Minha dúvida é a seguinte: Em caso de um inventário, se for vendido um bem o herdeiro necessário recebe seu respectivo quinhão. A esposa desse herdeiro necessário tem direito a receber parte desse quinhão, recebido pelo marido, uma vez que é casada em comunhão parcial de bens? Esse bem foi adquirido após o casamento.

Respostas

89

  • 0
    Adriana Morena

    Adriana Morena Segunda, 15 de julho de 2019, 5h53min

    Olá, eu gostaria de saber, meu marido recebeu a herança da mãe dele é ele estava casado comigo, sendo que ele vendeu a algum bens dele eu tenho direito algum direto da motua dele por ele ter vendido sendo que nois samos casado com comunhão parcial de bens.

  • 0
    M

    Marta Cristins Quarta, 24 de julho de 2019, 15h39min

    Sou casada em união estável ( regime parcial de bens) Compramos uma casa com o dinheiro da venda do apartamento do meu sogro. A casa foi registrado no meu nome, e do meu marido. Se o meu marido falecer, a casa será minha? E caso meu sogro venda outro imóvel, e meu marido pegar a parte dele, eu terei que colocar o imóvel no meu nome e no dele pra não correr riscos de perder, caso meu marido faleça ? Se não passar para o meu nome
    e do meu marido, o bem adquirido com o dinheiro herança recebida, e meu marido vier a falecer, o imóvel será meu? Lembrando que com o dinheiro da herança compramos um novo imóvel, ou carro etc...

  • 0
    M

    Marta Cristins Quarta, 24 de julho de 2019, 15h45min

    RETIFICANDO A ÚLTIMA FRASE DA PERGUNTA ANTERIOR.
    Se não passar para o meu nome, REGISTRAR SOMENTE NO NOME DO MEU MARIDO, o bem adquirido com o dinheiro herança recebida, e meu marido vier a falecer, o imóvel será meu? Lembrando que com o dinheiro da herança compramos um novo imóvel, ou carro etc... REGISTRAR NO MEU NOME E DO MEU MARIDO O NOVO IMÓVEL, COM O DINHEIRO DA HERANÇA, O IMOVEL SERÁ 100% MEU CASO MEU MARIDO FALEÇA?

  • 0
    M

    Marta Cristins Quarta, 24 de julho de 2019, 15h48min

    Se eu morrer, minha filha que é enteada do meu marido, ficará com 50 % da minha parte, que seria uma casa comprado com o dinheiro da herança do meu marido, ( essa casa foi registrado no meu nome e do meu marido ) Sou casada em união estável parcial de bens. Minha filha terá direito a minha parte?

  • 0
    Roberto Alves Alzenir Alves

    Roberto Alves Alzenir Alves Terça, 10 de setembro de 2019, 13h06min

    Olá! Minha mãe falaceu a 9 anos atrás, meu pai tem uma propriedade que adquiriu quando ela era ainda viva, nesta situação somos 7 filhos, é obrigatorio o meu pai repartir a parte de minha com os filhos?

  • 0
    Franciele Arruda

    Franciele Arruda Domingo, 17 de novembro de 2019, 17h47min

    Meu pai deu entrada em um processo de usucapião em meados de 2012 e com isso tem uma desapropriação a receber assim que sair o usucapião,meu pai se casou em comunhao parcial de bens em janeiro de 2016, mas meu pai veio a falecer em junho de 2018, minha duvida é: a esposa dele tem direito nesta indenização e no usucapião ja que se trata de uma ação anterior a data do casamento.

  • 0
    Flavio Ostronoff

    Flavio Ostronoff Segunda, 06 de janeiro de 2020, 10h07min

    Olá. Comprei uma casa financiada pela Caixa, sendo o único responsável pelos pagamentos das prestações. A entrada, R$ 220.000,00, foi fruto de herança deixada pelo meu pai. Na época, eu era casado em regime parcial de bens. Após três anos da compra dessa casa, me divorciei da minha esposa. Venho pagando o financiamento há quase seis anos. Quando nos separamos, a deixei morando na casa. Hoje preciso ocupar o imóvel. O que ela tem de direitos? Preciso partilhar metade da casa?

  • 0
    C

    Claudio Teixeira Rodrigues Quinta, 16 de janeiro de 2020, 15h08min

    Boa tarde. Meu pai quando morreu deixou um imovel no nome de cada filho. Minha mãe morava neste imvel. Ela resolveu vender e todos os filhos concordaram e o imovel foi vendido. Em menos de 60 dias ela está comprando outro e quer colocar no nome dos filhos. Pergunto eu .....Como é cada de herança, minha esposa tem direito? Ela precisa contar da escritura e certidão? Muito obrigado.