Olá, preciso de uma orientação. Bom, eu trabalhava com a CTPS assinada ha 2 anos e fui demitido sem justa causa. Já recebi o FGTS. E gostaria de dar entrada no Seguro desemprego(estou com todos os documentos). Porém, sou microempreendedor, só no papel pois, não tenho rendimentos com essa atividade. Fui orientado a dar baixa ou ir a junta comercial e comunicar a paralisação temporária de atividades- Vou viajar para outro estado(nesse caso eu continuo a contribuir com o inss? ). Bom, eu posso fazer isso, quais passos devo dar para conseguir receber o seguro desemprego uma vez que não estou tendo rendimentos como MEI e vou viajar para outro estado devido a um curso? Por favor me de uma luz. Pois, o seguro iria me ajudar a me manter durante o curso.Obrigado desde já.

Respostas

    S

    Soares2013 Segunda, 19 de agosto de 2013, 14h31min

    Olá Renato, você tem um modelo do mandato de segurança?
    Fechei o meu MEI pq não estava dando lucro, mas só dei baixa nele depois q fui dispensada sem justa causa e acabei perdendo o seguro, mas nunca emiti nf com o meu CNPJ pq não deu certo a empresa!
    Na sua opinião consigo receber o seguro? Já fiz todos os tramites q vc orientou aqui neste forum, vou esperar os 30 dias para levar o MT o mandado de segurança, mas lá no MT eles já me disseram q era quase impossível que eu recebesse, mesmo assim entrei com o processo com senha agendada, vou tentar mesmo assim, acha q eu consigo?
    Se possível me manda um modelo do MS?
    Obrigada.

    L

    Leandro Silveira Kalbusch Quarta, 21 de agosto de 2013, 14h01min

    Renato,
    Os links dos formulários em pdf estão quebrados. Você pode verificar?

    Obrigado!

    R

    Roberta Feliciano de Souza Quinta, 22 de agosto de 2013, 14h39min

    Boa tarde!
    Sai do meu emprego no começo desse mês, no dia que eu dei entrada no seguro abri uma MEI e no mesmo dia dei baixa na empresa, eu perco meu seguro???

    E

    Emerson Assunção Sexta, 13 de setembro de 2013, 1h21min

    Ola. estou para receber a ultima parcela do seguro, e gostaria de me cadastrar no mei.
    minha pergunta é. Perco minha ultima parcela do seguro se apenas me cadastrar como mei, ou so perco se me cadastrar e pagar a das (inss)? ou seja se eu me cadastrar e nao pagar a das antes da minha ultima parcela do seguro nao perco essa parcela?

    obrigado!

    A

    Alan Cordeiro Quinta, 26 de setembro de 2013, 11h31min

    Bom dia, Camila Cides.
    Eu eu também dei entrada no seguro desemprego e dias depois me cadastrei no MEI e paguei a primeira DAS, recebi a primeira parcela e quando fui receber a segunda parcela e não estava lá, aparece no site MTE "Percepção de renda própria: Contribuinte Individual" porem a minha unica renda é o seguro desemprego e abri o MEI mas ainda ia criar o plano de negocio, montar a infra etc, meu planejamento era começar em 6 meses.
    Eu fui no site do MEI e dei baixa, agora como você também fez isto e disse que conseguiu receber as outras parcelas eu queria saber o que você fez depois de dar baixa, pois estou desesperado pois minha unica fonte de renda é o seguro desemprego. Por favor me ajude.
    Atenciosamente, Alan

    A

    Alan Cordeiro Quinta, 26 de setembro de 2013, 11h32min

    Bom dia, Camila Cides.
    Eu eu também dei entrada no seguro desemprego e dias depois me cadastrei no MEI e paguei a primeira DAS, recebi a primeira parcela e quando fui receber a segunda parcela e não estava lá, aparece no site MTE "Percepção de renda própria: Contribuinte Individual" porem a minha unica renda é o seguro desemprego e abri o MEI mas ainda ia criar o plano de negocio, montar a infra etc, meu planejamento era começar em 6 meses.
    Eu fui no site do MEI e dei baixa, agora como você também fez isto e disse que conseguiu receber as outras parcelas eu queria saber o que você fez depois de dar baixa, pois estou desesperado pois minha unica fonte de renda é o seguro desemprego. Por favor me ajude.
    Atenciosamente, Alan

    D

    Douglas Matos Quarta, 02 de outubro de 2013, 13h29min

    Amigo você conseguiu alguma jurisprudência, mandado ou algo do tipo?

    D

    Douglas Matos Quarta, 02 de outubro de 2013, 13h32min

    Alan você conseguiu resolver a sua situação? se sim como?

    A

    AMGF Quarta, 06 de novembro de 2013, 10h47min

    Bom dia Renato.

    Li todos os relatos e estou na mesma situação.
    Gostaria de saber se alguém teve sucesso, pois cada vez que vou no MT, volto desanimada.

    Obrigada.

    H

    Henrique Heckler Segunda, 23 de dezembro de 2013, 16h32min

    Boa Tarde, minha situação é um pouco diferente das demais: Eu recebia como CLT mas fui desligado da empresa ainda no ano passado, não solicitei o seguro desemprego quando poderia, e surgiu uma oportunidade de mercado abrindo uma MEI, já faz alguns meses que a MEI deixou de ser lucrativa e agora, necessito do benefício do seguro desemprego. Tenho parcelas em atraso do INSS com a MEI, gostaria de saber se quitando estas parcelas, e dando baixa na MEI, eu consigo os benefícios do seguro desemprego.

    Muito obrigado pela atenção e desde já agradeço as possíveis respostas.

    Att,
    Henrique Heckler

    M

    Monique Rodrigues Sexta, 07 de fevereiro de 2014, 15h04min

    Bom estou neste mesmo procedimento sou Mei mais não to tenho rendimentos pago as DAS do Simples Nacional e declaro pelo Simei do PGDAS todo ano se precisar tenho direito aos beneficios do inss?

    E

    Elenir Souza Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 10h48min

    Estou na mesma situação que todos vocês alguém teve sucesso no recebimento do SD?

    L

    Lojas Do Ceasa Frutas Sexta, 21 de fevereiro de 2014, 23h39min

    Só se dizer que f f f f f a gente com essa p p p p de mei

    D

    Débora Sena Sábado, 22 de fevereiro de 2014, 9h11min

    Olá Camila, tive esse problema agora é queria saber se você conseguiu resolver e pegar o Seguro desemprego?

    att

    D

    Débora Sena Sábado, 22 de fevereiro de 2014, 9h29min

    Alan Rodrigues,
    Conseguiu desbloquear as outras parcelas dando baixa no MEI??

    Também acabei caindo nesse erro...

    L

    Lojas Do Ceasa Frutas Sábado, 22 de fevereiro de 2014, 21h45min

    ninguem recebe nada

    R

    Renato Rocha Sexta, 07 de março de 2014, 23h36min

    OSVALDO TOLEDO - Entre com acao no JEF solicitando o liberacao das parcelas e caso tenha como provar os "maus pedaços em virtude da suspensão do benefício." peca DANO-MORAL junto.

    R

    Renato Rocha Sexta, 07 de março de 2014, 23h39min

    SOARES2013 - Ola, eles podem dizer o que quiserem... se apresentar um MS ou eles acatam ou o bixo pega !!!
    Nao tenho modelo; nao fiz por estas vias, uma vez que fiquei sabendo de MS ja havia expirado o prazo.
    Entrei com acao normal sem ADV. e VAI DEMORAR.
    Consegui entrar com a acao uma vez reunidas todas as provas incluindo para o pedido de DM em 25.02.14.
    A 1ª audiencia foi marcada para 05.03.15 - Fiz uma PI solicitando TA e DM.

    R

    Renato Rocha Sexta, 07 de março de 2014, 23h50min

    Emerson Assunção - Espere receber a ultima parcela, ou perdera o direito.

    R

    Renato Rocha Sexta, 07 de março de 2014, 23h54min

    AMGF - Entra com acao. fundamente seu pedido, se couber DM (se tiver como provar) peca junto com o pedido inicial. Entre com a acao e siga sua vida, pois como bem dito... dependendo do Forum, pode demorar.
    A Federal tem prazo dobrado em relacao a Estadual.