moro na italia e tenho uma filha de 17 meses. sou casada regularmente a 4 anos.estou em crise no meu casamento , sofrendo abusos e ameacas do meu marido. ele diz que sou pobre, estrangeira e que nao tenho direitos. estamos vivendo separaodos dentro de casa e a intencao dele è me obrigar a morar aqui o resto da minha vida. ele tem a casa dele, a familia dele, o emprego dele. eu aqui nao tenho nada. nao acho justo que eu tenha que fazer o sacrificio de viver aqui pra ele poder ser pai. ele tem condicoes de ir pro Brasil todo ano. eu Nao. se como nao fiz a cidadania brasileira da crianca aqui, posso ter maiores problemas? se eu for pro brasil sem consenso dele? minha filha tera direitos como cidada brasileira? quais as chances reais que eu tenho de conseguir a guarda da minha filha, tenho tudo documentando, com mensagens, e-mails todas as ameacas e maldades que ele me fala. o que voces me aconselham? quanto mais o tempo passa, as coisas pioram e ele pode me proibir de sair com ela do pais. è verdade que ela ficando maior ele pode alegar que ela ja estava inserida na vida social aqui.? porque agora o ela è um bebe, e passa o dia todo comigo. ele trabalha, e nao sabe e nem tem tempo pra cuidar dela. posso iniciar o divorcio ai do Brasil e pedir pensao, regularizar visitas?

Respostas

    D

    Desconhecido Quarta, 16 de outubro de 2013, 20h44min

    Sou casada, estou gravida e estou tirando minha cidadania italiana, seguinte, se eu for morar na italia, e me casar com meu Esposo la que vou ter q casar com ele pelas Leis Italiana para ter Cidadania Italiana tbm, se eu casar com mesmo regime que casei aqui o no brasil, e construir bens la, quando ele falecer, os filhos dele do outro casamento terão direito a todos os bens nossos?? ou apenas dos bens aqui no brasil??? Se eu colocar tudo no nome da minha filha, eles terão direito de requerer alguma parte dos bens que for construido em solo Italiano???

    J

    Jack Silva Sexta, 24 de janeiro de 2014, 1h07min

    O pai da minha filha e frances ele me provocou e disser pra mim deixa a nossa filha com ele e se eu não deixasse e ele ia mandar me espusa da frança e eu fiquei começo de nunca mais entra no exterior e cedi a chantage dele e e agora tou no Brasil e quero minha filha de volta ela vai fazer2 anos em março e quero minha filha mi ajude por favor me da uma resposta sera que eu posso ir no consulator da franca denunciar ele

    G

    Gislaine Lawrence Quarta, 05 de março de 2014, 11h01min

    Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. Atualmente moro em USA com meu esposo que é americano. Ele já havia sido casado e tem 2 filhos. Uma das crianças é americana e a outra brasileira. A ex do meu esposo é brasileira e fugiu de USA para o Brasil em 2007 com a menina de 2 anos e grávida do segundo. Alguns dias depois entrou em contato pedindo desculpa e pediu para meu marido ir para o Brasil tentar a vida com ela lá. Pensando nos filhos ele decidiu ir para o Brasil alguns meses depois. Tentaram ficar juntos e não deu certo. Ele pediu pra se separarem e ela nunca aceitou o divórcio, desde então usa as crianças, tenta colocá-los contra o pai, entre outras coisas. Meu marido quer muito pedir a guarda das crianças, isso deve ser feito no Brasil ou ele pode dar entrada em USA? As crianças sofrem de alienação parental. Tem como abrir um processo aqui tbm alegando isso ou apenas no Brasil. Estamos nos sentindo perdidos sem saber por onde começar. Ele morou 5 anos no Brasil, tinha as visitas regulamentadas. Ele recebeu uma oportunidade de trabalho em USA e resolveu voltar a morar aqui, para também poder dar uma vida melhor para os filhos. Já tem um ano que ele não vê os filhos, a mãe não quer deixar as crianças virem visitar meu marido. Se ele quiser ver os filhos ele tem que ir para o Brasil. Infelizmente não foi possível na época da mudança pra cá entrar em contato com a juíza e solicitar a alteração das visitas e informar da mudança de endereço. Desde já agradeço.

    L

    Lorena Marinho Terça, 01 de abril de 2014, 21h34min

    Boa tarde Dra.
    Tenho uma amiga brasileira, que se casou na Alemanha, e uns 4 meses atrás ela esteve com sua filha no Brasil, ficou aqui por 3 meses, já estava pensando em se divorciar, mas voltou para Alemanha com medo que se ao ficar por aqui poderia ter problemas. O marido estava falando que iria assinar para ela poder morar aqui no Brasil com a filha.
    Mas ao chegar na Alemanha ele conseguiu pegar a guarda provisória da filha deles.
    A advogada dela já entrou com um pedido, gostaria que me mostrasse algumas soluções e dicas do seu conhecimento.

    R

    Rozana Nascimento Sexta, 02 de maio de 2014, 19h41min

    Bom dia Dra Regina,
    Minha historia 'e a seguinte. Sou separada do primeiro casamento e tenho a guarda de meu filho de 12 anos a mais ou menos 4 anos. Me casei de novo e tenho mais dois filhos com o novo marido (um de 2 anos e uma menina de 7 meses). Como moramos numa cidade muito violenta e meu marido tem dupla cidadania (portugues) resolvemos morar em Portugal. Ja adquirimos apartamento e vamos ter uma vida bem est'avel, podendo dar do bom e do melhor para as criancas. Minha duvida 'e a seguinte: se meu ex marido pai do menino de 12 anos resolver criar caso em relacao a essa mudanca como posso proceder? Se eu o tirar do pais mesmo sem o consentimento do pai (pois tenho algumas autorizacoes para o exterior) quais seriam as consequencias se agir dessa maneira? Nao sei se isso teria alguma importancia mas 'e o desejo da crianca ir morar fora do Brasil com os dois irmaos.

    obrigado, fico no seu aguardo

    L

    Luiza86 Segunda, 09 de junho de 2014, 20h03min

    Boa tarde,

    Estou morando nos estados unidos e sou casada com um americano, agora ele quer o divórcio e temos uma filha de dois anos, estou em dúvida se devo pedir o divórcio no Brasil ou aqui nos Estados Unidos, já que ele me permite levar nossa filha de volta comigo. Se eu for pro Brasil e entrar com o divórcio lá como funcionará a pensão alimentícia na questão do pagamento?

    L

    Luiza86 Segunda, 09 de junho de 2014, 20h04min

    Boa tarde,

    Estou morando nos estados unidos e sou casada com um americano, agora ele quer o divórcio e temos uma filha de dois anos, estou em dúvida se devo pedir o divórcio no Brasil ou aqui nos Estados Unidos, já que ele me permite levar nossa filha de volta comigo. Se eu for pro Brasil e entrar com o divórcio lá como funcionará a pensão alimentícia na questão do pagamento?

    L

    Luanna Mattos Terça, 22 de julho de 2014, 6h07min

    bom dia! sou brasileira , e conheci um pessoa de marrocos , passei natal e ano novo em m marrocos em inicio de janeiro voltei ao brasil , uma semana depois ele veio atrás de mim ficou aqui os 3 meses de turista , retornou a marrocos para fazer documentação la para poder casar comigo no brasil, retornou com os documentos mais o cartorio exige uma declaração do país dele que confirme que ele não e casado lá , sendo que nesse meio tempo eu engravidei , e agora ele sabendo da gravidez mudou de ideia quer que eu vá morar em marrocos com ele eu não quero , pois tenho 2 filhos que são do brasil, o mesmo voltou para seu país e não esta me ajudando em nada da gravidez disse que eu sei seu endereço e quando eu quizer que estara me esperando em marrocos e que lá faz tudo por mim e aqui no brasil não, quero saber como devo agir ele e obrigado a registrar a criança , tem que dar pensão? ele pode voltar quando o nenem nascer e querer levar meu filho qual meu direito e da criança? obrigada.

    A

    Aridene silva Sexta, 21 de novembro de 2014, 0h12min

    Eu só brasileira tenho uma filha com um italiano mas tive ela no Brasil,mas ele mora na suíça e tem passaporte suiço quero sabe se quando ele registra ela,qual a nacionalidade ela vai ficar ta em processo na suíça no momento ela é só no meu nome

    Tatiana marques de lira

    Tatiana marques de lira Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 21h18min

    Ola
    Dra . Regina machado .
    eu me chamo Tatiana , sou brasileira e chequei no Brasil gravida de um namorado que e estrangeiro suico , mas eu não sabia que estava gravida e o tempo passou e eu não voltei para Europa e a Crianca nasceu aqui no Brasil, ele quer que eu va para suíça para registre nosso crianca , mas nasceu no brasil e eu não sei como eu faco para viajar ao encontro dele na suíça com a criança para ser registrado no pais Europeu .. me aconselhe oque eu devo fazer .

    Tatiana marques de lira

    Tatiana marques de lira Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 21h23min

    ..............................

    R

    Rafael F Solano Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 22h27min

    Se vc for para lá, vai ser dificil vc retornar ao Brasil com a criança sem maiores problemas. Ele pode reconhecer a criança sem que vc precise ir lá.

    Tatiana marques de lira

    Tatiana marques de lira Terça, 17 de fevereiro de 2015, 21h34min

    Rafael F Solano
    oque precisar para um estrangeiro reconhecer uma criança no brazil .

    R

    Rafael F Solano Terça, 17 de fevereiro de 2015, 21h59min

    Vir ao Brasil ou se no exterior buscar os canais diplomáticos, como o consulado.

    C

    cristiane Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 23h06min

    Ola EU sou casada no Brasil com um Irlandes, moramos no Brasil e estamos voltando para Irlanda em Dezembro deste ano, tempos una amiga de long a data e conhecemos e participamos da vida da filha dela desde is 3 Anos de idade, o paid da crianca não é presented e pouco vê ela, pensao uma ou Duas vezes ao ano.

    Como a mae esta sem tempo e trabalhando o tempo to do, entramos no acordo dela passar a guarda da menu a para mum e para meu marido assim elq poderia it conosco para Europa e estudar enquanto a mae trabalha e she organization no Brasil o pai não she opoe, ninja pergunta seria existe essay possibilidade? Como iniciar?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 20h57min

    CRISTIANE

    Filho menor pode residir fora do país sem os pais, mas com autorização destes, para fins de intercâmbio cultural. Necessário carta convite de escola internacional. Ou por adoção internacional.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    Ana Paula Joaquim

    Ana Paula Joaquim Terça, 10 de março de 2015, 14h04min

    oi doutora tenho um filho de um italiano que conhece no rj a 12 anos na epoca eu falei com ele mais como eu nao tinha tel nos falavamos pelo orelhao mais ai o orelhao estragou e predemos o contato e agora o meu filho me cobra que quer conhecer o pai tem como encontar essa pessoa o nome dele e Genaro Vitale e mora ou morava en Napoles se puder me ajudar te agradeco muito

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de março de 2015, 16h40min

    Ana, tente o consulado italiano.

    Fatinha Martins

    Fatinha Martins Quarta, 20 de maio de 2015, 20h30min

    Oi Boa noite sou brasileira tenho 2 filhas de um equatoriano q mora em españa ele não mada pensão agora colocou um advogado mandou mais q levar elas na férias para españa gostaria de saber tei alguma Lei q mi obrigue levas pós ele é violento tenho medo

    R

    Rafael F Solano Quarta, 20 de maio de 2015, 20h33min

    Se as crianças são brasileiras elas só vão se vc autorizar a saída delas do pais,. não tem advogado que mude isso.

    Se exite previsão de pensão em sentença, acione a justiça e execute, isso já vai definir o caráter de pai que ele apresenta.