MEI SEM RENDIMENTOS X SEGURO DESEMPREGO
Olá, preciso de uma orientação. Bom, eu trabalhava com a CTPS assinada ha 2 anos e fui demitido sem justa causa. Já recebi o FGTS. E gostaria de dar entrada no Seguro desemprego(estou com todos os documentos). Porém, sou microempreendedor, só no papel pois, não tenho rendimentos com essa atividade. Fui orientado a dar baixa ou ir a junta comercial e comunicar a paralisação temporária de atividades- Vou viajar para outro estado(nesse caso eu continuo a contribuir com o inss? ). Bom, eu posso fazer isso, quais passos devo dar para conseguir receber o seguro desemprego uma vez que não estou tendo rendimentos como MEI e vou viajar para outro estado devido a um curso? Por favor me de uma luz. Pois, o seguro iria me ajudar a me manter durante o curso.Obrigado desde já.
ola bom dia!!!! eu fui mandada embora esse mês de janeiro e estou cumprindo o aviso previo, eu abrir o MEI em 2012 tentei pagar algumas simples pois eu teria que pagar todas pra cancelar mais ainda não consegui cancelar,sera que eu recebo o beneficio nunca usei nem emiti nota fiscal,me ajudem sera que eu vou ter que pagar todas as simples e cancelar a cnpj pra poder receber o seguro???
desde já grata.
Boa tarde pessoal, tenho uma micro empresa aberta no regime do simples. Trabalhei e fiz recolhimento de INSS durante anos nela, porem sai pra trabalhar em outro local, e parei de fazer o recolhimento, como a empresa é do meu pai tambem continuou operante, trabalhei dois anos fora e recebi 4 parcelas normalmente do seguro quando sai. Porem precisava fazer um recolhimento de INSS retrogrado que ira pegar os meses q recebi o beneficio, motivos pessoais.. Pode trazer algum problema pra mim?
No meu caso houve a primeira audiência em 18/11/2014 e a juiza que esta julgando o meu caso solicitou que a Caixa Econômica Federal fosse citada uma vez que ela é co-responsável pelo pagamento do SD (apesar de eu achar que nessa parte a justiça errou uma vez que a CEF so paga se o MTE autoriza) mais enfim...vou ter que aguardar mais algum tempo pois a CEF tera que se pronunciar para que ocorra a segunda audiência. Volto assim que tiver alguma atualização.
Paguei a guia da previdencia com o código errado e meu seguro foi bloqueado. Me pediram um monte de documentos que comprovasse que eu não tinha renda e mandei a eles. Agora pediram para eu aguardar até 90 dias para ver se será liberado. É possivel que eu pegue minhas parcelas ou tomei cha de canceira?
Segundo o site do SEBRAE:
O empreendedor que se formalizar como Microempreendedor Individual deve prestar atenção quanto a alguns benefícios previdenciários e/ou trabalhistas. 1) Seguro Desemprego: Quem já for ou se formalizar como MEI possui/possuirá outra fonte de renda, portanto, NÃO terá direito ao benefício do Seguro Desemprego. Porém, caso o empreendedor baixe/cancele o seu registro, antes de dar entrada na solicitação do Seguro Desemprego, ele terá direito ao benefício.
segue link: http://sebraemgcomvoce.com.br/2013/04/09/beneficios-trabalhistas-eou-previdenciarios/
Olá! Me inscrevi no MEI depois de dar entrada no seguro desemprego e já recebi a segunda parcela. Não paguei nenhuma DAS ainda. Minha pergunta é: Será que irei receber as outras parcelas que faltam? Ou só irá cancelar se eu pagar a DAS? É necessário cancelar o MEI? Se for o caso, só pagarei todas as parcelas depois que o seguro terminar!
erica essa era a minha duvida...mas como vc esta dizendo q ja entrou a 2 parcela acredito q so interrompe o auxilio quando consta o pagamento do Inss, lembro que uma vez arrumei um emprego durante o auxilio e ainda recebi a ultima parcela pq foi antes da empresa pagar a minha contribuição ao INSS.... mas me tira uma duvida vc ja tem o num do cnpj?
Boa tarde a todos
Minha dúvida e a seguinte.......dei entrada no seguro desemprego Hj dia 06/03 tenho MEI , ão dar a entrada a atendente disse que tenho DAS atrasada e por este motivo irei receber 5 parcelas, mas minha esposa pagou duas DAS Hj dia 06/03 atrasadas do mês 04/14 e 05/14, ainda contínuo atrasado com as contribuições.... pergunto irei receber a primeira parcela ou será negado......alguém pode me esclarecer.... Grato
Eu Era MEI e Dei Baixa Pela Internet Um Dia Antes De Ser Demitido. Depois De Um Mês Dei Entrada No Seguro e Recebi Normalmente. Gostaria De Saber Se Caso Minha Esposa Crie Um CNPJ e Se Cadastre Como MEI Se Eu Perco o Auxílio Desemprego. Aguardo Resposta. Parabéns Pelo Canal e Pelos Esclarecimentos! Vida Longa Ao Canal!
Tenho MEI desde o ano passado e pago rigorosamente em dia. Dei entrada no seguro em março e recebi a primeira parcela em abril, mas a segunda parcela de maio não estava debitada em minha conta. Procurei o MTE e me informaram que devido o recolhimento do INSS pelo MEI perdi o direito do seguro. Minha dúvida é a seguinte, mesmo pagando as DAS referente aos meses vigentes de 2015, eu dando baixa no MEI, volto a receber o seguro ou não tem nada que eu possa fazer para continuar recebendo o seguro? Obrigado.