Q

    Quel Quinta, 23 de abril de 2009, 21h24min

    Tereza, ainda não passei, vou prestar o próximo, mas não podemos deixar que nossos medos acabem com nossos sonhos, devemos nos jogar sobre os livros, cursos, códigos e tentar. Impossível não é, vamos que vamos!

    Fé em Deus!

    F

    Flor Wiles Sexta, 24 de abril de 2009, 19h15min

    Olá examinandos! Psé... Estamos na reta final hein?! Menos de um mês nos separa da tão esperada prova!

    Desejo ótima prova a todos! Estou fazendo pela segunda vez. Na outra edição, a prova foi no dia serguinte ao meu baile de formatura. Fui fazer a prova ressacada, após ter dormido apenas 3 horas e sem estudar. Acabei passando mal durante a prova.

    Para esta não estudei tanto quanto deveria, mas vou tentar mesmo assim. Dessa vez depois de uma ótima noite de sono para se manter calma na prova! Vale a dica!

    Fica outra dica que recebi de um preparador para concursos: nesses dias da finaleira, se o tempo para retomar alguma matéria é escasso, vale a pena se deter na leitura da lei mesmo, para ao menos estar familiarizado com a o texto legal.

    Mais ainda porque, a exemplo da última prova, as questões tem sido bastante objetivas (por assim dizer-se a 1ª fase), de modo que às vezes vale mais saber o que diz a lei do que entender a doutrina. Pelo menos na prova, na prática são outros quinhentos!

    Fica meu fraterno abraço e desejo de luz e calma na hora da prova para todos nós!!!

    Bjims!

    F

    Flor Wiles Sábado, 25 de abril de 2009, 22h29min

    Olá pessoal!

    Esqueci de dizer no outro post que possuo material do Instituto Damásio de Jesus.

    Um resumo ótimo e válido para essa correria final.

    Só me mandarem seus endereços de e-mail que eu encaminho!

    Forte abraço!

    C

    Carlin Sábado, 25 de abril de 2009, 23h02min

    Flor, quais os livros que vc vai levar na 2º fase?

    C

    Carlin Sábado, 25 de abril de 2009, 23h04min

    Quel, queria saber se alguém aí tem comentado sobre alguma previsão a respeito de que peça vai cair na segunda fase.

    A

    Ana Rodrigues_1 Domingo, 26 de abril de 2009, 1h27min

    Boa Noite!

    Estou prestando o exame pela 1° vez, estou com pouco material e estou um pouco apavorada. Tenho estudado pela lei seca, mas estou precisando de material...

    Agradeço desde já pela atenção!

    Boa sorte para nós!!

    [email protected]

    M

    Mário_1 Domingo, 26 de abril de 2009, 15h21min

    Sugestões:
    1. Esqueçam a segunda fase, pensem na primeira, pelo menos acertar 50 questões;
    2. Não fiquem esperando por anulações de questões é perigoso;
    3. Não façam exme se não acreditam no que estão fazendo. Façam para passar; nada de "fazer por experiência". Pense em conquistar o seu espaço;
    4. Estou num curso bem legal aqui em Salvador - Podivm e tenho lista de questões se alguem tiver direito;
    6 Quem está com pouco tempo, sem grana e sem curso, faça do do Vade Mecum sua "bíblia",leve com vc para onde, for...até no ônibus eu faço leituras;
    7. Respondam questões e tire dúvidas pelo google;
    8. Quem já fez e perdeu (como eu que perdi o último na segunda fase), esqueça o passado e pense no próximo e com esperança em passar;
    Boa sorte a todos!

    M

    Mário_1 Domingo, 26 de abril de 2009, 15h24min

    Digo: quem tiver interesse (ponto 4)

    J

    JNélito Domingo, 26 de abril de 2009, 16h33min

    Esqueci de fazer o requerimento na faculdade para pegar o certificado de conclusão, como já tinha entregado o certificado para fazer a segunda fase do exame anterior que levei pau, e nao tenho copia, será que dá´pra fazer a inscriçao sem o certificado?
    Alguém já passou por isso? será que consigo o certificado que entreguei na oab ou tô f... mesmo?

    Q

    Quel Domingo, 26 de abril de 2009, 20h38min

    Colega, quem já fez não necessita remeter documentos, apenas as etapas 1 e 2 para se inscrever novamente. Boa sorte!

    Q

    Quel Domingo, 26 de abril de 2009, 20h39min

    Carlin, não tem como saber a peça que eles vão pedir, estou me preparando para a primeira etapa, o certo é estudar todas as peças, vc vai fazer em qual área

    Boa sorte!

    V

    V.ALBUQUERQUE Domingo, 26 de abril de 2009, 20h50min

    No ultimo exame, resolvi fazer a prova no ultimo dia de inscrição. Imagine que correria, o que era esperado aconteceu. Não passei mas fiz a pontuação esperada 43 pontos. Sei agora que preciso me programar para estudar com mais tempo. Vale a pena passar uma dica: Li com toda vontade do mundo a Lei seca - Estatuto da OAB e Regimento, acertei todas. Li a Lei Maria da Penha e acertei as questões apresentadas e também li o Eca e acertei as duas questões. Vale a pena. Boa soarte a todos. [email protected]

    F

    Flor Wiles Domingo, 26 de abril de 2009, 22h55min

    Carlin!

    Ainda não estou pensando na 2ª fase. Estou mais focada na 1ª mesmo. Mas vou fazer para Civil a 2ª. Se tiver alguma dica ou quiser trocar alguma ideia, estamos aí.

    Abração!

    F

    Flor Wiles Domingo, 26 de abril de 2009, 22h59min

    Oi Ana! Não te apavora guria!

    A 1ª vez a prova assusta mesmo, mas é só por desconhecermos o que nos espera. Estou fazendo pela 2ª vez e te asseguro que não é um bicho de 7 cabeças, mas claro exige que se tenha estudado.

    Vou te mandar por email uma apostila do cursinho Damásio de Jesus, pela qual eu estou estudando. Ela servirá também para estudar para futuros concursos, pois é bem completa.

    Contudo, agora tenho me dedicado mais ao Código. Como disse o Mário aí em cima: o Vade Mecum virou Bíblia! rsrsrsrs

    Espero ter ajudado! Boa sorte para nós!

    A

    Anderson Ferreira Segunda, 27 de abril de 2009, 3h39min

    Flor Wiles | Neverland/RS

    Poderia enviar-me o material que possui do Damásio???

    E-mail: [email protected]

    R

    rita de cassia Segunda, 27 de abril de 2009, 17h48min

    Se vc puder me enviar seu e-mail, eu te respondo e vc me passa o material. pode ser?
    Obrigada.

    S

    Sônia Silva Segunda, 27 de abril de 2009, 22h09min

    Pessoal

    não se percam em doutrina, pegue somente coleções específicas para exames de ordem.
    Pra 1ª fase fui muito segura da última vez pois sentia que sabia um pouquinho da cada coisa.
    Em resumo: organize-se e pegue resumos específicos, esqueça doutrinas com muita explicação; estude as DISCIPLINAS QUE MENOS GOSTA, pois elas tambéms estarão lá e se vc não souber o mínimo te atrapalha e muito; leia e releia Ética (10 questões) e o baixe o regulamento interno da OAB no google.
    Foi isso que eu fiz. Um forte abraço e sucesso!!

    S

    Sônia Silva Segunda, 27 de abril de 2009, 22h11min

    Olha essa pra 2ª etapa
    A fonte é do blog do Professor Maurício Gieseler de Assis.

    Não é raro que muitos candidatos fiquem em dúvida quanto à disciplina mais adequada para se enfrentar na 2ª fase do exame de ordem. Esta dúvida pode ter três origens:

    1 - O candidato, que já reprovou outras vezes no exame de ordem, vem optando por uma mesma disciplina na segunda fase e não tem obtido sucesso, fazendo-o mudar de idéia quanto a sua área;

    2 - O candidato vai fazer o exame de ordem pela primeira vez e não sabe o que escolher;

    3 - O candidato julga-se bom em duas disciplinas distintas mas está em dúvida sobre qual delas optar.
    Quanto à primeira hipótese, parece-me claro que seria totalmente imprudente trocar uma disciplina por outra exatamente agora, pois faltam aproximadamente uns dois meses para a segunda fase. É um lapso de tempo muito curto para optar por uma outra área, pois não só o direito processual daquela disciplina tem de ser apreendido, assim como seu direito substantivo. Logo, o ideal é buscar de todas as formas se aprofundar melhor na sua área de preferência para enfrentar o próximo exame, ou, efetivamente trocar de área, mas visando o 2º exame de ordem de 2009. Estudar exige planejamento. Se aparentemente a sua área-fim parece-lhe insuperável, estruturar um planejamento com um prazo maior pode ser a solução mais adequada.

    No segundo caso, o candidato novato, que não tem em especial nenhuma afinidade com uma área específica do direito, pode se sentir tentado a "seguir a maré" e optar pela área mais badalada hoje no exame de ordem: o direito do trabalho. No entanto, essa pode não ser uma escolha sábia.

    Tendo como parâmetro o último exame de ordem, pode-se afirmar que a prova mais complicada é a de direito penal - só recomendável para quem realmente gosta deste direito e já teve alguma experiência na área.

    Processualmente falando, o direito do trabalho é o mais simples. Até agora o Cespe, no exame unificado, só cobrou duas peças - reclamação trabalhista e contestação. No entanto, tanto na peça prática como nas questões, a prova trabalhista tem sido elaborada de forma a confundir os candidatos, com questões "cinzentas", em que a aplicação do direito no caso em concreto não é algo tão óbvio para quem conhece direito do trabalho. A questão do dano moral na peça prática foi assim, assim como na questão da prescrição intercorrente e a questão do adicional de insalubridade. O direito do trabalho é não exatamente uma opção óbvia em termos de menor complexidade na segunda fase - isso pode ser uma percepção errônea.

    O direito tributário, assim como o penal, demanda que o candidato tenha alguma vivência na área. Processualmente falando, na opinião de quem já fez, não é tão difícil, mas sem dúvida demanda um bom conhecimento do direito material. Logo, não é uma opção recomendável para que está em dúvida.

    Os direitos constitucional e administrativo compartilham um certo desprezo por parte dos candidatos - são poucos os que se aventuram nessa área. Obviamente decorre da especificidade das matérias, nem tanto pela questão processual, mas sim porque é difícil vermos bacharéis com prática real nesse campo.

    Sobrou o direito civil - a mãe de todos. Em termos processuais, é o mais abrangente, o que assusta bastante, mas tem demonstrado uma peculiaridade interessante: todas as respostas estão no código civil. No último exame todas as respostas estavam estampadas em algum dispositivo do Código Civil, o que restringe bastante o universo de pesquisa do candidato, ajudando-o na hora de responder a prova. Não, é naturalmente, uma escolha óbvia, mas presume-se que qualquer bacharel tenha tido uma maior vivência com o direito civil ao longo do curso.

    No terceiro e último caso, a solução é bem simples. Resolva as três últimas provas das duas áreas de sua preferência, fazendo-o de forma simulada. Na área em que você obtiver um desempenho melhor, será, naturalmente, a sua opção.

    No mais, o método geral de escolha da área de concentração para a segunda fase é igual ao terceiro caso: resolva antes as provas anteriores, mensure seu desempenho, e faça uma escolha racional, sem achismos ou suposições. Se você for perguntar para vários colegas qual é a melhor área, certamente escutará toda sorte de respostas, sob os mais variados argumentos. Fuja disso! Procure avaliar na prática qual é a melhor opção antes de escolher sua área. Ainda dá tempo!!

    Postado por Maurício Gieseler de Assis.

    F

    Flor Wiles Segunda, 27 de abril de 2009, 22h32min

    Oi Anderson!

    Te enviarei o material sim. Espero que seja útil.

    Grande abraço e boa sorte!