exame da ordem - prova oab 2008.3 - 1ª fase
Pessoal,
aquela questão sobre a dignidade da pessoa humana (questão 20, prova Alfa). Pelo gabarito preliminar, a opção correta é a D: "A ausência de indicação da conduta individualizada dos acusados de crimes societários, além de implicar a inobservância aos princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, fere o princípio da dignidade da pessoa humana".
A jurisprudência do STF não exige a descrição individual das condutas dos acusados em crimes societários, "sendo suficiente que os acusados sejam de algum modo responsáveis pela condução da sociedade sob a qual foram praticados os delitos" (HC 92921, 19.8.2008, Inf. 516). No caso concreto, o STF assentou, em conseqüência, que "quanto à denúncia, aduziu-se que, embora sucinta, não impede o exercício da ampla defesa e está em conformidade com o disposto no art. 41 do CPP".
O STJ também adota o mesmo entendimento: "Nos crimes societários é dispensável a descrição minuciosa e individualizada da conduta de cada acusado, bastando, para tanto, que a exordial narre a conduta delituosa de forma a possibilitar o exercício da ampla defesa" (HC 73065, 08.09.2008).
A opção D, como visto, está completamente errada, e deve ser anulada.
Bacharéis de Goiânia e de todo o Brasil, vamos entrar com o máximo de recurso e ate com MS, é muito constrangedor não poder contar com a seriedade em evento como esse Exame, onde essa ERRATA foi uma violação ao princípio da inviolabilidade. Se não bastasse isso, o CESPE não elaborou uma prova para aferir conhecimento de um iniciante da militância jurídica, mas como se fosse concorrendo a uma vaga de Juiz, Procurador, etc. Eu, como muitos outros, estou extremamente decepcionado com a falta de critério na elaboração de questões. Agora não sei se estudo ou não para a segunda fase.
Fica aí mais um desabafo de quem precisava muito ter passado, porquanto meus filhos dependem de mim como provedor de suas necessidades.
ADRIANO !
Realmente me sinto frustrado diante de falta de critérios pra uma prova como essa !
tenho amigos q já passaram em varios concurso...mas OAB eles travam !
se adogados q militam de 10 anos atrás... não passam nem brincando nessas provas !
pode ter certeza !
professores contestam muito o nivel q eles colocam como se fossemos profissionais no direito e não meros bacharéis , recem formados !
é TRISTE !
Gente, mais uma vez escrevo!
Desculpem os que discordam, mas eu acho extremamente DISPENSAVEL esta primeira fase da OAB!
Primeiro, se vc quer saber se alguem ja esta apto pra ser advogado, a segund fase e a mais propicia, porque, te da um situação, para, a partir dela vc, como advogado, ter uma atitude, com base na legislação, doutrina, jurisprudencia (consultada)
E isto mesmo.. a lei, os livros, a doutrina, a jurisprudencia, está ai para ser CONSULTADA, não sendo necessário que ninguem tenha tudo decorado nos seus mínimos detalhes quando for fdazer alguma coisa ( o que é exigido na primeira fase).
Mesmo porque, todo mundo tem afinidades com uma matéria, dispensando os detalhes das outras.... isso e inevitavel... como obrigar alguem a ter que saber TUDO? nem os professores de cursinhos se encaram a dar opinião na materia alheia a deles.. por não saberem!
Agora, pense alguem que tnha afinidades com direito internacional? vai acertar duas! Consumidor? duas!
Sort de quem gosta de civil, processo civil.. tem mais opções pra acertar (nao e meu caso)...
por tudo isto.. EU CONTESTO A 1ª FASE DA ORDEM, achando dispensavel por não medir NADA tendo em vista que, lei, doutrina, jurisprudencia, esta ai para ser consultados. (ate quem domina estes conteudos, precisa consultar para ter certreza)
Nao sei o que vcs acham, mas esta e minha opinião!
Mas claro, a OAB, está barrando ou tentando excluirmos da OAB, pois, para eles é muito mais vantajoso que façamos 3 provas por ano sem passar, do que terem nós comos advogados no quadro da OAB, com o valor das inscrições, ganham muito dinheiro, só aqui no RS, creio que devam faturar em torno de R$ 650 mil reais por prova, porque eles iriam facilitar??????? mina de ouro deles...é a legitima mafia, escondida atras do estatuto da OAB, pois os amparam...vejam na prova anterios passei na primeira fase, sendo que na segunda anularam a prova porque assinei a mesma. abraço a todos
Colegas!!! Quanto ao recurso, o Edital diz: "5.2 O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado da prova objetiva ou da prova prático profissional disporá de três dias úteis para fazê-lo, a contar do primeiro dia útil subseqüente ao da divulgação dos respectivos resultados. 5.3 Para recorrer contra o resultado da prova objetiva ou da prova prático-profissional, o examinando deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, nos endereços eletrônicos... etc."
Ou seja, para recorrer do gabarito divulgado será a partir de hoje?
Abraço a todos!
Eh galeeeera... to angustiado aqui e olha que fiz 50 pontos cravados. Mas to neurótico, em pensar se passei pro cartão de respostas fielmente minhas respostas! Isso é loookura! Não fiz cursinho para a 1 fase mas pretendo fazer pra 2ª!... no entanto só vou me matricular quando olhar no dia 29 o resultado final! noooossa que lookura!
E com relação às questões: aposto forte na anaulação da 78 e da 95!
boa sorte para todos!
Olá amiga e pior que ficamos achando que não sabemos de nada , estudar tanta pra ver uma prova sem critério , tb fiz cursinho estudei em casa , fazer o quê , temos q nos unir e pedi pra essa cespe cair fora não tem critério de avaliação , muitas questões com divergência, boa sorte.No damásio fiz 47 e no oficial 44 oh promessa sem jeito.