OAB CESPE 2008.3 2ª FASE - PENAL
Este blog ajudara bastante quem for prestar o Exame de Ordem 2º Fase Penal
http://www.uniblog.com.br/praticapenal
Sonia, o judiciário existe para cobrir com o manto da correção situações equivocadas.
Situação mais do que nítida para o remédio processual constitucional (MS).
Sem maior análise do caso, sopesa a seu favor duas teses:
1º) Resposta de deferimento do recurso, merecendo a majoração da nota para o máximo do quesito, entretanto, com a pontuação atribuída erroneamente.
2º) Critério de arredondamento de nota que fere o princípio da razoabilidade, uma vez que seria mais justi´ficável atribuir-lhe 0,08 do que tirar-lhe 0,42.
Não desanime.
Forte abraço.
sonia
Se eu entendi direito,entao quer dizer que eles deferiram o seu recurso e concordaram que voce atendeu aos requisitos mas na hora de pontuar eles te deram nota 0,42 e nao 0,5 que é a nota maxima da questao
Se voce conseguir esse 0,5 voce consegue a aprovação?
Se sim,acho que voce deve entrar com MS
A oab e a cespe sao sinistras,se elas tiverem uma oportunidade minima,elas fazem o que melhor convir a elas
Sonia,
O que foi que vc recebeu como resposta ao aluno para o quesito?
No meu recurso, dando o argumento que achava viável, pedi o máximo para todos os quesito que não receberam pontuação integral na fase de correção. Pedir o máximo é o de praxe.
Para alguns eu ganhei o máximo, mas para outros, embora deferidos, eu ganhei parcial. Eles no entanto explicaram o motivo de ter sido parcial. Tá tudo na pagina 56 deste blog. Dá uma olhadinha.
Se o seu caso for igual, não acho que vá conseguir, mas se eles não fundamentaram e depois disseram que foi parcial ,sem o menor motivo, aí eu acho que vc urgentemente deve ingressar com MS.
João,
Que pena! Mas e vc? Concorda com o parecer do presidente?
Eu pergunto isso pq, na minha prova, eu acertei metade de uma questão e, mesmo sabendo estar a outra metade errada, eu trouxe um argumento para tentar ganhar ao menos 1 décimo no quesito zerado. Eles não deram esse décimo, mas eu mesma reconheço que foi muita forçação de barra da minha parte no tocante a este quesito em particular.
Já em outros ,eu pedi e tinha certeza de que eles não poderiam negar.
Sacou as duas situações?
Se eu tivesse sido reprovada por causa de não ter conseguido os pontos referentes à forçação de barra, eu aceitaria numa boa. Mas se, do contrário, tivesse sido reprovada por causa dos pontos que entendia serem justos, aí eu partiria para uma briga no judicial. MS sem dúvida.
Desejo a vc boa sorte sempre. Qlq que seja a sua escolha.
A propósito, minha pergunta anterior foi para saber se vcs do grupo estão migrando para outra lista. Cada dia que passa esta fica mais vazia. Queria saber se vc sabe qual lista está sendo a badalada para a segunda fase de penal.
Bjs
Sarah
Oi sarah obrigado pelo apoio,fico muito grato mesmo
Quanto ao despacho do presidente eu acho que ele deu a opiniao dele,eu acho errado,acho que o certo era ele entrar em contato com a pessoa que respondeu o meu recurso e perguntar pra ela ainal de contas porque ela mandou majorar ao maximo e só me deu metade dos pontos Acho que isso nao aconteceu
Eles ficaram com a faca e o queijo na mao e me deram a resposta mais conveniente para eles
Agora fico meio que sem argumentos né.Fica dificil querer discutir alguma coisa se eles assumiram um erro m,aterial deles e que minha nota é aquela mesmo.
Vida que segue Não desisto nunca e minha vitoria vai ser muito mais gostosa no fnal
Abraço
Celo de CAmpo Grande... vc tem por favor como me enviar seu espelho da resposta do recurso da Prova de Trabalho 2008.3 também estou na mesma "canoa" envie e e lhe mando os espelhos que tenho da resposta do recurso. Obrigado pela atenção fique com Deus, Paulo [email protected]
João Costa sinto muito que não tenha dado certo. De qualquer forma, pensa na possibilidade do MS, mas não deixe de estudar pra 2ª fase do 2009.1, vc terá tempo para isso! Apesar disso, vou tentar protocolar um pedido de reconsideração do recurso amanhã ..... rsrs ....só para desabafar, porque acredito q também será indeferido. E aí passou para 2ª fase?
Oi Sara, Obrigada pela companhia. Estou novamente na 2ª fase, 2009.1, embora só tenha estudado o suficiente para tirar o mínimo. É que estou mais preocupada com a prova objetiva. Não migrei para outro forum, tampouco, os abandonei. Acho este mais interessante! É q andei um pouco ocupada. Contem comigo, porque estou contando com vcs! Ficaremos juntos eté que todos passem, e ainda assim, poderemos trocar impressões sobre a nova fase de doutores ..........
Pessoal,
Para quem for fazer a 2a. fase em penal, segue uma dica:
Qdo estudei para esta fase, pude perceber que todas as provas elaboradas anteriormente pelo CESPE possuem uma questão referente a um tipo penal do CP.
A questão narra uma situação e pergunta qual crime a pessoa cometeu. Às vezes pára por aí, às vezes pergunta mais uma coisinha sobre o crime.
Eu não dei muita importância a isso. Achei que na hora encontraria fácil o delito, mas acabei me confundindo e errando metade da questão.
Recomendo que vcs leiam todos os tipos penais, se familiarizem com eles. O CESPE geralmente escolhe tipos penais semelhantes a outros para confundir. Se vcs seguirem a dica ficará fácil a identificação do delito.
Bjs
Sarah
Olá mariuza krause tenho acompanhado este forum e vejo que vc , assim como eu e muitos somos vitimas das injustiças da oab ! faço sempre penal na 2 fase e não aguento mais ser reprovada , realmente a correção é muito subjetiva o énultimo e o último exame agora eu fiquei com 5,11 embora tendo acertado 4 questões e a peça tentei no recurso mas foi indeferido , agora pra minha tristeza não consegui passar no 200.1 fui muito mal nessa prova gostaria de alguma sugestão de como estudar para a cespe nacional pq usei a mesma metodologia que usava antes e a diferença foi muito grande , eu agora estou confusa se estudo só lei seca ou se pego resumos , por favor se puder me ajudar eu agradeço .
ah e boa sorte agora na segunda fase, precisando de ajuda estou aqui , afinal de segunda fase eu tenho pratica...
Olá Pessoal,
Segue mais uma dica para penal:
Se o Cespe continuar abordando as alterações do CPP, acho bem provável que cobre, como peça, alegações finais por memoriais. Há quem ache que elas só são orais e isso está errado. Há possibilidade de serem escritas sim. Eu não duvido nada que eles possam cobrar isso.
Verônica querida, na verdade não segui uma fórmula para estudar para a primeira fase. Veja que não dá para reler toda e lei seca, embora tenha lido aquilo que menos sabia, inclusive, aproveitei o tempo de estágio para fazer isso! Como tenho dois estágios, quando posso, tiro uma hora para estudar alguma coisa sobre a aob (lei seca, artigos interessantes, julgados, etc).
Mas vai a dica: se faz estágio, utilize-o para APRENDER (aprofundar-se), e isso envolve estudar!Portanto, aproveite esse tempo.
Se não faz estágio, procure um urgentemente (mesmo que não te remunerem vale a pena, pois estará, de certa forma, antenada nas reformas recentes, principalmente em processo penal, que teve alterações significativas).
Outra dica: como na prova 2008.3/1ª fase, acertei somente uma questão de tributário e uma de comercial, aí me preocupei um pouco mais com essas matérias. Chatérrimas!!!!!!!!!! Realmente essa prova não estava fácil! Em regra, todas as questões te induziam a erro, exigindo muita atenção dos examinandos.
Ainda assim, caí em várias denominadas "pegadinhas", afinal a prova é extensa, logo, cansativa!
A verdade é que os dirigentes da OAB não querem mais advogados para dividir o mercado de trabalho! É uma maneira de frear o acesso à profissão e, ao mesmo tempo, valorizá-la, afinal, seus "membros", historicamente, fazem parte de um grupo "seleto".
Daí a desculpa: "as faculdades atuais preparam muito mal os alunos". Pura mentira! Basta pegar as provas dos anos anteriores, ou mesmo um livro preparatório de 2004 ou 2005, com questões do próprio cespe. O nível de dificuldade é outro!!!!!!!!
É uma questão política da OAB, nada mais!
Não podemos desanimar!
Como diria a Sara visualize a sua aprovação. Otimismo é sempre válido, entretanto, é preiso estudar!
Boa sorte!
OBS: recebi recentemente um material ótimo e atualizado para a 1ª fase, embora só tenha visto após a prova. Se quiser deixe o e-mail e te enviarei.
Oi SARA,
Vou fazer penal sim
Valeu a dica acima, pois bestialmente errei a capitulação do crime na última prova! rsrsrs.....
Claro que todas as dicas que puder me dar sobre penal serão bem vindas.
Se quiser mandar no e-mail: [email protected]
Obrigada por continuar conosco!
Vc continua sendo a mesma companhia MARAVILHOSA de antes!.......
Recomendo a todos que forem fazer Penal que levem um livro com a legislação especial consolidada.
Na última prova, parte da resposta da questão do banco XYZ estava no livro "LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL ,autor Ricardo Antonio Andreucci, Editora Saraiva, 5a edição (um livro amarelo).
Digo isto pq eu tinha comprado o livro, mas não tive tempo de folheá-lho para me familiarizar com ele. Na hora da prova, deixei esta questão por último, tinha apenas 10 minutos para respondê-la e não quis perder tempo buscando num livro que sequer tinha folheado. Fiquei com medo de não achar a resposta e já não dispor de tempo algum para responder.
Arrisquei trazendo como tese o erro de tipo e usei o CP para citar o artigo 20 e seus parágrafos, pois acreditava que excluindo o dolo da conduta do partícipe do gerente era uma boa tese de defesa. Realmente é, mas o CESPE não quer saber de uma resposta diferente da que eles elegem.
Erro de tipo exclui o dolo e, consequentemente, o agente responde na forma culposa, se houver. Como no caso em questão não há forma culposa, o agente não responderia por nada.
Essa tese é melhor que a individualização das condutas na denúncia, pois uma vez sanado este vício, nova denúncia poderia ser proposta.
Qdo que a segunda é melhor que a primeira? Nunca, apenas na concepção do CESPE.
Fiquei muito chateada ao ver parte da resposta no livro e, mesmo não concordando com a resposta (tratar-se de crime próprio), conclui que se tivesse copiado ao pé da letra o que o livro trazia eu teria acertado pelo menos metade da questão.
É um erro achar que na prova subjetiva vc pode adotar uma linha de resposta e fundamentar seu raciocínio. Vc terá que tentar responder conforme o espelho por eles elaborado.
Trata-se de uma prova subjetiva que na verdade é objetiva. Se vc fala, mas não cita o artigo que eles põem no espelho, vc erra.
Vamos discutindo...
Bjs
Sarah
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Pessoal,
Vamos, mais uma vez, embarcar na corrente positiva. Mentalizar, acreditar para atrairmos a energia boa e afastarmos as bruxas.
Vou conduzir a corrente, mas gostaria que alguém tomasse a frente, começando no lugar que eu estava. Quem se habilita?
4... +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++