O irmão maior pode obter a guarda do irmão menor?
Boa tarde!
Tenho 24 anos e meus pais estão em processo de separação só que, continuam morando na mesma casa. Tenho três irmãos sendo um com 19 anos, um com 16 e o menor de 8 anos. Devido a meus pais estarem na mesma casa ainda, eu e meus irmãos sofremos com as brigas diárias, em casos que foi necessário chamar a polícia pois houve agressão de ambas as partes. Como é nítido que nenhum dos dois está em condições psicológias de continuar a criar meus dois irmãos menores, gostaria de saber se há a possibilidade de meu irmão de 19 anos e eu conseguir a guarda dos outros dois menores?
A lei é bem clara em relação a isso. O art. 1584, § 5o do Código Civil reza que, "Se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda à pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade".
Vocês se encaixam perfeitamente nos requisitos legais.
Boa sorte.
Valesca, não ficou clara sua dúvida.
Não importa onde more 1 dos genitores quando este não faz questão da guarda do filho. Se vc mora na mesma cidade onde reside a criança vc consegue mais facilmente a guarda dela, quanto a se vai demorar não temos como saber pois dependerá do movimento do forum, mas vc pode conseguir a guarda provisória em cerca de 15 dias caso a criança esteja em risco, se afirmativo (o risco), procure o COnselho Tutelar e peça ajuda.
Olá.
Eu tenho 19 anos, tenho emprego e tenho residência "própria", já que moro com meus tios de consideração. Meu caso é: Tenho dois irmãos que moram com a minha mãe, sendo que ela é abusiva, bate e maltrata eles como fez comigo. O pai das crianças não serve para nada e se nega a resolver o problema. Meu irmão está vindo morar comigo e a outra eu vou levar pra morar com nossos avós, já que tudo relacionado a justiça demora muito pra ser resolvida. Mas eu gostaria de saber se posso realmente ter a guarda dos dois, se eu tendo a guarda da minha irmã; eu posso deixá-la morar com meus avós? E se eu preciso pegar provas contra a mãe ou apenas ir ao juiz e contar tudo... Eu sei que é complicado e gostaria de ajuda para entender passo a passo.
Desde já, obrigada!
Vc não tem residência "propria", vc só tem onde morar, é diferente. Seus "tios por consideração" podem requerer a guarda de seus irmãos perfeitamente. Se seus avós não são de todo ou em parte incapazes, eles poderão (com preferência) obter a guarda de seus irmãos.
Juiz não fica a disposição para ouvir meros relatos de queixas, não interassa o disse-me-disse, o que a justiça EXIGE é a verdade, e esta somente se confirma por agentes IMPARCIAIS.
Portanto, se seus irmãos menores de 18 anos vem sofrendo qualquer tipo de maus tratos (isso serve para qualquer pessoa e não somente seus parentes menores) vc deve denunciar ao Conselho Tutelar e acompanhar a apuração dos fatos. Uma vez confirmado o fato, vc poderá agir em prol de seus irmãos. Sem duvida que se tiver provas gravadas e testemunhais somente irá ajudar a tirar de sua mãe a guarda de seus irmãos.
Boa tarde,
Tenho uma irma de 7 anos por parte de pai e meu pai faleceu, atualmente ela mora com a mãe e uma outra irma minha de 18 anos desempregada, moram de aluguel, a mãe dela tem uma renda de R$1500,00 (já com a pensão do meu pai). Muitas vezes passam necessidades financeiras e não tem condições de proporcionar uma boa condição para a menina. No entanto elas nos proibiu de ver a menina, ou pegá-la aos finais de semana para passear e ameaçaram mudar de residencia para que não possamos localizá-las. Conseguimos proporcionar uma boa condição para ela, temos emprego CLT estavel e com boa renda. Gostaria de saber se é possivel solicitar a guarda dela, uma vez que ela sempre gostou de ficar conosco e agora a mãe esta manipulando ela e obrigando a mesma mandar mensagens de whats para não nos ver, ou ter qualquer aproximação.
Vc como irmã tem direito de requerer o direito de visita, procure um advogado especializado.
Não é a renda que garante a guarda, não são as condições materiais que realmente importam, elas tem sua importância, mas ainda mais importante é a segurança emocional e psicologica que pesa, se a criança tem isso, tudo o mais se supera.
Ola Tenho 27 anos moro com minha filha e meu marido ... Minha irma por parte de mae tem 10 anos e gostaria de vir morar comigo ...minha mae deixa ela de responsavel dos dois outros menores ... Diariamente ...ela esta cansada e abalada psicologicamente ! O pai esta internado por dependência química ... Como devo proceder ? Desde ja agradeço
Olá! Tenho 3 irmãos, uma de 23 (que ainda está na faculdade), uma de 16 e um de 14. Meus pais nunca se casaram mas estão "separados" a um ano pois o meu pai, que sempre foi usuário de maconha, começou a usar cocaína e não tivemos escolha a não ser a separação dos dois. Um ano depois ele se diz "melhor" e minha mãe voltou a "namorar ele" deixando meu irmãos sozinhos em casa boa parte do fim de semana. Porém ele ainda briga muito com todos os irmãos a ponto de todos pedirmos pra minha mãe para não ter mais contato com ele. Como estão juntos de novo ela acaba obrigando os meus irmãos a vê-lo, o que deixa a casa toda desestabilizada psicologicamente. Eu e minha irmã somos maiores de idade, mas somente eu tenho emprego e não ganho o suficiente para manter a todos. Gostaria de saber se posso pedir a guarda dos meu irmão e uma pensão, ou pelo menos a casa própria que moramos hoje. Os meus dois pais são usuários de maconha. Desde já agradeço
Mari, denuncie ao Conselho Tutelar, explique que os filhos menores não conseguem mais conviver com seu pai que deve ter algum disturbio psicologico, e que sua mãe, para ter permanecido nesta relação toxica e tmb usar droga, deve ter algum problema tmb, e que os adolescentes querem viver longe do pai.
É possivel que vc peça a guarda de seus irmãos, mas não é 100% garantido, menos ainda querer a casa em que moram. Se tem outros parentes (tios, primos, avós...) ou mesmo até um amigo ou vizinho que se diponha a assumir a guarda deles, seria mais viavel.