No Adultério Quem Deve Sair de Casa?
Olá, se há algum advogado ou estudante de direito de família que possa me responder por favor, quero saber o seguinte: Minha esposa cometeu adultério pela terceira vez, e desta não perdoei. Moramos em uma casa alugada, mas ela se nega a sair de casa, qual seria o procedimento legal nesse caso? Não quero mais que ela conviva comigo no mesmo ambiente. Temos dois filhos menores. Ela tem a casa do irmão dela, que já ofereceu para que ela dorma lá. Mesmo assim ela tem o direito de ficar na mesma casa que eu?
No entendimento jurídico, adultério não é mais crime. O idel é voce solicitar a separação de corpos, e, pela lei, o direito de permanência no imóvel é da esposa e filhos, a não ser que vocês entrem em um acordo de ela se mudar e voce permanecer no imóvel alugado. Após a separação de corpos, deve-se ajuizar a ação de separação judicial litigiosa, caso ela não concorde com a separação consensual.
A questão é mais simples, não há lei que o obrigue a mantença de aluguel : se os dois são locatários e você quer sair o melhor caminho seria recisão contratual, se a
ex- mulher nao quiser, simplismente voce pode pedir liminar numa ação de separação de corpos e sair de casa. Isso o ajudaria em caso de discussão acerca de quem é a responsabilidade pelo alguel mais tarde. O nobre amigo aí em cima está falando por analogia porque in casu a questão da locação nao se resolve em ela ficar ou não no imóvel ou em você ficar ou não mas sim no fato de haver a obrigação locatícia, da qual você se exime saindo ainda que haja analogia à residência própria assegurando a ela o direito de permanencia.
De fato o contrato está em meu nome. E inclusive a casa em que estou morando entrou em questão de familia e já me pediram que eu saia para que a casa seja entregue em juízo. Porem, tenho ainda 6 meses do contrato de aluguel. Caso eu alugue um novo imóvel e não tenha ainda pedido a separação de corpos ela terá direito de se dirigir para esse novo imóvel e se instalar no mesmo? Neste caso, seria melhor solicitar a separação de corpos e depois mudar para um novo imóvel? Estou trazendo minha mãe para morar comigo, pois as crianças precisarão de alguem responsável para ficar com elas, mesmo pq creio que agora a mãe dos meus filhos precisará trabalhar para refazer a vida. Desde já agradeço.
Primeiro :nenhum juiz vai solicitar que entre em discussão imóvel alugado. Segundo: com relação ao imóvel no nome dos dois vc pode sair e pedir liminar em separação de corpos , Terceiro: a liminar na separação de corpos atesta uma situação de fato, qual seja A SEPARAÇÃO, alugue uma nova casa e mude o cadeado se ela aparecer por perto chame a polícia e registre pertubação da tranquilidade, a nenhuma mulher é dado direito de perseguir um homem, registre no histórico da ocorrência que estão separados de fato,faça ocorrências tantas quantas forem as vezes que ela aparecer para tentar entrar na sua nova casa sempre sobre com relação a LCP PERTUBAÇÃO DA TRANQUILIDADE quarto : a não ser que ela não queira , terá direito a administrar a pensao 10 a 15% por filho até os 25 anos inconclusos ou nivel superior completo o que vier primeiro. um conselho : eu fiz vasectomia , e não me arrependo.
Obrigado Breno. Vou deixar minha mãe chegar, procurarei um novo imóvel, assim que eu arrumar, entrarei com um pedido de separação de corpos e me mudarei para a nova casa e seguirei seu conselho caso necessário. Logo em seguida providenciarei a separação consensual ou litigiosa conforme a situação. Só mais uma pergunta: Sou autônomo e fiz uma declaração de renda no valor de R$1.450,00. Neste caso os 15% por filho será calculado sobre este valor total, ou será considerado as despesas que tenho aqui com aluguel e outras?
Obrigado mais uma vez.
Olá Paula. É interessante ouvir a opinião feminina sobre o assunto, isso torna essa discursão até mais saudável. Notei insatisfação e até um pouco de rancor em seus comentários. No meu caso específico, não me privei dos filhos por nenhum método, muito pelo contrário os meus filhos vieram dentro de um casamento que foi feliz durante 14 anos. Mas infelizmente a infedelidade continuada, torna inviável qualquer casamento. Quero o melhor para os meus filhos e possivelmente terei despesas com eles que irão talvez além do que a justiça possa determinar. Sendo assim minhas perguntas tencionavam realmente saber quanto eu teria que dispor da minha renda para entregar na mão da mãe deles. Dinheiro esse que creio, nunca terei certeza que será revertido completamente em benefícios dos meus filhos. Concordo com o seu pensamento que relações sexuais, não é apenas uma fonte de prazer, mas sim tem o objetivo nobre de gerar descendentes. Assim, o homen ou mulher que se priva deste privilégio com o unico e exclusivo interesse de ter multiplos parceiros e de evitar os filhos e suas consequentes responsabilidade, não é nem sábio e nem temente a Deus. Assim, como pessoa conservadora que sou, deixo aqui àqueles que assim pensam, que o padrão estabelecido pelo Criador do homen é a castidade para os solteiros, fidelidade para os casados.
Obrigado.
depende sr. Bruno, depende muito, em alguns casos é deferido em salários tb, cada caso é um caso, tenho uma amiga que cada filho recebe 20% cada um, e ja uma que tem só um filho é foi cedido 28% só para um filho. Vai depender do Juiz, da possibilidade nescessidade enfim. Não sou contra a vasectomia, pelo contrário, deixaria de existir tantas crianças abandonadas, maltratadas, mas amadas, caça pa's posso até concordar discordando tb. tem p'as que realmente são extremamente altas... mas tem algumas que, pelo amor de Deus a criança passa até fome, mesmo com a pensão. Mas que existem caça pa's isso sim, e como. tenha uma boa tarde a todos vcs. Qto ao senhor Alex, gostei da sua resposta, o senhor é um bom pai, continue assim, pois filho nehum pede pra vir ao mundo, e se vem, devemos ama-los e respeita-los tanto como nossos filhos como seres humanos. Da sim o que puder para seu filho, pois um dia o senhor vai ficar velho, não terá condições nem mesmo de andar ( essa é a lei da vida, mas nem todos tem esse previlégio) ai então nunca terá remorsos e pensar " Eu poderia ter feito mais pelo meu filho e não o fiz" boa sorte e que tudo de certo para vcs.
Cada um com o seu cada qual dona Paula eu prefiro andar de new civic e gastar meu dinheiro comigo e é obvio as caças pa´s jamais saberão que sou vasectomizado, admiro demais os filhos dos outros. Mas estudei demais pra ter que distribuir meu salario, anos estudando direito em universidade federal, aprovaçoes em ótimos concursos prefiro dar meu din din pra honda, ray ban, gucci, Jean Paul, Versace, sem correr riscos de pagar pensão a vida inteira , ps.quando eu ficar velho contrato uma enfermeira,aquele abraço.
Sr. Alex pelo contrário não sou insatisfeita e muito menos rancor, são sentimentos muito pequenos diante da pessoa lutadora e vitorisosa que sou. Felizmente eu tive a coragem e força em Deus para terminar um casamento que não ia bem a muito tempo, graças a Deus, consegui colocar um ponto final numa relação de insatisfações e tantas outras coisas. Poupando assim meus filhos, e permitindo que eles cresçam num ambiente sadio e calmo. Hj sou uma pessoa feliz, somos felizes e ódio e rancor não existem em nossos corações, várias mulheres não tem essa força e ficam sofrendo caladas, muitas vezes se submetendo a coisas horríveis, só pelo simples fato de depender financeiramente do marido. só fico indignada, e não entendo como existem pessoas que gostam de prejudicar outras, visanso só o próprio umbigo. Boa sorte ao senhor e que tudo corra direitinho e todos fiquem felizes, pois isso é o certo e gratificante pra todos.
Dona Paula, deixando ao alheio nossos posicionamentos sobre pensão; vendo a questão como um todo, acho que as pessoas deveriam antes de pensar em ter filhos julgar todas as hipóteses que podem acontecer pesar os prós e contras. As sociedades mais avançadas atualmente não tem baixíssimas taxas de natalidade por puro hedonismo, muitos dos casais percebem todas as consequencias de ante mão e optam por não terem filhos o que leva a itália por exemplo a ter taxa de natalidade de 0,8 filho por mulher. Nas classes mais abastadas em nosso país é comum não se ter filhos. Um ou outro casal tem UM(1) e somente 1(UM) filho. Normalmente o filho limita as possibilidades das pessoas as impedindo de viajar, crescerem profissionalmente, PRINCIPALMENTE, é por aí.........
Concordo com o que li, e discordo que um filho limite alguem a alguma coisa, Tudo tem que ser direitinho pensado e repensado mesmo, mas ninguem casa pensando em não ter filhos, como disse o senhor Alex, é a continuação, ja pensou se todos pensassem assim, o ser humano seria extinto, até que seria bom mesmo rsrsr. Por outro lado, conheço muuuitas pessoas que casaram-se, tiveram 2, 3 filhos ou mais, e vivem muito bem, e em nenhum momento filho atrapalhou a vida do casal, pelo contrário, filho da é mais força para vencermos as dificuldades impostas pela vida. Ninguem casa ou tem filho sabendo que amanhã ou depois vão se separar, acontece, e acontece as vezes da forma mais dolorosa possível tanto para o casal qto para os filhos. Tenha uma bela tarde sr. Breno. Desculpe-me se em algum momento me excedi.