Como alterar/substituir sobrenome?
Olá, gostaria de orientação quanto à possibilidade de se alterar o sobrenome. Tenho 2 sobrenomes: o sobrenome de solteiro de minha mãe (proveniente de seu pai, meu avô materno) e o sobrenome de meu pai.
Meus pais são separados e desde a mais tenra idade, fui criada pela família de minha mãe, tendo pouco contato com meu pai. Apesar de ele ter me registrado, passou a me rejeitar após separar-se de minha mãe. Eu passava meses sem vê-lo, sendo que ele pouco contribuiu financeiramente para minha manutenção e nunca demonstrou qualquer tipo de interesse ou afeto em relação a mim. Nunca tive qualquer tipo de vínculo com ele, o qual era como um parente distante que eu raramente via ou conversava.
Sou, entretanto, muito próxima da família de minha mãe, especialmente minha avó materna, uma mulher forte a quem admiro, que me criou e a quem tenho como referencial tanto materno quanto paterno.
Como já disse, tenho o sobrenome de meu pai como meu último sobrenome, o que me causa grande insatisfação e até mesmo constrangimento, pois não me identifico com essa parte de minha origem (que é apenas biológica), e não tenho qualquer vínculo com sua pessoa ou sua família; na verdade, sequer conheço meus tios/primos/etc.
Gostaria de saber se eu poderia substituir meu último sobrenome (o sobrenome paterno) pelo sobrenome de minha avó materna, que foi quem me criou e cujo sobrenome eu gostaria muito de portar.
Sei que a situação pode parecer boba, mas é motivo de grande chateação para mim, até mesmo porque trata-se de meu último sobrenome, o qual é o mais utilizado.
Já pensei em talvez pedir um exame de DNA e caso o resultado fosse negativo, pedir a mudança de sobrenome, mas infelizmente tenho certeza de que sou filha biológica do cidadão em questão.
Aguardo ansiosa pela opinião/orientação de vocês profissionais. Muito obrigada pela atenção.
Marina
AHMED
A única modificação possível é a inclusão do sobrenome TELES, sem excluir o sobrenome DE SOUZA que ela já possui e sem substituir o Z pelo S no sobrenome SOUZA porque é a grafia correta dos antecedentes dela e é isto o que importa para fins de registros públicos. Portanto, desconheço advogados que ajuizariam a ação para excluir o sobrenome paterno sem que ele seja extremamente CONSTRANGEDOR (por ex: RATAZANNA) ou INDIGNO (por ex: pai que ESTUPRA filha).
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Olá! Estava lendo e não encontrei um caso exatamente como o meu. Meu nome é Silva, e eu gostaria de alterar o último sobrenome'. Meu pai é Braz da Silva e minha mãe é Santos. Gostaria de ficar com o Braz de meu pai ( **** Braz).
Em meio a comunidade acadêmica, há muitos Silva, esta é minha principal motivação. Outra motivação é que em minha família paterna, o Braz é o real sobrenome usado, e eu fui o único em que não foi colocado.
Não tenho certeza, mas parece que o Silva pode retardar minha ida à Itália. Estes meus motivos são consideraveis para uma alteração de sobrenome?
CESAR
Será possível incluir o sobrenome paterno BRAZ por ultimo, ficando CESAR DOS SANTOS SILVA BRAZ. O sobrenome SILVA será possível excluir quando você se casar. Atualmente, os sobrenomes não têm mais relevância para se obter cidadania italiana, mas somente ter ascendentes italianos.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Boa tarde!!!
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o organizador deste site, e dos fóruns, pois estes ajudam muito as pessoas!!!
Bom o meu caso é um pouco diferente: meu pai biológico, me registrou mais nunca tive contato nenhum com ele, nem afetivo, nem financeiro!
Minha mãe separou dele quando eu tinha 3 anos de idade, e casou-se com outra pessoa quando eu completei 4 anos. Criei um vínculo muito forte com meu padrasto, eu o considero realmente como meu pai, e ele me considera como filha. O problema é que me incomoda muito ter um sobrenome que pertence a um pai que nunca tive, que nunca fez nada por mim!!!
Gostaria de saber se é possivel essa modificação: tirar o sobrenome do meu pai biológico e colocar do meu padrasto, e quais os procedimentos.
Grata Sabrina
SABRINA
Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível você incluir o sobrenome do padrasto. Mas não será possível excluir o sobrenome do pai biológico que a registrou. Isto somente ocorre em casos de INDIGNIDADE (pai estupra filha, por exemplo). Ou quando você se casar, desde que inclua algum sobrenome do marido.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Ola Gostaria de saber se é possível e se for como eu faço para acrescentar ou substituir meu sobrenome, ex: Meu nome: Eliane Lopes da Rosa eu só tenho o sobrenome do meu pai e gostaria de colocar o da minha mãe. Gostaria de substituir o "Lopes" ou acrescentar o "Jung" Ficaria: Eliane Jung da Rosa ou Eliane Lopes da Rosa Jung
Bom meu nome e maiara cristina da rocha, e gostaria que tivesse salvatore no meio,no final, e dai seria maiara cristina da rocha salvatore, mas salvatore não tem em minha familia e gostaria de acrescentá- lo em meu sobrenome será que daria para fazer isso ???????? Eu gostaria muito de saber ??? Atenciosamente sra. Salvatore muito obrigada
Bom dia. Em fevereiro eu consegui a autorização do juiz para incluir o sobrenome da minha mãe. Quando fui registrada, meu pai foi sozinho me registrar e não incluiu o sobrenome da minha mãe. Porém agora estou com problema em alterar a documentação. Já estamos em junho e nenhum órgão me orienta como devo proceder, se preciso ir no cartório ou em outro local para alterar os documentos. A quem devo procurar inicialmente?
THUCA
Inicialmente levar o Mandado de Retificação (seu advogado tem que entregar para voce) para o cartório de registro civil averbar e expedir sua nova Certidão de Registro de Nascimento, e, com ela, você vai no Poupatempo (ou equivalente) e pede 2a. via de seus documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS) sendo que a numeração deles não mudara.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com