Olá, gostaria de orientação quanto à possibilidade de se alterar o sobrenome. Tenho 2 sobrenomes: o sobrenome de solteiro de minha mãe (proveniente de seu pai, meu avô materno) e o sobrenome de meu pai.

Meus pais são separados e desde a mais tenra idade, fui criada pela família de minha mãe, tendo pouco contato com meu pai. Apesar de ele ter me registrado, passou a me rejeitar após separar-se de minha mãe. Eu passava meses sem vê-lo, sendo que ele pouco contribuiu financeiramente para minha manutenção e nunca demonstrou qualquer tipo de interesse ou afeto em relação a mim. Nunca tive qualquer tipo de vínculo com ele, o qual era como um parente distante que eu raramente via ou conversava.

Sou, entretanto, muito próxima da família de minha mãe, especialmente minha avó materna, uma mulher forte a quem admiro, que me criou e a quem tenho como referencial tanto materno quanto paterno.

Como já disse, tenho o sobrenome de meu pai como meu último sobrenome, o que me causa grande insatisfação e até mesmo constrangimento, pois não me identifico com essa parte de minha origem (que é apenas biológica), e não tenho qualquer vínculo com sua pessoa ou sua família; na verdade, sequer conheço meus tios/primos/etc.

Gostaria de saber se eu poderia substituir meu último sobrenome (o sobrenome paterno) pelo sobrenome de minha avó materna, que foi quem me criou e cujo sobrenome eu gostaria muito de portar.

Sei que a situação pode parecer boba, mas é motivo de grande chateação para mim, até mesmo porque trata-se de meu último sobrenome, o qual é o mais utilizado.

Já pensei em talvez pedir um exame de DNA e caso o resultado fosse negativo, pedir a mudança de sobrenome, mas infelizmente tenho certeza de que sou filha biológica do cidadão em questão.

Aguardo ansiosa pela opinião/orientação de vocês profissionais. Muito obrigada pela atenção.

Marina

Respostas

    A

    Ahmed Segunda, 05 de agosto de 2013, 22h50min

    Ok. Obrigada. De qualquer forma, foi esclarecedor.
    Grata.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 06 de agosto de 2013, 5h51min

    AHMED

    Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Ahmed Domingo, 11 de agosto de 2013, 22h04min

    Olá novamente, dr. Herbert.

    Boa noite.

    Bom, depois das últimas mensagens escritas aqui, tentei mais uma vez entrar em contato com o lado paterno da minha filha, mas não obtive sucesso. E o fato de estarmos fora do Brasil não é o motivo para tal afastamento, visto que, quando estávamos todos em mesmo território, ele nada lhe ligava.

    Sendo assim, mediante o que li aqui nas perguntas dos interessados e nas respostas dadas pelo senhor, sinto agora que devo retirar o sobrenome paterno da certidão de minha filha (antes, eu tão somente queria fazer uma alteração, sequer iria mexer no lado paterno mas este não existe, é apenas biológico - como disse a moça MarinaB).

    Então, devo voltar ao Brasil para resolver este assunto ou posso delegar esta tarefa à alguém de minha confiança?

    Grata.

    F

    FJ Brasil Domingo, 11 de agosto de 2013, 23h23min

    Ahmed
    você não tem legitimidade para alterar ou retirar o sobrenome paterno da sua filha, pelos motivos que alegou... O nome da sua filha é direito personalíssimo, e somente ela quando se tornar maior de idade poderá pela via judicial, ajuizar tal ação, provando o abandono material e afetivo.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 12 de agosto de 2013, 5h53min

    AHMED

    A única modificação possível é a inclusão do sobrenome TELES, sem excluir o sobrenome DE SOUZA que ela já possui e sem substituir o Z pelo S no sobrenome SOUZA porque é a grafia correta dos antecedentes dela e é isto o que importa para fins de registros públicos. Portanto, desconheço advogados que ajuizariam a ação para excluir o sobrenome paterno sem que ele seja extremamente CONSTRANGEDOR (por ex: RATAZANNA) ou INDIGNO (por ex: pai que ESTUPRA filha).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Ahmed Segunda, 12 de agosto de 2013, 15h24min

    Ok. Obrigada pelos esclarecimentos.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 13 de agosto de 2013, 13h47min

    AHMED

    Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    C

    cesarsilva Domingo, 22 de setembro de 2013, 17h12min Editado

    Olá! Estava lendo e não encontrei um caso exatamente como o meu.
    Meu nome é Silva, e eu gostaria de alterar o último sobrenome'.
    Meu pai é Braz da Silva e minha mãe é Santos. Gostaria de ficar com o Braz de meu pai (
    **** Braz).

    Em meio a comunidade acadêmica, há muitos Silva, esta é minha principal motivação. Outra motivação é que em minha família paterna, o Braz é o real sobrenome usado, e eu fui o único em que não foi colocado.

    Não tenho certeza, mas parece que o Silva pode retardar minha ida à Itália. Estes meus motivos são consideraveis para uma alteração de sobrenome?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 22 de setembro de 2013, 17h28min

    CESAR

    Será possível incluir o sobrenome paterno BRAZ por ultimo, ficando CESAR DOS SANTOS SILVA BRAZ. O sobrenome SILVA será possível excluir quando você se casar. Atualmente, os sobrenomes não têm mais relevância para se obter cidadania italiana, mas somente ter ascendentes italianos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    S

    Sabrina Tomé Quarta, 16 de outubro de 2013, 16h48min

    Boa tarde!!!

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o organizador deste site, e dos fóruns, pois estes ajudam muito as pessoas!!!

    Bom o meu caso é um pouco diferente: meu pai biológico, me registrou mais nunca tive contato nenhum com ele, nem afetivo, nem financeiro!

    Minha mãe separou dele quando eu tinha 3 anos de idade, e casou-se com outra pessoa quando eu completei 4 anos.
    Criei um vínculo muito forte com meu padrasto, eu o considero realmente como meu pai, e ele me considera como filha.
    O problema é que me incomoda muito ter um sobrenome que pertence a um pai que nunca tive, que nunca fez nada por mim!!!

    Gostaria de saber se é possivel essa modificação: tirar o sobrenome do meu pai biológico e colocar do meu padrasto, e quais os procedimentos.

    Grata
    Sabrina

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 16 de outubro de 2013, 16h51min

    SABRINA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível você incluir o sobrenome do padrasto. Mas não será possível excluir o sobrenome do pai biológico que a registrou. Isto somente ocorre em casos de INDIGNIDADE (pai estupra filha, por exemplo). Ou quando você se casar, desde que inclua algum sobrenome do marido.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Eliane 07 Segunda, 06 de janeiro de 2014, 11h23min

    Ola
    Gostaria de saber se é possível e se for como eu faço para acrescentar ou substituir meu sobrenome, ex:
    Meu nome: Eliane Lopes da Rosa
    eu só tenho o sobrenome do meu pai e gostaria de colocar o da minha mãe.
    Gostaria de substituir o "Lopes" ou acrescentar o "Jung"
    Ficaria: Eliane Jung da Rosa
    ou
    Eliane Lopes da Rosa Jung

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 06 de janeiro de 2014, 11h27min

    ELIANE

    Será possível incluir o sobrenome materno sem excluir outros que você já possua. Alguns juízes aceitam que o requerente escolha a posição que o novo sobrenome será incluído.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    R

    Rafael TB Domingo, 19 de janeiro de 2014, 3h21min

    Dr Herbert, gostaria de saber se é possível a substituição de um sobrenome paterno por outro também paterno. Sendo o pai Jorge Dornelles Souza, é possível que o filho mude de Tiago Dias Souza para Tiago Dias Dornelles? Ou apenas inclusão é possível?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 19 de janeiro de 2014, 8h10min

    RAFAEL

    É possível a substituição de um sobrenome paterno por outro sobrenome paterno. Na prática o juiz exige que o pai também concorde com esta substituição de seu sobrenome através de termo de concordância com firma reconhecida.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    D

    Daniel Perseguine Domingo, 09 de março de 2014, 1h11min

    olá amigo sei e uma pergunta boba, mas tem como tu me tizer, tipo eu queria sabe como poderia troca meu sobrinome e araujo, mais queria pode colocar sobrenome dos meus avós e perseguine, queria sabe se tem como, ate pq eu vou tenta tira minha cidadania italiana, obrigado

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 09 de março de 2014, 6h38min

    DANIEL

    É possível você incluir qualquer sobrenome de seus avós, mas sem excluir os sobrenomes que você já possui. Deverá fazer por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Maiara Cristina Salvatore Terça, 13 de maio de 2014, 15h21min

    Bom meu nome e maiara cristina da rocha, e gostaria que tivesse salvatore no meio,no final, e dai seria maiara cristina da rocha salvatore, mas salvatore não tem em minha familia e gostaria de acrescentá- lo em meu sobrenome será que daria para fazer isso ????????
    Eu gostaria muito de saber ???
    Atenciosamente sra. Salvatore
    muito obrigada

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 13 de maio de 2014, 15h40min

    MAIARA

    Será possível incluir qualquer sobrenome avoengo (de avós, bisavós). Mas não será possível incluir sobrenomes que estes ascendentes avoengos não tiveram. Outra possibilidade de incluir sobrenome é no casamento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    Camila Worm Segunda, 26 de maio de 2014, 12h22min

    Olá , meu nome é Camila Fernanda da Silva , quando eu nasci meu pai colocou o meu nome assim sem que a minha mae soubesse , e eu gostaria de saber se eu posso tirar o Fernanda e colocar o Worm que é o sobrenome da minha mãe .