O meu caso é o seguinte: fui aprovado em primeiro lugar em um concurso público. Estou na espectativa de ser convocado para apresentação da documentação exigida. Dentre estes documentos, há a exigência do diploma de nível superior, para o cargo ao qual concorri, contudo ainda sou estudante do cargo referido(penultimo semestre), sendo assim gostaria de saber se posso entra com um mandado de segurança preventivo para assegurar minha vaga.

Desde já agradeço a todos os que opinarem e ajudarem a esclarecer a minha dúvida.

Respostas

    D

    Daiane Roberta Terça, 28 de fevereiro de 2012, 16h24min

    Boa tarde, BRANCAS VERAS, ou alguem que possa me ajudar, estou com um problema para assumir um concurso que prestei na minha cidade, ainda não conclui o curso, gostaria de me corresponder com vc, para que pudesse me esclarecer determinadas duvidas. Por favor entre em contato comigo no email [email protected].
    Desde ja agradeço

    P

    Paulo Pilar Sexta, 02 de março de 2012, 23h23min

    Amiga Brancas, estou na mesma situação, mas não sei como reservar a minha vaga. Me orienta, por f avor!

    M

    MaitêG Quarta, 14 de março de 2012, 17h20min

    Oi, Brancas.

    O meu caso é o mesmo que aconteceu com você. Passei em um concurso e estou no último período do meu curso. Devo ser chamada antes de colar grau. Como foi o processo para você assegurar a sua vaga? O que eu devo fazer?
    Meu e-mail é [email protected].
    Por favor, me ajude. Não quero perder essa vaga.
    Muito obrigada!

    P

    Polinho Sexta, 30 de março de 2012, 15h29min

    olá, Brancas

    Minha irmã esta passando por algo parecido pelo o que vc passou e os demais colegas.
    Foi aprovada no concurso público. Aguarda apenas a nomeação. Esta atualmente no último semestre. Ela socitou oralmente a faculdade, cujo foi indeferido. Esse requerimento feito por escrito de (abreviação da gradução via administrativa), se ocorrer o possivel indeferimento pela Universidade, junto na Petição Inicial para uma posterior Impetração de Mandado de Segurança? vc pode enviar por e-mail, todo requerimento? desde já agradeço e fico muito feliz por sua colaboração
    na ajuda daqueles que estão passando pela mesma situação pela qual vc passou.

    [email protected]

    P

    pepa Quarta, 04 de abril de 2012, 20h24min

    Boa noite!

    Fui procurado por uma jovem que acabou de passar em um concurso público e está no penúltimo período do curso superior. Existe a exigência da conclusão de curso para posse. Ela passou em segundo lugar. São quatro vagas. Penso ser difícil assegurar a vaga pela reserva. Sobre a antecipação de conclusão de curso, seria possível ante ela estar no penúltimo período? Sei que é difícil a situação, mas gostaria de discutir a possibilidade de conseguir a ela, não a reserava dentro das 04 vagas, mas prioridade de ser chamada quando conseguir a conclusão do curso superior na ordem cronológica do concurso, pois mais pessoas serão chamadas. Obrigado

    A

    Alexander Ricardo Terça, 08 de maio de 2012, 22h45min

    Prezado Brancas !
    Se Possível, enviar essa documentação para meu e-mail:[email protected], pois estou na mesma situação.

    Desde já agradeço.

    DEUS é Fiel !

    L

    lper Terça, 29 de maio de 2012, 14h54min

    passei em um concurso pra um cargo de técnico em tributos municipais recentemente criado por lei e que portanto a administração publica não teria servidor competente pra exercer tais funções, porem logo apos a homologação do concurso soube que eles não teriam ideia de quando me convocariam, pois alegam que podem convocar dentro da validade do concurso.
    porem ao se manifestar de um requerimento o sec de adm e finanças me informou que haveriam 6 servidores concursados no setor para qual eu passei, porem no quadro de funcionário haveria somente 3 cargos com uma vaga cada, com competência para trabalhar no setor e uma dessas três seria o meu cargo, portanto ha 4 servidores em desvio de função
    sera que é cabível mandado se seguraça para a imediata convocação ja que não foi respeitado a classificação do concurso colocando servidor em desvio de função o que é proibido e que lessa o meu direito de exercer as atribuições do cargo para qual eu passei em primeiro luga?

    V

    Vinícius Câmara Rct Quinta, 14 de junho de 2012, 17h11min

    Boa tarde galera!

    Para que não lotem minha caixa de entrada, falarei um pouco sobre a ANTECIPAÇÃO DE CONCLUSÃO de curso que é possível para aqueles alunos que demonstram desempenho acima da media e que é permitido através da LDB, abaixo segue link do mandado de segurança impetrado pelas estudantes de psicologia do Estado de Rondônia com base no Art. 47 § 2° da LDB. Conforme se verifica também nos link's abaixo.

    http://psicologoemportovelho.com.br/juiz-concede-estudantes-direito-de-antecipar-conclusao-de-curso-para-tomar-posse-em-cargo-publico

    http://rondoniadigital.com/emprego/juiz-federal-concede-a-estudantes-da-ulbra-o-direito-de-antecipar-conclusao-de-curso-para-tomar-posse-em-cargo-publico-em-ro/

    Em cima deste mandado que fiz meu pedido junto a minha IES, no meu caso não houve a necessidade do MS, tendo em vista a instituição ter acatado meu pedido administrativo. Algumas IES têm a previsão da antecipação, estipulando inclusive a média para tal pedido, de toda forma caso a mesma não aceite o pedido administrativo, cabe MS, visto ter previsão legal.

    R

    Rubens Gonçalves Domingo, 17 de junho de 2012, 23h23min

    fui aprovado em cuncurso publico passei em primeiro lugar ;ja se passaram dois anos e a prefeitura não me chamou ...o que posso fazer para assumir meu cargo????

    C

    CJ Hawk Quarta, 20 de junho de 2012, 12h58min

    Olá Senhores e Senhoras, preciso de ajuda sobre uma situação que estou passando.

    É o seguinte: fiz 64 pontos no concurso para técnico bancário do banco do meu estado. Ocorre que um dos requisitos do edital era o acerto mínimo de uma questão em cada disciplina, e em raciocínio lógico eu errei todas as 5 questões. Portanto, segundo o edital, nessa situação eu estou fora da lista de classificados.

    Acontece que na cidade que escolhi como opção de contratação eu seria o segundo da lista. Vocês acreditam ser possível a propositura de um mandado de segurança questionando esse ponto do edital? Pois, por exemplo, uma pessoa que fez apenas 51 pontos vai ser contratada e eu não.

    Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês.

    R

    Renan Lopes Quarta, 20 de junho de 2012, 17h30min

    Galera, estou na mesma situação que vocês e curso atualmente o 7º período do curso de Administração (penúltimo).

    Me mandem por favor essa documentação, mas antes tentarei na própria Universidade.

    [email protected]

    Obrigado!

    R

    Renan Lopes Quinta, 21 de junho de 2012, 15h34min

    Branca, me mande esse material!! Por favor!!

    [email protected]

    G

    gil_kcoal Terça, 24 de julho de 2012, 18h02min

    Brancas ou alguma outra pessoa q tenha o material do MS, por favor envie para meu email: [email protected]

    Passei em 1º lugar em concurso para dentista, já fui convocado e estou cursando o último período do curso, desde já agradeço a atenção d vc´s

    t+

    J

    Juliano Lucas Sexta, 03 de agosto de 2012, 2h07min

    Olá boa noite. Meu caso é o seguinte, já concluí meu curso técnico em enfermagem, já fiz minha colação. Mas o certificado demora alguns meses pra ser emitido, portanto tenho apenas a declaração de conclusão de curso. Passei em um concurso público e fui convocado pra levar a documentação, no qual levei os documentos pedidos e expliquei determinado fato, a moça do RH disse que poderia estar apresentando apenas a declaração de conclusão de curso, mas dias depois um pouco antes da posse me ligaram dizendo que eles não podiam aceitar apenas a declaração mas que eu deveria apresentar a carteirinha do COREN(conselho regional de enfermagem), mas eu não posso dar entrada no coren sem estar com o certificado emitido pelo MEC. Acontece que por eles terem me dito na primeira vez que aceitavam eu pedi a conta do meu emprego pra apresentar a carteira de trabalho, e agora eles não querem me aceitar. Alguém sabe se tem alguma forma de eu estar recorrendo por tal fato? ou se eu posso pedir um mandado judicial para assegurar minha vaga até que eu esteja com meu certificado?

    C

    Consultor ! Sexta, 03 de agosto de 2012, 2h20min

    Pode solicitar judicialmente o registro provisório no Coren, a posse e a devolução do diploma pelo MEC, vez que vc preenche todos os requisitos, estando esbarrado apenas na burocracia.

    J

    Juliano Lucas Sexta, 03 de agosto de 2012, 14h23min

    Oque está escrito no site do Coren é o seguinte ''Atenção, devido a resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 372/2010, não serão mais realizadas inscrições provisórias por meio de declaração de Conclusão de Curso, sendo que será obrigatório a apresentação de diploma ou certificado para registro e concessão da habilidade legal para o exercício profissional.'' não sei se eu iria conseguir isso judicialmente. Mas se caso eu possa. Onde eu posso estar indo pra conseguir esse documento judicial??

    M

    Maicon Félix Sexta, 10 de agosto de 2012, 14h48min

    Branca me manda os documentos que eu preciso para fazer a mesma coisa que vc fez. é que estou a 4 meses de terminar o curso, e fiz um concurso que passei em segundo lugar, e agora já estou sendo chamado para fazer os exames laboratoriais e admissionais, preciso de sua ajuda...meu email é esse: [email protected].

    A

    ALMEIDAALVES Segunda, 03 de setembro de 2012, 10h59min

    Alguém conseguiu o material do Brancas?? Estou na mesma situação. Se alguém puder me enviar eu agradeço mto.
    [email protected]

    V

    Vinícius Dantas Terça, 11 de setembro de 2012, 14h31min

    Gostaria de receber o material da Brancas também, pois estou na mesma situação de muitos aqui.
    O meu problema é que já passei em alguns concursos, estou em via de ser nomeado também, mas como a greve das Universidades Federais ainda não terminou, não conseguirei me formar até o fim do ano..
    Será que eu poderia alegar algo no MS que se não tivesse a greve teria me formado e assumiria minha vaga sem problemas?