antes do atual CTB-lei 9.503/97, as precrições de multas eram regidas pela Resolução Contran 812/96, esta foi expressamente revoga, como se dá a prescrição de multas de trânsito atualmente?, caso não haja norma sobre o assunto, este é de acordo com o Código Civil?, ou existe outras normas sobre o assunto? aguardo resposta dos colegas. muito obrigado.

Eder

Respostas

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Sexta, 04 de maio de 2012, 6h36min

    Jhonny!

    A suspensão da CNH para essa infração é de 12 meses e não há nada que possa fazer para acelerar o processo de julgamento.

    Atenciosamente,

    Fernando

    .

    D

    Dalma Sexta, 04 de maio de 2012, 18h56min

    Boa Noite, Vendi uma moto a mais de 10anos, e ficou em meu nome, existe uma divida no CADIM em meu nome proveniente de quatro multas de Transito. Quero dar baixa no documento mas não quero pagar as multas, será que consigo, as multas prescrevem em 5anos?

    R

    roberto marchioro duso Terça, 04 de setembro de 2012, 15h09min

    ola fernando.
    gostaria de saber se a policia rodoviaria federal pode fazer o teste do bafometro dentro do perimetro urbano, sem causar alguma nulidade territorial?
    desde já agradeço

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quarta, 05 de setembro de 2012, 7h38min

    Roberto!

    Verifique no Auto de Infração qual foi o endereço anotado como sendo o local da infração. Isso é importante para verificar se o Agente está lançando uma rodovia (BR) ou uma via municipal.

    Depois, há necessidaee de verificar junto ao DPRF se há algum convênio entre o município e esse órgão, para fiscalização nas vias municipais.

    Verifique essas informações e nos retorne, caso ainda tenha duvidas.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    S

    Suely Almeida Quinta, 28 de março de 2013, 18h48min

    boa noite eu tive um carro furtado em 17-03-2013, procurei a seguradora do carro fazendo então um sinistro para ressarcimento do valor, enviei todos os documentos exigidos pelo seguro e hoje dia 28-03-2013 recebi um email do seguro no qual me notificou que havia uma multa em meu veiculo. Bom comprei o veiculo em nov/2007, sempre tive o mesmo seguro, e hoje descobri que consta uma multa no veiculo R$574,00 adquirida em 16-06-2001. Qual procedimento a fazer sendo que a concessionaria faliu? Como uma multa pode constar no veiculo e o mesmo ser licenciado?
    agradeço desde já.

    Suely Almeida

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quinta, 28 de março de 2013, 21h28min

    Suely!

    A multa é de 2001? Já consultou o seu veículo no site do DETRAN para verificar se consta essa autuação?

    No aguardo.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    R

    Roberta Teka Quarta, 07 de agosto de 2013, 20h15min

    No dia 19/07/2013, transitei com meu veículo em marca de canalização (na Av: Brasil BR-116), pois me encontrava perdido do local de entrada para a via Dutra e minha intensão era para no posto rodoviário policial, para pedir informações, porem não consegui atravessar a pista devido ao grande movimento. Com isso, obtive multa gravíssima (7 pontos). Fui informado que, se não obter multa durante 1 ano, essa presente multa prescreve. Isso procede? O que devo fazer? Obrigado!

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quarta, 07 de agosto de 2013, 20h56min

    Roberta!

    Se vc já sabe da autuação, presumo que já recebeu a Notificação de Autuação (sem o boleto da multa). Correto?

    Esclareço que a Notificação de Penalidade (com o boleto da multa), tem prazo de até cinco anos para emissão e cobrança. Logo, não prescreve em um ano, como vc cita.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    D

    Direitos Humanos Quarta, 07 de agosto de 2013, 21h43min

    Uma duvida enorme aqui no brasil a pessoa é multada e tem que pagar a multa e pontos na carteira ...Dizem que nos estados unidos e europa ou vc paga a multa ou vc leva pontos na carteira ou uma ou outra coisa nunca os dois...Aqui se é punido duas vezes ..Uma com pontos e outra pagando como modificar isso na legislação que foi feita errada pelos politicos do pt só para arrecadar dinheiro facil do povo ????

    R

    Roberta Teka Sexta, 09 de agosto de 2013, 11h22min

    No dia 19/07/2013, transitei com meu veículo em marca de canalização (na Av: Brasil BR-116), pois me encontrava perdido do local de entrada para a via Dutra e minha intensão era para no posto rodoviário policial, para pedir informações, porem não consegui atravessar a pista devido ao grande movimento. Com isso, obtive multa gravíssima (7 pontos). Fui informado que, se não obter multa durante 1 ano, essa presente multa prescreve. Isso procede? O que devo fazer? Obrigado!

    R

    Roberta Teka Sexta, 09 de agosto de 2013, 11h23min

    No dia 19/07/2013, transitei com meu veículo em marca de canalização (na Av: Brasil BR-116), pois me encontrava perdido do local de entrada para a via Dutra e minha intensão era parar no posto rodoviário policial, para pedir informações, porem não consegui atravessar a pista devido ao grande movimento. Com isso, obtive multa gravíssima (7 pontos). Fui informado que, se não obter multa durante 1 ano, essa presente multa prescreve. Isso procede? O que devo fazer? Obrigado!

    I

    ismael Sexta, 09 de agosto de 2013, 12h10min

    So para acompanhar...

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sexta, 09 de agosto de 2013, 16h41min

    Roberta!

    Repetindo a resposta declinada em 07/08/13:

    Se vc já sabe da autuação, presumo que já recebeu a Notificação de Autuação (sem o boleto da multa). Correto?

    Esclareço que a Notificação de Penalidade (com o boleto da multa), tem prazo de até cinco anos para emissão e cobrança. Logo, não prescreve em um ano, como vc cita.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    P

    Paulo Ramos Quinta, 07 de novembro de 2013, 14h16min

    O meu veiculo tem duas atuação uma de 29/12/2006 e uma 30/03/2009 e não vieram multas! e todos os documentos do carro estão em dia comprei ele a 2 anos e não tive problemas quanto a documentação! como faço para retirar essas atuações do registro do carro ?

    att,

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quinta, 07 de novembro de 2013, 15h23min

    Paulo!

    Quais são as datas de vencimento das multas (R$)?

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    P

    Paulo Ramos Sexta, 08 de novembro de 2013, 13h42min

    Fernando

    Não veio boleto de multa apenas foi emitida a atuação!! quando faço a pesquisa no site do detran aparece o seguinte esse veiculo possui atuação mas não possui multas.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sábado, 09 de novembro de 2013, 22h47min

    Paulo!

    A infração de 2006 há está prescrita, ou seja, o órgão autuador não pode mais efetivar a cobrança. A infração de 2009 somente estará prescrita no primeiro dia do mês de abril de 2014.

    Assim, sugiro que somente no próximo ano provoque o órgão autaudor para retirar essas autuações do prontuário do veículo.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    P

    Paulo Ramos Quinta, 14 de novembro de 2013, 13h11min

    Fernando obrigado pela ajuda!! farei como você falou!!

    G

    ghysiane Sexta, 28 de fevereiro de 2014, 12h39min

    Recebi uma multa que ocorreu em 2012, contudo, não cometi essa infração, pois estava em casa com meu marido.Como posso recorrer, ja que a multa não chegou em casa no prazo para que eu pudesse recorrer.Além disso, a multa apareceu um ano depois(em 2014).

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sábado, 01 de março de 2014, 17h12min

    ghysiane!

    Se ainda está dentro do prazo para recorrer (até o vencimento para pagamento da multa), vc pode apresentar a defesa atinente ao caso.

    Obviamente, se for indicar que não estava no local/horário, deve provar tais argumentos, o que normalmente é impossível.

    Portanto, sugiro que solicite uma cópia do Auto de Infração junto ao órgão autuador bem como, quando, como e onde tentaram notificá-la e não conseguiram. Ambas as informações são imprescindíveis para análise do caso e escolha da tese de defesa.

    Se a multa (R$) já venceu, não há mais nada a fazer, pois os prazos recursais já se esgotaram.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .