Absurdo é ter que fazer este exame. Desafiaria muitos advogados da época que ele não era aplicado a realizá-lo. Seria uma vergonha nacional. A única profissão no país em que vc conclui a faculdade e não serve denada ser bacharel é a nossa, pois para advogar, precisamos nos submeter a provas mirabolantes que só tem a explícita intenção de reprovar. Nunca vi um advogado sem um código debaixo do braço, sem falar o que as seccionais lucram com as inscrições e os cursinhos preparatórios.

Respostas

    A

    Alberto R. Fisk Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 12h26min

    Ao Fábio.

    1. Como é que o senhor considera hoje o Exame de Ordem da OAB?
    O senhor o acha válido?

    O exame está previsto em lei específica (Estatuto da Advocacia).

    Tal exame me obrigou a estudar com maior seriedade no quarto e no quinto ano da faculdade.
    Na época em que prestei tal exame estudei no mínimo 15 provas anteriores, que procurei responder com marcação de horário. Treinei com algumas provas diversas, imprimindo os testes aplicados pelo MP e pela Magistratura de SP.
    Fiz uma compra de livros novos para a área que escolhi (Direito Civil) e comprei um manual específico do Vauledir Ribeiro dos Santos (Editora Melhoramentos) que recomendo a todos, pois possui bastante informação.
    Troquei vários códigos e passei a freqüentar a biblioteca e a ler o denominado boletim da AASP, que contém muitos julgados interessantes. Freqüentei as aulas de prática jurídica e preparei-me sozinho estudando aos sábados, na parte da tarde. A prova é bastante abrangente e exige uma revisão das matérias dadas durante o curso.
    Foi por isso que disse de inicio que na época minha namorada ficou meio de lado rs
    Naquelas matérias em que me sai bem durante o curso não houve problema. Em outras, fui obrigado a compreender sozinho o que não compreendi com clareza nas aulas.
    Aconselho começar o estudo por livros mais didáticos partindo depois para os mais “científicos”.

    2. O senhor acredita que o Exame de Ordem é capaz de avaliar, corretamente, a capacidade profissional dos bacharéis em Direito?

    Não sei se haveria outro meio de aferir o aprendizado, pelo menos hoje. Tenho a convicção de que o bacharel deve ser avaliado antes de pretender militar como advogado, até porque a profissão é bastante complexa e a cada dia as leis se alteram.

    Estou fazendo uma pós para me atualizar e digo a você que a capacidade profissional do advogado tem muito a ver com a capacidade de estudo – que o Exame da Ordem exige.

    3.O senhor acredita que o Exame de Ordem é capaz de avaliar a honestidade, ou a ética, dos bacharéis em Direito, para que não mais tenhamos advogados envolvidos com o crime organizado?

    De forma alguma, o caráter não pode ser avaliado por uma prova escrita. Dizem, contudo, que a OAB puxa a “capivara” do candidato para ver se ele responde a processos criminais rs
    Uma vez conversei com um bacharel que levou à OAB certidão e cópia de um processo criminal relativo a um atropelamento ocorrido anos atrás.
    Falo pra você, é vergonhoso o número de advogados que se envolve de modo tão próximo com o crime.

    4. É verdade, ou não, que o Exame de Ordem da OAB é inconstitucional, porque fere o princípio da isonomia? Ou seja: por que será que somente os bacharéis em Direito estão sujeitos a esse “filtro”, para poderem ingressar na profissão, enquanto para os médicos, engenheiros, etc.., não existe nenhum exame semelhante?

    O advogado é um profissional diferenciado pois exerce um munus publico.
    Sua atividade é regida por lei específica.
    Até onde sei a validade do EXOAB tem sido reconhecida pelo Judiciário. Desconheço ações em trâmite no STF para discutir eventual “inconstitucionalidade” do Exame.

    5.Sabe-se que a liberdade de exercício profissional, consagrada no inciso XIII do art. 5° da Constituição Federal, somente pode sofrer restrições através de LEI, que deve indicar as qualificações profissionais indispensáveis ao exercício de determinadas profissões. Na sua opinião, qual seria a conceituação técnico-jurídica, referente ao Exame de Ordem da OAB, acaso existente em qualquer norma, constitucional ou legal, pertencente ao nosso ordenamento jurídico? Ou será que esse Exame se encontra disciplinado, apenas, em um provimento, editado pelo Conselho Federal da OAB?

    O Estatuto da Advocacia dita a exigência e o provimento estipula como será realizado o exame. Não vejo problema nisso.

    6 .Em caso afirmativo, na sua opinião, o Conselho Federal da OAB poderia disciplinar o Exame de Ordem através de um provimento? É constitucional o §1° do art. 8° do Estatuto da OAB, que determinou que “o exame de ordem será regulamentado pelo Conselho Federal da OAB”? O senhor confirma, ou não, a existência de uma inconstitucionalidade formal, nesse caso?

    Acredito que sim, isso ocorre em várias situações. Pela leitura da lei se vê que “o exame de ordem será regulamentado pelo Conselho Federal da OAB”,
    Vale lembrar o brocardo “in claris cessat interpretatio”

    7.Tendo em vista que a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação dispõem que compete ao Poder Público a avaliação dos cursos superiores e dos bacharéis, e que o diploma, conferido ao bacharel por uma instituição de ensino superior, atesta a suficiente formação desse bacharel, para que ele possa exercer a sua profissão, como o senhor avalia a existência do Exame de Ordem, que impede o exercício profissional dos bacharéis em Direito? O senhor confirma ou nega, nesse ponto, a existência de uma inconstitucionalidade material, pelo fato de que não caberia à OAB efetuar qualquer avaliação da possível capacidade profissional desses bacharéis, para impedir o seu ingresso na advocacia?

    Uma coisa é ter o diploma de bacharel outra coisa é ter a “licença” para exercer a profissão.
    O MEC não fiscaliza a advocacia e deve fiscalizar APENAS o ensino nas faculdades – o que faz precariamente, visto que em 5 anos de curso jamais fui abordado por qualquer representante do MEC que questionasse os pontos fracos ou fortes da minha faculdade.
    Se um dia o Estatuto dos Advogados sofrer reforma o Exame poderá deixar de ser exigido.

    8.O senhor entende que o fato de ter havido uma proliferação de cursos jurídicos de baixa qualidade é capaz de transferir à OAB a competência para avaliar esses cursos e a capacidade profissional dos bacharéis em Direito?

    No que toca à qualidade dos cursos a OAB divulga uma “lista de recomendação” bastante séria. Só isso, infelizmente, já que na minha opinião deveria ser ouvida a respeito da abertura dos cursos.

    De qualquer forma “cada macaco no seu galho”...

    A competência para avaliação da capacidade profissional, por parte da OAB, consta da lei.

    9.O senhor entende, ou não, que a defesa intransigente do Exame de Ordem, sem argumentação jurídica, atenta contra a ética da advocacia e depõe contra a imagem da OAB?

    Aqui cabe lembrar o brocardo “dami facta oritur jus” que dispensa longas e fatigantes explanações jurídicas em discussões judiciais.
    O Exame está amparado na lei, o que mais haveria que se exigir?

    10.O senhor entende que, se o Exame de Ordem é inconstitucional, mesmo assim deverá continuar a ser aplicado pela OAB? Ou a Constituição deve ser respeitada?

    Não vejo inconstitucionalidade e ele deverá existir até que o Estatuto sofra eventual alteração.

    Art. 5o: "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, -àatendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"ß------.

    A luta dos bacharéis deve dirigir forças contra o MEC, visto que o desempenho no EXAME tem total relação com a exigência que a faculdade faz do aluno.

    A

    Alberto R. Fisk Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 12h37min

    Fábio, estou às ordens para responder maiores questões.

    Uma dica que dou aos estudantes em geral diz respeito á recomendação de ingresso em cursos de PÓS, visto que o nível de exigência no mercado é cada vez maior. Acho que nucna largarei os estudos rs

    Isso é um fenômeno muito marcante na advocacia, nós nunca paramos de estudar, o que torna a profissão muitas vezes fatigante, sendo difícil "desligar" as idéias jurídicas que ficam pairando na mente.

    Um abraço,

    Alberto

    R

    Ricardo_1 Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 16h10min

    A CASA COMEÇOU A CAIR

    Veja a reportagem do Diário da Manhã - GO

    http://www.dmdigital.com.br/index_popup.php?edicao=7762&contpag=16&posjornal=77&popup=776216

    Blog MÃOS LIMPAS – UMA FRENTE PELA LEGALIDADE

    Acesse http://mnbd-rj.blogspot.com/

    A

    Adimar Garcia Machado Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 17h58min

    Em resposta, a liminar concedida pela juiza da vara federal do RJ, aos bachareis de direito, o atual presidente da OAB/RJ, faz critica as Instituições de ensino superior, chamando-as de "verdadeiras caça niqueis".

    Aonde está a Comissão de Avaliação do Ensino Superior designada pelo MEC?

    Aonde estão os representantes das faculdades ?

    Será se o atual presidente da OAB/RJ, tem condições de fazer o Exame da Ordem?

    Pelo visto, falta até ética .

    Será que ele sabe o que é DEMOCRACIA PARTICIPATIVA?

    QUERO TRABALHAR MAS NÃO POSSO, ACHO QUE VOU SEGUIR MINHA PROFISSÃO DE PROFESSOR, POIS NÃO TEM ESTA FRESCURA.

    "OPORTUNIDADE PARA TODOS JÁ".

    A

    Alberto R. Fisk Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 18h16min

    Adimar,
    O negócio é ter fé e estudar, seguindo alguma metodologia. O mais difícil é lidar com a grande quantidade de matérias que o exame engloba e a falta de tempo para leitura - com que todas as pessoas sofrem.
    A dica que eu dou a quem ainda é estudante consiste em iniciar uma revisão para esse exame a partir de meados do 4º ano do curso.

    F

    Fernando_1 Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 18h31min

    Nossa Alberto, vc é mesmo um pau no cu do caralho!!

    Morei na espanha, estudando, e mesmo que tivesse trabalhado em um "boteco", não teria nenhuma vergonha em dizer!

    Otário do caralho.....

    Já que esta tão preocupado no desmatamento de MT (Sr. militante em direito ambiental), comece arrumando a sua casa, a sua cidade, o seu estado.....

    A sua mãe deve ter sofrido pra parair voce, pois parece ser um tremendo cabeçudo do caralho!!! babaca............

    Enfia sua casa de Valencia no seu cú, apesar que em Valencia são raras as casas....essas só encontramos nos campos.....na cidade só existem apartamentos, seu trouxa...........

    F

    Fernando_1 Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 18h32min

    onde consta "parair", leia-se "parir"

    R

    Ricardo_1 Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 18h33min

    VEJA

    http://www.youtube.com/watch?v=IA8CwTGAKpM

    http://www.youtube.com/watch?v=JYKacS38wMQ

    http://www.youtube.com/watch?v=8k5VS-ZmO4c

    http://www.youtube.com/watch?v=Ov70gDupfec

    http://www.youtube.com/watch?v=Z6AX2RtU-ns

    http://www.youtube.com/watch?v=vNsEbd_UK9c

    http://www.youtube.com/watch?v=UfnaW-LxIs8

    Acesse http://www.youtube.com/profile?user=celulamnbdrj&view=videos&sort=v

    OUÇA

    http://nucleojuridico.globolog.com.br/priscila.wma?WMCache=0

    Acesse http://mnbd-rj.blogspot.com/

    F

    Fernando_1 Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 18h40min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    R

    Ricardo_1 Sábado, 07 de fevereiro de 2009, 23h45min

    MOMENTO DESOPILAÇÃO

    A faculdade que ALBERTO RACY ANDRAUS se formou

    http://mnbd.globolog.com.br/DAMOUS.mp3?WMCache=0

    A

    Alberto R. Fisk Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 0h30min

    Pessoal,

    Diante de tantas hostilidades estou me mudando para a Faixa de Gaza e aproveito para deixar este fórum. Sei que sentirão saudades, deixo meu adeus e o desejo de sucesso a todos!
    Não levem a mal minhas brincadeiras, foi bom dialogar com todos!

    Um abraço!

    Alberto Fisk

    R

    Ricardo_1 Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 15h29min

    QUEM SOMOS???
    Onde está a nossa dignidade? Assistimos a tudo isso sem esboçar uma reação. Estudamos cinco anos para nos tornarmos advogados e somos impedidos de exercer a profissão através de maracutaias realizadas por indignos representantes da advocacia brasileira. Este não foi o único incidente de percurso, podemos aqui citar vários nomes e em vários estados (Estefânia Viveiros, Thompson Flores, Priscila Antunes, Miguel Cançado, Eládio Amorim, Defensor Público João Romero, Humberto Cairo e o não menos importante Wadih Damous) que não respeitam a advocacia com suas vergonhosas atitudes. Wadih quando presidia o sindicato dos advogados do Rio, lançou mão de verbas do sindicato para pagar uma condenação pessoal, sua inscrição é uma incógnita, pois ainda sendo tipo transferência como poderia ter se tornado presidente da seccional Rio. O estudante universitário é desestimulado por raposas felpudas e fedorentas que desejam apenas se beneficiar do mercado e fazer fortunas. Médicos são chamados de vagabundos e bacharéis em Direito de ignorantes. E não venha me dizer que o advogado é um profissional diferenciado que exerce um múnus publico, pois o médico cuida da vida e não há tarefa mais pública do que a saúde em uma sociedade. Neste governo, somente os grileiros e os sindicalistas como Wadih Damous são estimulados, haja vista os convênios com a OAB e os cursos das universidades federais ofertados ao MST. Somos conduzidos ao desespero e não reagimos. Por que? A covardia não é um atributo do bom advogado, até por força do múnus público, defendemos direito alheio e se não sabemos defender nossos direitos, não seremos advogados. Não são as faculdades que são ruins, tampouco a prova é difícil, existem comprovadamente, maracutaias para impedir o acesso à profissão, criando uma casta de omissos e acovardados. É chegada à hora de darmos um BASTA. Junte-se a nós e venha protestar, pense em todo o sofrimento injusto que você e seus familiares estão passando, não se deixe levar por falsos argumentos, veja o sorriso do Eládio Amorim ao chegar na 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás, reportagem abaixo. Acredite em você e vamos dar fim a esta corja.
    http://www.dmdigital.com.br/index_popup.php?edicao=7762&contpag=16&posjornal=77&popup=776216

    ?

    MARTHA Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 15h33min

    Bravo Ricardo. Estou com vc e o movimento. Estou divulgando -o pelos quatro cantos do país!!!!!!!!!!!!!!
    Sds!!!!!!!!!!!!!!

    M

    Moderador do Fórum Segunda, 09 de fevereiro de 2009, 11h03min

    Caros usuários,

    As regras de conduta para participação no Fórum prevêem que "Nenhum usuário pode enviar mensagens que apresentem: (...)
    » provocações, ofensas ou ameaças,
    » conteúdos obscenos, vulgares, tendenciosos ou ofensivos à moral ou à legislação vigente.”

    Estamos adequando o conteúdo desta discussão conforme o exposto.

    Obrigado pela compreensão.

    R

    ROSANA Segunda, 09 de fevereiro de 2009, 23h16min

    SOBRE O ASSUNTO ASSISTAM, ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO, A AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE OCORREU NO SENADO E O MOTIVO DAS PROVAS DA 2ª FASE SEREM MAL OU NÃO SEREM CORRIGIDAS.
    imperdível!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=JYKacS38wMQ

    http://www.youtube.com/watch?v=Ov70gDupfec

    http://www.youtube.com/watch?v=Z6AX2RtU-ns

    http://www.youtube.com/watch?v=vNsEbd_UK9c

    http://www.youtube.com/watch?v=rOvZy8dN-1Y&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=UfnaW-LxIs8

    projeto de lei 186/2006, para abolir o exame de ordem.
    Sorte p/ todos.

    R

    Ricardo_1 Terça, 10 de fevereiro de 2009, 0h00min

    CRIAR DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADES

    A carteira de advogado está para a carteira de habilitação assim como, os cursinhos preparatórios estão para as auto-escolas que são intermediárias nas aquisições das respectivas licenças.

    Sem dúvida alguma; quem idealizou o Exame de Ordem apenas desejava criar um obstáculo para diminuir a concorrência, de tal forma que sua única preocupação era fazer uma indecente Reserva de Mercado.

    Contudo, a Lei de Gerson (levar vantagem em tudo) recepcionou o Estatuto da Ordem dos Advogados vislumbrando as demais e infinitamente possíveis maracutaias.

    Consagrou-se então, a máxima de quem faz Faculdade de Direito se forma Bacharel em Direito e não advogado, um profissional diferenciado que exerce um múnus público. Ora senhores, o médico cuida da vida e não há tarefa mais pública do que a saúde em uma sociedade.

    Recentemente, tentaram criar a figura do Bacharel em Medicina visando a criação de um exame de proficiência, mas os Acadêmicos de Medicina souberam rechaçar.

    Não se pode comparar a infra-estrutura de uma faculdade com a infra-estrutura de um cursinho , isso sem mencionar que, o corpo docente dos cursinhos é formado de professores das faculdades, que o período letivo dos cursinhos é infinitamente menor do que o período letivo para uma graduação e que os cursinhos não sofrem fiscalização do Ministério da Educação para os seus devidos licenciamentos. Proliferam como verdadeiros caça-níqueis, tendo sempre a frente um interlocutor com a OAB. Em nosso caso, o professor e advogado Rogério Borba, atualmente, assistente do professor e advogado Marcelo de Oliveira, Presidente da Comissão de Exame de Ordem do Rio de Janeiro. Ou seja, Rogério Borba ganha nas duas pontas preparando candidatos e reprovando candidatos.

    A avidez por dinheiro mencionada por Pedro Barreto em entrevista a Globo, advém do fato de que o ensino jurídico apenas requer “cuspi e giz”, onde não há necessidade de maiores investimentos, apenas a mão de obra do profissional mais desvalorizado da nossa sociedade e, portanto apresenta maior rentabilidade.

    Para obter bolsas de estudo e cursar Direito juntamente com meu único filho, fui responsável, durante 2,5 anos, pelo layout dos espaços em expansão da UniverCidade. Que, segundo Marcelo Carneiro , jornalista da Veja, a terceira maior universidade privada do Rio de Janeiro, com 12.000 alunos, nove campi e faturamento anual estimado em 40 milhões de reais, cujo proprietário é Ronald Levinsohn. O protagonista do maior escândalo financeiro do regime militar. Tendo sido proprietário da caderneta de poupança Delfin, com quase 4 milhões de correntistas, as dívidas de 250 milhões de dólares com o extinto Banco Nacional de Habitação levaram a empresa a pique. A Delfin foi liquidada e o governo bancou o rombo dos poupadores.

    Como se vê, o crime de estelionato não está adstrito apenas às operações financeiras, ele também pode ser aplicado no sistema de educação, sempre com a colaboração do governo e das corporações profissionais.

    O que mais me causa espécie é o fato de renomadas personalidades do mundo jurídico fazerem parte do corpo docente e freqüentarem assiduamente as unidades desta universidade.

    Mais surpreendente ainda; é o fato de bacharéis, em ano eleitoral da OAB, comprometerem seus votos com a atual presidência na troca por carteira de advogado.

    Ao darmos início a esta luta, sabíamos o quanto frágil era o nosso imenso exército. Apesar de sermos contrários a realização da prova e, portanto termos feito uma única prova, jamais exigimos a qualquer participante que não a fizesse. Porque entendemos que assim como no combate ao crime organizado, a falta de recursos financeiros sufocaria este sistema.

    O que não podemos aceitar é a presença de um Judas Iscariotes em nosso convívio, pois comigo também houvera uma tentativa de cooptação e eu rechacei. Você, Sebastião, tem a carteira e nós mantivemos o caráter.

    “De: S.LUIZ MOURA D
    Enviada em: segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 09:52
    Para: MNBD-RJ
    Assunto: Re: Anexo foto do autor do e-mail abaixo - Para divulgação geral

    SÓ PARA ESCLARECER, NÃO TENHO NADA CONTRA O MNDB, CONTINUO CONTRA A FORMA E O NÍVEL E EXIGÊNCIA DA PROVA DA OAB, MAS ISTO É SÓ UM CONSELHO, PARA QUEM PRECISA URGENTEMENTE PASSAR NA OAB, PARA TRABALHAR E GANHAR DINHEIRO, O CAMINHO MAIS RÁPIDO É ESTUDAR, POIS EU ESTUDEI E PASSEI, NÃO É IMPOSSÍVEL, AGORA QUEM TEM PAPAI PARA SUSTENTAR, QUEM TEM OUTRO EMPREGO, OUTRA FONTE DE RENDA, AÍ TUDO BEM PODEM CONTINUAR LUTANDO CONTRA ESSA OAB QUE USA O EXAME PARA AUMENTAR AS SUAS FONTES DE RENDAS, MAS JÁ AVISO, A LUTA É GRANDE.

    DESEJO A TODOS BOA SORTE; CONTINUEM LUTANDO CONTRA ESSA FORMA DE EXAME, NÃO CONTRA O EXAME, E NÃO SE ESQUEÇAM, ESTUDEM MUITO!!!”.

    S

    SERGIO RICARDO GONÇALVES DA SILVA Terça, 10 de fevereiro de 2009, 1h09min

    se possivel me envia este material, para poder me qualificar mais na area. valeu, beijos

    ?

    MARTHA Terça, 10 de fevereiro de 2009, 7h25min

    Ricardo!
    Todos os materiais que o movimento divulga enviando para meu email, que só vc tem, estou repassando para toda comunidade de Salvador.
    Este último por exemplo, acima, foi o mais recente.
    Abraços

    R

    Ricardo_1 Terça, 10 de fevereiro de 2009, 16h45min

    A ÉTICA AVALIADA NO EXAME DE ORDEM

    Suas palavras foram arremessadas como pedras e dirigidas a 4.400 pessoas que você sequer conhece, não tendo mais volta (“estudar é a solução!!!!!!!” - [email protected]). Como pôde tripudiar do sofrimento que um dia você já vivenciou? Você demonstrou não ter respeito nem a si mesmo, que dirá a mim. É surpreendente a rapidez com que você muda de opinião. Quando escreveu “PAPAI PARA SUSTENTAR” se referiu a meu filho, pois saiba você que tenho sérios problemas de saúde e nunca temi a morte porque antes morto com dignidade do que vivo vendido. A diferença básica é que o Direito para nós é uma paixão enquanto que para outros é um mero meio de subsistência. A luta é grande sim, mas pessoas como você as tornam maior. Dizem por aí que sem advogado não há justiça e eu complemento, a justiça está ruim porque existem advogados ruins. Fotos sem autorização? Sua pose já é a autorização expressa. Que sirva de exemplo a todos que um dia imaginaram aproveitar-se do movimento impunemente. E de prova que este exame não avalia a ética de ninguém. Não me interessa de que forma você obteve a carteira, o desprezo pelo seu semelhante só revela o cuidado que sua clientela deve ter.

    -----Mensagem original-----
    De: S.LUIZ MOURA D [mailto:[email protected]]
    Enviada em: terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 10:06
    Para: Ricardo; Fábio Fonseca
    Assunto: solicitação

    Prezado Ricardo e Fabio, serei breve neste e-mail, diante da proporção tomada sobre um comentário que fiz sobre um e-mail que recebi do MNDB, acho que fui mal interpretado, gostaria de esclarecer que não tenho nada contra ao MNDB movimento que inclusive já fiz parte, nem contra os seus integrantes, continuo achando a forma como o exame de ordem é aplicado é absurda, ocorre que, fiz somente uma opção, pois preciso trabalhar para me sustentar e resolvi estudar muito para passar nesta prova absurda, estudei muito, passei, não comprei ou ganhei de presente a minha inscrição nos quadros da OAB, tenho um enorme respeito e admiração pelos colegas em especial você Ricardo e seu filho Fabio, gostaria de solicitar que fossem retiradas as fotos postadas sem a minha autorização no blog do movimento e também gostaria que fosses cessadas as ofensas gratuitas que estão sendo deferidas a minha pessoa, acho que sempre os tratei com respeito e não vejo motivo suficiente para estes acontecimentos, peço encarecidamente que excluam meu nome dos sites, blogs e-mails de grupos , não desejo mais receber informes ou e-mails , continuo desejando a todos os integrantes deste movimento , muito boa sorte, mas ainda acredito que para quem esta precisando muito trabalhar e exercer a advocacia , que estudem , pois ainda acho que este é o caminho mais rápido. Volto a desejar boa sorte a todos vocês e retificar o carinho e respeito que tenho pelos senhores, não desejo ser inimigo nem de vocês nem deste movimento que considero justo, só não desejo ser ofendido gratuitamente. Certo de sua comprensão
    Desde já um grande abraço, Boa sorte.

    -----Mensagem original-----
    De: S.LUIZ MOURA D [mailto:[email protected]]
    Enviada em: segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 09:52
    Para: MNBD-RJ
    Assunto: Re: Anexo foto do autor do e-mail abaixo - Para divulgação geral

    SÓ PARA ESCLARECER, NÃO TENHO NADA CONTRA O MNDB, CONTINUO CONTRA A FORMA E O NÍVEL E EXIGÊNCIA DA PROVA DA OAB, MAS ISTO É SÓ UM CONSELHO, PARA QUEM PRECISA URGENTEMENTE PASSAR NA OAB, PARA TRABALHAR E GANHAR DINHEIRO, O CAMINHO MAIS RÁPIDO É ESTUDAR POIS EU ESTUDEI E PASSEI, NÃO É IMPOSSÍVEL, AGORA QUEM TEM PAPAI PARA SUSTENTAR, QUEM TEM OUTRO EMPREGO, OUTRA FONTE DE RENDA, AÍ TUDO BEM PODEM CONTINUAR LUTANDO CONTRA ESSA OAB QUE USA O EXAME PARA AUMENTAR AS SUAS FONTES DE RENDAS, MAS JÁ AVISO , A LUTA É GRANDE.

    PEÇO AOS RESPONSÁVEIS PELA DIVULGAÇÃO DA FOTO E O COMENTÁRIO GROSSEIRO, QUE RETIREM MEU E MAIL DOS CADASTROS DESTE MOVIMENTO.

    PEÇO QUE SEQUER RESPONDAM ESTE E MAIL.

    DESEJO A TODOS BOA SORTE, CONTINUEM LUTANDO CONTRA ESSA FORMA DE EXAME, NÃO CONTRA O EXAME, E NÃO SE ESQUEÇAM , ESTUDEM MUITO!!!

    -----Mensagem original-----
    De: marlene lemos [mailto:[email protected]]
    Enviada em: segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 00:51
    Para: [email protected]
    Assunto: INDIGNAÇÃO

    BOM DIA!
    INFELIZMENTE NÃO POSSO CHAMAR-LHE DE DOUTOR, POIS TENHO CERTEZA QUE NÃO FEZ DOUTORADO!
    MAS, O QUE O SENHOR ESTAVA FAZENDO NA PORTA DA OAB, JUNTAMENTE COM O MOVIMENTO DOS BACHAREIS?
    SE APROVEITANDO DE PESSOAS SÉRIAS, QUE ESTÃO LUTANDO EM NOME DE TODOS BACHAREIS?
    OU SEJA, O SENHOR ESTAVA SE APROVEITANDO JÁ QUE NÃO ESTUDAVA PARA PROVA, E SE UNIU AO GRUPO NA INTENÇÃO DE TIRAR PROVEITO CERTO?
    OU RESOLVEU MESMO ESTUDAR, OU ENTROU PARA O FAMOSO "GRUPO" DOS BABA OVO DO PRESIDENTE DA OAB, E CONSEGUIU A SUA BELA CARTEIRINHA, CERTO?
    ENTÃO, AMIGO, RESPEITE ÀQUELES QUE NÃO SE VENDERAM, E CONTINUAM NA LUTA DE "TODOS".
    ME DESCULPE, PELAS PALAVRAS SÉRIAS E FRANCAS, MAS ACHO UM OPORTUNISMO SEM VERGONHA DE TODOS OS BACHAREIS QUE NÃO PASSAM NA PROVA, E QUANDO CONSEGUEM ATRAVÉS DE QUALQUER MODO, SE SENTEM...
    ESQUECENDO-SE QUE UM DIA FEZ PARTE DOS SOFREDORES, E PIOR AINDA, TENTA PISAR NOS PRÓPRIOS COLEGAS.
    DE DOUTOR VOCÊS "ADVOGADOS" NÃO TEM NADA!
    VEJA O CASO DO JUIZ DE NITERÓI, QUE EXIGIA QUE OS PORTEIROS O CHAMASSEM DE DOUTOR, E QUAL FOI A RESPOSTA DO STJ?
    "VOSSA EXCELÊNCIA, NÃO PODE SER CHAMADO DE DOUTOR, POIS SOMENTE ÀQUELES QUE TEM DOUTORADO,ADQUIREM ESSE TÍTULO."
    ENTÃO SENHOR, PORQUE PERDER TEMPO EM PASSAR UM E-MAIL A TODOS OS SEUS EX-COLEGAS PISANDO, DESSA FORMA?
    EU SOU UM GRANDE EXEMPLO, PAREI DE DAR DINHEIRO A ESSA CAMBADA DE SAFADOS, NÃO FAÇO NUNCA MAIS TAL PROVA.PORÉM CONTINUO JUNTAMENTE AO LADO DE TODOS OS COLEGAS, MESMO NUNCA MAIS QUERENDO SABER DO DIREITO.
    E, QUERO VER SE O SENHOR CONSEGUE COM A SUA CARTERINHA, GANHAR MAIS DO QUE EU, QUE NÃO TENHO E NÃO QUERO TER ESSA DROGA.
    O SENHOR TEM QUE SER MUITO BOM PARA TER UMA CLIENTELA, E PARECE QUE NÃO É O SEU CASO, POIS DEMOROU MUITO PARA PASSAR NA PROVA, NÃO É?
    E, QUANDO TEM, E CASO CONSIGA GANHAR UMA CAUSA, TEM QUE ESPERAR MUITO PARA VER OS SEUS 20 OU 30%.
    ENQUANTO EU, TODOS OS FINAIS DE SEMANA EU TIRO LIMPINHO EM TORNO DE R$7.000,00 (sete mil reais).
    ENTÃO, INTELIGENTE, NÃO É AQUELE QUE PASSOU NA PROVA, É ÀQUELE QUE SABE GANHAR DINHEIRO!
    SE EU ESTIVESSE NO SEU LUGAR, PASSARIA OUTRO E-MAIL SE DESCULPANDO DAS SUAS PALAVRAS RÍDICULAS!
    PASSE BEM E BOA SORTE SENHOR,
    MARLENE LEMOS

    OBS: NÃO ESQUEÇA QUE A SUA FOTO ESTÁ BEM LEGÍVEL,JUNTAMENTE COM OS COLEGAS EM FRENTE A OAB/RJ!

    From: S.LUIZ MOURA D slmduarte@gmail.com
    Date: 2009/2/8
    Subject: Re: [mnbd-rj] Provas da OAB tem reprovação histórica
    To: Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito mnbd-rj@grupos.com.br
    Cc: João Ximenes jximenesf@yahoo.com.br, itacir flores itacirflores@hotmail.com, MNBD-RJ mnbd.rj@globo.com, "Marcio (MNBD)" litibaski@yahoo.com.br, Ricardo ricardo.ufrj@globo.com

    estudar é a solução!!!!!!!

    2009/2/8 marlenelemos@gmail.com

    Ando meio preocupada!
    Se a questão está tão grave assim, o erro não são dos Bachareis e sim do Governo que não fiscaliza as Universidades, delegando poderes a essa toda poderosa,OAB, para que o faça.
    Porém, acho que devemos é brigar para que as prova não sejam corrigidas pela OAB , pois eles não tem competência para tal. Além de que o intuito dela seja mesmo reprovar todos!
    E, o que os nossos governantes estão fazendo? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA!
    Ou todos tem rabo preso ou são incompetentes! Estão na verdade se lixando se a família do bacharel está passando necessidade.
    Gente, nós somos um grupo, e podemos fazer um formigueiro nas próximas eleições, não se esqueçam disso, é muito importante, lembrar que da mesma maneira que eles não estão nem aí para os bachareis, façamos o mesmo!!!!
    Não sei se trata de medo, dos jovens alcançarem seus lugares, pois só tem velhos no comando dessa OAB, e barrando os jovens, eles ainda continuam se dando bem, em cima dos pobres coitados, que acreditam que são doutoures.
    No entanto 99% deles nem se quer prestaram tal exame, além de estarem agindo fora da ética, pois nem doutores eles são, a maioria não tem nem mestrado, quanto mais doutorado.
    E, se fizerem uma pesquisa, a maioria dos bachareis tem o mestrado e muitos o doutorado.
    E, isso que matam esses coitados de raiva! kkkkkk
    Que peninha de todos vocês!
    Marlene Lemos

    Provas da OAB têm reprovação histórica

    De cada cem bacharéis gaúchos que prestaram o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em janeiro, 83 foram reprovados. O resultado, divulgado na semana passada, registrou um marco histórico e colocou em xeque o ensino jurídico do Rio Grande do Sul. A segunda etapa está marcada para o dia 1º de março em todo o país. E poderá derrubar ainda mais candidatos à carreira de advogado.

    O listão do exame da OAB foi publicado na quinta-feira com apenas 822 nomes. Estavam presentes para responder a cem questões objetivas 4.922 egressos de cursos de Direito do Estado que, depois de cinco anos de estudos, desejam atuar na advocacia. Mas o resultado (16,7% de aprovação) confirmou uma estatística que vem derrubando a imagem do Rio Grande do Sul no ensino jurídico desde o início do ano passado, quando os bacharéis gaúchos passaram a ser submetidos ao exame unificado, elaborado pela OAB nacional. Até 2007, a prova era elaborada pelo órgão regional e apresentava índices de aprovação entre 35% e 40%.

    Estamos na etapa de recursos, mas o percentual de aprovação coloca todo o ensino jurídico do Estado em alerta. Tenho feito debates e encontros, tentando mostrar que as faculdades devem se preocupar com o exame – diz Carlos Alberto Oliveira, presidente da comissão de Exame de Ordem da OAB no Rio Grande do Sul.
    http://www.radiofandango.com.br/archive/valor.php?noticia=11772

    Acesse http://mnbd-rj.blogspot.com/

    R

    Ricardo_1 Quarta, 11 de fevereiro de 2009, 0h26min

    10/02/2009 - EXAME DE ORDEM DA OAB TEM REPROVAÇÃO HISTÓRICA EM 2009

    MAIS DE 83% DOS BACHARÉIS EM DIREITO FORAM BARRADOS PELO EXAME DE ORDEM DA OAB EM JANEIRO/2009, ESTE NÚMERO PODERÁ CHEGAR ACIMA DE 93% DE REPROVAÇÃO! Pois os aprovados passarão ainda pela segunda etapa do certame! Notícia esta que assombrou os estudantes e graduados em direito de todo o Estado do RS ao lerem o ZH do dia 04/02/2009. E por esta manchete polêmica, o Presidente Nacional do MNBD, Dr.Emerson Rodrigues foi convidado pelo jornalista Lazier Martins da RBS TV, para participar ao vivo do Programa Palavras Cruzadas da TV COM, em POA, na noite da última quarta-feira 04/02/09, ainda participaram do debate representantes da OAB gaúcha, professores universitários e professores de cursinhos preparatórios.

    A pouco mais de um ano e meio o MNBD – Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito, vinha chamando a atenção para a reserva de mercado aplicada pela OAB aos graduados em direito, pois a cada ano que passa a justificativa que o exame de ordem serviria para frear a proliferação de cursos de direito Brasil afora, não se justifica, pois aumenta cada vez mais o número de cursos de direito. Nessa história toda, quem está pagando a “conta” é o estudante, o bacharel em direito que estuda, gasta um valor considerável durante 5 anos e ao se formar não é nada, apenas bacharel em direito, pois há de se levar em consideração que os cursos são autorizados pelo MEC, portanto, o Diploma é legalmente reconhecido pelo MEC. Existe um tripé constitucional, vejamos, a Universidade qualifica, o MEC fiscaliza e a OAB regulamenta a profissão como qualquer outro conselho responsável pelos seus profissionais, isso é, a prerrogativa legal da OAB é fiscalizar seus inscritos e retirar do mercado de trabalho os maus profissionais. Hoje o que ocorre no caso, é que a OAB, conselho que deveria dar um amparo, um incentivo aos recém formados no início de suas carreiras, está os excluíndo antes mesmo de conhecer seus trabalhos. Dizer que uma prova mede o conhecimento do bacharel é retroagir no tempo, pois se for assim, fechamos todas as faculdades de direito e incentivamos os estudantes a procurarem os cursinhos preparatórios ao exame e após um ou dois anos de preparação prestem o exame de ordem da OAB e sejam advogados. Façamos uma reflexão: Qual o verdadeiro interesse da OAB na manutenção do exame de ordem? Quem lucra com o exame de ordem? Quem esta por trás dos cursinhos preparatórios? E os milhões arrecadados a cada exame de ordem, causariam um abalo financeiro a quem? O discurso da OAB é que os cursos jurídicos são de má qualidade no Brasil, mas quem são os professores destas universidades, não são advogados inscritos nos quadros da OAB? A esperança dos bacharéis em direito, está nos 10 projetos leis que tramitam na Câmara Federal a respeito do tema exame de ordem e no Pl 186/2006 que tramita no Senado Federal, a previsão é que vá a votação ainda no primeiro semestre de 2009. O MNBD além de ações políticas também luta por um julgamento favorável junto ao STF, quanto a inconstitucionalidade do exame promovido pela OAB. Fonte: www.mnbd-brasil.com.br