Absurdo é ter que fazer este exame. Desafiaria muitos advogados da época que ele não era aplicado a realizá-lo. Seria uma vergonha nacional. A única profissão no país em que vc conclui a faculdade e não serve denada ser bacharel é a nossa, pois para advogar, precisamos nos submeter a provas mirabolantes que só tem a explícita intenção de reprovar. Nunca vi um advogado sem um código debaixo do braço, sem falar o que as seccionais lucram com as inscrições e os cursinhos preparatórios.

Respostas

    J

    JONAS DUARTE Domingo, 01 de fevereiro de 2009, 20h48min

    Prezados Companheiros Bacharéis,

    Pelo avançado da hora, não posso aqui tecer toda minha indignação a cerca desse tal exame, que nada serve para medir conheicmentos, a não ser engordar os cofres de uma instituição que se diz defensora das garantias constitucionais.

    Em breve retornarei para deixar registrado todo meu repúdio!

    Felicitações a todos!

    ?

    MARTHA Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 20h41min

    Incrível. Agora poderemos tomar as providências judiciais cabíveis contra esta criatura que adora ofender a honra e dignidade dos participantes. Nossa Alberto, vc deve saber todos os artigos do código de ética e disciplina e suas sanções...
    Confesso que adorei ver vc...
    Só falta vê-lo no lugar certo. Aliás, seus colegas iriam gostar de saber como vc o menosprezam. Seus clientes, de como vc é preconceituoso...
    Imagine um baiano no seu escritório, heim?
    Acho que agora posso poupá-los de sua ira e mania de soberba...
    Ricardo, vc foi brilhante!
    Descobriu a identidade do sujeito...

    R

    Ricardo_1 Terça, 03 de fevereiro de 2009, 3h07min

    O sujeito sumiu, foi tratar da cútis.
    Logo agora que alguns bacharéis de sampa estão a procura dele.
    Será que este ilustre causídico não vai mais ajudar???

    ?

    MARTHA Terça, 03 de fevereiro de 2009, 7h42min

    Alberto, cadê vc, eu vim aqui só pra te ver...

    D

    DR. JOSÉ ANTÔNIO - SALVADOR Terça, 03 de fevereiro de 2009, 20h40min

    Meeeu Deus!!!
    Li tudo e digo q tou indignado com esse Alberto, vou juntar c/ mais dois e arrebentá os dente dele, que tá com o rei na barriga Quero ve se ele me chama de baianinho. Vai ver só! Pego endereço dele pra fazer supresa.
    Gente, aqui na UFBA tem muita gente boa, nem porisso todos passam nessa armadilha de exame absurdo e inconstitucional.

    D

    DR. JOSÉ ANTÔNIO - SALVADOR Terça, 03 de fevereiro de 2009, 21h04min

    BASTA AO EXAME DA OAB!

    O Exame de Ordem atenta: a) contra o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, ao impedir o exercício da advocacia e o direito de trabalhar, aos bacharéis qualificados pelas instituições de ensino fiscalizadas pelo Estado, ferindo assim o disposto nos incisos III e IV do art. 1° da Constituição; b) contra o princípio constitucional da igualdade, porque qualquer bacharel, no Brasil – exceto, naturalmente, o bacharel em Direito -, pode exercer a sua profissão (médicos, engenheiros, administradores, etc.), bastando para isso solicitar a inscrição no conselho correspondente. O bacharel em Direito é o único que está sujeito a um Exame de Ordem. ; c) contra o princípio constitucional do livre exercício das profissões, consagrado no art. 5º, XIII d) contra o direito à vida, porque esse direito não se refere, apenas, à possibilidade de continuar vivo, mas também à necessidade de prover a própria subsistência, através do exercício de sua profissão, para a qual o bacharel se qualificou, durante cinco anos.

    A

    ANA ELISA Terça, 03 de fevereiro de 2009, 21h28min

    Não acho que seja ruim o tal exame. Já fiz dois e acho que vou fazer o terceiro. O mais importante é saber se se quer mesmo advogar ou simplismente ter um Dr.(a) na frente do nome. Pois deve haver muitos advs por aí, com OAB e tudo que não sabem o ó com o copo. não que eu conheça algum, graças a Deus. Mas sem levar em conta, constitucionalidade ou não do mal fadado exame. a pergunta que não quer calar é a seguinte: PORQU SÓ BACHAREIS EM DIREITOS TEM QUE FAZER ESTE EXAME, E PARA OS OUTROS CURSOS, COMO HUMANAS E EXTAS NÃO. Qtos prédios já cairam por maus engenheiros e quantas mortes não houveram por maus médicos, e que ninguém fica sabendo, por não se do interese nacional, afinal engenheiro não decide nem sustenta teses em uma lida, e um ADV sim; que com sua boa ou má retórica, poderá definir a vida de uma pessoa.
    Está é a grande questão.

    D

    DR. JOSÉ ANTÔNIO - SALVADOR Terça, 03 de fevereiro de 2009, 22h02min

    Esse exame é imoral, é a maior pouca vergonha. Meu estagiário que se formou em 2007 não consegue passar mas monta as peças sozinho

    R

    Ricardo_1 Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 0h18min

    NOTA DE ESCLARECIMENTOS

    Nestes dois últimos dias de início de operação do grupo [email protected] o número de participantes ascendeu de quinhentos para novecentos, sendo que a forma de inscrição está divulgada em link contido no blog http://mnbd-rj.blogspot.com/, que neste momento apresenta 77.905 acessos.
    A cada Exame de Ordem realizado aumenta o número de insatisfeitos e, por conseguinte o número de acessos.
    O blog teve início em 26/08/2007 e a criação do grupo se deu em 12/08/2008, portanto aguardamos a ascensão do número de participantes exatos, 5 meses, para darmos início à divulgação do que consideramos uma gravíssima questão social.
    Infelizmente, o criador do blog e fundador do grupo não têm como manter total controle sobre os internautas que acessam o blog ou incluem e-mails nesta mala-direta. Assacar que a responsabilidade é restrita ao fundador do grupo, quando quatorze e-mails são de personalidades públicas, jornalistas e membros do IAB, cujos e-mails são de domínio público e a serviço da sociedade, é negar de forma indireta o direito à liberdade de expressão.
    Em um total de 74 mensagens que foram disparadas por este sistema, apenas 7 tinham conteúdo de divulgação, o restante era pedido repetitivo de exclusão e verberações do Instituto dos Advogados do Brasil que possui claro interesse de censura.
    A solução encontrada foi, temporariamente, moderar toda e qualquer mensagem disparada por este sistema, disponibilizando o e-mail do fundador para qualquer pedido de exclusão, [email protected], ficando certo que não deixarão de defender veementemente os seus direitos, sem medo de quem quer que seja, pois estão dentro da lei e no Estado Democrático de Direito, em que pese o prestígio político que acerca o assunto.
    E finalmente, esta experiência, assistida por mais de 800 outros participantes, nos mostrou que há completo desprezo pela legalidade no Brasil e um forte individualismo quando alguns jornalistas e o próprio IAB demonstraram desconhecer as gravíssimas denúncias comprovadas e divulgadas no referido blog.
    Cordialmente,
    Ricardo Pinto da Fonseca

    F

    Fernando_1 Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 0h47min

    Alberto R. Fisk,

    Acompanhei suas declarações no forum. Perdoe-me a indelicadeza, mas considerei algumas de suas manifestações ofensivas, preconceituosas, indignas de um profissional do direito, oriundas de uma pessoas que só consegue ver um palmo diante dos olhos.

    O Sr., ao meu ver, desprezou o estado de Rondonia. Gostaria de saber o que São Paulo tem de tão bom que os outros estados da federação não tem?

    Sou de Londrina no PR, minha mãe mora em Osasco/SP. Morei vários anos da minha vida na Europa, na cidade de Valencia na Espanha. Hoje resido na cidade de Tangará da Serra no MT.

    A falta de conhecimento que V. Senhoria demonstrou ao falar de RO é a mesma que os gringos possuem qdo falam do Brasil. Por lá (no estrangeiro), eles pensam que aqui somente existem indio, mulher pelada, tráfico de drogas, sexo banal e jacarés.

    Alguns paulistanos (minoria, graças a Deus) pensam que no Centro Oeste e no Norte só existe Floresta. E pior, ficam a todo momento metendo o bedelho por aqui, vomitando politicas ambientais depois de terem devastado covardemente o seu estado.

    Saiba que por aqui (Norte e Centro Oeste) existe universidade tão boas quanto as faculdades de SP. Saiba que por aqui existem cursinhos tão bons quanto os daí. A propósito, o Sr. sabe da onde que é o nosso dignissimo presidente do STF Gilmar Mendes? Lhe respondo, da cidade de Diamantino/MT.
    Por aqui temos tudo que aí nãotem. Em contra partida, infelismente, aí não tem tudo que aqui tem.

    Leve sua mão para céu quando for se alimentar, pois é daqui que sai o alimento que todo dia esta na sua mesa!!!

    O Sr. e alguns gatos pingados paulistanos deveriam parar de se acharaem os melhores do país, e terem um pouco mais de humildade ao falar das outras regiões, mormente por não conhecerem o que se passa além do Rio Tiete. Respeite o Norte, o Centro Oeste e o Nordeste por favor.

    D

    DR. JOSÉ ANTÔNIO - SALVADOR Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 8h18min

    FERNANDO, esse Alberto é um zero à esquerda, não sabe por exemplo que foi a mão de obra nordestina que ajudou a construir a cidade de São Paulo!

    ?

    MARTHA Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 8h24min

    AGORA QUE RICARDO DESCOBRIU e divulgou neste forum como ter acesso a sua IDENTIDADE, O ILUSTRE CAUSÍDICO SUMIU...
    vamos Alberto. volte a participar do fórum...

    R

    Ricardo_1 Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 18h26min

    Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito
    Receba informações do grupo [email protected]. Este grupo possui 7 membros e 1521 assinaturas. Para obter uma interatividade com o grupo acesse e inscreva-se http://www.grupos.com.br/group/mnbd-rj/

    R

    Ricardo_1 Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 0h49min

    Provas da OAB tem reprovação histórica
    De cada cem bacharéis gaúchos que prestaram o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em janeiro, 83 foram reprovados. O resultado, divulgado na semana passada, registrou um marco histórico e colocou em xeque o ensino jurídico do Rio Grande do Sul. A segunda etapa está marcada para o dia 1º de março em todo o país. E poderá derrubar ainda mais candidatos à carreira de advogado.

    O listão do exame da OAB foi publicado na quinta-feira com apenas 822 nomes. Estavam presentes para responder a cem questões objetivas 4.922 egressos de cursos de Direito do Estado que, depois de cinco anos de estudos, desejam atuar na advocacia. Mas o resultado (16,7% de aprovação) confirmou uma estatística que vem derrubando a imagem do Rio Grande do Sul no ensino jurídico desde o início do ano passado, quando os bacharéis gaúchos passaram a ser submetidos ao exame unificado, elaborado pela OAB nacional. Até 2007, a prova era elaborada pelo órgão regional e apresentava índices de aprovação entre 35% e 40%.

    – Estamos na etapa de recursos, mas o percentual de aprovação coloca todo o ensino jurídico do Estado em alerta. Tenho feito debates e encontros, tentando mostrar que as faculdades devem se preocupar com o exame – diz Carlos Alberto Oliveira, presidente da comissão de Exame de Ordem da OAB no Rio Grande do Sul.
    http://www.radiofandango.com.br/archive/valor.php?noticia=11772

    Acesse http://mnbd-rj.blogspot.com/

    D

    Dra. Íris Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 12h43min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...O homem sumiu gente...rsrsrrs...Pq será???

    D

    Dra. Íris Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 12h59min

    Ricardo....Ficam querendo jogar culpa em cima dos bachareis..Mas so cego não vê. Não foi so no sul que teve essa quantidade infíma de aprovados...Em goiania tbm, visto que 81% de reprovação...E não é so em Goiânia e no Sul...Se vc for parar p ver...todas as cidades do país, tiveram um índice altíssimo...E ainda teimam em colocar culpa nos bachareis, que são as maiores vítimas desse exame cruel e desumano....Uma verdadeira tortura...
    Acabo de conseguir 85% de acertos em questão do TRE, e ainda não consegui superar esse bicho chamado E.O(onde a unica intenção a reprovação do bacharel e não a sua avaliação)....Não colocaria mt culpa no CESPE não, pq a prova que fiz foi do CESPE...afinal duas provas dela ja fiz e obtive aprovação....O problema todo é a OAB...Não sei o que eles dizem...mas como toda certeza deve pedir p fazer uma prova ferrenha que diminua em mt a possibilidade de uma pessoa passar...Aí é onde o CESPE faz a , desculpe a expressão...."cagada", pq tentar seguir a ordem da oab de fazer prova muuuito dificil e acaba metendo os pés pelas mão....e elaborando questões e que ficam passíveis de recursos, e esse tanto de insatisfação....

    R

    Ricardo_1 Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 19h20min

    PROCURA-SE

    ALBERTO RACY ANDRAUS

    Formado no primeiro semestre de 2004 em Direito, pela Fundação Armando Alvares Penteado, uma faculdade não tão reconhecida. Especialidade trabalhista, que todos tentam no início da carreira por falta de competência e auto-reconhecimento da incapacidade em concorrer no mercado. Serão estes, os motivos que o levam a tripudiar com os bacharéis? Canta de galo, mas é apenas um estagiário de luxo! Em resumo um zangão que fica cooptando clientes para um advogado na porta do Ministério do Trabalho.

    Chateado??? Eu te avisei que era funcionário da maior universidade do Brasil, agora agüenta!!!

    R

    Ricardo_1 Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 19h45min

    Sissi venha participar do nosso grupo.
    Aí, em GO, temos a advogada Bernadete e o Professor Habib.
    O professor foi o primeiro a mover Mandados de Segurança contra a OAB.
    E, em primeira mão, já chegou o primeiro processo no STF, origem RS, veja:

    [mnbd-rj] Ao Ricardo
    Ricardo esta ação é a primeira a chegar no STF, oriunda daqui do RS feita pelo MNBD RS
    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=741551&classe=AI&codigoClasse=0&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M#

    D

    Dárcio Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 21h46min

    Alberto,
    Lembre-se que um dia o Senhor foi um Bacharel , hoje Advogado assim como eu e muitos que participam do Fórum, tem que se dar o respeito para ser respeitado.
    Aqui, vale lembrar do Artigo 6º da Lei 8906/1994:
    " Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíproco."
    Podemos incluir aqui os Bacharéis, porque não ? Portanto, aos Bacharéis futuros membros do quadro da OAB, MP, etc... o meu louvor e o meu abraço a cada um.

    Dárcio.
    SP.

    A

    Alberto R. Fisk Quinta, 05 de fevereiro de 2009, 23h04min

    Caríssimos Senhores,

    Já disse que não pretendo fazer mais ponderações por aqui, em que pese a saudade e o sincero carinho que detectei em várias mensagens.

    Modéstia à parte, sinto que sem minha presença este debate perde o brilho. Daí porque se vêem nele tantas provocações.

    Poucos compreendem o que eu digo, e, o que é pior, muitos distorcem o que eu digo. Estou sem paciência para explicar a mesma coisa várias e várias vezes. O faria com prazer se fosse professor remunerado.

    Cumpre informar a todos que o ilustre bel. Ricardo, servidor da UFRJ, está redondamente enganado quanto ao jovem advogado que indicou linhas atrás.

    Saibam que não sou eu e lamento que o nome desse colega de profissão tenha sido “jogado” aqui no debate de modo totalmente aleatório e irresponsável.

    Ele se chama “Alberto” sim, mas não é o Alberto Fisk! Ou seja, Ricardo, é melhor você apagar os comentários maldosos que escreveu sobre esse moço, este é um conselho de advogado, visto que alguém pode avisá-lo acerca das suas frases, isto se eu não o fizer amanhã ou depois.

    Já disse que não pretendo revelar pelo menos por hora maiores informações a meu respeito. Estou cansado deste fórum e espero que respeitem minha decisão de afastamento.

    Nada tenho contra baianos, isso é invenção da Dra. Marta, que de inicio se apresentou como “Luciana/Bahia” e não gostou do fato de eu tê-la chamado de baianinha – como se fosse ofensa chamar alguém de paulistaninho, mineirinho, etc...

    Espero que me deixem em paz, posto que não quero perder meu precioso tempo com este debate sem sentido. Se vocês não gostam do EXAME DA ORDEM basta lutar para alterar a lei que o regulamenta e ponto final.

    Devo ajudar pessoas que querem ser ajudadas em outros debates

    FISK