Exame de Ordem 2009.1 - 1ª fase
Olá, pessoal!
Vamos usar este espaço para trocarmos ideias relacionadas ao exame, apostilas....
Vocês estão fazendo algum curso?: lfg, damásio...
Flor.. não consegui abrir o material... Tem como mandar outra vez??
Bjs e boa sorte pra nós!!
Olá, também não consegui abrir o material.
Flor, se puderes me enviar novamente, ou outro colega que tenha conseguido, ficarei muito grata.
Pessoal, tenho um resumo de ética e do ECA, se precisarem posso enviar, é bom para não ficar só no texto fechado da Lei.
Boa Sorte... Tá chegando o dia e vamos que vamos...
Olá, também recebi o e-mail da Flor, mas não consegui abrir o anexo. Agradeço pela colaboração de todos, juntos venceremos se DEUS quiser. Se alguém tiver algum material para me mandar, meu e-mail é [email protected]
Obrigado!
Sorte a todos...
Quel eu ainda não consegui abrir o material. Se não for pedir muito, por gentileza, envie para mim: [email protected]
OBS: se tiver como mandar no formato .pdf eu agradeço, pois neste pc não tem como extrar documentos em formato zipado.
Obrigada!!
Pessoal, olha o que a OAB está preparando para o Exame de 2010:
Fonte: http://blogexamedeordem.blogspot.com/
Exame de Ordem deverá passar por alteração a partir de 2010
Essa notícia é de 04/04/2009.
Projeto deverá ser discutido na próxima semana pelo Conselho da OAB Nacional e prevê a inclusão de novas disciplinas na primeira fase das provas.
“Tivemos um desempenho que deixou muito a desejar. Houve uma queda mais acentuada agora, neste último Exame de Ordem”. A declaração é do conselheiro federal da OAB/RN, advogado Adilson Gurgel de Castro ao comentar sobre o baixo índice de aprovação no último Exame de Ordem, no qual 29,7% dos candidatos foram aprovados.
Provavelmente, na próxima segunda-feira (06) seja colocado em pauta na reunião do Conselho da OAB Nacional o processo, do qual Adilson Gurgel é o relator, que prevê modificações que poderão tornar ainda mais complexas as provas do Exame de Ordem.
“Caso o conselho da OAB aprove o projeto, a partir do próximo ano deverão ser incluídas na prova da primeira fase, disciplinas como filosofia, sociologia, economia, teoria geral do estado e ciência política”, disse.
Ele explica que a inclusão dessas disciplinas poderá ocorrer por se tratarem de matérias essenciais para a prática do direito e que representam a base do conhecimento para o exercício da advocacia.
A idéia é fazer uma reformulação no modelo que vem sendo utilizado na primeira prova e exigir mais raciocínio do aluno – através de questões mais interpretativas -, diferente do que existe hoje, que exige mais memória e pouco raciocínio jurídico.
Para a prova da segunda fase, na qual os candidatos se submetem às questões subjetivas e à elaboração de uma peça jurídica, não há previsão de mudança.
Apesar de reconhecer que o nível de aprovação vem baixando nos últimos anos, principalmente após a unificação do concurso em todos os estados do Brasil, exceto São Paulo e Minas Gerais, Adilson ratifica a posição da Ordem dos Advogados de que o objetivo da entidade não é “apertar” e sim fazer uma prova possível de aprovação.
“As instituições precisam se dedicar mais ao ensino e os alunos têm que estudar. Aqueles que estudam regularmente, sem deixar para a última hora conseguem a aprovação”, completa.
Fonte:http://www.nominuto.com/noticias/cidades/cursos-de-direito-serao-avaliados-pelo-ministerio-da-educacao/30018/
Até a última prova objetiva (03/2008), 90% das questões formuladas exigiam dos bacharéis o conhecimento puro e simples da lei ou da jurisprudência sumulada dos tribunais superiores. Se as alterações divulgadas nessa reportagem efetivamente ocorrerem, teremos uma prova mais próxima do desejável em termos de efetiva avaliação dos bacharéis de direito, mas também teremos um percentual maior de reprovações.
Se o atual modelo já causa tanto estrago, a implantação de uma prova que exija interpretação, um raciocínio jurídico que vai além do simples ato de decorar o texto da lei, muito provavelmente o exame de ordem exigirá mais tempo de preparo de cada um dos milhares de bacharéis de direito.
A grande verdade é que o ensino jurídico no Brasil, hoje, é uma tragédia passivamente tolerada. A alteração do modelo do exame de ordem, nos moldes acima delineados, implicaria em uma prova mais condizente com o propósito de se escolher os bacharéis mais capacitados, assim como implicará na exposição crua, nua e indefensável do mercantilizado ensino jurídico.
De toda forma, quem já é bacharel de direito deve aproveitar e passar ainda este ano no exame. E quem só o será em 2010, é bom começar a se preparar desde agora. A notícia pode até não se confirmar, mas é melhor não pagar para ver, até porque estudar não faz mal a ninguém.
Sem forçar muito a imaginação, o aumento do grau de complexidade do exame provavelmente tem correlação com o enorme número de bacharéis que são "despejados" das faculdades todos os anos. Com a adesão da Seccional de São Paulo ao exame unificado, temos inscritos no exame de ordem 01/2009 aproximadamente 66.400 bacharéis (esse número aproximado decorreu da soma do número de bacharéis inscritos no último exame unificado - 47.521, com o atual número de bacharéis inscritos somente na seccional paulista para o atual exame de ordem - 18.917). Se 27% deles forem aprovados (média nacional), teremos mais 17.928 advogados aprovados no mercado. O raciocínio é simples: O mercado da advocacia já ultrapassou o ponto de saturação e está na hora de fechar a porteira.
Sempre me neguei usar a expressão "reserva de mercado" para definir o exame da OAB, não só por achar que tal expressão é mal-utilizada como também por acreditar que o exame de ordem é absolutamente indispensável. Mas agora parece que será praticamente inevitável usá-la...
Fonte dos dados: http://www.oab.org.br/examedeOrdem/pdf/OAB_08_3_DesempenhoSeccionais.pdf e http://www.oabsp.org.br/noticias/2009/05/12/5469
Olá, também recebi o e-mail da Flor. Agradeço pela colaboração de todos. Se alguém tiver algum material de comercial, ECA, processo civil e ambiental para me mandar, meu e-mail é [email protected]
Obrigado!
Vamos que vamos! Falta pooouco... ai ai ai rs
Acessando pela 1a vez, tenho uma proposta para colocar aos bacharelandos que irão realizar exames neste domingo.
"vamos criar um movimento para exigir que, nas alterações propostas para os exames da OAB à partir de 2010, não seja necessário repetir o exame em que já fomos aprovados, utilizando-se dos mesmos critérios que a entidade utiliza para a classificação ou desclassificação de candidatos?. Dá-se uma certificação parcial da aprovação em cada etapa, não havendo necessidade do candidato a cada inscrição passar pela 1a fase, fato que toma muito tempo do candidato, pois tem que se preparar novamente. Nesta proposta, os bacharelandos teriam mais tempo para a preparação na 2a fase ou 3a fase, caso o modelo venha a ser aplicado."
Vamos trabalhar para esta cdonquista e boa sorte a todos no domingo dia 17/05.