Meu pai teve um caso com uma mulher apenas uma vez e ela teve 2 meninas gemias. Depois de um tempo que as crianças haviam nascido ela começou a falar que era dele, foi então que foi pedido o exame de DNA gratuito. Só que ja se passaram + ou - 8 ou 9 anos e só agora veio para fazer o teste, ja foi feito e esta aguardando o resultado. Assim que provado que são filhas dele ele é obrigado pagar todos esses anos atrasados? E qual é a porcentagem que ele tem que pagar do salario dele? O meu pai trabalha e aposentou a pouco tempo, essa porcentagem é calculado do trabalho e da aposentadoria?? Por favor me esclarece essas duvidas, ele tem 2 filhos que moram com ele ainda, um tem 21 e outro 24!

Respostas

    P

    priscila Quinta, 16 de julho de 2015, 15h03min

    Pai q pede exame de dna e apos resultado positivo d paternidade some e da abandono sem nenhuma ajuda por 2 anos e meio...recebo os atrasados???

    G

    GLC Quinta, 16 de julho de 2015, 19h10min

    Pode receber os atrasados, só que depois de 2 anos prescreve, ou seja perde o direito.

    M

    marciara Segunda, 14 de setembro de 2015, 15h21min

    Boa Tarde, meu filho tem 2anos e 7 meses, entrei com o pedido de DNA contra o pai dele, qndo registrei, ele tinha 4 dias de vida, no cartório foi perguntado o nome do pai e se eu gostaria de iniciar o processo respondi que sim.
    Depois do processo do cartório, ele foi intimado e negou paternidade, começou então em Outubro o processo pela Justiça, PROCUREI a Ob da minha cidade e fui assistida com o direito de justiça gratuita, foi nomeada uma advogada para o meu processo, e ai como todo processo, tudo começou dia 29/04/2013, meu filho nasceu dia 25/04/2013, em 19/10/2013 início o processo com advogado, dia 02/06/2015 foi feito o exame de DNA, dia 18/06/2015 saiu o resultado positivo, dia 04/09/2015foi marcado audiência para 27/10/2015, e que ele tem que pagar 30% do valor líquido que ele recebe, pensão provisória. Enfim a minha dúvida é única, meu processo é DNA C/C ALIMENTOS, minha advogada me informou, que ele só terá que pagar a partir de 04/09/2015, pq ele não tem culpa da demora do processo, pois é, eu tbm não, e ainda sim tive que criar sozinha esses 2 anos e 7 meses sozinha. No meu caso que saber os 2 anos do processo eu não vou receber? Lembrando que além do DNA temos uma filha de 16 anos que ele paga 200 reais de pensão sem ordem judicial. Quem pode explicar melhor o meu caso. Pq se eu tiver direito desse 2 quase 3 anos de processo de pensão atrasada eu vou no fim do mundo mas ele terá que me pagar.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 14 de setembro de 2015, 21h59min

    "No meu caso que saber os 2 anos do processo eu não vou receber?"
    R: É isso mesmo o que a sua advogado disse. Vc não vai receber.

    Marcia Carvalho de Mello

    Marcia Carvalho de Mello Segunda, 21 de setembro de 2015, 12h13min

    Meu filho tem 4 anos e faz mais de 3anos q foi feito o d n a ele nunca deu nada ele tem q pagar esses anos q ele não deu!obs ele tem síndrome de down

    R

    Rafael F Solano Segunda, 21 de setembro de 2015, 13h50min

    Marcia, seu advogado pediu na inicial a fixação da pensão, por acaso???

    Se ele não fez, a pensão só seria a partir da sentença pelo juiz.

    Luanda Alciza

    Luanda Alciza Quinta, 24 de setembro de 2015, 16h57min

    Olá, meu marido teve um caso com uma mulher há uns 7 anos atrás, antes de me conhecer e essa mulher teve um filho, na época os dois brigaram e ela foi embora sem deixar ele registrar a criança. Agora ele foi intimado a fazer o DNA da criança, na intimação vem escrito que o valor da causa é R$8110,00 - isso quer dizer que ele terá que pagar esse valor caso o teste dê positivo??? E qual a porcentagem do salário ele terá que pagar de pensão já que eu e ele temos uma filha de 4 anos, desde já agradeço a atenção.

    G

    GLC Sexta, 25 de setembro de 2015, 15h06min Editado

    O valor da causa é obrigatório na petição inicial, segundo o artigo 258 do CPC,o que significa que ele vai pagar o valor declarado na petição inicial., No pedido de pensão alimentícia o valor pedido é multiplicado por 12. Exemplo: se o pedido foi de R$ 200,00, esse valor será multiplicado por 12. Quanto ao percentual a ser pago vai depender da possibilidade de seu marido, no entanto, pode ser entre 30% ou menos.

    G

    gabrielly Terça, 29 de setembro de 2015, 14h21min

    meu irmao teve um caso com uma moça foi so uma saida, depois de um tempo ela apareceu gravida. a criança ja nasceu e ja tem tres meses, a mae disse que e dele, porem se recusou a fazer o dna.
    Caso ela entre na justiça amanha, ela podera recorrer a atraso mesmo depois de meu irmao n ter pago pq ela se recusou ao dna. O q pode acontecer? como meu irmao fica diante disso? ate entao ele quer resolver mas n tem como fazer dna se ela n liberar a criança. me ajudem

    R

    Rafael F Solano Terça, 29 de setembro de 2015, 20h38min

    Gabriely, a pensão somente passa a ser devida ou da propositura da ação ou da sentença do juiz. Sugiro que seu irmão se antecipe e peça a investigação da paternidade, ao menos se for dele a pensão poderá ser devida após o juiz tomar conhecimento do resultado do exame de DNA. A justiça chamando-a ela terá de ir com a criança ao laboratório, ela não terá escolha.

    E

    Enso filho Terça, 10 de novembro de 2015, 14h29min

    Tive um filho com pessoa a 7 anos q se recusor a receber o valor q podia da na época ,registrrei a criança e paguei os primeiros meses e depois perdir contato e conta da mãe, a mesma quer procurar a justiça agora, agora tenho dúvida da paternidade e o que pode acontecer ? Vou ter q pagar todo desses anos?

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de novembro de 2015, 17h39min

    Enso, se existia pensão judicial então existe atrasados.

    L

    Livia Quarta, 11 de novembro de 2015, 21h21min

    meu irmão recebeu uma citação sobre uma investigação de paternidade com pensão alimentícia, o exame foi marcado, mas não teve audiência sobre o valor na pensão. Na citação a advogada da mulher pede um salario mínimo, mas como meu irmão não tem condições o advogado dele entrou com uma contestação para ser pago 30 porcento de um salario. E agora qual o valor q ele tem q pagar até o dia da audiência... ela poderá cobrar os atrasados desde quando... ele tem obrigação de pagar mesmo antes da audiência...

  • -1
    G

    GLC Quinta, 12 de novembro de 2015, 11h24min Editado

    Se o advogado pediu alimentos provisórios em caráter liminar e ao despachar o pedido, o juiz fixará desde logo alimentos provisórios a partir da sentença o seu irmão já terá que pagar até a audiência. e nessa sentença foi declarada 30% do salário mínimo,a quantia a ser paga é de R$ 234,40.

    D

    Daiane Araujo Terça, 17 de novembro de 2015, 10h15min

    Olá, queria tirar uma dúvida,a 1 ano e alguns meses apareceu uma louca falando que tinha uma filha dele, e a menina já estava com 1 mês de vida, e desde então disse que tinha conversado com advogado e blá bla e até hj nada de pedir o DNA, então eu e meu marido resolvemos ir atrás, pela Defensoria Pública, dia 26 tem que ir levar os papel pra dar entrada, e ela veio a 1 mês atrás me ameaçar e tudo mais e estou grávida, fui e fiz um B.o contra ela, isso irá interferir em alguma coisa? Pois já estamos casados no papel! E outra ele terá que pagar os atrasados? E ele arca com aluguel, água e luz e como agr vamos ter um filho terá que arcar com as dispersas do filho dele, como ficará a pensão da menina se for dele? Desde já agradeço!

    R

    Rafael F Solano Terça, 17 de novembro de 2015, 13h21min

    Daiane, as chances não são muito grande de que o filho seja dele, ou a mulher já teria procurado a justiça para pedir o DNA e a pensão.

    Se foi ele quem buscou a justiça para tirar essa duvida nenhuma pensão será devida tão cedo, portanto, não existem atrasados, se o exame der seu marido como pai ele vai poder colaborar no sustento da criança, ou esperar que ela busque a justiça.

    Cleyson Albuquerque

    Cleyson Albuquerque Quarta, 18 de maio de 2016, 14h06min

    Boa tarde. Fui solicitado em 1997 a fazer um exame de DNA, que na época não ocorreu e sim apenas uma tipagem sanguinea.O que na época não provava se eu era realmente o Pai, porém a 3 anos fiz o exame e comecei a pagar pensão. Agora recebi um intimação dizendo que terei que pagar 86000, referentes ao anos anteriores, isso procede? Obrigado

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de maio de 2016, 21h32min

    Apos a realização do exame em 1997 o que aconteceu? No processo não havia sido pedido pensão?? Vc mudou de endereço desde então?? Procure saber se essa divida corresponde a algum processo que vc possa ter sido revel, e veja se há condições de recorrer se a queixosa agiu com má fé deixando de fornecer seu endereço corretamente.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de maio de 2016, 21h33min

    Quanto a cobrança, é preciso saber qual a idade do alimentado quando a pensão foi fixada, qual a idade dele hoje quando da cobrança executada