Caros colegas, esse não deveria ser um espaço para os estudiosos do direito debaterem temas jurídicos? Bem assim, o que tenho visto são consultas gratuitas, em praticamente todos os temas. A rigor, não tenho nada contra, eu mesmo já respondi muitas dessas perguntas, contudo, é certo que essas pessoas poderiam procurar um profissional em seu local de trabalho e,naturamente, pagar pela informação, que por certo só adquirimos condição de expor, após muitos anos de estudo e trabalho. Ante a ideia colocada, não vos parece que respondendo a todas a questões estamos dando mais um tiro no pé? Com a palavra, os colegas.

Respostas

    28102003 Sexta, 23 de outubro de 2009, 23h25min

    Forum é muito benéfico a Sociedade.

    N

    Nis Sábado, 24 de outubro de 2009, 0h29min

    Me parece que esse tema surge anualmente aqui no forum e sempre à mesma época.

    No outubro de 2008, o assunto foi:

    "Por favor, não se utilizem deste fórum para oferecerem consultas gratuitas às pessoas"

    e em outubro de 2009 temos:

    "Fórum de discussão ou consulta gratuita?"

    Alguns já se manifestaram anteriomente.

    Meus agradecimentos a João Celso Neto e Adv Antônio Gomes, Edu N., Deonísio Rocha que, como tantos outros sempre são solícitos e em nada prejudicam os profissionais ou operadores do direito, muito pelo contrário, são pessoas assim que enaltecem a profissão e, generosamente, dividem seus conhecimentos e experiência ao postar sua colaboração.

    Quanto ao tópico apresentado, não creio que esclarecer dúvidas possa prejudicar a situação financeira de ninguém. O Direito é mais do que um sinônimo de remuneração e poder usá-lo é uma dádiva e não uma falácia.

    Quero crer, como já disse Edu N. em outra ocasião, que muitos dos participantes acreditam que os advogados se tornaram profissionais tão bem sucedidos que não fazer diferença em seu saldo bancário um simples gesto humanitário.

    D

    David Yamakawa Sábado, 24 de outubro de 2009, 10h03min

    Colegas e Consulentes,´

    ano passado postei o seguinte tópico:

    "David Yamakawa
    16/05/2008 17:41 | editado

    Caros colegas,

    Vejo nos tópicos muitas consultas formuladas por consulentes que já tem processos judiciais em andamento com causídicos atuando, com o único objetivo de confrontar nosso colega que o patrocina.

    Na minha convicção, quando o cliente perde a confiança no advogado contratado, deve romper o contrato ou mesmo destituí-lo e não ficar procurando opiniões de terceiro.

    Apesar de ser novato no fórum jus navigandi, gostaria de propor aos colegas que não respondessem questão sob judice a cargo de outro advogado.

    Davyd"

    Hoje "dou minhas mãos à palmatória" pois reconheço que muitos advogados deixam de atender adequadamente seus clientes, muitas vezes com informações lacônicas, apenas dizendo "o processo está andando" ou mesmo utilizando-se de termos fora do entendimento do consulente como: "os autos estão conclusos".

    Acredito que esclarecimentos a respeito de trâmite processual não confronta teses defendidas nos autos, e muitas vezes colaboram para a interação do cliente com o seu advogado.

    davyd

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Sábado, 24 de outubro de 2009, 15h34min

    ...o caráter do fórum é social e público, aliás tenho dito àqueles que procuram vender soluções ou idéias que agindo assim não estariam contribuindo em nada e ali não é local de marketing, pois assim infringindo estariam às regras do site; àqueles que só procuram captar causa com a sua participação deverão cair em si que isto não é legal em fórum de debate, basta atentar-se ao Estatuto da OAB....a tônica do fórum é nortear, elucidar, orientar um público indistinto, inclusive os profissionais do Direito.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Domingo, 25 de outubro de 2009, 12h14min

    Ocorreu-me fazer este adendo:

    um dos melhores e mais conceituados colaboradores destes debates, notadamente em Direito Previdenciário e Administrativo, Dr. Eldo Luís, NÃO É ADVOGADO.

    Suas lúcidas e corretas contribuições, e os esclarecimentos sempre muito bem embasados na legislação, não se podem chamar de parecer ou resposta de um operador do Direito a uma consulta.

    Também me lembro de um empregado da CEF que trouxe, e ainda vez por outra traz, informações e dicas sobre FGTS e outras matérias típicas de seu trabalho na CEF.

    UMA VEZ, se não me engano, já vi aqui a participação de um juiz. É frequente ver-se a participação de serventuários.

    Resumindo, participam espontaneamente desses debates, com suas luzes e conhecimentos, quem se motive a dar uma colaboração sobre tema suscitado no qual detenha conhecimento específico.

    Nem tudo é consulta gratuitamente dada.

    F

    Funcho Domingo, 25 de outubro de 2009, 12h23min

    .... aqui eu cumpro com o juramento de meu grau acadêmico.

    quem venham as indagações.
    abraços.

    28102003 Domingo, 25 de outubro de 2009, 14h19min

    Grande João Celso, gostei da sua observação!

    Bom Domingo a todos!

    G

    GLC Quarta, 05 de maio de 2010, 16h27min

    O bom desse Forum é que tiramos dúvidas e sobretudo aprendemos mais, as discussões fazem conhecer melhor o direito e como devemos proceder. É certo que alguns dos participantes querem por querem a resposta de imediato, e até mesmo tem dele que já tem advogado.

    M

    Marisa Quarta, 05 de maio de 2010, 16h45min

    Olá a todos

    Não sou advogada, sou professora de cursos técnicos. E embora eu receba bem para dar aulas em um concetuadíssimo estabelecimento nacional, isso não me impede de dar um curso de telemarketing (área que emprega muito) na minha comunidade, de forma totalmente gratuíta. E não fico mais pobre por causa disso, como não estaria mais rica se aproveitasse essas poucas horas de serviço voluntário para ganhar mais.

    Acredito que os profissionais que gentilmente cedem de graça seus conhecimentos no forum o encarem como um trabalho voluntário, que por si só já os gratifica.

    É isso, abraços

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 05 de maio de 2010, 18h34min

    "Sem advogado não se faz justiça!"

    Diariamente nos deparamos com essa frase, geralmente colada como adesivo nos vidros de automóveis. Sempre a lemos, e inclusive, por estarmos tão familiarizados com ela, sequer lemos a frase toda pois das primeiras palavras já sabemos o final.

    Refletindo, realmente se chega a tal conclusão. Que indiscutivelmente não se pode alcançar a justiça sem a assistência do profissional habilitado, daquele que um dia jurou "...defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social..." (art.44, I do Estatuto; art.20 do Regulamento Geral).

    O art.1º da Constituição Federal de 1988 nos leva ao reconhecimento dos Princípios Fundamentais Estruturais de nosso Estado que são o Princípio Democrático; Princípio do Estado de Direito; Princípio Republicano. Em linhas gerais, pode-se dizer que estes são os pilares de toda estrutura constitucional.

    Deles emergem os Princípios Constitucionais Fundamentais Gerais que devem sempre ser observados. São eles o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana; Princípio das Liberdades Públicas e o Princípio da Igualdade ou isonomia. Tais princípios têm como peculiaridade o reforçarem a hegemonia dos primeiros. São inseparáveis. Não se pode falar em República, Democracia e Estado de Direito sem a observância de tais princípios.

    Princípio em sentido Jurídico significa um premissa orientadora da conduta humana. Os princípios são valorativos, generalizantes e orientam, de forma geral, a aplicação de toda regra que diga respeito a direitos e garantias, deveres e obrigações.

    M

    Marylin Quarta, 05 de maio de 2010, 20h58min

    Eu gosto desse fórum, tiro minhas dúvidas e não tenho dinheiro para pagar um.
    Sou atendida pela defensoria, mas para tentar falar com defensor ja é uma luta.
    As vezes da até vontade de desistir da causa, tanta é a demora, mas não desisto e agradeço a Deus e peço a proteção aos brilhantes advogados que aqui contribuem, por ex, Dr Umberto, Dr. Antonio Gomes. Liaxys, Dr. Marcelo etc... não sei se todos são advogados, mas estão sempre ajudando e com atenção e carinho.
    Parabéns a todos vcs e quando eu tiver grana vou contratar um de vcs rsrsrs, só não sei quem, já que todos são excelentes.
    Boa noite!!!

    L

    Lene Quinta, 06 de maio de 2010, 4h07min

    Dr Antonio Gomes como vai?, gostei da tirada.....levar pro lado do bom humor isto é ótimo...

    """Quando lhe atirarem uma pedra, faça dela um degrau e suba. Só depois, quando tiver uma visão plena de toda a área, pegue outra pedra, mire bem e acerte o crânio do pilantra que lhe atirou a 1ª."""

    .....Não é necessário fazermos nada o tempo se encarregará do pilantra!!!! rs rs

    Abraços Lene

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quinta, 06 de maio de 2010, 9h44min

    Aqui, NÃO PODEMOS DAR assistência advocatícia, forense. Somente um profissional "ao vivo e a cores" pode fazê-lo.

    Limitamo-nos a dar orientações, respondendo perguntas (nem sempre claras\ e podendo nos enganarmos no que dissermos (há controvérsias e divergências entre os opinantes, o que pode resultar em uma dúvida maior na cabeça de quem perguntou).

    Ou seja, ao ajudarmos tentando esclarecer a muita gente (que pode não ter qualquer conhecimento legal ou jurídico), não estamos impedindo que um advogado seja contratado, principalmente quando sua atuação seja imprescindível (jus postulandi).

    Não sei se alguém que deu palpites aqui foi contratado pelo consulente (acho que jamais).

    M

    MARCENASS Quinta, 06 de maio de 2010, 14h22min

    prezado colegas este realmente seria um forum de debates mas porem não vejo problemas em tirar duvidas de outras pessoas que não tem condições financeiras para contratar um profissonal, alguns colegas relataram que pagarão caro pelos estudos e conhecimentos mas isso não justifica nada pois niguem esta obrigado atirar a duvida de ninguem de graça basta não responder, e que quer fazer um trabalho voluntario parabéns, abraços.

    M

    Marylin Sexta, 07 de maio de 2010, 17h09min

    Lene eu gostei da sua frase.
    Um abç a todos e por favor continuem a tirar nossas dúvidas e que Deus prepare inúmeras causas a todos.
    Obrigada por tudo a todos os advogados desse Fórum, sem exceção.

    M

    maria125 Sexta, 07 de maio de 2010, 21h10min

    sempre vi esta pagina e agora que sempre estou tendo orientação jurídica.tenho curso superior em medicina mas totalmene leiga e sempre precisamos de orientação.Tive um advogado que atuou em tres casos,mas agora através deste forum encontrei outro profissional adequado.Acho que os profissionais que estão aqui resondendo perguntas e sem remuneração prestam um grande serviço à comunidade e estão de parabéns!

    G

    geohington/ceará Domingo, 20 de junho de 2010, 12h09min

    olá, pessoal.estou preocupado, pois passei no concurso da cptm edital 006/2009 no qual tinha várias vagas entre elas 44 para " agente fiscal de limpeza". A prova foi 17/01/2010, a cptm já convocou todos os cargos, e nós afl ainda não fizemos sequer o exame médico. já vai fazer três meses q o último cargo foi convocado e nós nada. realmente queria saber se há possibilidade de que convoquem nós ainda esse ano, já q é um ano eleitoral. E também queria saber se há possibilidade de q nos convoquem até a término de carência desse concurso, já q passei entre as vagas.

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 20 de junho de 2010, 12h17min

    Segundo entendimento do STJ, posse e nomeação do candidato dentro do número de vaga do Edital, agora é direito subjetivo dos candidatos classsificados dentro do número de vagas.

    J

    Júlia Soares Segunda, 16 de agosto de 2010, 11h50min

    Concordo com o autor do tópico.

    W

    WHICHS Segunda, 16 de agosto de 2010, 12h05min

    Não estamos advogando, estamos colaborando com a sociedade com a unica finalidade de eslcarecer dúvidas, é obvio que alguns costumam fazer consultas, mas sem dúvida o consulente terá que arrumar um profissional habilitado.