem limites e viram adultos sem limites, um problema enorme para a sociedade. Queimar um mengindo vivo, levar um revolver para a escola para se defender de outras crianças, queimar um baseado na rua e achar que é normal... Qual o limite destas ditas crianças, eu digo, não existe mais! Aos 10, 12 anos muitos deles já são perigosíssimos, são internados em fundações de amparo a crianças sem solução, casos perdidos. PAIS, IMPONHAM LIMITES AOS SEUS FILHOS!!! O DIREITO DELES TERMINA AONDE COMEÇAM OS DIREITOS DAS OUTRAS PESSOAS!!! Porque mudam para um lugar que tem normar e condutas, para depois vierem falar que seus filhos tem o direito de quebrar elas em nome da infância??? Sugiro uma mudança de abordagem do problema, as milhões de pessoas que se sentem acuadas por crianças sem respeito em condominio. 1 - Localize o apartamento dos pais das crianças infratoras. 2- Arrange algumas crianças com parentes ou amigos. 3 - Levem elas para passear no seu condominio, é permitido o morador entrar com visitantes. 4 - Verifique o horário que os moradores do apartamento infrator estão em silêncio, geralmente no horário de estudo ou de descanso. 5 - Autorize as crianças a fazer o máximo de barulho possível, futebol, basquete, bicicleta, todo o tipo de atividade que gere o maximo de barulho possível, sempre o mais perto possível do apartamento do infrator. 6 - Pronto, olho por olho, dente por dente, espere o cretino aparecer para reclamar e fale que se os filhos deles tem direito, os visitantes que estão com você tem direito também. 7 - Já fiz isso, é infalível, apos umas 4 ou 5 vezes os caras se tocam. 8 - A melhor parte é o sentimento de justiça sendo feita, e ainda por cima as crianças que são suas visitantes vão adorar brincar fazendo o maximo de barulho possível, eu até distribui premios de chocolate aos que fizerem mais barulho. 9 - Há, e se o sindico aparecer, diga que se o barulho do apartamente infrator não parar, você vai convidar cada vez mais crianças para visitar o seu condominio. CHEGA DE PALHAÇADA, NINGUEM GASTA UM DINHEIRÃO PARA MORAR E VIVER EM PAZ, E UM IDIOTA QUALQUER QUE NÃO AGUENTA OS FILHOS DENTRO DO PROPRIO APARTAMENTO ROUBAR A SUA PAZ E SOCESSO, REVIDE SEMPRE E ESQUEÇA DA JUSTIÇA, A JUSTIÇA É AGENTE QUE FAZ... "" E mais, o Direito não pode ser maior para uns e menor para outros - todos são iguais !!
A todas as pessoas que acreditam que crianças podem fazer tudo o que quiser em um condomínio, ou em qualquer lugar, aconselho que vão a um Fórum e fiquem próximos à sala de audiências da Vara da infância e Juventude e percebam quantos adolescentes estão respondendo por crimes praticados e, quantos são enviados para a Fundação casa. Criança precisa brincar, precisa de lazer, sim, porém deve-se impor limites e ensiná-los, desde pequenos a respeitar o direito dos outros cidadãos, para que no futuro não venham a se tornar adultos que não conseguem viver decentemente na sociedade.
Boa noite! Moro em um condomínio com mais de 900 apartamentos, ao todo 9 torres, estou tendo problemas com o barulho das crianças em horário permitido no condomínio, moro de frente ao Playground, parecem que brincam de gritar ao invés de apenas brincar e olha que meu apartamento fica no 11° andar (então imaginem a algazarra que fazem para chegar até meu apto). Tenho um filho já com 20 anos, que teve toda liberdade de uma rua para brincar, rua esta em que toda geração de minha família e vizinhos se conhecem, porem nunca foi chamado a atenção por ninguém pelo motivo de gritarias ou arruaças e sempre que podia eu acompanhava seus "passeios a rua". Como disseram mais de uma vez AMAR É EDUCAR...e mais...a força de uma palavra dita com brandura e baixa vale mais que um grito... Como posso resolver este problema sem parecer a chata do condomínio?
Marisa Boa tarde, moro em um condômínio com vários blocos, acontece que alguns vizinhos resolveram fazer um abaixo assinado para retirar as crianças das áreas externas ou seja corredores largos entre um bloco e outro, pois alegam que fazem muito barulho ao brincarem, isso antes das 22:00, querem que as crianças brinquem dentro do apartamento, absurdo pois incentivamos as crianças a largarem dos celulares, tablets em geral para saírem da vida sedentária, e já aconteceu de vizinhos jogarem água e xingarem, como nós as mães devemos prosseguir pois agora não temos coragem de deixa las sozinhas mais.
Pior sou eu que preciso estudar no final de semana e ou a tarde ou descansar e não consigo. O novo síndico fez valer regras somente para os animais, e não para as crianças que ficam na rua gritado e fazendo algazarra, sendo que o regimento interno proíbe crianças em áreas comuns. O Pior, que onde moro tem área de lazer, totalmente equipada, com piscina, play, salão de festas, quadra. E as crianças ficam na rua fazendo algazarra. O regimento proíbe isso, e inclusive brinquedos motorizados, e na minha rua é o que mais tem. Optei por não ter filhos, já pago o condomínio para o lazer dos filhos dos outros, mesmo assim ficam gritando na frente da minha casa, literalmente sem regras, como se eu tivesse que suportar isso. Não tenho a quem recorrer, pois o síndico só implica com animais no condomínio, que no caso eu tenho. Moro em sobrado dentro de condomínio, pago caro para ter um conforto que não tenho, se não conseguirmos resolver vamos ter que mudar. Se alguém souber o que posso fazer para ter meus direitos garantidos me informe, obrigado.
Marisa, fiquei impressionada com suas respostas. Pois, infelizmente, ainda tem pessoas que pensam como você. Não tenho nada contra os RI, nem Convenções, por~em acredito e defendo que as Normas foram feitas para nos assessorar e que o bom senso deveria prevalecer. Ser voluntaria não faz de vc uma pessoa nem melhor, nem pior. Quanto aos idosos, meus pais, minha avó com seus 95 anos de idade, não são pessoas rabugentas, intolerantes ou amargas, pelo contrario se divertem ao verem as crianças brincando, correndo, dando risadas. O amadurecer não pode nos fazer pessoas amargas e tristes, Nossos problemas não podem se transformar em intolerância e não podemos julgar sem antes nos colocarmos no lugar da pessoa julgada, tentar entender o que eles estão buscando, vc como voluntaria deveria saber que precisamos atender a todas as necessidades, mesmo que diferentes, bem como harmonizarmos o ambiente onde trabalhamos ou vivemos. .E muito simplista achar que podemos justificar as atitudes perversas com um simples esta escrito. Nossas crianças, assim como nossos idosos precisam ser respeitados, não separados. Nossos idosos precisam ser lembrados, cuidados e ouvidos. O verdadeiros vilões dos idosos são seus familiares que não os procuram nem os respeitam, não as crianças. Nossos idosos estão sendo esquecido pelos seus familiares e terminam por descontam, muitas vezes, suas tristezas nas crianças. E de criança que educamos os adultos e futuros idosos. Elas precisam conviver em paz com eles para entendê-los, ama-los e conforta-los e não temê-los. Se vc conseguir ouvir as crianças perceberá que, muitas delas, tem medo da velhice, não querem crescer. Temos que agradecer esse medo as pessoas que pensam como vc, que acham que os idosos tem sempre razão, pelo simples fato de serem idosos, que precisamos punir as crianças porque elas não os respeitam, elas nem os conhecem, nem conhecem suas historias. Esquece que eles são seres humanos, dotados de infinita sabedoria, portanto, capazes de serem legais e chatos, errar e acertar.
A convivência harmoniosa, em sociedade, realmente precisam de regras, mas essas regras não podem dificultar um bom dialogo, uma boa conversa, um entendimento, Quanto de vcs conhecem seus vizinhos, ou já dedicaram um minuto do seu dia para desejar um bom dia e saber como ele está. A intolerância dos seres humanos tem feito muitas vitimas e transformado muitos pais de família em criminosos, muitos filhos órfãos dos seus pais ou pais órfãos de seus filhos. Temos que reaprender a viver em sociedade, a sermos mais tolerantes, mais amigo.
Sou sindico em condomínio que não possui play, tem algumas crianças que insistem em brincar na garagem entre os carros, eu proibi, uma das mães veio reclamar comigo, então preparei um documento onde constava que ela seria responsável por todo e qualquer dano que seu filho causasse ou sofresse, ela então se negou a assinar, e a criança não está mais brincando, expliquei para ela que eu não podia impedir ninguém de brincar, só estava querendo eximir o condomínio de responsabilidade, essa foi a maneira que encontrei para resolver o problema, fica a dica.
No condomínio onde moro tem um vizinho que mora no ultimo andar e eu moro no 2 andar ele reclamou pro sindico 8 horas da noite q meus filhos estavam fazendo muito barulho pisando forte no chão que tremia tudo na casa dele e disse pra min educar meus filhos melhor pq eles tem que ficar quietos e ele nao tem filho e disse que nem quer tem niguem gosta desse morador no prédio o que faço nesse caso so reclama das crianças e graças a Deus meus filhos não são deficientes pra ficarem sentados e não brincarem como vou proibir uma criança 8 horas da noite a brincar ... indi guinada estou disposta a ir a justiça pelos meus filhos .
gostária de saber o meu filho e outros adolescentes fica sentado na escada quando esta chovendo , pqe. e um predio do CDHU e não tem cobertura, assim sendo a sindica tira foto dos adolescentes falando que vai dar multa, existe alguma lei para isto, fora o constrangimento que os adolescentes passam, atenciosamente