GABARITO DO EXAME DE ORDEM 2009.1, PROVA OBJETIVA
Pois é.....velha história...47 acertos...acredito que muita gente está nessa situação ....a chance não é pouca gente.....vamos nos empenhar ao máximo.... lembrando que os recursos são individualizados.....não podemos fazer idêntico ao de outro.......e torcer ....muita fé.....alg mais com 47 acreditando???
Oi Fernanda/Maringá, tudo bem?
Estava aqui vendo sua confiança e fé e confesso que fiquei com inveja.
Fiz 46 pontos e estou me sentindo derrotada, não consigo parar de chorar.
Foi a primeira vez que prestei e fico imaginando que a oab com sua imponência, dificilmente anulará tantas questões.
Fernanda, vc sabe se em outras provas tb tiveram tantas questões controvertidas como margem para discussão como nesta prova?
Beijos
a questão 17, prova delta, segundo o prof. erival do lfg, caberá recurso pois ele dá como correta a letra "A", assim sendo diferente do gabarito estou com 49....
a união faz a força...
acho que a 59 tambbem , pois refere-se à competencia privativa e não exclusiva!
estamos juntos até o finAL!
Tem fundamento esse comentário da Vania na questão 61
"'Caro Mario, segundo Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, o IPI subordina-se à exigencia da noventena (art. 150, III, C), mas não deve obediencia ao principio da anterioridade tributária (art.150,III, b). Há na doutrina o entendimento de que o Principio Nonagesimal está elencado no art. 195 §6º da CF. Por sua vez, o art. 150 III c alberga o Principio da Noventena."""
Olha socorro... eu não desanimo não... justamente pq em todas tem sempre essa discussão para as possiveis questões p/ anulação... olha:
Vejamos o histórico de anulações do exame unificado:
2006.1 = 3
2006.2 = 8
2006.3 = 3
2007.1 = 2
2007.2 = 4
2007.3 = 4
2008.1 = 3
2008.2 = 3
2008.3 = 6
2009.1 = ?
Com isso, temos que nos animar pois eu sempre me coloquei p/ baixo, nunca acreditei que eu fosse chegar tão perto... e vamos combinar... são apenas 4 questões, embora eu acho que mesmo quem fez 45, 44 não deve perder as esperanças... já falei e repito uma amiga minha aqui de Mgá fez 44 na última e aproveitou as 6 e nunca ela imaginava isso, teve que correr atras do prejuizo com 10 dias pra 2ª fase... por isso gente eu estou confiante e você "socorro" ergue essa cabeça que nada está perdido ainda... guarde suas lagrimas p/ depois... por experiencia propria... já chorei muito por causa dessa OAb e já cheguei a conclusão que não mede conhecimento nenhum essa prova... são questões mal formuladas, cansativas, muitas vezes anormais...infelizmente temos que passar para exercemos uma profissão que já exercemos mesmo sem a bendita da carterinha...um absurdo uma prova não ter nenhuma questão de prazo... uma coisa óbvia, que o advogado deve ser obrigado a saber, um assunto que deveria ser cobrado em todas as matérias da 1ª fase pois prazo é uma coisa que o advogado deve saber sem consultar o código..... mas..... precisamos da carterinha para sermos ADVOGADOS né....então....nada de chorar e nada de desanimo... temos que batalhar até o fim e recorrer o máximo de questões possiveis e vamos chorar bastaaanteeee quando nosso nome estiver na lista dos aprovados após recurso ... chorar de alegria.
Fé gente... isso é fé!!!
OI socorro... eu estou fazendo o recurso e consegui subsidio para umas 10 questões... estou esperando os comentários do LFG para ver qual compensa recorrer... mas é quase certeza que 5 irão ser anuladas... isso é comentário geral.
Vamos aguardar e rezar bastante para que seja anulada a que nós precisamos.
Abraço
Ai Fernanda, tomara!
Dessas passíveis de anular, muitas te servem??
Me dá um desespero quando vejo uma questão bem fundamentada para anulação mas não me serve.
Seja o que Deus quiser.
Pelo que fiquei sabendo de um cursinho, a aprovação foi baixíssima, por isso acho que irão anular bastante questões. Eu queria que anulasse umas 8, aí ficava mais tranquila...
Olha que interessante, extrai do blog exame.
Muitas pessoas estão me perguntando sobre a forma de se recorrer para a OAB. Primeiro vamos ver quais são as datas corretas:
Terça-feira, 26 de maio - Resultado oficial da 1ª fase. Quando as listas com os nomes dos aprovados são divulgadas.
Quarta-feira, 27 de maio - Início do prazo recursal. Nesse dia cada bacharel terá acesso ao seu cartão de resposta, que será disponibilizado no site do Cespe.
Vamos ver o edital nesse ponto:
5.3 Para recorrer contra o resultado da prova objetiva ou da prova prático-profissional, o examinando deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, nos endereços eletrônicos www.oabXX.org.br e www.oab.org.br, e seguir as instruções ali contidas, imprimindo-o e protocolando-o na sede da seccional da OAB/XX, impreterivelmente no prazo previsto no item 5.2, no horário de funcionamento da Seccional, sob pena de não conhecimento do recurso.
5.4 A impressão do recurso deverá ser efetuada somente após a inclusão, pelo examinando, de todas as suas razões, referentes a todas as questões. Após a impressão, o sistema não permitirá ao examinando a alteração e/ou adição de suas razões recursais.
5.5 O examinando deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido.
5.6 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o examinando, sob pena de ser liminarmente indeferido.
5.7 Se do Exame do recurso resultar anulação de questão integrante da prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os examinandos, independentemente de terem recorrido.
5.8 Todos os recursos serão analisados e os resultados serão divulgados nos endereços eletrônicos www.oabXX.org.br e www.oab.org.br. Não serão encaminhadas respostas individuais aos examinandos.
5.9 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
5.10 A apreciação dos recursos será procedida nos termos do Provimento 109/2005 do Conselho Federal.
5.11 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão/reconsideração de decisão de recursos, a teor da parte final do art. 6.º do Provimento 109/2005 do Conselho Federal.
5.12 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão liminarmente indeferidos.
Sexta-feira, 29 de maio - Fim do prazo recursal. Lembrem-se! Após inserir os dados no seu recurso, vocês devem imprimir e protocolá-lo nas suas respectivas seccionais.
Sexta-feira, 12 de junho - Reunião do Colégio de Presidentes das Comissões de Exame de Ordem. As questões que serão anuladas são decididas nessa reunião. É óbvio que os presidentes das comissões reunidos não irão analisar recurso por recurso. Eles pegam um apanhado das questões mais controvertidas e escolhem as que serão impugnadas. Aqui há um ponto a ser ressaltado. Pelo tempo que eu acompanho o exame de ordem, não são todas as questões problemáticas que são anuladas. Se assim fosse, todo exame de ordem (ao menos desde 2007) mereceria ter entre 10 a 15 questões anuladas. Já cansei de ver a indignação que isso causa aos bacharéis, mas é a pura verdade: pouquíssimas questões são anuladas.
Vejamos o histórico de anulações do exame unificado:
2006.1 = 3
2006.2 = 8
2006.3 = 3
2007.1 = 2
2007.2 = 4
2007.3 = 4
2008.1 = 3
2008.2 = 3
2008.3 = 6
2009.1 = ?
Muitos podem ficar esperançosos ao constatar que, no exame 2008.3, tenham sido anuladas 6 questões. Para mim isso decorreu exclusivamente do baixíssimo índice de aprovação ocorrido em todas as seccionais. Vários presidentes demonstraram perplexidade com o desempenho, sendo que o presidente da OAB/MS, Fábio Trad, chamou isso de catástrofe (apenas 16,85% de aprovação naquela seccional, antes das anulações, sendo que este não foi o pior desempenhodentre todas as OAB's. Vejam o vídeo logo abaixo!). Em suma, a anulação de 6 questões foi um fato atípico, que fugiu ao padrão usual da OAB.
Tenham em mente que cada questão anulada aprova centenas de bacharéis Brasil afora. Seis questões anuladas aprovaram milhares de bacharéis, e os cursinhos preparatórios para a 2ª fase agradeceram de coração.
A prova deveria ser tecnicamente perfeita, sem qualquer mácula, mas até hoje a dupla Cespe/OAB não acertou a mão na elaboração dessas questões. Tanto assim é que na última reunião do colegiado muito se falou sobre a forma de elaboração do exame, tal como transcrevo agora:
"Conselheiro federal pelo Rio Grande do Norte, Adilson Gurgel explicou que a maioria das críticas feitas ao Exame de Ordem são relacionadas à formulação das perguntas na prova objetiva, o que estaria gerando dificuldade de interpretação por parte dos bacharéis. “Mantenedores e professores de direito, inclusive, afirmam que há uma dicotomia entre o que pretende a OAB em termos de qualidade do ensino e o que ela exige no Exame de Ordem. Ou seja. A OAB exige um ensino que privilegie o conhecimento e o raciocínio jurídico de uma forma geral e o exame estaria privilegiando muito mais a memorização e a dogmática jurídica”, explicou." “Sensível a essas críticas, o Colégio de Presidentes de Comissões de Exame de Ordem reunido aqui em Campo Grande vai debater o assunto e provavelmente propor novos rumos para este teste de qualificação à advocacia”, informou Gurgel. “Isto vem em muito boa hora porque tramita no Conselho Federal da OAB um novo provimento para regulamentar a realização dos exames de ordem em todo o Brasil”, acrescentou. http://blogexamedeordem.blogspot.com/2009/02/oab-analisa-mudar-perguntas-do-exame-de.html
Aparentemente, o que é deliberado pelo colegiado não é implementado de verdade. De toda forma, baseado nas muitas discussões sobre as questões mal-concebidas dos exames anteriores, é certo que o número de questões anuladas NUNCA faz justiça ao real número de questões problemáticas.
Então... as 4 que preciso dessas que eu falei me servem sim... sei que as bem absurdas... acho que servirão pra você tb... não esquenta a cabeça antes da hora não... não sei qual área vc escolheu pra 2ª fase mas aconselho vc a ir dando uma olhada na lei seca... eu escolhi Trabalho e já estou lendo a CLT e vou começar o cusrinho da 2ª fase 2ª feira... estudar nunca é demais... não temos nada a perder não é??? então... amanhã sai no site do LFG o comentário da prova... vou ver e posto meu recurso aqui qdo estiver 100% . Bjo
Vou recorrer também.
Dessas em discussão muitas valem para mim.
Não é possível que deixarão erros tão grotescos passarem desapercebidos, como se nunca exestiram... nossa profissão clama por justiça, e não podemos deixar que isso ocorra.
Se fizeram uma prova mal elaborada, que assumam e façam melhor no próximo exame.
Eu quero passar!!!!!!!!!!!!
Beijos
Aos que necessitam a anulação de algumas questões da prova OAB 2009/1 realizada em 17/5/09 segue a relação das possiveis questões:
08-09-16-17-20-24-34-36-46-50-51-54-59-61-63-65-66-67-89-100
lembrando aos que acertaram de 44 a 49 questões que as chances são muito boas, desde que entrem com recurso no periodo de 27 a 29/5/09. SUCESSO!