Caros colegas, esse não deveria ser um espaço para os estudiosos do direito debaterem temas jurídicos? Bem assim, o que tenho visto são consultas gratuitas, em praticamente todos os temas. A rigor, não tenho nada contra, eu mesmo já respondi muitas dessas perguntas, contudo, é certo que essas pessoas poderiam procurar um profissional em seu local de trabalho e,naturamente, pagar pela informação, que por certo só adquirimos condição de expor, após muitos anos de estudo e trabalho. Ante a ideia colocada, não vos parece que respondendo a todas a questões estamos dando mais um tiro no pé? Com a palavra, os colegas.

Respostas

    S

    Saulo Correia Sábado, 28 de abril de 2012, 18h09min

    Há algum tempo acompanho este fórum e poucas foram as vezes que vi tópicos realmente "construtivos", que visavam o debate, a coleta de opiniões, aprendizado mútuo e etc. Lembro que um deles, em que se discutia a validade de prova obtida na internet, me foi de muita valia numa ação de alimentos gravídicos. Além desse tópico, houveram outros em que o debate também ajudou.
    Contudo, a maioria dos tópicos que tenho visto, principalmente tópicos mais recentes, são de das seguintes espécies: a) alunos da graduação que procuram obter aqui a resposta para algum trabalho da facudade; b) estagiários que, ao invés de procurarem seus instrutores/orientadores, procuram sanar dúvidas de processos que estão sob sua responsabilidade aqui no fórum, o que torna um verdadeiro despropósito a idéia de estágio, que deveria estimular a busca pelo conhecimento e o aprendizado com a experiência do professor instrutor/orientador; c) advogados que, ao invés de ajuda, sugestões de doutrina e etc., pedem, descaradamente, "modelos" de petição; d) "pessoas normais", que procuram orientação jurídica gratuita aqui no fórum e, por fim; e) CLIENTES que ao invés de procurarem seus ADVOGADOS CONSTITUÍDOS, que em tese têm conhecimento completo dos autos, vêm buscar orientação aqui no fórum.

    E o mais absurdo de tudo é que nós (estudantes, bacharéis ou advogados) alimentamos esse tipo de comportamento. Respondendo tais questionamentos, enviando modelos de petição e etc.
    Alguém mais vê em tudo isso uma extrema desvalorização da profissão? Reclamamos - e hoje a tônica do discurso é que há uma faculdade de direito em cada esquina - da qualidade do ensino jurídico, da existência de profissionais ineptos e tantas outras coisas, mas será que nosso comportamento corresponde?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 28 de abril de 2012, 22h43min

    De pleno acordo com tema abordado nesta narrativa.

    C

    Censurado Domingo, 29 de abril de 2012, 11h55min

    Se me lembro bem a alguns anos atrás foi aberto um tópico, por coincidência o criador tb se chamava Ivan, um xará, ele dizia pra ninguém dar consulta gratuita no fórum, mas foi avacalhado, pásmem, tanto pelos profissionais quanto (e por óbvio) pelos consulentes inveterados.

    M

    mateus ad hoc Domingo, 29 de abril de 2012, 12h16min

    Como o Jus Navigandi é um site aberto, conhecidíssimo, e que não impõe restrições de acesso, acho indesejáveis, mas previsíveis, tais desvirtuamentos e excessos.

    Como evitá-los ?

    T

    Thiago Godoy Domingo, 29 de abril de 2012, 12h26min

    Concordo Parcialmente.
    Mas existe uma grande diferença entre dar "consulta" e dar "orientação".
    A CF garante a todo cidadão brasileiro acesso ao judiciário, bem como, que o Direito seja de facil acesso a todos.
    Tanto é verdade que ao próprio Poder Judiciário já existe uma orientação pelo próprio STF para que o juízes fundamente seus julgados de uma forma mais coloquial, para que seja de fácil entendimento ao cidadão.
    Por isso, parabenizo o sítio Jus Navegandi pela iniciativa e abrangencia geral a todos, não limitando apenas aos Operadores de Direito. Acho isso de "suma" importância.
    Não acho que esclarecer dúvidas seja uma "CONSULTA".
    E isso não muda nada também.
    O que eu acho é que a "raiz do câncer" está na própria POSTURA dos Advogados na hora de angariar novos clientes. Pois muitos, senão a MAIORIA destes, não combram consulta.
    O que vai em desacordo com a Tabela de Honorários da OAB.
    E com isso MATAM o mercado. Pois se eu cobrar o meu cliente vai no meu vizinho que não cobra.
    Onde está a união da classe?
    Já disse em outro forum outra vez, devemos nos espelhar na Medicina.
    Pois TODOSSSSSSS cobram consulta, até mesmo para olhar uma unha encravada.
    E TODOSSSS fazem publicidade.
    Alguém ai me mostre uma foto de um médico andando de CARRO 1.0 por necessidade.
    Realmente no Forum existem alguns seres folgados. Mas não acho que deva-se restringir o acesso a todos por causa da minoria.
    Gosto muito de transmitir meus conhecimentos, mas não me adentro nas questoes perguntadas a mim de forma "STRICTO SENSU". E sou o primeiro a orientar que o participante procure sim um advogado e PAGUE A CONSULTA.

    S

    Saulo Correia Domingo, 29 de abril de 2012, 14h03min

    É, Ivanx, infelizmente a internet tem dessas coisas. Acho que o convite à reflexão é algo extremamente positivo, mas nem todos vêem assim. Creio que o "mundo jurídico" esteja avançando lentamente ao descrédito, e muito disso pode ser tributado a atitude de “profissionais” como os que você citou.
    Respondendo a pergunta do colega Mateus_ad_hoc, creio não há como estabelecer uma filtragem ou regras rígidas para controlar tal situação. Primeiro porque que qualquer tentativa de “controlar” internet já nasce frustrada, dada a dificuldade de se estabelecer um controle prévio; segundo, porque um controle prévio poderia tolher manifestações legítimas, impedindo o objetivo do fórum, que é promover o debate e o conhecimento. Como resolver tal problema, então? Promovendo o debate. Creio que o debate não só aprimora a discussão, acrescendo novas visões, possíveis soluções, como também conscientiza os envolvidos da importância do seu próprio comportamento como um instrumento de diminuir o problema. Ora, se eu, ao participar da discussão vejo que realmente existe um problema, e vejo, ainda, que a minha conduta ao responder o tópico de um aluno que nem se deu ao trabalho de pesquisar contribui para o aumento do problema, certamente eu passaria a ter mais critérios antes de responder um tópico dessa natureza.

    Como exemplo eu cito o seguinte tópico: jus.com.br/forum/289925/existe-diferenca-entre-obrigacao-e-onus/

    Nesse tópico, em que o forista se limita a perguntar se “Existe diferença entre obrigação (sic) e ônus?”, fica evidente que não houve qualquer interesse prévio do criador do tópico em pesquisar o assunto. O que eu fiz, então? Respondi – talvez não da forma mais educada existente – que ele deveria, PRIMEIRO, estudar o assunto, e caso houvesse entendido a diferença, que voltasse ao fórum e expusesse sua dúvida de maneira específica.

    Partindo, agora, para as considerações do colega Thiago Silva, tenho que concordar que existe uma diferença entre dar consulta e orientação, mas que, porém, tal diferença é bastante sutil.
    Veja bem, se alguém vem ao fórum e pergunta se há a possibilidade de proceder ao “divórcio em cartório”, a resposta positiva, explicando as hipóteses em que tal medida é possível assume caráter de orientação, porquanto não se destinam a apontar a solução de um problema eventualmente existente, mas somente de sanar uma dúvida. Agora se além de querer saber se é possível o “divórcio em cartório” o criador do tópico quer saber quais são patrimônio passível de partilha, se tem ou não direito a pensão alimentícia, seu valor e etc., qualquer “orientação” corre o sério risco de se transformar em consulta, pois para responder tal questionamento é preciso saber o regime de bens do casamento, quando cada patrimônio foi adquirido, quanto ganha o outro cônjuge, quais são suas despesas e etc., entende?
    No fórum grande parte dos tópicos iniciados são, na verdade, pedidos de consulta gratuita, ao que os foristas alegremente aderem.
    O “acesso ao judiciário”, que você mencionou, é garantido a todos. A orientação jurídica, igualmente. Mas cada uma é garantida em conformidade com TODO o ordenamento jurídico, e não apenas em conformidade com o próprio interesse do indivíduo. Aqui não temos como aferir se esta ou aquela pessoa tem condições de contratar um advogado para orientá-la. Se ela tiver, estamos desvalorizando a nossa profissão, afinal de contas para que advogado se uma “pesquisadinha na net” resolve? Se ela não tiver condições de arcar com o pagamento de uma consulta, pode se valer da assistência jurídica integral e gratuita prestada pela Defensoria, que poderá prestar as informações de que a pessoa necessita.
    Aproveitando o que você consignou sobre a Medicina, pergunto: quem aqui tem coragem de tratar de maneira tão imprudente a sua própria saúde, a ponto de digitar seus sintomas num fórum de medicina, na esperança de obter um diagnóstico? Será que existem muitos médicos ou estudantes de medicina que se prestem a isso?
    Veja bem, um conjunto de sintomas pode indicar os mais variados problemas, não é prudente – para dizer o mínimo – afirmar qualquer coisa antes de uma consulta e, quiçá, da realização de alguns exames.
    Da mesma forma, no Direito, uma situação fática pode dar origem a diversas consequências jurídicas. Porque, então, achamos prudente opinar sobre tais situações? Atire a primeira pedra o advogado ou estagiário que nunca recebeu um cliente ou assistido que já chegou com a “solução” pronta para você.

    L

    Laercio Angelim Domingo, 29 de abril de 2012, 16h49min

    Acho que passou da hora de restringir esse fórum aos operadores do direito.

    Muita gente querendo "consulta" e muita trollagem.

    Concordo plenamente.

    S

    Saulo Correia Domingo, 20 de maio de 2012, 4h59min

    Acho que o que a moderação deveria verificar é a desvirtuação do fórum, que descambou de um lugar de debate para um lugar de amparo para profissionais despreparados, estudantes e clientes folgados.

    P

    Paulo Gustavo Domingo, 20 de maio de 2012, 14h36min

    O Fórum Jus Navigandi é um espaço público para discussões jurídicas, no qual é livre a participação de profissionais do Direito e também de pessoas leigas.

    Consideramos que a informação jurídica deve ser democratizada e acessível, facilitando o acesso da sociedade ao conhecimento.

    O estudo abstrato de situações, teóricas ou práticas, contribui para o aprendizado de todos.

    Entendemos que é válida e desejável a participação de todos os setores da sociedade no Fórum. Também são bem-vindos os advogados, que assim contribuem para cumprir a sua importante função social, atuando com objetivos ilustrativos, educacionais e instrutivos.

    É dever de todo profissional zelar pela obediência às regras éticas para sua atuação. No que tange aos advogados, as normas que regulam suas atividades permitem a manifestação profissional em espaços públicos, desde que feita com moderação. O espaço está aberto a todos que desejarem participar.

    Como se trata de uma comunicação direta entre os usuários, amparada no direito à expressão, eventualmente pode haver episódios ou tendências originalmente imprevistas.

    Em muitas situações, os próprios participantes se autorregulam, reforçando ou extinguindo determinados comportamentos. Em outras, a moderação do Fórum intervém, com o objetivo de ajustar as condutas às regras de participação.

    O Jus Navigandi, como mantenedor deste espaço, está trabalhando em reformulações técnicas, que buscam estimular participações produtivas. O público, protagonista do Fórum, terá papel decisivo nessas melhorias.

    Agradecemos a participação de todos, e esperamos continuar contando com sua confiança.

    E

    Elizabeth Lombardi Quinta, 24 de maio de 2012, 23h47min

    A d o r o !!!!!!!!!

    V

    Vanderlei Sasso Sexta, 25 de maio de 2012, 1h54min

    Comentário apagado pelo usuário

    N

    Nezita Silva Segunda, 06 de agosto de 2012, 13h36min

    Venho como muitos colegas participanres! Tenho dúvidas, preciso de ajuda jurídica, mas acredito que essa informação a mim prestada, poderá ajudar não só a mim, mas muitos na área do Direito. Sou funcionária Pública da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Sou professora radaptada, estou com uma jornada de 32 aulas desde 2003, e recebo por 190 horas mes, sendo que a jornada completa era de 33 aulas, com proventos mensais de 200 horas. mas esse ano de 2012 essa jornada veio para 32 aulas, onde o professor readaptado nesse ano com 32 aulas ganhará por 200 horas trabalhando um total de horas igual a mim, como fica a minha situação ganhando por 190 horas e meu colega também readaptado ganhando por 200 horas com o mesmo número de horas trabahadas? Obrigada! Nezita

    I

    Isis Ferreira Terça, 18 de setembro de 2012, 16h54min

    Tenho um processo de março/2012 do 3 oficio de registro de distribição - 7 juizado especial civel. o que significa "Aguardando Digitação de Mandado de Pagamento." vai demorar ainda muito pra mim receber?? quanto tempo ? o que posso fazer para acelerar o recebimento?

    C

    capadócio Suspenso Terça, 18 de setembro de 2012, 17h07min

    Veja bem em um simples linguajar dita dúvida com certeza, faça sol ou faça chuva, seja dia ou noite, siguinifica que: O Processo está Aguardando Digitação de Mandado de Pagamento."
    Conclusão: alguém vai ter que pagar

    L

    Lipexisde Terça, 18 de setembro de 2012, 17h15min

    Também concordo.

    Eu só tiro dúvidas que não vão extinguir a pretensão da pessoa e sou breve, se perguntam "há a possibilidade de ..." eu respondo "É possível". Desse modo, se a pessoa quiser fazer algo terá que contratar um colega advogado.
    Também se aparentemente for pessoa com recursos financeiros, não respondo nada, por exemplo um senhor com uma dúvida de direito empresarial que apareceu pelo fórum hoje.

    C

    capadócio Suspenso Terça, 18 de setembro de 2012, 17h59min

    Pelo que sim pelo que não digo-lhe que sou contrário a qualquer tipo de extinção(algum mico leão dourado tá rolando de rir). dito isto a brevidade denpende muito das circunstâncias do contexto ao qual estamos inseridos, dessa forma tenho comigo que se a pessoa que aqui frequenta é um advogado e tá a fim de responder ou tirar a dúvida de alguém qua mal há nisto afinal creio eu que este qualquer advodo deva ter lá sua clientela de modo que não é aqui que ele tirará o seu pão de cada dia aqui seria um serviço, como já dito, ao cidadão que seberá mais a cerca de seus direitos e estes por sua vez passão, quiça, tais direitos para frente, ou seja aos seus pares e assim vai-se contruíndo um uma sociedade mais sábia, sabia?
    Como já dito pelo MP1 eu concordo com o que ele disse assim os advogados teriam um espaço jurídico só deles pois teriam uma senha fornecida pela OAB e se debateriam entre sí ou tirariam dúdas um com outro a respeito de seus processos em andamento ou coisas similares.
    Eu como não sou advogado vou ficando por aqui porque por aqui é um espaço público e vezes há que até dou um palpite ou tiro alguma dúvidazinha de alguém, também tiro um baratinho, dou uma cacetasdas e não deixo barato para que quer crescer pra cima de mim.
    Tenho dito.

    C

    carlúcio Suspenso Terça, 02 de outubro de 2012, 14h09min

    Dr. Saulo voces advogados gostam de falar um brocardo in dubio pro réu, então se aqui não dá para saber se esta ou aquela pessoa tem condições de contratar um advogado para orientá-la, então...
    desde que nasceu este forum existe este blá blá blá e os advogado não entram neste modelo de conduta por voce mencionado.

    P

    Posto 1 Terça, 02 de outubro de 2012, 14h14min

    Orientar não é sinônimo de treinar? Adquirir experiência?

    C

    carlúcio Suspenso Terça, 02 de outubro de 2012, 15h00min

    Lógico. o Dr. saulo deve estar sentindio falta de honorários advindos da consulta, ailá esse negócio de consulta com advogado me é muito estranho, não é médico, ademais eu tenho pra mim que devemos sim pagar uma parecer jurídico escrito e subscrito etc.
    Nós do povo estamos é fazendo um favor para a classe, digamos que estamos treinando advogados da OAB, suavizou?