Eu represento, meu filho de 3 anos e gostaria de saber, como proceder neste caso: O pai dele deve algumas pensões, já notifiquei e o Oficial de Justiça já encontrou ele, com isso já se passaram os 3 dias q ele tinha para o pagamento do valor determinado. Como eu devo proceder para notificar que ele não pagou ainda ? E em que caso ele vai preso ?

Respostas

    A

    Aninha Suspenso Segunda, 22 de junho de 2009, 17h46min

    Obrigada Drª juliana, ja estou quase certa de terminar a enfermagem e fazer direito, esse conhecimento se da ao fato de ler muito sobre direito e ver as respostas de vcs advogados. Rsrsrsrsrs.
    Boa tarde a todos.

    A

    ana paula ribeiro Quarta, 03 de dezembro de 2014, 15h06min

    ola tenho uma filha de 3 anos desde que ela nasceu o pai dela nunca pagou pensão ja fui no forum la foi estipulada o valor que ele tinha que pagar desde entao eu tenho esse papel mais não seio que fazer para dar continuidade no procedimento se alguem poder me ajudar ficarei agradecida.

    S

    Sérgio Neto Terça, 09 de dezembro de 2014, 22h34min

    Tire uma duvida:
    Sou Funcionário Público (Ministerio da defesa) e tenho rendimento mensal de R$ 3.900,00 e já tive dois relacionamentos com pessoas diferentes e com um filho com cada uma e hj eu dou R$ 500,00 para cada um...sendo que um filho fica com a minha mãe e outro com a mãe dele pois estou servindo no estado do Pará e os meus filhos no RJ e nunca deixei de pagar esse valor. Hj, eu vivo com uma pessoa que tem duas filhas e todos moramos juntos e as meninas não recebem pensão alimentícia. do respectivo genitor.
    Agora aconteceu um fato que o meu Batalhão falou que tenho que pagar R$ 1.100 a mãe do filho que se encontra com ela. Pergunto?
    1 - Não tenho que ser notificado para o juíz ou a Juíza determinarem valores com a minha presença..pq com isso o meu filho que está com a minha mãe não vai receber o valor que estava sendo pago pois tenho minhas dividas e meu sustento e o mais estranho que pediram para eu entrar em contato com ela para abrir uma conta para ser feito o desconto. (deposito o dinheiro na conta da irmã dela, pq a mesma não tem conta em banco);
    2 - Sei que tenho o dever de ajudar a criança e por isso nunca deixei de depositar essa grana e outra coisa a criança tem 2 anos e ainda tem direito assistência hospitalar pelo Exército, aonde é descontado todo mês do meu ordenado e achei muito estranho esse valor para uma criança de 2 anos que ainda não tem despesa com instrução;
    3 - A pessoa na qual eu vivo hj e tenho uma vida de União estável eu arco diretamente com as despesas com ela e as filhas dela e ela não trabalha de carteira assinada, pois ela é cantora e vive de biscate para ganhar o seu dinheiro.
    Quero q seja feito o certo..vcs podem me ajudar seria muito grato
    Pq nunca fui notificado e por isso estranhei essa situação.
    Att
    Sérgio

    S

    suelen Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 15h44min

    ola eu represento meus filhos gemeos de 8 anos a ultima pensão que o pai deles mandou foi a um ano atraz meu advogado entrou a 1 semana atraz com o pedido de execuçao da pensão so que o pai dos gemeos me ligou e me falou que no dia 24 de fevereiro ira me manda 150 reais que e abaixo do o valor da pensao mais eu corro risco dele ñ me pagas os 12 meses atrazados

    R

    Rafael F Solano Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 17h14min

    Não, ele pode até voltar a pagar normalmente agora, o que e ficou devendo ele ainda vai dever.

    M

    Marlene Moura Segunda, 11 de janeiro de 2016, 20h32min

    Oi Juliane Caroline Batista, td bem? Entendo sua revolta. Realmente tem mulheres oportunistas e levianas, mas existem país super irresponsáveis. Eu sofro pela minha filha, que graças à Deus não entende nada, pois tem paralisia cerebral, visão subnormal e não fala. Eu estou numa luta ferrenha prá conseguir receber a pensão dela e não consigo. O pai dela não paga, não faz questão de pagar e eu não tenho coragem de levar adiante, e correr o risco dele ser preso. Das duas uma, ou ele nunca mais paga, ou a família dá um jeito de pagar, o que não acho justo, a responsabilidade é dele. É só um desabafo. Cada caso é um caso. Minha filha tem 17 anos, quase 18 e não recebe nem pensão e nem carinho do pai, e só Deus sabe se um dia vai receber. Sigo aguardando a boa vontade do pai da minha filha.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 11 de janeiro de 2016, 20h41min

    "O pai dela não paga, não faz questão de pagar e eu não tenho coragem de levar adiante, e correr o risco dele ser preso."

    Ele ser não é punição, castigo, é consequência. Se vc acha que é certo sua filha passar algum aperto porque o irresponsavel do pai que vc arrumou para ela não cumpre a obrigação dele, vc sacrifca seu filho para proteger o pai. Isso é ilogico!!!

    A familia do pai não vai pagar NADA!! Ele é que deve se virar, pegar dinheiro emprestado, alugar o corpo, vender 1 rim, que se dane, mas que pague. Mas, vc está certa, ele nunca vai pagar mesmo, afinal, vc tem MEDO que ele seja preso.

    M

    Marlene Moura Segunda, 11 de janeiro de 2016, 20h43min

    É Flor de Liz, vendo seu relato, e outros, penso que as pessoas quanto mais mau caráter, mais se dão bem. Mas a Justiça dos homens falha, a de Deus jamais. Tenho fé que um dia isso muda. Boa sorte prá nós. Bjs.

    J

    Juliana Terça, 12 de janeiro de 2016, 10h34min

    Bom dia,então estou com um problema com o Pai do meu filho e queria saber se alguém pode me dar uma ajuda....Ele me colocou na justiça a quatro anos e não cumpri com a determinação do juiz, traz meu filho no horário que ele que,ele não paga a pensão no dia já está atrasada a um tempo,ele diz que não trabalha registrado mas trabalha,ele me ameaça direto ,não sei mas o que fazer...Quando nos separamos ele vendeu as coisas do meu filho como berço,carrinho,roupas e etc...E meus moveis e colocou fogo nas minhas roupas,fui até a delegacia e eles falaram que eu não podia fazer um bo, então pensei pai que é pai não fazeria isto eu me revoltei e não quis que ele visse meu filho ai ele me colocou na justiça,queria indenização e a guarda do meu filho,sofri muito mas ele não conseguiu,e ele conseguiu 23% de um salario minimo para pagar a pensão e até hoje o valor não mudou ,quando ele dá é 180,00 reais e mas nada ,sem decimo terceiro e férias,sem nada alguém por favor me ajude....Obrigada

    R

    Rafael F Solano Terça, 12 de janeiro de 2016, 13h31min

    Seu filho consome em alimentos e roupa básica mais de 360,00 por mês?? Se vc tem prova disso, das despesas BÁSICAS da criança acima de 360,00 vc pode requerer aumento na justiça. O valor da pensão não aumentou porque vc não se mexeu para conseguir.

    Impedir a criança de ver o pai não pude o pai, vc roubou de seu proprio filho o direito dele, da criança, em conviver com o pai que vc pessoalmente escolheu para seu filho, o cara não caiu de paraquedas e lhe fecundou no escuro, lamento dizer. O que o pai de seu filho fez tmb não foi bonito, mas era para atingir especialmente vc, que teria de se virar para conseguir berço, roupa e etc, ele não feria diretamente a criança, impedindo-a de estar com vc, pro ex, tornado-a infeliz. Reflita nisso se vc de fato AMA seu filho, e não sente apenas posse por ele.

    Se existe regime de visitas judicializado vc pode com testemunhas do descumprimento das regras, pedir alteração do regime de visitas.

    R

    Rafael F Solano Terça, 12 de janeiro de 2016, 13h32min

    Pensão sobre férias apenas garante que a criança receba pensão tmb no mês que o pai não trabalha, e sobre o 13º não serve para nada de especial pois a despesa básica da criança no mês de Natal é a mesma de sempre, ela não come mais, não veste mais, etc etc.

    Fernanda Ferreira

    Fernanda Ferreira Quinta, 03 de novembro de 2016, 21h18min

    Boa Noite alguém pode me ajudar ?? botei o pai dos meus filhos na justiça tem um ano , meus filhos recebia descontado em folha certinha si q ele foi mandado embora do trabalho , e fez 3 messes q ele nao dat pensao ja fui na defensoria publica tirei o estrato ai vem disendo RETORNO DA CONCLUSAO DO JUIZ AI A MENINA DO FORUM FALOU Q TENHO QUE ESPERAR SAI DA MESA DO JUIZ , AGORA ENTREI PELA INTERNETE E ESTA DIZENDO ASSIM ,Localização na serventia: Processamento, OQUE QUER DIZER ? DEMORA PRA MIM DA ENTRADA NA EXECUÇAO DE PENSAO COMO FAÇO ?? ME AJUDEM ???

    F

    Fernanda Segunda, 14 de novembro de 2016, 10h17min

    Bom dia fui informada ontem que meu ex nao vai pagar a pensao este mes no dia 20, por que vai usar o dinheiro da pensao pra se mudar de casa, como devo fazer?Estou dependendo deste valor neste mes.

    N

    Nelson de Lina Junior Quinta, 17 de novembro de 2016, 13h16min

    Olá Fernanda, de qual cidade você é? Abraço

    R

    raquel Segunda, 05 de dezembro de 2016, 13h48min

    Boa tarde estou confusa , estou em processo de alimentos provisórios , onde o pai da minha filha entrou com recurso alegando que não possui condições para pagar, já se passaram 06 meses e agora pedi para minha advogada entrar com a execução dos valores será que demora muito, tendo em vista que ele não liga ou demonstra qualquer interesse por ela

    D

    delso Terça, 13 de dezembro de 2016, 10h47min

    Bom dia.Minha ex mulher entrou com um processo contra mim por pensao porque fiquei sem pagar 4 meses porque estava desempregado, agora ja estou trabalhando e quero colocar em dia, minha duvida eh se tenho que pagar tambem os honorarios do advogado que ela contrato para a justica?Ou pago so o valor devido com juros da justica?

    F

    Fran Paulinha Domingo, 28 de maio de 2017, 17h03min

    eu recebi um papel da defensoria pública fslsndo valor e falando de ordem de prisao mais ele não recebeu iq fazer

    A

    Anne vaz Segunda, 14 de agosto de 2017, 10h25min

    bom dia , ja venho do segundo processo para o pagamento de pensao, no primeiro no dia da omologação o (pai) , disse que nao queria mais pagar aquele valor acordado, e acabou que o processo foi extinto. Dai ja nao sei se realmente, procederam corretamente , porque eu conto com a defensoria publica, nao tenhop condições de arcar com os custos de um processo. meses depois apos desaprecer , ele entrou com um processo para regularizar a pensao, apenas isso, e eu apos ser intimada, entrei com um processo para que ele voltasse a pagar a pensao, no qual ele foi citado pelo oficial na propria audiencia dele. Ali foi feito um novo acordo de pensao, e da visita.
    mas infelizmente esse acordo nao vem sendo cumprido, ele paga o valor que quer, a data que quer, enfim. Resolvi ir ate o forum novamente, onte ele recebeu uma intimação para pagar os atrasos em 15 dias. Mas ja passaram e ele nao, fez o pagamento.
    eu li em respostas anteriores que este prazo nao conta muito.
    Eu nao sei realmente como proceder apartir deste ponto, uma amiga minha, me disse para eu ir a uma delegacia, nao sei nrealmente o que fazer.
    gostaria de uma orientação por aqui .

    A

    Anne vaz Segunda, 14 de agosto de 2017, 10h36min

    ourto detalhe bem interesante, ele ja fez questao de me mandar uma mensagem dizendo, que vai reduzir o valor. O que me cabe fazer em relação a tudo isso.

    L

    Liam Segunda, 14 de agosto de 2017, 17h44min

    Boa Tarde pessoal,

    Gostaria de suscitar uma duvida aproveitando o gancho da discussão nesse post. No caso de uma execução pelo rito da prisão, e ocorrendo essa prisão, caso o Executado, cumpra o prazo estipulado encarcerado, qual é o procedimento que deve ser adotado pelo advogado na sequencia?

    Considerando que não seja possível requerer o pedido de novo mandado de prisão nestes autos, pergunto:

    1 - É possível pedir a conversão da Execução para o rito da expropriação de bens?

    2 - É possível, apresentar nova planilha com as 03 últimas pensões em atraso e requerer nova prisão nestes mesmos autos?

    3 - Ou, nada disso será possível nesses autos, devendo ingressar com uma nova execução com rito da prisão (3 últimas e que se venceram no curso da ação) e cobrar o débito daquela pela via da expropriação de bens, também em outro processo?

    Aguardo o auxilio dos colegas se possível.