Boa tarde!

Tenho 24 anos e meus pais estão em processo de separação só que, continuam morando na mesma casa. Tenho três irmãos sendo um com 19 anos, um com 16 e o menor de 8 anos. Devido a meus pais estarem na mesma casa ainda, eu e meus irmãos sofremos com as brigas diárias, em casos que foi necessário chamar a polícia pois houve agressão de ambas as partes. Como é nítido que nenhum dos dois está em condições psicológias de continuar a criar meus dois irmãos menores, gostaria de saber se há a possibilidade de meu irmão de 19 anos e eu conseguir a guarda dos outros dois menores?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 12 de setembro de 2016, 14h44min

    Denuncie ao Conselho Tutelar, sua mãe pratica abandono de incapaz. Ninguém menor de 16 anos pode tomar conta de outros menores que ele mesmo.

    Mari Moutsopoulos

    Mari Moutsopoulos Quinta, 13 de outubro de 2016, 13h54min

    Olá!
    Tenho 3 irmãos, uma de 23 (que ainda está na faculdade), uma de 16 e um de 14. Meus pais nunca se casaram mas estão "separados" a um ano pois o meu pai, que sempre foi usuário de maconha, começou a usar cocaína e não tivemos escolha a não ser a separação dos dois. Um ano depois ele se diz "melhor" e minha mãe voltou a "namorar ele" deixando meu irmãos sozinhos em casa boa parte do fim de semana. Porém ele ainda briga muito com todos os irmãos a ponto de todos pedirmos pra minha mãe para não ter mais contato com ele. Como estão juntos de novo ela acaba obrigando os meus irmãos a vê-lo, o que deixa a casa toda desestabilizada psicologicamente. Eu e minha irmã somos maiores de idade, mas somente eu tenho emprego e não ganho o suficiente para manter a todos. Gostaria de saber se posso pedir a guarda dos meu irmão e uma pensão, ou pelo menos a casa própria que moramos hoje. Os meus dois pais são usuários de maconha.
    Desde já agradeço

    R

    Rafael F Solano Quinta, 13 de outubro de 2016, 20h30min

    Mari, denuncie ao Conselho Tutelar, explique que os filhos menores não conseguem mais conviver com seu pai que deve ter algum disturbio psicologico, e que sua mãe, para ter permanecido nesta relação toxica e tmb usar droga, deve ter algum problema tmb, e que os adolescentes querem viver longe do pai.

    É possivel que vc peça a guarda de seus irmãos, mas não é 100% garantido, menos ainda querer a casa em que moram. Se tem outros parentes (tios, primos, avós...) ou mesmo até um amigo ou vizinho que se diponha a assumir a guarda deles, seria mais viavel.

    Rafaela Pedro

    Rafaela Pedro Sexta, 21 de outubro de 2016, 14h50min

    Tenho dois irmãos menores, de 5 e 7 anos, minha mãe faleceu e o pai ficou com eles. Só que o pai, é usuário de drogas daqueles a ponto de dar crises de abstinências, ñ tem emprego fixo, ñ quer mais levar as crianças p escola, e tem dia que as crianças ficam o dia todo com ele na rua em bares e inclusive em locais onde vai se drogar, e ainda me proíbe de pegar meus irmãos p eu cuidar e ficar comigo na minha casa. Ele diz que quem manda nos filhos dele é ele e as crianças tem q fazer o q ele manda. Qual é o procedimento para o pedido da guarda deles?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 23h16min

    Somente por ele ser usario de drogas, já dá para vc conseguir a guarda das crianças. Denuncie ao Conselho e peça ajuda para vc retirar de imediato as crianças deste meio, e corra com advogado (que sai mais rápido) para conseguir por liminar a guarda provisória deles. E peça ordem de restrição contra ele até que ele receba alta após se submeter a tratamento contra as drogas.

    L

    larissa Quarta, 14 de dezembro de 2016, 20h38min

    Ola eu tenho 18 anos,tenho 2 irmao menores um de 13 e outra de 15 queria saber se posso pegar a guarda de um apenas pois ja tenho um filho
    E outro ficaria com um dos meus irmao maiores
    Obs:meus pais faleceram

    Valcleir Lucas

    Valcleir Lucas Sexta, 20 de janeiro de 2017, 3h44min

    Ola... Tenho um irmao de 8 anos ele sempre quiz morar comigo, e queria saber se posso pegar a guarda dele , tenho 18 anos, minha mae e dependente quimica , mais nao demonstra a ninguem ela vive entrando e saindo com varios homens da casa, e agora arrumou um namorado que bate e chinga meu irmao, ela vive saindo e deixando ele so, trabalho e nao moro na mesma casa que ela.
    Obg

    P

    Paulo Alexandre Segunda, 27 de março de 2017, 13h19min

    Olá, o caso é minha esposa e eu moramos juntos na verdade somos amigados ela tem 18 anos, o que está acontecendo é que na família dela está tendo problemas pois os pais dela a separaram e agora a guarda do irmão dela de 13 anos está com o pai e a do de 3 é compartilhada com a mãe, acontece que o pai dela meu sogro está muito irresponsável com tudo desde que se separou, ele arranjou uma namorada e sai todos os dias pra ir beber e muitas vezes deixa os meninos na casa dos avós que são muito idosos e só chega tarde, tem vezes que só no outro dia, só que tem vezes que ele leva o de 3 anos com ele e deixa todo mundo preocupados porque ele sempre chega bebido, ele já foi denunciado para o conselho tutelar por um anônimo e minha esposa fica preocupada pois tem medo de tomarem as crianças dele e mandarem pra um abrigo, o terreno da casa que os três moram está no nome dela e do irmão dela de 13 anos que foi colocado pelo o avô paterno só que até da casa ele não cuida mais deixar de pagar muitas contas, minha dúvida é a seguinte: caso tirem a guarda dele, outros parentais podem ter ?
    Na verdade os avos dela querem a guarda caso isso aconteça a tia deles também e minha esposa diz que quer também, a nossa dúvida é se eles realmente podem ter, pois os avos já são idosos e só quem recebe aposentadoria é o avô, a tia deles é casada e tem dois filhos e casa própria trabalha e o marido também, no caso da minha esposa é que ela não trabalha e temos uma filha apenas eu trabalho moramos com a minha família, lembrando que o terreno deles está no nome dela e do irmão de 13 onde eles que na verdade são os donos, só que claro ele não sairia de lá só porque perdeu a guarda mais também queria saber o que ocorre caso um processo como esse vinhesse acontecer ?
    Eles poderiam ter a guarda ?
    Se não conseguissem o que iria acontecer ?

    Suellen Correia

    Suellen Correia Segunda, 27 de março de 2017, 21h44min

    Boa noite. Tenho 27 anos, união estável há 6 anos, sou funcionária pública de estatal federal e, apesar de morar em condomínio da empresa, tenho meu próprio apartamento. Tenho uma irmã de 9 anos que é deficiente e gostaria de saber se eu poderia pedir a guarda dela com o consentimento dos meus pais. Eles estão ficando idosos, meu pai ficou desempregado, o local que eles moram é extremamente perigoso e, se tornando minha dependente, minha irmã teria direito aos benefícios concedidos pela minha empresa, como plano de saúde, escola e se enquadraria no programa de apoio ao deficiente e autista, que cobre todo e qualquer gasto com o tratamento dela, inclusive transporte, remédios, acompanhante, terapias e etc. Morando comigo, eu poderia proporcionar uma condição melhor para minha irmã, sem afastá-la da convivência com eles. É possível?

    L

    Leandro Silva de Araújo Quarta, 07 de junho de 2017, 14h21min

    Meu caso é muito semelhante ao da Suellen Correia. Tenho 2 irmãos gêmeos menores e autistas, filhos do segundo casamento do meu pai. Eu quero saber se posso pedir a guarda compartilhada dos meus irmãos, para que eles tenham acesso ao meu plano de saúde, a escola particular e a um programa específico de atendimento a pessoas com deficiência. Os pais dos meus irmãos não tem condições adequadas para oferecer saúde e educação para eles e penso que o ideal seria a guarda compartilhada entre os pais e eu, assim eles continuariam com as responsabilidades de pais e eu com a obrigação de suporte em saúde e educação.

    Raphael Rodrigues

    Raphael Rodrigues Segunda, 19 de junho de 2017, 17h49min

    Boa tarde, tenho uma irmã de 11 anos que ja deixou explicito o desejo em morar comigo.
    Nossa mae faleceu em 2015, o pai dela( meu padrasto) nao mora com ela, finais de semana não fazem nada entre pai e filha e quer que ela more com ele na casa da sua nova mulher ( minha irma nao quer ir pois nao gosta da mulher e é longe de toda a familia)
    Ela é cuidada pela minha tia, uma mulher que nunca trabalhou, analfabeta e vive em bar. ( O pai da minha irmã, ajuda financeiramente e por isso ela se intitula mãe da minha irmã).
    Acontece que o pai dela tem uma implicancia comigo e nao deixa a minha irma, morar comigo!
    Ela está infeliz, confusa e fica me perguntando com que idade ela pode morar comigo.
    O que devo fazer?

    F

    Fernanda Costa Segunda, 26 de junho de 2017, 13h10min

    Boa tarde. Tenho 20 anos e tenho um irmão de 2 meses. Meu pai disse que passaria a guarda dele para mim sem problemas. Mas é um processo pouco claro para mim. Gostaria saber como prosseguir agora... Alguém poe me tirar essa dúvida?

    Thaynah Rodrigues Msl

    Thaynah Rodrigues Msl Quinta, 17 de agosto de 2017, 15h16min

    Olá, tenho 18 anos e um irmão de 19 minha mãe é meu pai se separaram é meu pai saiu de casa e construiu uma casa ao lado, minha mãe foi morar em outra cidade para trabalhar e vem uma vez por mês , meu pai quer a guarda (sei que a preferência é dele) só que ele bebe demais e já tá com uma mulher grávida e a casa dele só tem 1 quarto, ele já usou drogas tb. Como provar que sou mais responsável que ele e pegar a guarda diante do juiz quando for intimada?

    Carianne Gonçalves

    Carianne Gonçalves Terça, 29 de agosto de 2017, 17h10min

    Há menos de um mês perdi minha mãe e tenho um irmão de 9 anos que não é filho do mesmo pai, gostaria de pegar a guarda dele, mas não sei por onde começar.

    Jonathan William

    Jonathan William Domingo, 01 de outubro de 2017, 20h28min

    Entao minha situacao e o seguinte tenho uma irmãzinha de 2 anos e meus pais passarão a guada para uma tia minha pq no momento era a unica opção assim eles passarão so durante 1 no para eles se tratarem e pegarem de volta a menina entao agora minha tia n quer deixa nois ver mais minha irma e ei quero entra pra pegar a guarda dela sera que tem como tenho 21 anos sou casado e tenho minha propria casa

    D

    Darla Mendonça Sexta, 05 de janeiro de 2018, 6h21min

    olá, tenho 19 anos, moro na Argentina por conta do meu ensino superior, tenho uma casa alugada e trabalho com sistema de assessorias, minha irmã tem 15 e meus pais querem mandar ela para Argentina para viver comigo e terminar o ensino médio, eles querem me passar a guarda por isso, é possível?

    Marcos Lima

    Marcos Lima Sexta, 13 de julho de 2018, 5h58min

    Olá, estou com uma dúvida, poderia me informar se eu consego a guarda de minha irmã de 13 anos ? O pai dela quer levar ela , conversei com ele para deixar ela estudar aqui ,eu coloquei ela no curso de inglês e ela já está no intermediário ,se ela ficar eu consigo acompanhar a educação dela pois o pai mora em outro município e tem o caso do pai dela ser dependente de drogas e não morar em uma casa e sim em um treiler . Eu e minhas irmãs queremos um futuro bom para ela e ela já falou várias vezes com o pai que quer morar com o irmão ,mas estou com essa dúvida se eu consigo ter a aguarda dela?

    L

    Luiz Ferreira Quarta, 18 de julho de 2018, 13h03min

    Se eu moro de Aluguel. e tenho minha renda própria, meu irmão menor, pode ir morar comigo. Ou seja, existe a possibilidade de eu conseguir a guarda dele?? (Nossa mãe já faleceu, o pai dele nega a paternidade, e atualmente ele mora com a minha vó, que parece não se importar muito com o menino).

    P.S: Tenho 20 anos, e ele 14

    Paulo César Tré Cool

    Paulo César Tré Cool Domingo, 05 de agosto de 2018, 19h53min

    Boa noite, meu nome é Paulo, tenho 33 anos e sou filho mais velho de 6 filhos no qual o mais novo (de menor) possui Síndrome de Down, com o passar do tempo meu padrasto veio a falecer deixando 4 filhos sobre responsabilidade de minha mãe e com o passar do tempo minha mãe veio a falecer neste ano de 2018 e como meu irmão-menor (síndrome de down) era tido por sua responsabilidade ele consequente perdeu o seu benefício do INSS (Prev. Social), portanto primeiramente gostaria de saber qual o órgão que devo recorrer pra ter a guarda ou tutela e deste qual seria o melhor recomendado:
    Qual órgão recorrer?
    Guarda ou tutela?
    Quais documentos necessários que vou precisar pra dar entrado no procedimento?
    Uma vez que feito todo o procedimento vou recorrer a Previdência Social pra ativar o benefício dele (irmão).

    M

    Maria Aparecida Quinta, 23 de maio de 2019, 22h41min

    Tenho 18 anos, sou casada com meu marido mas, não no civil apenas religioso, moramos na casa que meu pai meu deu para morar. Tenho 2 irmãos irmãos que são menores de idade. Um com 05 anos e outro com 10. A minha mãe faleceu no parto do mais novo. Que do dia do nascimento até hoje eu virei mãe. Nosso pai é um completo irresponsável. Em quanto eu morava com ele sempre nos deixava em casa sozinhos, sem suporte, sem segurança e algumas vezes sem até comida. Para estar no mundo com amigos, bebida e mulheres. Já me espancou uma vez e todos ao nosso redor(amigos, vizinhos e familiares),sabem o quanto ele é irresponsável com nosco. Gostaria de saber se eu e meu marido que hoje em dia e desde o nascimento do mais novo podemos solicitar a guarda/tutela dele por que o de 11 anos por ainda não compreender tudo que passa ainda tenta ficar com pai que mora na casa da atual mulher e deixa nas mãos dela os cuidados dele.