Conversa informal
Pronto, inaugurado o tópico. Assim aqueles assuntos paralelos, sem ligação com os tópicos correspondentes podem vir para cá.
Sr. Luiz Andriotti;
Finalmente alguém que reconhece as minhas virtudes. Obrigada!
Vou passar a minha versão:
Pedrão: o homem que sabe muito, devorador de livros, ganha dinheiro suficiente para viver bem, mas ambiciona ser melhor. Tem algo que ladrão nenhum lhe tira: cultura.
Vini: o concurseiro dedicado, vive estudando para passar e, se tudo der certo, ainda em 2012, ele conseguirá ver os frutos do seu esforço.
Elisete: a brasileira portuguesa que com certeza vive no passado e com muito orgulho. Pelo menos, no passado, os jurisprudentes não eram tecnicistas que engolem tudo que lhe enfiam goela abaixo e depois vomitam tudo aquilo, que desconhecem o motivo da sua existência, cá para fora.
Faltou o Pensador, deve estar ocupado a encerrar o ano letivo. Espetáculo de pessoa com um coração de pai.
Desejo um 2012 com realização de todos os sonhos.
Abraços
E o STJ termina o ano assim:
"Num dos julgamentos mais noticiados e comentados pela imprensa em 2011 (HC 149.250), a Quinta Turma considerou ilegais as investigações da Operação Satiagraha e anulou a ação penal em que o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, havia sido condenado por corrupção ativa. O relator foi o desembargador convocado Adilson Macabu.
Para o colegiado, a operação da Polícia Federal foi ilegal em razão da participação de funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Por isso, as provas reunidas na investigação não poderiam ser usadas em processos judiciais.
No HC 228.097, a Sexta Turma decidiu que o empresário e publicitário Marcos Valério (figura central do escândalo do “mensalão”) pode aguardar em liberdade o julgamento do habeas corpus apresentado por sua defesa no STJ. O relator, ministro Sebastião Reis Júnior, concedeu liminar ao empresário.
Ele foi preso preventivamente com outros três empresários, seus sócios, devido a ordem expedida pelo juiz de direito da cidade baiana de São Desidério em decorrência da Operação Terra do Nunca 2. Deflagrada em três estados – Bahia, São Paulo e Minas Gerais, onde o publicitário foi preso –, a operação investiga um provável esquema de aquisição de papéis públicos e grilagem de terras em São Desidério, cidade localizada na região oeste da Bahia".
http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=104286
Vini,
Estou com vontade de fazê-lo. Gostei das matérias.
Como eu vou fazer muitos concursos em 2012 (AGU, MP-GO, Magistratura GO; Procuradoria GO e DF; e se houver: Defensoria Pública DF e DPU), cuja prova é realizada aqui mesmo (ou próximo), esses que tenho que viajar vou escolher apenas uns dois ou três. Talvez faça esse aí.
E tu irás fazer?
Abraço!
Estou lendo o edital aqui, e tenho a impressão que o bloco um é o mais difícil.
“4.2. A prova objetiva, valendo 10 (dez) pontos, conterá 100 (cem) questões de múltipla escolha. As questões serão agrupadas, por área de conhecimento, em 3 (três) blocos:
BLOCO UM: Língua Portuguesa, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente - 40 (quarenta) questões;
BLOCO DOIS: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral - 30 (trinta) questões;
BLOCO TRÊS: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo - 30 (trinta) questões”.
Ainda bem que Eleitoral e Ambiental não estão no mesmo grupo, pois do contrário eu teria dificuldade em obter o mínimo de 30% (trinta por cento) de acertos das questões em cada bloco.
Sobre as regras do Direito Societário eu só estudei pelo Fábio Ulhoa Coelho. É o livro mais didático e de fácil leitura que já conheci. Eu tenho os três volumes e o Manual.
É bom demais.
Vou tentar reler o Manual para esse concurso.
Outros autores eu só conheço por temas. Por exemplo: tenho o títulos de crédito do Mamede, e o Falimentar do Waldo Fazzio Júnior. E também os Códigos Civis Comentados, mas esses não valem a pena.
Rubens Requião eu não conheço.
Eu lembro que na época da faculdade meu professor de Empresarial falava que o Fábio Ulhoa era o mais fraco. Esse professor é o que fez Mestrado na USP e gastou quinze mil reais em uma semana.
Mas eu nem tenho como comparar, pois não conheço outros.
Pretendo algum dia ler a Coleção completa do Mamede.
Vini,
Como aí em São Paulo está para sair MP, Magistratura e Defensoria, e se houver coincidência de datas das provas, qual você irá optar?
Eu acho que o concurso em São Paulo é mais concorrido, ou não? Mas, no seu caso, tem a vantagem de não precisar viajar e não precisar mudar em caso de aprovação.
Fiz uma pesquisa e a passagem aérea (para o mês de maio) mais barata que encontrei de Goiânia para Porto Alegre foi de R$ 450,00 (ida e volta).
De Goiânia para São Paulo encontrei de R$ 180,00 (ida e volta).
Vou deixar para fazer a inscrição no último dia, pois havendo coincidência de datas ainda não sei qual vou escolher.