Fórum de discussão ou consulta gratuita?
Caros colegas, esse não deveria ser um espaço para os estudiosos do direito debaterem temas jurídicos? Bem assim, o que tenho visto são consultas gratuitas, em praticamente todos os temas. A rigor, não tenho nada contra, eu mesmo já respondi muitas dessas perguntas, contudo, é certo que essas pessoas poderiam procurar um profissional em seu local de trabalho e,naturamente, pagar pela informação, que por certo só adquirimos condição de expor, após muitos anos de estudo e trabalho. Ante a ideia colocada, não vos parece que respondendo a todas a questões estamos dando mais um tiro no pé? Com a palavra, os colegas.
Eu só tenho a agradecer a todos do jus, aprendi e aprendo todos os dias. Tinha muitas convicções equivocadas que agora estão esclarecidas. Não sou da área do Direito e não vejo como as informações aqui prestados possam ser prejudiciais ao profissional da área, se estudou muitos anos para adquirir todo o conhecimento e acha que deve cobrar, ótimo, é só não colaborar. Mas muitas pessoas muitas vezes necessitam de esclarecimentos simples e nem precisariam levar ao judiciário, acaba por aqui. Só vejo sim vantagens para quem frequenta o fórum, e defendo que o DIREITO básico deveria ser matéria obrigatória nas escolas desde o primário.
Quem nunca foi prejudicado por falta de conhecimentos? Eu já!
Acredito que a experiência dos nobres Advogados, das dúvidas dos formandos, e dos problemas expostos por pessoas que necessitam de ajuda, formam sim um forum juridico onde através dos problemas expostos, se realiza as discussões envolvendo a experiência, a formação de experiência e a consolidação da ajuda nas diferentes discussões.
Resposta para Fernando Stefanes Rivarola
Pelo menos aqui vocês aprendem na prática. Aprendem com casos reais, com pessoas que não tem como pagar, às vezes assustadas com um acontecimento repentino, e vocês são como anjos... larga a mão de ser egoísta. Tem Doutor que atende muito bem, com muito bom gosto, delicadeza e didatica. Outros chegam a ser brutos, partindo da premissa que sempre somos o culpado disso ou daquilo, mesmo assim somos atendidos. O site Jus Navigandi é muito melhor que a defensoria pública rs******... Muito obrigado. Sugestão: para discussão acadêmica, vocês deveriam instituir senha baseada talvez na inscrição da OAB...
carlucio, faço das palavras do Manuel Belmonte as minhas, já encontrei aqui neste forum de discussão muitas orientações que me levaram a solução de meus problemas, orientações esta que nem em meu sindicato de categoria tive, as repartições publicas dão show em desencontros de informações, burocracia, e muitas vezes a experiência vivida por algum frequentador deste fórum pode ser idêntica a algum problema também de alguém que vem a este forum em busca de ajuda ou orientação.
Tudo bem justiceiroprevidenciario mas o sentido da minha indagação consiste que lá na defensoria pública voce tem condições de efetivamente resolver sua pedenga judicial, obter a tutela jurisdicional ao passo que aqui só obtém orientações e informações, em outras palavras aqui são teses lá é o prático, aqui subjetivo, lá objetivo, aqui não se resolve pedengas judiciais, lá se resolve.
Ao zé das couves seja transparente em suas indagações, ao amigo carlucio respeito sua resposta e concordo em grau e genero, apenas quis dar entender a minha experiência neste forum onde participo há anos e que já me ajudou em algumas situações, onde meu advogado não me esclareceu, declaro que mesmo leigo me tornei um advogado (kkkkk) neste fórum, visto algumas experiências vividas e resolvidas e também passadas para outros que também foram ajudados, sei que é um exagero tentar me igualar a um individuo que passou anos dentro de uma sala na faculdade para se formar e se especializar. Boa noite.
Boa Noite por favor eu gostaria de fazer uma consulta e que minha filha fez um Curso Supletivo em 2012 pagou R$480,00 como taxa de matrícula em 11/04/2012, e em 15/07/2013 pagou R$50,00 para emissão do Diploma de conclusão do 2º Grau, ocorre que fiz varios contatos com eles por telefone ao longo de dois messes falei até com o Direitor da Instituição já tentei tudo que era possivél sem êxito estou me sentindo lesado minha filha está impedida de fazer um curso ou ingressar na Faculdade em virtude deste peoblema. Oque devo fazer para resolver esté assunto de forma rapida através da Justiça. Agradeço desde Já.. Sergio Sukermann.
Sr. Fernando, sinceramente e com todo respeito: que comentário mais indelicado e sem fundamento, hein? Esse é um dos motivos pelos quais o Brasil está nessa (...)! Pois muitas pessoas pensam como o senhor: tudo gira em torno do dinheiro! Fazer tudo se tiver uma gratificação! Já imaginou qtas pessoas humildes acessam esse fórum? Que mal sabem escrever? Textos com tantos erros de português, em busca de uma resposta, que muitas vezes, é tão óbvia! Ora, nenhum profissional que aqui acessa, está sendo obrigado ou pagando promessa. Eu parabenizo àqueles que defendem e apoiam essa causa, pois provam que têm inteligência, conhecimento e sabedoria sobrando para dividir com os menos favorecidos; e tenho desprezo por aqueles que querem tirar dinheiro daqueles que mal têm oque comer...
Sr. Fernando, sinceramente e com todo respeito: que comentário mais indelicado e sem fundamento, hein? Esse é um dos motivos pelos quais o Brasil está nessa merda! Pois muitas pessoas pensam como o senhor: tudo gira em torno do dinheiro! Fazer tudo se tiver uma gratificação! Já imaginou qtas pessoas humildes acessam esse fórum? Que mal sabem escrever? Textos com tantos erros de português, em busca de uma resposta, que muitas vezes, é tão óbvia! Ora, nenhum profissional que aqui acessa, está sendo obrigado ou pagando promessa. Eu parabenizo àqueles que defendem e apoiam essa causa, pois provam que têm inteligência, conhecimento e sabedoria sobrando para dividir com os menos favorecidos; e tenho desprezo por aqueles que querem tirar dinheiro daqueles que mal têm oque comer...
Pois é, quanto mais esclarecida é uma pessoa, menor sua chance de cair nas mãos dos espertalhões.
E mesmo que o cidadão tenha pleno conhecimento da lei, na justiça, terá que ser representado por advogado ou defensor. O que é um enorme privilégio para a profissão, tendo em vista que a lei é para a todos.
O fórum tem que ter alto nível, humildade, respeito, seriedade, e tudo mais no sentido de esclarecer as dúvidas dos consulentes...não precisa ser Advogado para responder a uma dúvida jurídica, basta já ter vivido uma experiência que sirva para repassar a quem precise e esteja às voltas com o mesmo problema.A ANARQUIA não cabe ao fórum e isto é notório quando aparece por parte de uma minoria, que SÓ FAZEM zombar e/ou escarnecer os consulentes que vêm ao fórum com propósitos sérios; inclusive há aqueles se passando por Advogados respondendo e completando seu ego de causídico; estes anarquistas talvez assim ajam para expor seus altruísmos frustantes e fracassados ou até por ter sido reprovado no Exame da Ordem....Reconhecem-se pela exposição do problema aqueles que realmente são sérios com seus propósitos no fórum e por REALMENTE CARECEREM DE UMA RESPOSTA A SEUS PROBLEMAS,diga-se de passagem, o fórum é útil a todos, aos profissionais do Direito, aos estagiários, aos estudantes, aos juízes, aos Desembargadores e, inclusive, até aos Ministros do STF, QUE VEZ OU OUTRA APARECEM nesse fórum que TÊM FINALIDADES SOCIAIS, PEDAGÓGICAS,INFORMATIVAS E JURÍDICAS para quem seriamente o procura....Mas se deve descartar os zombadores, escarnecedores e falsos causídicos, os famosos rábulas...