Boa tarde!

Tenho 24 anos e meus pais estão em processo de separação só que, continuam morando na mesma casa. Tenho três irmãos sendo um com 19 anos, um com 16 e o menor de 8 anos. Devido a meus pais estarem na mesma casa ainda, eu e meus irmãos sofremos com as brigas diárias, em casos que foi necessário chamar a polícia pois houve agressão de ambas as partes. Como é nítido que nenhum dos dois está em condições psicológias de continuar a criar meus dois irmãos menores, gostaria de saber se há a possibilidade de meu irmão de 19 anos e eu conseguir a guarda dos outros dois menores?

Respostas

    Gislaine Silva

    Gislaine Silva Sexta, 21 de junho de 2019, 12h24min

    Oi tenho duas filhas de maior que querem o direito de ver o irmão que o pai delas tem de 6 anos a mulher dele não deicha o menino vir ve elas e nem elas ir na casa dela ver ele tem como entrar na justiça pra ter o direito de ver o meio irmaozinho

    Carlos Franco

    Carlos Franco Segunda, 16 de setembro de 2019, 13h29min

    Olá, alguém por favor poderia me ajudar? Tenho 14 anos e moro com meu pai,minha mãe é falecida. Meu pai e minha madrasta fazem com que eu tenha que cuidar diariamente de meu irmão mais novo (filho do meu pai e da minha madrasta), porém toda via , eu me sinto muito cansado já que tenho escola cedo e faço curso, algumas vezes sou obrigado a faltar nos dois para ter que cuidar dele. Eu fico sozinho com ele (2 anos de Idade,) tenho alto nível de ansiedade e não estou me sentindo nada bem com toda essa situação , eu cuido dele desde que nasceu praticamente. Tenho uma irmã que irá completar 20 anos , tem a possibilidade de ela ter a minha guarda? Desde já obrigado

    Greicy Paixao

    Greicy Paixao Terça, 15 de outubro de 2019, 20h59min

    Boa tarde, tenho 31 anos sou casada a 13 e estou construindo minha casa, preciso muito requerer a guarda da minha irmã de 14 anos pois ela vive com minha mãe que é separada do meu pai a uns três anos porém a mesma não tem condições psicológicas de cuidar da minha irmã chegando mesmo a espancar a menina é possível que eu consiga a guarda da minha irmã?

    Guilherme Gui

    Guilherme Gui Quinta, 17 de outubro de 2019, 10h29min

    Oi Bom dia Gostaria de saber assim minha familia é Mae meu padrasto e minha irma filha dele ele por parte tem Outros 3 filhos so que com outra que morreu a filha dele tem 35 anos minha irma 5 ela estava pensando que quando meu padrasto morrere pega a guarda da minha mae sem mais nem menos seria possivel isso? Se sim se eu for maior de idade conseguiria pegar dela?

    Raiane Marceli

    Raiane Marceli Quinta, 17 de outubro de 2019, 23h19min

    Olá, boa noite. Sou de uma família de dez irmãos. Sendo que eu sou a caçula e a única solteira. Meu irmão do meio é mais velho que eu é especial. Gostaria de saber para qual irmão o juíz poderá dar a guarda dele na curatela, se os pais não tiverem condições de criar, pra quem será a preferência entre os irmãos?
    Desde já, obrigado.

    M

    Marcelo Silva Sábado, 26 de outubro de 2019, 16h39min

    Olá Raiane, neste ponto a lei é bem clara, e não há muita divergência. Diz o seguinte: Código Civil 1584 § 5o Se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda a pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade. (Redação dada pela Lei nº 13.058, de 2014)>

    O Juiz dará a guarda, a aquele se apresentar perante o juízo, e demonstrar condições mínimas para cuidar de seu irmão com necessidades especiais. Importante, vai ajudar o juiz a deferir o pedido, boa sanidade mental, condições financeiras, em resumo, apresentar condições reais para se cuidar de uma pessoa com necessidades especiais. Espero ter esclarecido sua dúvida.

    Priscilla Brito

    Priscilla Brito Sábado, 09 de novembro de 2019, 21h58min

    Tenho 18 anos, estou procurando emprego e lugar para morar, minha irmã mora com meus pais que vivem brigando com ela não fisicamente mas mentalmente, minha mãe me acusa de ser doente para toda minha família por tentar ajudar e ter questionado o porque dela comprar calcinhas fil dental para uma criança de 12 anos, não querem deixar ela trabalhar quando completar 14 anos, fazem ela limpar a casa como se fosse empregada deles, quero conseguir a guarda dela assim que eu tiver estabilidade financeira e uma casa alugada, é possivel?? Oque preciso fazer para livra-lá daquela família que só pensa neles mesmo ??

    Sarah Rodrigues

    Sarah Rodrigues Quinta, 21 de novembro de 2019, 15h15min

    Oiee, será que conseguiriam me responder.
    Tenho 19 anos, moro com a minha mãe e meu irmão de menor com 16 anos, minha mãe tem a guarda sob ele, mas sairá do estado a trabalho e não queremos acompanha-lá, eu posso pegar a guarda do meu irmão? a casa em sp ficará para nós dois e eu tenho emprego. Será que consigo a guarda? visto que nosso pai não quer.

    Marilan Dayane

    Marilan Dayane Domingo, 24 de novembro de 2019, 23h37min

    Boa noite

    Marilan Dayane

    Marilan Dayane Domingo, 24 de novembro de 2019, 23h50min

    Boa noite, minha dúvida é no falecimento da mãe o irmão maior de idade pode pedir guarda dos dois menores mesmo com o pai vivo? Sendo esse mais velho de outro relacionamento com renda e casa e o padastro sem condições de criar o menores. Por trabalhar muito e no ter quem cuide da crianças de 7 e 3 anos a ponto de deixar sozinhas. Esse irmão consegue a guarda mesmo contra a vontade do padastro. O que ele precisa fazer primeiro como ele prova que as crianças ficam sozinhas no apartamento.

    Eduarda Alvacir Paula

    Eduarda Alvacir Paula Domingo, 29 de dezembro de 2019, 23h37min

    Eu tenho uma irmã de 15 e eu tenho 18 anos trabalho tenho minha propria renda tenho minha casa moro sozinha, porem quando eramos pequenos minha mãe teve 5 filhos e não ficou com nenhum deu tudo ... e uma mulher esta com a guarda da minha irmã ela não adotou so tem a guarda de tutora tipo se precisar de um responsável ela pode se responsabilizar ... e eles fazem minha irmã de gato e sapato obrigam ela a ir no pisicoloco pke dizem que ela é louca e tls e ela não quer mais ficar com eles e eu queria a guarda dela ... sera que tenho chance de tirar ela deles ?

    S

    Sara Vieira Quarta, 10 de fevereiro de 2021, 15h47min

    Oi tenho 17 anos daqui 4 meses faço 18,tenho 2 irmão menores de idade um com 15 e o outro com 13,o de 15 está na cadeia para menores daqui 3 meses ele sai o de 13 está na casa lar, gostaria de saber se quando eu completar maior idade consigo pegar a guarda deles, atualmente moro com meus pais adotivos

    T

    Thaila Larissa Ribeiro da Silva Terça, 23 de março de 2021, 3h03min

    Oi boa noite
    Queria saber tenho 21 anos e minha irmã tem 14 anos e nós duas morava com meu pai e ele me batia muito agora moro com meu marido e meu pai bate nela, isso não é certo e ela sempre fala que quer ir embora da casa dele que não aguenta mais e quer mora comigo será que eu consigo a guarda dela ?

    D

    Daniella Viana Sexta, 09 de abril de 2021, 15h16min

    Olá
    Tenho 19 anos e dois irmãos menores de 5 e 8 anos de idade.
    O Pai das crianças faleceu a cerca de um mês e a nossa mãe a poucos dias atrás. Nossa avó materna já tem 80 anos de idade e não tem condições de cuidar de duas crianças pequenas.
    Nossa mãe possuía casa própria e tinha direito a pensão por morte pelo pai das crianças.
    Não tenho emprego fixo e trabalho como freelance, mas possuo algumas economias e recebo um aluguel que seriam mais que suficientes para nos manter até a saída do pedido de pensão se conseguisse a guarda de meus irmãos.
    Seria possível eu conseguir a guarda deles dentro dessas condições?

    G

    Gracy Kelly marçal Terça, 04 de maio de 2021, 14h24min

    Boa tarde alguém por favor poderia me ajudar ?
    Bom tenho 21 anos sou casada tenho casa própria em cima meu sogro tenho 1 filha 2 anos meu marido trabalha em firma mecânico de caminhão tenho 3 irmã uma de 20 trabalha em mercado caixa e gêmeas de 14 anos meus pais estavam separados até alguns dias ele e um homem bruto ignorante explorador minha mãe saiu de casa com irmãs devido as meninas não aguenta pressão uma delas começou se corta as gemas fizeram pisicologa por um tempo agora não sabemos o que ouve minha mãe tá querendo volta pra ele cara agressivo ela já fez queicha dele por ele agredir ela agrediu irmã por parte de pai só ele teve problema conceito tutelar por isso agora mas tá agressiva prendendo minhas irmãs não as deixa sair nem minha casa que moro duas ruas de onde ela tá com casa de aluguel mandou minha irmã de 20 anos sai de casa às gemeas não querem ficar com ela medo dela volta pra casa dele e por ela estar esaltada acresciva temos conversa que minha tia manda ela nos bater uma das gêmeas que se cortou ta pensando só coisa errada medo de perder Las eu consigo pega guarda delas ? Alguém poderia me orientar qual procedimento

    G

    Gracy Kelly marçal Terça, 04 de maio de 2021, 14h27min

    Desculpa erro estou nervosa preocupada medo minha irmã tenta alguo contra vida dela mais momento minha mãe ainda tá aluguel diz que os dois voltou namora tememos dela volta devido perfil meu pai e ela tá agressiva prendendo minhas irmãs só quero saber de possibilidade por favor

    G

    Gabriela Da Silva Terça, 20 de julho de 2021, 23h56min

    oi, tenho uma irmã de 15 anos que sofre com minha mãe abusiva e meu padrasto que xingam ela verbalmente, minha irmã foi abusada pelo meu avô por anos e a família mantém contato com ele, minha irmã pediu para morar comigo aqui no paraná (ela é de SC), ela pode escolher onde morar? eu tenho renda fixa, moro de aluguel e tem um quarto para ela.

    K

    KATIELI SOUZA Terça, 31 de maio de 2022, 13h58min

    Olá, tenho 22 anos, sou de Gravataí, minha mãe veio a falecer a uns 10 meses, meu pai e ela eram divorciados a 10 anos, tenho outros irmãos maiores de idade e já casados, mas, tenho uma irmã de 14 anos que é autista (moderado), estava comigo até então, morando comigo e minha esposa, desde a morte da minha mãe estamos enfrentando alguns problemas familiares, tenho a casa própria mas o convívio com meus irmãos não estava dando certo, aí fui morar com a minha esposa, na casa que os avós deram, acabei enfrentando problemas com meus irmãos ao levar minha irmã para visitá-los nos finais de semana, até mesmo ameaças quando bebiam e 1x agressão comigo, entrei em crise e decide ir tentar morar com meu pai, pra fugir de toda a situação que eu enfrentava quando tava morando perto dos irmãos com os seus vícios. Até que não me adaptei na cidade do meu pai e decidi enfrentar meus problemas, que não poderia fugir, então resolvi voltar, só tem uma questão, meu pai decidiu que a minha irmã deveria ficar com ele e não deixou eu trazer a menina, ela ficou lá, e quase todo os dias liga chorando que não quer morar lá, que a madrasta a xinga e que o pai não dá ouvidos a ela, quando ela me liga ele fala que eu tento colocar ela contra eles, que eu tento fazer a cabeça dela pra ir morar comigo, sendo que é a criança que me liga chorando, meu pai não quer deixar ela por conta que decidir morar com a minha namorada (esposa), ele fala em questão a minha sexualidade e minha religião, tem o medo da criança querer ser, ou frequentar. Quero saber se consigo pegar a guarda, pois ela não quer ficar com ele, e desde a morte da minha mãe ele havia deixado comigo, tinha assinado até um papel de responsabilidade deixado pelos meus cuidados. Meu pai não teve convívio com ela, saiu de casa quando ela tinha 4 anos e mal vinha nos visitar, 3x ao ano eram muitas, e teve anos que não vinha, chegava a ser 2 anos sem contato e dai aparecia, mas não pra visitar, vinha através de trabalhos com meu irmão mais velho, fica umas 2 semanas e voltava, mas era difícil o contato.

    K

    KATIELI SOUZA Terça, 31 de maio de 2022, 14h00min

    Olá, tenho 22 anos, sou de Gravataí, minha mãe veio a falecer a uns 10 meses, meu pai e ela eram divorciados a 10 anos, tenho outros irmãos maiores de idade e já casados, mas, tenho uma irmã de 14 anos que é autista (moderado), estava comigo até então, morando comigo e minha esposa, desde a morte da minha mãe estamos enfrentando alguns problemas familiares, tenho a casa própria mas o convívio com meus irmãos não estava dando certo, aí fui morar com a minha esposa, na casa que os avós deram, acabei enfrentando problemas com meus irmãos ao levar minha irmã para visitá-los nos finais de semana, até mesmo ameaças quando bebiam e 1x agressão comigo, entrei em crise e decide ir tentar morar com meu pai, pra fugir de toda a situação que eu enfrentava quando tava morando perto dos irmãos com os seus vícios. Até que não me adaptei na cidade do meu pai e decidi enfrentar meus problemas, que não poderia fugir, então resolvi voltar, só tem uma questão, meu pai decidiu que a minha irmã deveria ficar com ele e não deixou eu trazer a menina, ela ficou lá, e quase todo os dias liga chorando que não quer morar lá, que a madrasta a xinga e que o pai não dá ouvidos a ela, quando ela me liga ele fala que eu tento colocar ela contra eles, que eu tento fazer a cabeça dela pra ir morar comigo, sendo que é a criança que me liga chorando, meu pai não quer deixar ela por conta que decidir morar com a minha namorada (esposa), ele fala em questão a minha sexualidade e minha religião, tem o medo da criança querer ser, ou frequentar. Quero saber se consigo pegar a guarda, pois ela não quer ficar com ele, e desde a morte da minha mãe ele havia deixado comigo, tinha assinado até um papel de responsabilidade deixado pelos meus cuidados. Meu pai não teve convívio com ela, saiu de casa quando ela tinha 4 anos e mal vinha nos visitar, 3x ao ano eram muitas, e teve anos que não vinha, chegava a ser 2 anos sem contato e dai aparecia, mas não pra visitar, vinha através de trabalhos com meu irmão mais velho, fica umas 2 semanas e voltava, mas era difícil o contato.

    V

    Vitória dos santos Nascimento Quinta, 07 de julho de 2022, 14h00min

    Gente eu moro com uma mulher que não é da minha família
    E a minha irmã de sangue quer que eu vá morar com ela há alguma possibilidade de eu ir
    E se eu for somente da como sequestro ?