Pago pensão alimenticia a uma filha que completará 18 anos em agosto deste ano a mesma ainda esta cursando o "ensino médio", gostaria de saber se posso pedir a exoneração da pensão e em caso positivo qual o procedimento e em que periodo pois como em alguns casos a justiça é lenta devo pedir proximo a mesma completar a maioridade ou depois

Respostas

57

  • 0
    Debora Fernandes

    Debora Fernandes Segunda, 21 de setembro de 2015, 23h23min

    minha enteada também tem 18 anos fez em março deste ano e pior esta gravida, não estuda e meu marido ainda paga pensão eu tenho um filho com ele de 2 anos mas ele não pediu a revisão da pensão será que a exoneração é garantida?pois temos receio dela continuar recebendo a pensão porque está gravida.

  • 1
    R

    Rafael F Solano Segunda, 21 de setembro de 2015, 23h46min

    Ela é maior de idade, apta aos atos civis, responsável por suas escolhas e agora pelo ser que irá nascer.

    Seu marido há muito que deveria ter requerido a exoneração. Que ele faça isso para ontem!!!

  • 0
    R

    rebeca Quarta, 30 de setembro de 2015, 15h57min

    ola minha entiada tem 21 anos esta na faculdade no 2 ano , qndo podemos pedir exoneraçao de pensão?

  • 0
    R

    Rafael F Solano Quarta, 30 de setembro de 2015, 16h17min

    Quando ela completar 24 anos

  • 0
    A

    Andre Santiago Sexta, 18 de dezembro de 2015, 0h20min

    Boa noite. ..
    Queria saber que posso pedir a exoneração da pensão alimentícia minha filha tem 17 anos está na 7 série ela faz 18 anos em abril.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Sexta, 18 de dezembro de 2015, 0h31min

    Em abril vc pede a exoneração. E poderá (independente disso) ser processado por negligência ao não ter cumprido com seu dever em educar e orientar seu filho, pois é tarefa dos pais (AMBOS) garantir que os filhos cumpram com seus estudos regularmente.

    A responsabilidade tmb é sua, dar o pão a mãe tmb dá.

  • 0
    K

    Karina Thays Bretas Sábado, 23 de janeiro de 2016, 6h06min

    Obrigada Rafael!!


    Sabe o custo de um requerimento desse??

  • 0
    T

    Talita Terça, 29 de março de 2016, 8h03min

    Bom dia! Meu marido tem um filho de 13 anos e a guarda é compartilhada. Ele fica uma semana em minha casa e na semana seguinte na casa da mãe. A primeira audiência foi de pensão alimentícia, a segunda audiência foi a de guarda compartilhada. Ficou acordado que seria descontado em folha a pensão e que na semana que meu enteado estivesse com a mãe, ela levaria pra escola e demais compromissos dele. Meu marido paga R$ 500,00 de pensão e ainda paga a escola, plano de saúde, esporte, cursos extras, dentista e demais despesas. Na semana que ele está na casa da mãe ela não leva pra lugar algum, eu e meu marido continuamos levando ele pra onde precisa ir, ou seja, a mãe não leva a criança pra escola e nem pra nenhum outro compromisso. Meu enteado conversou comigo e meu marido que a mãe não ajuda em nada na sua casa (ela mora com a mãe dela), não compra alimentos saudáveis, não leva ele aos compromissos que ele pede e gasta muito dinheiro com bebidas alcoólicas. Gostaria de saber o que pode ser feito a respeito. Ah, lembrei que na audiência o juiz determinou que nenhum dos dois poderia ingerir bebida alcoólica na frente do menor e nem frequentar lugares impróprios com ele.
    Grata.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Terça, 29 de março de 2016, 20h05min

    "Meu enteado conversou comigo e meu marido que a mãe não ajuda em nada na sua casa (ela mora com a mãe dela),"

    Seu marido pode pedir a exoneração da pensão visto que assume as principais despesas da criança, assim, ou a avó cobra da filha alguma colaboração ou ambas se arriscam a responder por negligência caso a criança passar fome.

  • 0
    Paulo Roberto

    Paulo Roberto Quinta, 14 de abril de 2016, 18h37min

    Boa noite, gostaria de saber fiz o pedido de exoneração de pensão alimenticia da minha filha, pela Defensoria pública, ela vai fazer 19 anos, está no 1° grau repetiu de ano e está com pendências da 8ª série e está trabalhando. Fui até a Defensoria essa semana e falaram que está com o juiz o processo, no processo está dizendo vindos DP. O Juiz pode dá o resultado se for sim ou não. Sem ter uma audiência?
    Desde já agradeço quem me responder.

  • 0
    D

    Debora Sexta, 30 de setembro de 2016, 16h03min

    Boa tarde
    O pai da minha filha paga pensao há 3 anos apenas ( demoraram longos 9 anos até sair , pois ele fugiu ) , e agora entrou com pedido de exoneração . Ela está na faculdade , não trabalha ( acabou de completar 18 anos ) e eu me mato para pagar os estudos , afinal , é a unica coisa que tento deixar pra ela viver melhor .. detalhe : a pensao não paga 1/3 do valor da faculdade .
    Ele pode fazer isso ?? Humilhante ..

  • 0
    R

    Rafael F Solano Sexta, 30 de setembro de 2016, 16h36min

    Dificilmente ele vai conseguir a exoneração exceto se comprovar não ter como sobreviver pagando a pensão a sua filha.

  • 0
    E

    EDSON DE PAULA FRANCISCO Segunda, 03 de outubro de 2016, 8h34min

    QUANDO POSSO PEDIR PRA PARAR DE PAGAR A PENSSAO ALIMENTOS JA QUE ELE É DE MAIOR DE IDADE

  • 0
    E

    EDSON DE PAULA FRANCISCO Segunda, 03 de outubro de 2016, 8h36min

    COMO PEDIR EXONERAÇÃO DE PENSSAO DE ALIMENTOS

  • 0
    Karolynne Gomes

    Karolynne Gomes Sexta, 14 de outubro de 2016, 6h56min

    Olá! Meu irmão já tem 28 anos e meu pai ainda paga pensão alimentícia. Gostaria de saber onde o meu pai deve ir pra da entrada na exoneração da pensão alimentícia. Obrigada desde já!

  • 0
    R

    Rafael F Solano Sexta, 14 de outubro de 2016, 10h51min

    Ao forum da cidade!!! Se não puder contratar advogado, ele pode buscar a defensoria publica

  • 0
    D

    DIRCEU Quarta, 26 de outubro de 2016, 13h28min

    Oi boa tarde!!!
    Minha filha tem 20 anos, ainda não concluiu o ensino médio, entrei com o pedido de exoneração, quais as chances da pensão não ser exonerada?

  • 0
    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de outubro de 2016, 17h14min

    São boas as chances de conseguir a exoneração, exceto se ela tiver algum problema que a tenha levado ao atraso escolar.

  • 0
    Sandra Eh Wellington

    Sandra Eh Wellington Sexta, 04 de novembro de 2016, 7h33min

    Bom dia.
    Juliana gostaria de saber quando o pai deixa de pagar a pensão assim que o filho completa 18 anos,mesmo cursando faculdade e pagando fora do acordado do juíz e só agora pede a exoneração,meses depois de deixar de cumprir .O mesmo deixou de pagar em fevereiro e meu filho recebeu intimação agora em novembro,no caso devo contratar advogado para rever situação?

  • 0
    V

    Viviane Silva Segunda, 27 de março de 2017, 15h50min

    Boa tarde. Por gentileza uma informação.. Meu filho completa 18 anos em jul deste ano, porém ele cursa ensino médio técnico e está na metade do mesmo, tendo no minimo mais dois anos de ensino médio tecnico pela frente.... Seu pai pode pedir a exoneração mesmo assim? Gostaria de ressaltar que o curso é semestral e que é federal e sofre várias intervenções em seu calendário acadêmico devido a greves...