minha ex mulher quer mudar de cidade com meu filho mas temos a guarda compartilhada pode?

Há 14 anos ·
Link

MORO COM MEUS PAIS NÃO TENHO EMPREGO FORMAL, TENHO UM FILHO DE 6 ANOS, SOU DIVORCIADO E TENHO GUARDA COMPARTILHADA, MAS MEU FILHO SEMPRE MOROU COM ELA JÁ TEM 3 ANOS PAGO 150,00 DE PENSÃO PORQUE NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR MAIS, A MINHA EX MULHER VAI SE CASAR E MUDAR DE CIDADE. EU TENHO DIREITO DE IMPEDIR QUE ELA MORE EM OUTRA CIDADE COM MEU FILHO MESMO ELA SENDO CASADA, TENDO UMA CASA, EMPREGO E O FUTURO MARIDO TAMBÉM E UMA VIDA ESTABILIZADA. POR FAVOR GOSTARIA DE ORIENTAÇÃO. OBRIGADO.

46 Respostas
página 2 de 3
requinha
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

FJ --> 400 km é bem longe sim!!!! Não é simples viajar 400km pra ver o filho ou fazer a criança viajar isso tudo....

Marcelo, ela está se mudando para trabalhar, é isso???

MAECELO
Há 14 anos ·
Link

requinha não é a trabalho, o noivo é funcionário publico nesse outra cidade.

requinha
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

o duro é que alem de tudo essas viagens são caras

AnitaMaria
Há 14 anos ·
Link

Marcelo, o que falei anteriormente não foi para frizar o direito da mãe, em detrimento do seu ou do de seu filho. Apenas quis que você parasse para pensar um pouco nos outros dois, além de você. São três envolvidos nessa história, e o mais vulnerável é o seu filho.

Como você mesmo disse acima, pense no que será melhor pra ele. Não é "ficar longe de você", mas ficar'onde seja melhor pra ele".

Como eu perguntei antes: Você tem condições de pedir a guarda unilateral pra ficar com ele e cuidar dele? Pelo que entendi, você só pode ajudá-lo com 150 reais atualmente, e mora com seus pais. Você acha que seu filho ficaria feliz em morar só com você, se a mãe dele realmente precisar mudar?

Lembre-se: "quem ama, liberta!"

Você lembra da história narrada na Bília, sobre o rei Salomão, que tinha tanta sabedoria que resolveu um conflito entre duas mulheres que disputavam uma criança, mandando dividir a criança ao meio com uma espada e dar metade a cada uma? A verdadeira mãe renunciou ao filho para não tê-lo morto, enquanto a falsa mãe dizia: "não é meu, também não seja da outra". E o resultado foi que o rei Salomão entregou a criança à verdadeira mãe, quando descobriu quem ela era.

Você renunciaria ao convívio com seu filho por um pouco de tempo (pois você podera visitá-lo ainda) para que ele pudesse seguir com a mãe e ser feliz?

Não vou mais falar em leis, pois os doutores acima já fundamentaram seus argumentos o bastante. Quero apenas apelar para o seu bom senso.

Deus o abençoe!

edison luiz
Há 14 anos ·
Link

Lendo a todos os comentários, não acredito que renunciar ao convívio do filho seja o correto. Estou passando por probelas semelhantes ao do Marcelo. Sou de Ponta Grossa/PR Qdo me separei da minha ex, deixei ela e minha filha em meu apartamento, todo mobiliado, com conforto para minha filha de 5 anos, decidimos tudo na justiça onde eu viria minha filha 2X por semana para leva-la e busca-la da escola e todos os domingos ela estaria comigo das 11h as 17h. Se me comunicar de nada,minha ex vendeu tudo que tinha dentro de casa e foi para londrina para a casa de sua mãe me enviando um email dias depois dizendo que ela não era de Ponta Grossa e a nossa filha tb e portanto não ficariam na cidade e nem no meu apartamento. Sofri muito com isso, pois da forma como estavam acertadas as coisas estava tudo bem pra mim, mas com essa ida a londrina ja me dificultou as visitas que a mãe não abria mão do que havia sido acertado na justiça.( visitas aos domingos das 11h as 17h) É muito difícil eu me deslocar 300km para poder visitar minha filha todos os meses pos sou responsável por uma pensão alta devido ao tratamento de diabetes de minha filha. Desde que foi para Londrina enfrentei muitas dificuldades pois ela impedia de eu falar com minha filha pelo telefone, acabou indo embora para brusque/SC para tentar um novo relacionamento onde minha filha me dizia por telefone que tinha dois pais, eu e o LUCAS o qual ela dizia ser seu pai de amor. Ora, se ele é opai de amor eu sou o que???? o que paga as contas????? ficaram na cidade por 22 dias, e minha ex vendo que o relacionamento não daria certo retornou a londrina, teve um outro relacionamento que tb não deu certo e agora está namorando um cara de São Paulo para onde viaja todos os meses com minha filha sem me consultar de nada, onde na minha opinião me tirando tod e qualquer direito de exercer minha partenidade. Não questiono o fato de ela estar namorando, acho que ela deve realmente recomeçar sua vida e ser feliz, o que não posso aceitar é ver ela fazer o que bem entende com minha filha e eu não ficar sabendo de nada, está induzindo minha filha a mentir para mim que irão visitar a tia em SP e na verdade irão para a casa do namorado dela. Agora quer uma autorização para viajar para fora do país com o namorado e minha filha dizendo que irão para a disney, qdo falamos a respeito e digo a ela que preciso de todas as informações e documentos necessários sobre a viagem para aí sim autorizar ela me diz que não tem calma ela tem pressa dessa autorização. A casa onde ela está vivendo com a minha filha está um horror, só tem os móveis de cozinha e quarto. Não sei como está a alimentação da minha filha, e ela falando de viagens de cruzeiros pela costa brasileira e viagens de avião. Não sei o que devo fazer,

Julianna
Há 14 anos ·
Link

Peça a guarda, se vc tem melhores condiçoes e acha q sua filha estata melhor vom vc. use os argumentps q expos aki. Para um bom advogado, a açao estaria "pronta" e uma liminar com certeza seria deferida. Boa sorte**

edison luiz
Há 14 anos ·
Link

Oi Juliana... Pois é agora no inicio de novembro minha ex foi pra São Paulo com minha filha, exatamente no dia 02/11, retornou a cidade de londrina ontem, minha filha estuda em uma escola particular onde sou responsável por fazer o pagamento das mensalidades. Não acho justo eu estar pagando 230 reais por mês de escola para minha filha estar faltando quase 10 dias para que ela vá a SP visitar seu namorado. Outra questão e´que percebo que ela pretende ir para cada vez mais longe da mim e da minha família, tirando assim todo o nosso contato com minha filha. Ela foi embora pra londrina alegando que a família dela era de lá e ela queria morar com a mãe, mas a mãe dela acabou indo embora da cidade com o atual marido para SC, as unicas pessoas da família dela que estão lá são a avó materna e tias que são pessoas simples e em um momento de necessidade urgente não teriam como ajuda-lá. Aqui em Ponta Grossa está toda a minha família, meus pais e irmãos e desde que apareceu o problemas de diabetes de nossa filha meu pai nos auxiliou muito inclusive depois de nossa separação onde ela permeneceu no meu apartaman to continuou ajudando, apesar de tudo que acertamos na justiça perante a juiza. Agora ela está com esse namorado de SP, tem apenas uma irmã que mora lá, e não faz nem 2 meses de namoro e ja está querendo ir morar com a pessoa. Faz um ano que ela foi embora da cidade e já é o terceiro namorado, ja foi morar com um e não deu certo, namorou outro na cidade e agora ta querendo ir para SP. Como uma pessoa assim pode dar estabilidade e criar vínculos de sua filha se não para em lugar algum???? Ainda hj por telefone ela veio novamente me pedir autorização por que quer viajar com o namorado para fora do país com minha filha, confesso que tenho muito medo disso. De ela de repente sumir do país comminha filoha e eu nunca mais a ver. Ja disse a ela que não iria autorizar, mas ela me chantagea dizendo que eu que me explique com minha filha pq não a deixei ir conhecer a disney. Minha pequena me falou isso no telefone a dois dias: " PAPAI, PQ VC NÃO QUER DEIXAR EU IR PARA A DISNEY?" Disse a minha filha de apenas 5 anos que isso era uma coisa que o papai e a mamãe que teriam que conversar e resolver, que não era algo para ela se preocupar, pois ela ainda é muito pequena para pensar em problemas. não sei o que faço.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

edison luiz Faça como orientado pela Dra Julianna.

De nada adianta vc discorrer sobre os atos de sua ex, não importa suas argumentações pois nada impedirá ela de viajar nem que seja por Xingú!

Só lhe resta pedir a guarda da criança. Mãos à obra!!!

Letícia Göss
Há 14 anos ·
Link

Não entendi porque o colega Marcos afrontou o colega anterior, eis que o mesmo apresentou boa solução para o caso.

ANÔNIMO
Há 14 anos ·
Link

Boa noite Minha amiga tem guarda compartilhada, ela se mudou de cidade fazem 4 meses, o filho dela o momento esta passando as ferias escolares na casa do pai, ela tem falado com a criança e a mesma diz que não quer voltar, o pai e avós paternos estão fazendo a cabeça da criança que tem apenas 6 anos. O pai simplesmente falou que vai ficar com a criança, antes de sair da cidade o pai assinou uma autorização permitindo a saída da criança da cidade para viver coma mãe e agora ele esta querendo voltar atras, a criança sempre viveu coma mãe depois da separação ele disse que a autorizaçao não vale nada. Desde que a criança se mudou se adaptou muito bem na nova cidade, ela nem perguntava da família do pa, se deu muito bem na nova escola, na nova casa na nova rotina, nunca teve problemas com a adaptação. Ela esta desesperada, se ela relatar isso ao conselho tutelar eles conseguem ajudar de alguma forma e trazer a criança novamente para a mãe .

Obrigada...

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 14 anos ·
Link

/

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Ela tem de ir ao forum da cidade onde está a criança, apresentar a sentença que fixa a guarda, a autorização do pai para a mudança de cidade, e com isso entrar co liminar para reaver a criança.

Se o pai quiser ficar com o filho terá de brigar na justiça, retê-la simplesmente não adianta.

Saindo a liminar a mãe deve comparecer a casa onde está a criança - e usar de força policial se for preciso - para reavê-la.

Se o pai inssitir nesta conduta poderá ter o direito às visitas suspenso, sendo convertida em visitas somente assistidas(sem passeios, sem viajem, etc).

O que qualquer das partes alegar (que a criança gosta disso, que os avós fizeram aquilo, etc) não tem muito peso, o que importará será o laudo dos assistentes sociais e das psicólogas, caso seja necessário este estudo.

Gabriel Moraes
Há 11 anos ·
Link
· Editado

Essa lei de guarda compartilhada obrigatória é uma grande PALHAÇADA visto que os pais (como eu) na prática continuam como meros codjuvantes idiotas de um grande faz de conta. Considerar isso como justica exercendo a paternidade através de visitas a criança de 15 em 15 dias... Essa regra serve mais para turista que para um pai de verdade. Qualquer pai, que ame seu filho, se sente ultrajado. Para mim isso é zombar da inteligência e sentimento humano. Estamos vivendo em um país alienado com fortes tendências ao caos na saúde, na educação e na justiça. O que vemos é uma grande indústria da corrupção nos diversos setores de nossa sociedade. Processos se arrastam e sentenças injustas são procedimentos corriqueiros que amplia o descrédito na sociedade organizada favorecendo o governo paralelo ou marginal. CADA DIA QUE VIVO MAIS ME ENVERGONHO DESTA NAÇÃO CHAMADA DE BRASIL!

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Gabriel, vc tem visitas a cada 15 dias, tendo sido determinado em seu caso a guarda compartilhada, é porque vc aceitou assim. Na guarda compartilhada as visitas são mais livres, não precisam ser agendadas, a grande dificuldade está no relacionamento dos pais da criança, não é questão de justiça. Se os dois não se combinam, não se respeitam, fica dificl haver essa intimidade de chagar na casa do outro sem prévia combinação.

Ronaldo Lommez
Há 10 anos ·
Link

Petrus... parabéns, você está por dentro das leis. ANITA... leia mais, pesquise sobre leis, você está desinformada. A mãe só porque detém a guarda não pode viajar para local distante, somente com uma boa justificativa e que vise o bem estar do menor. Na maioria das vezes, ela o faz para prejudicar o pai. Qualquer tentativa de frustração do intercâmbio afetivo entre o pai que não detém a guarda e a criança ou adolescente é considerada ALIENAÇÃO PARENTAL.

William
Há 10 anos ·
Link

Boa tarde, amigos(as)!

A minha esposa(só moramos juntos e temos uma bebê 1 ano e 4 meses), quer a separação, pois não quer ver a minha irmã nem pintada de ouro blá blá, e por isso coloca N empecilhos pra eu levar a nossa bebê nos meus pais, como: Não quero a sua irmã com nossa filha, não quero que a sua irmã tenha contatos com ela, essas coisas...

Os pais dela moram em MG e nós moramos no RJ(distante 600km) e ela quer ir pra lá. Ela só vai pra lá por causa disso, não tem emprego garantido lá e o pior de tudo que não se da bem com a mãe dela.

A minha esposa tem um outro filho de outro relacionamento, o pai dele também mora no RJ, mas não da muita assistência e mal vê o garoto.

Há possibilidade de eu ganhar a guarda da minha bebê ? Como devo proceder pra eu não ficar longe da minha bebê.

A minha bebê já acorda chamando papai, quando estou em casa não sai do meu pé, é papai pra todos os lados. Acho que não vou aguentar ficar longe da minha vida.

Alguém já passou por problemas parecidos ? O que aconteceu ? Como funciona a Guarda Compartilhada nesse caso ?

Help-me, people!

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Ela não pode fazer a criança mudar de cidade sem que vc ou a justiça autorize.

Sugiro que a grave ou a filme dizendo que pretende levar a criança para outra cidade, e corra na Defensoria Publica para providenciar uma cautelar visando impedir que ela leve a criança, caso ela o faça vc conseguirá reaver a criança. E diante da tentativa dela em praticar alienação parental (levar seu filho embora sem justo motivo) vc pode conseguir até a guarda unilateral.

Claudinei Pereira
Há 10 anos ·
Link

Sinceramente não dá para entender o que nós como pais temos ou não direito, hora um fala que a mãe tem o direito de tirar os filhos do convívio do Pai hora outro diz que não, afinal a mãe tem ou não tem o direito de tirar um filho do convívio do Pai?

Se sim, então pouco importa a integridade afetiva da criança, ou seja o bem maior que são nossos filhos fica em último plano, sem contar os sentimentos do Pai que estará longe de seu filho e não podendo fazer a visita por conta do trabalho e tudo mais.

Olha pessoal eu e meus filhos fomos vitmas vivas dessas leis que só visam o lado financeiro da mãe e usam os filhos como ferramenta de punição e dinheiro em caixa, por causa desse direito absurdo que as mães se apóiam hj eu tenho dois filhos perdidos nas drogas, só Deus sabe o quanto isso me dói e hj pela segunda vez estou correndo o risco de viver tudo denovo pois minha esposa ao querer o divórcio, disse que vai levar a minha filha embora para a Bahia, filha que por sinal é muito apegada a mim e vice versa, aí eu pergunto: Qual será o futuro dessa menina? Como será o dia a dia dela quando começar a sentir falta do Pai? O estado ou o juiz vai acompanhar o dia a dia dela pra ver se ela estará feliz?

Conclusão, que se dane a integridade afetiva da minha filha e a minha pois o que vale é dinheiro ( pensão), perdoem a minha exaltação mas sou um pai e não qualquer um que coloca filho no mundo.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Claudinei, corra com advogado e providencie uma cautelar impedindo a criança de mudar-se.

Claudinei Pereira
Há 10 anos ·
Link

Rafael, boa noite! Eu ainda não dei entrada em nada na justiça referente ao divórcio e guarda compartilhada, sei que minha ex não vai aceitar a compartilhada pois já deve ter recebido orientações de um advogado, minha pergunta é :

1) como proceder nesse caso? 2) como funciona essa cautelar? 3) sabendo que hj à tendência é a guarda compartilhada, o juiz mesmo assim pode recusar o meu pedido? E se sim como devo proceder depois disso?

Obrigado pela atenção!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos