Boa tarde! Sou funcionário Público vai completar dez anos; e dei entrada solicitando a contagem de tempo para que me fosse consedido o beneficio do quinquênio, que foi indeferido. Minha dúvida é, tenho ou não direito à este benificio; li em algum lugar que como funcionário concursando já bastaria para me garantir este direito.

Respostas

    E

    eldo luis andrade Sexta, 04 de fevereiro de 2011, 8h09min

    DanFurtado

    Caros!
    Tenho a seguinte dúvida sobre o meu direito:
    trabalhei no serviço público municipal no período de 1 ano, logo após continuei no mesmo emprego, porém como efetivo, pois fui aprovado no concurso, e estou ha 4 anos como concursado.
    Poderia eu, usar o tempo total de serviço para ter direito ao quinquenio? Ou conta somente o tempo como concursado, despresando o outro ano como contratado?
    Agradeço desde já um esclarecimento!
    Resp: Depende do que disser a lei específica dos servidores públicos de seu Município.

    E

    eldo luis andrade Sexta, 04 de fevereiro de 2011, 8h12min

    Miranda Benvinda

    Tambem sou servidora publica e tive que entrar na justiça para ganhar o quinquenio, eles alegavam que por ser celetista não tinha o direito, porem a lei é clara: o funcionario publico tem direito, não importa se seja regido pela clt, mas tive que entrar na justiça e ganhei
    Resp: Sim. Mas qual lei é clara? Número da lei, ano de início da vigencia da lei? É Municipal (qual município?), Estadual (qual Estado?), do Distrito Federal? Ou da União (servidores públicos federais)?

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Sexta, 04 de fevereiro de 2011, 8h15min

    Dan Furtado

    Será contado, apenas, o tempo como efetivo. A não ser que o estatuto preveja de forma diferente, no que não acredito.

    K

    KANI Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 12h15min

    Sou funcionário público municipalestatutário a quase 3 anos, e agora passei num concurso para o estado, gostaria de saber se o tempo municipal para fins de licênça prêmio e quinquênio pode ser levado para o estado? ( obs: sem interrupção de exercício ).

    M

    Meress Sábado, 05 de março de 2011, 20h34min

    Sou funcionária pública estatual, aposentada. Tenho 52 anos e 33 anos de serviço, como professora. Estou com um processo tramitando na justiça sobre meus quinquênios, pois desde 2005 que o valos dos mesmo foi congelado. Gostaria de saber se isso é legal , ou se tenho direito ao descongelamento desse beneficio?

    L

    Lívia Barboza Terça, 15 de março de 2011, 23h09min

    Sou funcionária publica municipal há 5 anos, e quando fui reivindicar meu quinquenio junto a prefeitura, me informaram que não tinha direito porque lá não tem planos de cargos e salários. Isso tem alguma coisa a ver? o quinquenio não é um adicional por tempo de serviço previsto em lei para o funcionário publico? onde encontro esta lei?

    E

    eldo luis andrade Quarta, 16 de março de 2011, 7h00min

    Sou funcionária publica municipal há 5 anos, e quando fui reivindicar meu quinquenio junto a prefeitura, me informaram que não tinha direito porque lá não tem planos de cargos e salários. Isso tem alguma coisa a ver? o quinquenio não é um adicional por tempo de serviço previsto em lei para o funcionário publico? onde encontro esta lei?
    Resp: Se há lei é do Município. Se não existe lei municipal sobre a matéria não há direito.

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Quarta, 16 de março de 2011, 9h26min

    Lívia

    Procure se informar sobre a lei municipal que regulamenta o funcionalismo. Se não houver previsão sobre o quinquênio não haverá direito a ser reivindicado.

    K

    Kevinn Terça, 27 de março de 2012, 23h43min

    Boa noite, sou funcionário de empresa privada e trabalho no grupo a 8 anos, nunca recebi o quinquênio, nem tinha ouvido falar, gostaria de saber se tenho direito?

    E

    eldo luis andrade Quarta, 28 de março de 2012, 6h23min

    Kevin, só se estiver previsto em acordo coletivo.

    V

    Veronica Galbier Terça, 19 de junho de 2012, 16h49min

    Boa tarde. Quero saber se tenho direito ao quinquenio, pois trabalhei 3 anos em um órgão Municipal e estou Ha 2 anos em um órgão Estadual.

    E

    eldo luis andrade Terça, 19 de junho de 2012, 18h35min

    Veronica, a princípio não tem direito. Salvo se a lei estadual qie rege os servidores do Estado prever para estes o direito. Inclusive usando o tempo de outra esferas de governo.

    A

    Aninha Mogi Segunda, 12 de novembro de 2012, 11h15min

    Sou funcionária pública municipal há 19 anos e aqui na prefeitura existem 2 regimes. Sou concursada CLT. Quero saber se existe alguma brecha na lei para eu conseguir receber o quinquenio.
    Obrigada

    M

    Matheus Rocha Segunda, 07 de janeiro de 2013, 14h09min

    Ola boa tarde,
    Duvida sobre quinquênio.

    quando fiz 5 anos de empresa(privada)comecei a receber 10% do valor do meu salario depois de um ano foi reduzido para 6% .

    pode ocorrer isso .
    qual a porcentagem correta.

    obrigado

    D

    duquesa maria Sexta, 24 de maio de 2013, 11h35min

    Sou funcionaria publica estadual- merendeira readaptada e tenho 19 anos de serviço e vou completar 20 anos em 2014. Desejo saber se o pagto de quinquenio e garantido ou se teremos que entrar na justça, para que o Estado comece a pagar? E como é feito o calculo é o percentual? E so quem tem direito e o funcionario que esta na ativa?

    J

    Jessica Danieli Terça, 17 de setembro de 2013, 17h25min

    Olá.
    Boa Tarde, trabalho no setor publico a aproximadamente 5 anos, mas tenho cargo de confiança, gostaria de saber se tenho também direito a quinquênio?
    Obrigada

    T

    Thiago Ferrari Turra Terça, 17 de setembro de 2013, 18h33min

    Todo mundo que faz a pergunta tem que dizer "Sou Funcionário Público (qual muncípio, Estado ou União). Sou (estatutário ou celetista)."

    Porque para cada caso é um caso, aplica-se uma lei. Aí tem que procurar a lei: por exemplo, servidor público de São Paulo tem que ir até a lei dos servidores públicos de São Paulo e ver se há esse direito ou não. E assim todos devem fazer.

    Geralmente basta 5 anos de efetivo exercício para ter direito ao adicional por tempo de serviço (quinquenio), mas pode haver outros requisitos legais.

    E celetista não tem direito ao quinquenio, salvo se houver lei extendo o benefício a categoria ou acordo coletivo.

    Att.

    J

    José Alves Quinta, 27 de março de 2014, 9h15min

    Sou funcionário municipal a 26 anos efetivado através de concurso com regime estatutário recebo 25% de quinquênio.
    Ocupei cargo em comissão por 05(cinco) anos consecutivos, durante esse período não recebi o adicional de quinquênio.
    tenho direito ao adicional deste período?
    tem jurisprudência?

    J

    José Alves Quinta, 27 de março de 2014, 9h17min

    Sou funcionário municipal a 26 anos efetivado através de concurso com regime estatutário recebo 25% de quinquênio.
    Ocupei cargo em comissão por 05(cinco) anos consecutivos, durante esse período não recebi o adicional de quinquênio.
    tenho direito ao adicional deste período?
    tem jurisprudência?