Pago pensão alimenticia a uma filha que completará 18 anos em agosto deste ano a mesma ainda esta cursando o "ensino médio", gostaria de saber se posso pedir a exoneração da pensão e em caso positivo qual o procedimento e em que periodo pois como em alguns casos a justiça é lenta devo pedir proximo a mesma completar a maioridade ou depois

Respostas

    Debora Fernandes

    Debora Fernandes Segunda, 21 de setembro de 2015, 23h23min

    minha enteada também tem 18 anos fez em março deste ano e pior esta gravida, não estuda e meu marido ainda paga pensão eu tenho um filho com ele de 2 anos mas ele não pediu a revisão da pensão será que a exoneração é garantida?pois temos receio dela continuar recebendo a pensão porque está gravida.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 21 de setembro de 2015, 23h46min

    Ela é maior de idade, apta aos atos civis, responsável por suas escolhas e agora pelo ser que irá nascer.

    Seu marido há muito que deveria ter requerido a exoneração. Que ele faça isso para ontem!!!

    R

    rebeca Quarta, 30 de setembro de 2015, 15h57min

    ola minha entiada tem 21 anos esta na faculdade no 2 ano , qndo podemos pedir exoneraçao de pensão?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 30 de setembro de 2015, 16h17min

    Quando ela completar 24 anos

    A

    Andre Santiago Sexta, 18 de dezembro de 2015, 0h20min

    Boa noite. ..
    Queria saber que posso pedir a exoneração da pensão alimentícia minha filha tem 17 anos está na 7 série ela faz 18 anos em abril.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 18 de dezembro de 2015, 0h31min

    Em abril vc pede a exoneração. E poderá (independente disso) ser processado por negligência ao não ter cumprido com seu dever em educar e orientar seu filho, pois é tarefa dos pais (AMBOS) garantir que os filhos cumpram com seus estudos regularmente.

    A responsabilidade tmb é sua, dar o pão a mãe tmb dá.

    K

    Karina Thays Bretas Sábado, 23 de janeiro de 2016, 6h06min

    Obrigada Rafael!!

    Sabe o custo de um requerimento desse??

    T

    Talita Terça, 29 de março de 2016, 8h03min

    Bom dia! Meu marido tem um filho de 13 anos e a guarda é compartilhada. Ele fica uma semana em minha casa e na semana seguinte na casa da mãe. A primeira audiência foi de pensão alimentícia, a segunda audiência foi a de guarda compartilhada. Ficou acordado que seria descontado em folha a pensão e que na semana que meu enteado estivesse com a mãe, ela levaria pra escola e demais compromissos dele. Meu marido paga R$ 500,00 de pensão e ainda paga a escola, plano de saúde, esporte, cursos extras, dentista e demais despesas. Na semana que ele está na casa da mãe ela não leva pra lugar algum, eu e meu marido continuamos levando ele pra onde precisa ir, ou seja, a mãe não leva a criança pra escola e nem pra nenhum outro compromisso. Meu enteado conversou comigo e meu marido que a mãe não ajuda em nada na sua casa (ela mora com a mãe dela), não compra alimentos saudáveis, não leva ele aos compromissos que ele pede e gasta muito dinheiro com bebidas alcoólicas. Gostaria de saber o que pode ser feito a respeito. Ah, lembrei que na audiência o juiz determinou que nenhum dos dois poderia ingerir bebida alcoólica na frente do menor e nem frequentar lugares impróprios com ele.
    Grata.

    R

    Rafael F Solano Terça, 29 de março de 2016, 20h05min

    "Meu enteado conversou comigo e meu marido que a mãe não ajuda em nada na sua casa (ela mora com a mãe dela),"

    Seu marido pode pedir a exoneração da pensão visto que assume as principais despesas da criança, assim, ou a avó cobra da filha alguma colaboração ou ambas se arriscam a responder por negligência caso a criança passar fome.

    Paulo Roberto

    Paulo Roberto Quinta, 14 de abril de 2016, 18h37min

    Boa noite, gostaria de saber fiz o pedido de exoneração de pensão alimenticia da minha filha, pela Defensoria pública, ela vai fazer 19 anos, está no 1° grau repetiu de ano e está com pendências da 8ª série e está trabalhando. Fui até a Defensoria essa semana e falaram que está com o juiz o processo, no processo está dizendo vindos DP. O Juiz pode dá o resultado se for sim ou não. Sem ter uma audiência?
    Desde já agradeço quem me responder.

    D

    Debora Sexta, 30 de setembro de 2016, 16h03min

    Boa tarde
    O pai da minha filha paga pensao há 3 anos apenas ( demoraram longos 9 anos até sair , pois ele fugiu ) , e agora entrou com pedido de exoneração . Ela está na faculdade , não trabalha ( acabou de completar 18 anos ) e eu me mato para pagar os estudos , afinal , é a unica coisa que tento deixar pra ela viver melhor .. detalhe : a pensao não paga 1/3 do valor da faculdade .
    Ele pode fazer isso ?? Humilhante ..

    R

    Rafael F Solano Sexta, 30 de setembro de 2016, 16h36min

    Dificilmente ele vai conseguir a exoneração exceto se comprovar não ter como sobreviver pagando a pensão a sua filha.

    E

    EDSON DE PAULA FRANCISCO Segunda, 03 de outubro de 2016, 8h34min

    QUANDO POSSO PEDIR PRA PARAR DE PAGAR A PENSSAO ALIMENTOS JA QUE ELE É DE MAIOR DE IDADE

    E

    EDSON DE PAULA FRANCISCO Segunda, 03 de outubro de 2016, 8h36min

    COMO PEDIR EXONERAÇÃO DE PENSSAO DE ALIMENTOS

    Karolynne Gomes

    Karolynne Gomes Sexta, 14 de outubro de 2016, 6h56min

    Olá! Meu irmão já tem 28 anos e meu pai ainda paga pensão alimentícia. Gostaria de saber onde o meu pai deve ir pra da entrada na exoneração da pensão alimentícia. Obrigada desde já!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 14 de outubro de 2016, 10h51min

    Ao forum da cidade!!! Se não puder contratar advogado, ele pode buscar a defensoria publica

    D

    DIRCEU Quarta, 26 de outubro de 2016, 13h28min

    Oi boa tarde!!!
    Minha filha tem 20 anos, ainda não concluiu o ensino médio, entrei com o pedido de exoneração, quais as chances da pensão não ser exonerada?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de outubro de 2016, 17h14min

    São boas as chances de conseguir a exoneração, exceto se ela tiver algum problema que a tenha levado ao atraso escolar.

    Sandra Eh Wellington

    Sandra Eh Wellington Sexta, 04 de novembro de 2016, 7h33min

    Bom dia.
    Juliana gostaria de saber quando o pai deixa de pagar a pensão assim que o filho completa 18 anos,mesmo cursando faculdade e pagando fora do acordado do juíz e só agora pede a exoneração,meses depois de deixar de cumprir .O mesmo deixou de pagar em fevereiro e meu filho recebeu intimação agora em novembro,no caso devo contratar advogado para rever situação?

    V

    Viviane Silva Segunda, 27 de março de 2017, 15h50min

    Boa tarde. Por gentileza uma informação.. Meu filho completa 18 anos em jul deste ano, porém ele cursa ensino médio técnico e está na metade do mesmo, tendo no minimo mais dois anos de ensino médio tecnico pela frente.... Seu pai pode pedir a exoneração mesmo assim? Gostaria de ressaltar que o curso é semestral e que é federal e sofre várias intervenções em seu calendário acadêmico devido a greves...