exame da ordem - prova oab 2008.3 - 1ª fase
Vcs esquecem da questão 24, já estou terminando a fundamentação dela...
Ao consumidor adquirente de produto de consumo durável ou não durável que apresente vício de qualidade ou quantidade que o torne impróprio....
Questão 24
Gabarito CESPE, caderno alfa, letra B: - a imediata restituição do valor pago, atualizado monetariamente, não cabendo indenização.
Objetivo: Anulação, pelas razões posteriormente expendidas.
Razões da Impugnação ao gabarito apresentado.
O gabarito apresentado está parcialmente correto, especificamente até o segundo período, qual seja, até atualizado monetariamente, eis que, à luz da legislação vigente, a possibilidade de ajuizamento de ação visando à indenização é DIREITO do consumidor.
Base Legal: O art. 18, § 1º do código de defesa do consumidor prescreve que:
§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, SEM PREJUIZO DE EVENTUAIS PERDAS E DANOS; (grifo nosso).
Ora, perdas e danos é indenização, pow!
Razões da Anulação: a questão NÃO TEM RESPOSTA CERTA, e caso haja, seria a letra A, porque, por mais que o inciso primeiro defina que:
I - a substituição do produto por POR OUTRO DA MESMA ESPECIE, em perfeitas condições de uso;
O §4° do mesmo artigo prescreve que "Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, PODERÁ HAVER SUBSTITUIÇÃO POR OUTRO DE ESPECIE, MARCA OU MODELO DIVERSOS, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.
Por favor, COMENTEM! dibergindo ou convergindo...
Boa tarde pessoal, foi a minha 1º vez no exame e fiz 49, se alguém tiver alguma fundamentação para recursos, por favor me envie , minha prova foi a GAMA ([email protected])
abrigado
Pessoal, acho que temos que entrar com MS, para anularmos a prova toda, tendo em vista que foi ferido o pricípio da inviolabilidade. Na cidade que eu fiz a prova os fiscais 20 minutos antes de entregar a prova já comentaram sobre a errata, ou seja, já estavam sabendo o que havia dentro dos envelopes que eram para serem invioláveis seu conteúdo. Vcs não acham estranho?
A vante!!
Vamos chover com MS em cima da CESPE e OAB e pedir mais objetividade nessas provas. Vamos entrar com pedido de isenção da taxa de inscrição no exame da ordem. Vamos reunir o máximo de bachareis que conseguirmos e tentar destituir a CESPE da elaboração do exame da ordem.
A respeito do pedido de isenção da taxa do exame da ordem:
http://www.ajufe.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=9398
Pessoal vamos criar um abaixo-assinado online e reunir o máximo de assinaturas possíveis.
http://www.abaixoassinado.org
Vamos agir para sermos respeitados, exercer nossos direitos.
Thatiana_1, me confundi....
Obrigado por alertar, mas ainda assim, ainda acho que está errada pelo seguinte, e preciso da tua confirmação...
Eu acredito, e assim vejo nos comentários à hipotese de converncionar prazo maior ou menor, que este acordo deve ser antes de ser iniciado... e não a qualquer tempo.
Até porque, como convencionar um prazo menor do que trinta dias, depois de decorrido este?
o que vc acha?
Gente, sobre a violabilidade da prova eu assino embaixo, pois aqui na minha cidade os bancas entregaram asprovas e depois comentaram sobre os erros de grafia mas, detalhe, a folha que continha informaçao estava fora do envelopes de prova. estava em cima da mesa do banca. Com isso podemos concluir que alguem ja tinha tido tido contato com a prova, não acham?
Porqueas informações de correção estavam forma do evelope de prova?
Gente vamos impetrar MS e fazer com que se anule essa prova. Ela nao foi justa diante de tanta divergencia, os professores do LFG divergiram em 8 respostas de suas áreas respectivas. Quem somo nós pra acertá-las?
Vamos nos unir e pedir que essa prova seja anulado.
Tenho certeza que até mesmo o juiz que julgará o MS ficrá do nosso lado pois asrespostas do CESPE nao tem fundamento juridico. Sem falar que eles nao consideram a jurisprudencia majoritária para gabaritar as questões.
Impugnem mesmo tudo que achar direito!!!!! Não se assustem por conta do número alto de questões aserem impugnadas. Se tiver errada e o CESPE nao acatar, impetramos MS. Ninguem está acima da Lei!!!!!!!
Pelo que vi nos cursinhos LFG, Fraga, Fortim, todos divergem em algumas questões em especial a 25 e 95...acho q essas certos a anulação. Mas existem outras espero que no mínimo 4 sejam anuladas...ja que tive 48 acertos. Entre as outras estão a 11, 24, 41, 44...vamos conseguir o máximo possível de anulações...pois foi um absurdo está prova. Mas estou bem confiante com relação as duas que faltam...E concordo em relação a inviolabilidade...
Pessoal me dizem algo, quem fez os exames anteriores, depois de divulgado o gabarito da cesp, teve muita indignação desse jeito??? Tinha tantas questões quanto esta prova??? Foram anuladas quantas questões das impugnadas???
Obrigado pela atenção, to com 47 questões e penso em fazer o preparatório p a segunda fase, mas estou com medo de não ter como ir e perder a preparação...
Obrigado..