O meu caso é o seguinte: fui aprovado em primeiro lugar em um concurso público. Estou na espectativa de ser convocado para apresentação da documentação exigida. Dentre estes documentos, há a exigência do diploma de nível superior, para o cargo ao qual concorri, contudo ainda sou estudante do cargo referido(penultimo semestre), sendo assim gostaria de saber se posso entra com um mandado de segurança preventivo para assegurar minha vaga.

Desde já agradeço a todos os que opinarem e ajudarem a esclarecer a minha dúvida.

Respostas

    R

    renata galhego Segunda, 16 de janeiro de 2012, 17h39min

    Boa Tarde, BRANCAS. eu me formo no meio do ano de 2012 em pedagogia. Por favor, me envie o mandado de segurança impetrado por você para reserva de vaga em concurso, porque eu estou prestes a ser chamada no concurso que prestei em dezembro de 2011 e que exige diploma para que possa tomar posse e exercício no cargo. Obrigada. Renata. Meu e-mail é: [email protected]

    M

    Maira Luise Quarta, 18 de janeiro de 2012, 15h01min

    Boa tarde, também gostaria de receber referido material, pois estou com problema parecido a ser resolvido com urgência. obrigada
    email: [email protected]

    T

    Tbetiati Quinta, 19 de janeiro de 2012, 22h34min

    Passei no concurso público da Celesc e acabo de ser chamado para apresentação, contudo só me formo em dez/2012. Preciso que alguém me mande esse material com urgência.
    end: [email protected]

    Obrigado pela atenção.
    Atenciosamente, Thiago.

    R

    renata galhego Sexta, 20 de janeiro de 2012, 11h43min

    Bom Dia, gostaria que alguém, por favor enviasse o material sobre o mandado de segurança com urgência, pois vou ser chamada até o final de janeiro e só concluo o meu curso em junho de 2012. Atenciosamente. Renata. Meu e-mail é: [email protected] ou [email protected]

    N

    NathaliaX Sexta, 20 de janeiro de 2012, 17h23min

    Meu caso: vou para a proxima etapa do concurso, a prova de titulos, mas o edital so aceita o certificado de conclusao da pos juntamente com historico. Aceita tambem certidao, mas para quem concluiu a pos ate 01/2008 e quem concluiu antes disso, nao mais. E o meu caso. Conclui fim de 2007 e tive alguns cotratempos que impediram de eu ja ter o certificado. Pergunta: cabe um mandado de segurança? Se sim, preciso de orientaçoes de como proceder.

    N

    noellebalio Quinta, 26 de janeiro de 2012, 1h00min

    Querido Brancas, gostaria de saber o numero da lei da LDB que diz isso e se pudesse mandar o material sobre o seu caso pra mim ficaria grata: [email protected]

    R

    Rafamp Quinta, 26 de janeiro de 2012, 14h09min

    Gostaria que algum dos participantes me enviassem o material referido pela brancas, pois meu caso é semelhante e quero me preparar com alguma antecedência.
    grato pela colaboração
    [email protected]

    R

    Rafamp Quinta, 26 de janeiro de 2012, 14h10min

    Alguém tem noticia do desfecho do caso da brancas ou de outro semelhante?

    T

    ThiagoSC Terça, 07 de fevereiro de 2012, 9h55min

    Boa tarde, você ou alguém poderia me dar mais informações de como ingressar com este pedido de abreviação de curso? A minha ideia, seguindo a sugestão da Bianca é entrar com este pedido de abreviação de curso e enquanto este pedido é analisado, eu entrarei com um mandado de segurança com pedido liminar para segurar a vaga. Além disto, você possui o tal "material da Bianca" para me enviar? Se alguém mais tiver, favor encaminhar para [email protected]. Desde já agradeço.

    A

    Alessandro MB Quarta, 08 de fevereiro de 2012, 16h04min

    Prezada Brancas Neves, ou qualquer outra pessoa que tenha recebido o material da LDB.
    Tenho um irmão na situação que descreveu. Peço a gentileza de me encaminhar, com urgência, o material informado para que ele possa adotar as providências ([email protected]).

    Grato

    A

    AlanPE Sexta, 10 de fevereiro de 2012, 0h15min

    Brancas, estou com o mesmo problema, aprovado em concurso sem concluir a graduação. Você poderia me mandar toda a documentção comprobatória, desde o requerimento às liminares?
    ([email protected])
    Grato

    B

    brancas Sábado, 18 de fevereiro de 2012, 18h04min

    OLá

    consegui a reserva da vaga e tomei posse 9 meses depois. Não foi impossível como as pessoas me diziam. Confiei em Deus e deu tudo certo ... hoje estou no segundo ano do estágio probatório e sei como valeu a pena ter corrido atrás.

    abraço.

    brancas.

    M

    Mario14 Domingo, 19 de fevereiro de 2012, 19h35min

    Brancas ou outro anjo por favor me passe a documentação que voce usou para segurar a vaga.
    POR FAVOR.
    Grato.
    [email protected]

    M

    marinoviccc Domingo, 19 de fevereiro de 2012, 20h47min

    tem entrar com mandato de seguranca no psicologico policia militar ,2009, sou entaram acao judicial e conseguiram entrar na segunda chama agora

    B

    bellacaldas Segunda, 20 de fevereiro de 2012, 12h46min

    Bom dia.

    Peço por gentileza que a Sra Branca me envie sua documentação.

    Me formo agora em Março, minha colação possivelmente ocorrerá em Agosto.
    O concurso que prestei fiquei na reserva, colocação 1175, entre os 7000 aprovados.
    Sendo as vagas 990.
    Mas certamente serei chamada, diante das desclassificações e sempre convocarem acima do previsto no edital. A prorrogação do concurso também é certa.
    Está a meu favor a lentidão nas convocações, teste psicológico e exames médicos.
    Estou com fé.

    Agradeço quem puder me ajudar.
    Email: [email protected]

    A

    AlexSSouza Segunda, 20 de fevereiro de 2012, 13h54min

    Banca,
    Estou na mesma situação. Passei em um concurso público e depois de algum tempo começaram a fazer chamadas com essa demora nas chamadas tenho grande chances de ser chamado e garantir minha vaga ao término da minha graduação. O problema e que me formo em junho desse ano, más minha colação está prevista para agosto. Peço encarecidamente que a Banca ou outra pessoa que participa desse fórum possa me enviar toda a documentação comprobatória, desde o requerimento às liminares, sendo assim eu possa me preparar e ter uma chance maior de garantir minha vaga.

    Desde já agradeço.

    Att.

    Email: [email protected]

    F

    fernando antonio de andrade morais Segunda, 20 de fevereiro de 2012, 16h55min

    Olá caro amigo, existe sim a possibilidade de abreviar a duração do curso, contudo cabe a UNIVERSIDADE/FACULDADE, na figura dos professores e coordenador de curso decidir se você tem condições ou não de abreviar esta etapa final da graduação. Assim, devem aplicar provas referentes a parte do conteúdo que ainda não foi vista, bem como exigir a monografia, as horas de atividades complementares, bem como as horas de estágio, além disso a participação no ENADE ou dispensa, estando tudo OK , cola grau e recebe o certificado ou diploma.

    OLha, veja primeiramente com a universidade, tente conversar humildimente, pois isto é de competência universitária, não adianta vc tentar "obrigar a abreviar o curso" com mandado de segurança, já que a apreciação do rendimento acadêmico compete a ela.

    Agora, se vc realmente for um excelente aluno, e a universidade não responder a seu pedido, aí sim vc consegue com um MS ser avaliado por uma banca examinadora especial! Cuidado! Não peça a seu advogado no pedido a entrega do diploma e sim apreciação do pedido de abreviação da graduação, com aplicação de provas pela banca examinadora especial!

    Fale com a faculdade, requerendo isso por escrito, "reze pedindo que Deus abre seus caminhos", converse pessoalmente, explique sua situação, eu mesmo passei por uma situação semelhante, tentei um MS, mas graças a Deus consegui pela via administrativa.

    A previsão legal da Lei n° 93.94/96, da LDB é art. 47, $ 2°.

    Quanto a colação de grau, esta pode ser antecipada sim, não tem nenhum problema legal! Sua situação é peculiar, tomada de posse em concurso público!

    R

    renata galhego Terça, 21 de fevereiro de 2012, 9h54min

    Por favor Brancas ou qualquer outra pessoa que participa desse site poderia enviar a cópia do mandado de segurança com liminar para reserva de vaga. Grata. Meu e-mail é: [email protected] ou [email protected].

    S

    sueli_1 Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 18h45min

    Boa tarde a todos,
    Pegando carona nesses comentarios, se me permitirem, solicito que esclarecam uma duvida: prestei concurso e fui convocada no ultimo dia 17. Na secretaria escolhi vaga, uniforme e uma lista imensa de documentos e encaminhamento ao RH onde ganhei outra lista imensa de documentos. O prazo para entrega eh dia 24, sexta feira, mas devido ao feriado estou enfrentando uma certa dificuldade, tipo: o TRE nao abriu hoje; a escola so me dara o certificado na segunda feira; o banco me dara a conta na sexta; isto para citar alguns. Pergunto: posso pedir uma pequena prorrogacao no prazo e garantir a vaga? Obrigada.

    B

    brancas Sexta, 24 de fevereiro de 2012, 14h11min

    Concordo com o Fernando. Tente primeiro a abreviação da graduação via administrativa, pois se precisar impetrar mandado de segurança para ser avaliado por uma banca especial, provavelmente vai ser muito complicado(meu caso), pois mesmo com o aval dos meus professores, a instituição não esboçou o mínimo interesse na abreviação do curso. Acho que pela inexperiência. Acreditem!!!

    Meu mandado foi no sentido de garantir minha vaga, enquanto o processo, que obrigou a faculdade a constituir banca para me avaliar, estivesse em andamento.

    Na realidade só foi possível reservar e tomar posse porque ficou claro a inoprerância da faculdade no sentido de realizar os trâmites para a banca especial.(excedia o prazo da posse).

    Graça a Deus garanti a reserva de vaga mesmo diante da insensibilidade da instituição.