Tenho um amigo que tem um filho de 5 anos e que mora com ele e sua família desde seu nascimento.A mãe do menino mora no mesmo município e alega ao pai de seu filho e a sua família não ter condições de criar o filho,mas passa meses sem vê-lo e nunca ajudou em sua criação.Com outras pessoas a mãe do menino alega que o pai e a família a obrigaram a abandoná-lo,sendo que quando falam pra entrar na justiça,ela se contradiz em suas versões,sem falar que a mesma não dá bom exemplo ao filho sendo completamente desnaturada e sem compromisso.Um advogado que trabalha no mesmo município dos pais do menino,alega que qualquer hora que a mãe aparecer e quiser levar o filho ela poderá e que se ajuizarem uma ação o pai estará perdendo tempo e dinheiro.Gostaria de saber se existe um meio do pai requerer na justiça a guarda do filho sem perigo de perdê-la,pois,o pai do menino tem receio de entrar na justiça e a mãe do menino também brigar pela guarda e acabar guanhando.O que o pai pode fazer nessas situações?Obrigada!

Respostas

    R

    Ronaldo Gomes Manzaro Sexta, 15 de janeiro de 2016, 16h28min

    Porque roubaram sua inocência?
    Rui Barbosa já dizia: "A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta."
    Como permitir que uma lei importantíssima como a Lei Maria da Penha criada para proteger a mulher, seja utilizada por algumas alienadoras com falsas acusações de abuso sexual para prejudicar o ex cônjuge e afastar a criança do convívio com a família alienada?
    (15/01/2016 312 DIAS SEM NENHUM CONTATO COM A MINHA FILHA DEVIDO UMA MEDIDA PROTETIVA)
    Conhecer para entender! Você sabe o que é Alienação Parental?
    Embora o assunto Alienação Parental está sendo tratado em novelas, revistas e jornais, as pessoas alienadas ainda ficam com medo, vergonha. Se alguém nesta história tem que ficar acuado será a pessoa alienadora e os maus profissionais que a defendem, que deveriam ao invés de colocar mais fogo amenizar o sofrimento da criança que se tornou órfã de pais e avós vivos e é a maior prejudicada nesta história. O processo de ALIENAÇÃO PARENTAL quando mal conduzido pelos profissionais envolvidos em todas as áreas, assistentes técnicos, psicólogos, juízes, advogados, promotores, desembargadores, delegacias, educadores e conselho tutelar, faz com que se esgotem todos os recursos de quem está sendo alienado devido o despreparo dos profissionais, descaso, demora e impunidade, pois abala toda a estrutura, física, pessoal, psicológica, profissional e financeira. Enquanto estes profissionais com seus conhecimentos e diplomas não conseguirem entender o significado de empatia, alteridade e altruísmo, de se colocarem no lugar do outro enquanto indivíduo, de conseguirem sentir a dor ou o sofrimento do outro, nunca vão conseguir despertar a vontade de ajudar e de agir seguindo os princípios éticos e morais. Precisamos de mudança com uma reforma moral urgente com profissionais atualizados, qualificados e principalmente com vontade para a aplicação das leis e também para estas mudanças que estão ocorrendo com as novas leis. Infelizmente só quem está enfrentando a ALIENAÇÃO PARENTAL sabe o que é ficar afastado por meses e até anos, do filho, do neto, do sobrinho. Quando existe uma falsa acusação de abuso sexual estupro de vulnerável, a pessoa alienadora privou a criança do direto de ser criança com preocupações pertinentes a sua faixa etária e a introduziu no mundo mesquinho e egoísta dos adultos (alienadores). Passou a conhecer as palavras: abuso sexual, processos, juiz, advogados, ações, varas de famílias, psicólogo, estudos psicossociais, delegacias, falsas denúncias, litigio, pois é isso que acontece quando se inicia uma ação judicial, mas o pior de tudo num ação como essa, foi o "despertar sexual" antes do tempo. Se para uma mulher adulta ser submetida ao exame sexológico já é muito constrangedor, imagine por causa de uma mentira, uma falsa denúncia, se utilizar indevidamente da importantíssima lei maria da penha criada para proteger a mulher, fazer uma criança passar por isso? Isso é que foi de fato uma “violência sexual”! O que pensou uma inocente criança ao ficar nua em posição ginecológica para que o médico a examinasse se houve alguma violação anal ou vaginal? O que sentiu ao ter o corpinho nu exposto a olhares atentos? Se a mãe não exitou em polpar a própria filha então com 6 anos, porque ela iria querer acabar com a Alienação Parental? É nosso dever abrir os olhos da justiça para que quando houver uma denúncia de estupro, a pessoa tenha ciência de quais serão as penalidades para quem faz uma falsa acusação de abuso sexual querendo atingir o ex cônjuge e agravar ainda mais se houver criança com o registro de estupro de vulnerável. É inadmissível uma lei importantíssima como a maria da penha criada para proteger a mulher, permita que se faça um mau uso dela. Mas agora o tempo já não permitirá que os pais, avós, e toda a família alienada reparem os danos causados por esta mentira, falsa acusação, pois as estruturas física, pessoal, profissional, psicológica e financeira foram abaladas e que todos carregarão consigo. Com a medida protetiva distanciando ainda mais o contato da família alienada com a criança alienada que já está abalado, os laços foram cortados, sobrarão as feridas abertas que talvez algumas jamais cicatrizem, como é possível observarmos através dos depoimentos dos pais, mães, avós e principalmente das crianças alienadas que agora já se tornaram adultas e carregam esse remorso e foram as maiores vítimas, mas agora devido o despreparo, a demora e a impunidade o tempo já não as permitirão mais reparar os danos causados que carregarão consigo.
    Curta e compartilhe: Amor de um pai muda o mundo
    https://www.facebook.com/Amor-de-um-Pai-muda-o-mundo-unidos-contra-a-aliena%C3%A7%C3%A3o-parental-906554906047770/
    "unidos contra a alienação parental, contra a falsa acusação de abuso sexual, contra a imputação de falsas memórias na criança”.
    Somos vários unidos em uma luta que parece não ter fim.
    Desistir jamais. Fique com Deus.
    Ronaldo Gomes Manzaro.'.

    R

    Roseli Domingo, 24 de janeiro de 2016, 22h34min

    O pai da minha filha nunca foi de ajudar muito na criação da minha filha e aí ano passado eu cansada da situação pedi mais a ajuda dele só que ele veio com deboche pra mim e falou que era pra mim corre atrás dos meus direito então eu fui até a justiça pra da entrada no pedido de pensão aí o juiz estipulou o valor pra ele ta dando pra minha filha só que ele não está pagando des de outubro de 2015 e des de tão ele não está mim dando nada ele fica usando das redes social pra ficar mim provocando mexendo comigo denigrindo minha imagem perante os amigos e colegas e vizinhos isso tudo começou quando eu mim casei de novo e meu marido mim da tudo que eu preciso e até falou pra mim largar meu emprego pra cuida dos meus filhos então eu tenho todo o tempo pra cuida dos meus filhos e ele não ajuda em nada e vem a hora que quer e fala um monte pra fazer a cabeça da minha filha ele promete mundos e fundos pra ela e ele pegar minha filha na hora que quer e devolve quando que já virou uma bagunça fora que ele vem da paupite dentro da minha casa e eu não sei pq de repente ele mudou de ideia e vem mais na minha porta buscar minha filha pra ficar com ele pq antes quando eu estava sozinha precisando de ajudar pra cuidar da minha filha ele sumiu e agora que eu encontrei uma pessoa que cuida de mim e dos meus filhos ele vem perturbar eu queria saber se tem como eu ganhar a guarda definitiva da minha filha pra que as coisas seja feita certinha e com horários cumpridos na hora sertã e dia certo para que a minha filha não sofra não quero proibir minha filha de ter contato com o pai só quero que as coisas tenha hora e dia e que ele cumpra com o dever de pai pagando a pensão da minha filha direito já que foi estipulada pelo juiz e ele não está cumprindo por vavor quero saber SS eu consigo a guarda pra mim de vez por todo já que minha filha mora comigo toda vida nunca saiu do meu lado e tenho medo dele tentar tira minha filhinha de mim pq ele tem parente fora do país tenho medo dele sumim com ela toda vez que ela vai pra casa dele eu fico afrita e choro de medo só que eu não posso fazer nada pq minha filha também gosta dele.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 24 de janeiro de 2016, 22h53min

    Se vc tem a guarda judicial de seu filho não tem com o que se preocupar.

    Paloma Confort

    Paloma Confort Sábado, 19 de março de 2016, 13h15min

    Meu marido tem uma filha de 5 anos,ele colocou a mãe dela na justiça pra poder ver a menina já que ele pagava pensão e ela nao deixava ele ver a menina,ele pega ela de 15 em 15 dias só que toda vez q ela vem pra minha casa ela vem com sarna e piolho e eu sempre cuido e ela melhora,mas a mãe dela não cuida fica no bar ate de madrugada com a menina,sera que meu marido consegue a guarda dela?
    Pois fico muito chateada por eles não cuidarem dela,gosto muito dela e não gosto de ver ela assim cheia de piolhos e com sarna!

    R

    Rafael F Solano Sábado, 19 de março de 2016, 16h50min

    Ele deve reunir as provas, apresentar ao Conselho Tutelar que irá apurar, e com o resultado da apuração, ir a justiça pedir a reversão da guarda.

    Gabriela Leite

    Gabriela Leite Sexta, 01 de abril de 2016, 21h19min

    boa noite
    não tenho trabalho fixo sou camelo o pai da minha filha paga meu aluguel só que ele quer manda na minha vida não posso sair passear com a minha filha ou ate mesmo dormi fora que ele fala que vai na delegacia da parte q estou fugindo com a minha filha e que vai tirar a guarda dela de mim, ele pode fazer isso? se ele for na justiça ele consegue a guarda da minha filha?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 01 de abril de 2016, 21h53min

    Vc tem sorte que alguém paga seu aluguel, se nãoquer que este alguém meta-se em sua vida, não dê a ele tal condição, dispense-o de pagar seu aluguel, o compromisso dele é com a criança, não com vc, a obrigação dele é arcar com a metade das despesas básicas da criança e SÓ!!!

    Se vc sai a noite com quem fica a criança???

    Não há duvida de que é direito DA CRIANÇA conviver tanto com o pai quanto com a mãe, na mesma medida, portanto, o pai facilmente consegue a guarda compartilhada com a alternância de lar, e se vc der motivo como negligência com a criança, ele consegue a guarda unilateral. Somente os direitos da criança contam,m o bem estar dela, não importam as ideias dos pais.

    R

    raimundo de araujo Quarta, 25 de maio de 2016, 13h30min

    comecei um relacionamento com uma pessoa e ela ficou gravida sendo que quando nos começamos a sair,ela tinha me falado que ja era mãe de 3 filhos,separada do marido na epoca eu era subchef de cozinha e tudo era maravilha,no caso dos filhos dela n teve problemas mais quando ela ficou gravida,n queria a criança de jeito nenhum alegando que ja tinha 3 filhos,eu e minha familia fizemos de tudo mais tudo mesmo pra ela n abortar minha filha tomou ate remedio,n se cuidava na gravidez mesmo tendo todos os recurços pra isso n fez prenatal,familia dela e a minha com a graça de Deus e muita oração nossa filha nasceu com saude,e mesmo assim ela a rejeitou,dizendo que era minha filha e eu que iria cuidar dela pq n tinha amor pela nossa filha,só pelos filhos dela,depois de dois meses eu sempre indo visitar minha filha ela adoeceu devido as condições da casa dela,peguei minha filha pra trazer pra casa e de nenhuma oposição dela,maria eduarda desde de 2 meses de idade fica comigo e com minha familia,só que depois de dez meses toda vez que brigamos ela quer tirar a maria eduarda de casa,e tenho medo doque ela e capaz de fazer por raiva de mim sem motivos com minha filha pq ela fala que eu n vou mais vela e que eu ia sofrer,que ia sumir só com minha filha,os outros filhos dela ia deixar com o pai deles queria saber se posso ter a guarda dela definitiva.obrigado

    R

    Rafael F Solano Quarta, 25 de maio de 2016, 16h13min

    Raimundo, não demore mais, corra na defensoria publica e peça a guarda provisória por liminar, sai mais rapido, e visa reconhecer que a custodia da criança é sua. Assim, se a genitora quiser levar a criança ela terá de buscar a justiça para formalizar um regime de guarda. Corra com isso!!

    Thais Fernandes

    Thais Fernandes Quarta, 20 de julho de 2016, 11h31min

    Ooi estou desesperadamente sem saber o q fazee dia 28 de março levei minha filha d 3 anos pro pai ver . E pra mim tambem ver meu filho de 5anos q mora com ele . Ele simplesmente tomou ela d mim e a irma dele inconformada me agridiu com madeira des desse dia n vejo meus filhos pos td vez q vou la ou ele ou a irma dele me agride , pos conversei com ele q minha filha antes de ir pra la tinha me contado q ele o propio pai tinha botado a mao nas partes intima dela e tenho uma gravasao ela me contando . Pos qndo falei isso com ele qeria saber o q tinha feito com ela , ele rapidamente correu com ela p delegacia p fazer exames , p dizer q alguem fez isso com minha bb .. des d entao nao deixa eu ver a menina nem o menino qeriasabee o q faso pos a saudade so aumenta e o medo d ele ta fazendo mal a ela me corroi por dentro

    R

    Rafael F Solano Quarta, 20 de julho de 2016, 14h31min

    E por que ainda não procurou a delegacia??

    P

    Pai Sofredor Quinta, 11 de agosto de 2016, 9h17min

    Sou casado ha 10 anos... Tenho filho de 2 anos... Minha esposa tem muita instabilidade emocional... um psicologo q acompanhou disse q poderia ser transtorno bipolar, mas não tenho laudo... Ela não cuida bem do meu filho, grita com ele e não cuida bem... Tenho testemunhas... Ela não trabalha fora fica em casa... tem vezes q de manhã esta alegre, euforia, e quando chega a tarde, está agitada, depressiva, agressiva... ja tentei filmar, mas não consegui...
    No caso tenho emprego fixo, moro em casa propria... qria saber se eu entrar com pedido de guarda eu consigo? não tenho vicios, nenhum... trabalho meio expediente... posso cuidar meio, e meio deixar na creche... O que devo fazer... Estou desesperado...

    L

    Larissa Quinta, 11 de agosto de 2016, 18h24min

    Olá queria Saber, tive uma gravidez de risco passei nove meses no hospital minha placenta ela era colada e baixa no útero e os médicos dizia q eu no poderia ter normal porque a naoo eu poderia ter complicações e Moreira, sempre minha família me apoiava em tudo o paii da Minha filha so vivia em festas não me ajudava em Nada, as vezes dizia q a filha nao poderia ser dele, depois que a bebe nasceu ele veem cheio de autoridade mae dele querendo manda na bebe dizendo que ninguém pode pegá ela não pode dormir comigo fica falando que não pôs usa brincos e nem nada, E ele faz tudo q a mae dele quer será se ele tem como me toma a Minha ele sempre vem com essa conversa, filha faz so 29 dias de vida tenho provas de tudo. So quero ele não trabalha e sustentado pelo país mora com os pais a mae dele diz ele quer E doente de saúde ele sair todos os dias pra festas se ele me tomasse não teria ninguém pra cuida porque ela mama e naoo tem mês ainda, Quero muito fica com ela amo minha filha de maiis

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 20h00min

    Deixe de focar no que ele fez e de desejar o que queria que ele fizesse. Infelizmente foi esse tipinho que vc namorou, e dele engravidou. Foque apenas no que de fato importa, pare de alimentar fofoquinhas do que ele ou a mãe dele disse ou deixou de dizer.

    Se o cara já registrou o filho, assumiu a paternidade, acerte os dias e horários de visitas, ponto final. Vc não tem de conversar com ele e nem de perguntar nada a ele. Ele apenas chega e convive com o filho e depois vai embora, acabou.

    Adiante-se a ele, procure a justiça e peça pensão e tmb os alimentos provisórios, e requeira a fixação das visitas ao recém nascido na casa da criança. É só isso.

    Marcia Santos

    Marcia Santos Domingo, 14 de agosto de 2016, 23h33min

    Eu trabalho mais não com carteira assinada isso da direto a pai do meu filho tira ele de mim na justiça

    D

    Duda Domingo, 11 de setembro de 2016, 23h33min

    O ex marido da minha amiga, ficou preso por volta de três ano. Ambos se separarão e ele está sem emorego, mora com os pais... Ameaça e persegue minha amiga, faz chantagem emocional com as crianças e as envolvem nas brigas deles. Ele vai morar no interior e quer levar a de 6 anos e a de 10 anos. Diz q tentará a guarda das filhas. Minha amiga trabalha e mora com os irmãos, quais as chances dele ganhar? Mesmo que ele tente se casar novamente e arranjar um emprego.

    Evelem Garcia

    Evelem Garcia Sábado, 08 de outubro de 2016, 15h14min

    Ola, boa tarde meu tio pediu a guarda provisoria do filho menor, como ele faz pra pedir a guarda definitiva ? A CRIANÇA TEM 1 ANO E 8 MESES, ela precisar ter idade pra pedir a guarda definitiva ou é preciso que passe um tempo na guarda provisoria (e quanto tempo se for o caso?) e como faço pra pedir a guada definitiva?

    J

    Jessica Quinta, 10 de novembro de 2016, 8h30min

    Bom dia, meu filho tem 2 anos de idade desde que desde que nasceu mora comigo, eu ate tentei voltar com o pai dele moramos junto por 3 meses, mas ai a mulherada pra ele era melhor e sai de casa, a pouco tempo atrás ele me agrediu e fiz um BO contra ele.a questão e a seguinte ele vivi me ameaçando que vai tomar aguardo do meu filho pq eu ganho pouco e dizendo ele que eu não tenho condições de criar uma criança só que eu trabalho compro as coisas do meu filho praticamente sozinha ele só ajuda quando eu realmente to sem dinheiro pra comprar pago aluguel, farmácia, plano de saúde dispensas com alimentação transporte escolar, e as vezes saio pra me diverti um pouco mas nunca deixo meu filho só sempre com minha mãe ou minha s irmãs e minha cunhada,bebo socialmente, não uso nenhum tipo de droga ele diz que pq eu bebo e sai deixo o menino cm minha mãe eu posso perder aguarda.. a minha pergunta e o seguinte posso perder a guardo por questão financeira e pq saio pra divertir sendo que eu que compro quase td pro meu filho e quando saio não deixo ele sozinho deixo cm minha mãe pq ele não quer ficar com ele pra eu sair. e nessa questão eu posso pedir aguarda definitiva pra mim e que ele possa visitar a criança?

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 10 de novembro de 2016, 8h37min

    " posso perder a guardo por questão financeira e pq saio pra divertir sendo que eu que compro quase td pro meu filho e quando saio não deixo ele sozinho deixo cm minha mãe pq ele não quer ficar com ele pra eu sair.?"

    R: Não... uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você pode sair, se divertir a vontade. O que não pode é negligenciar a criança. Se ela está com uma pessoa de sua confiança que trate bem, sem problemas

    "Eu posso pedir aguarda definitiva pra mim e que ele possa visitar a criança?"
    R: Não existe guarda DEFINITIVA, uma vez que ela pode ser revista a qualquer momento. Mas você pode sim requisitar a guarda e regulamentação de visitas. Se ele também quiser exercer a guarda de verdade, ela será compartilhada.

    Adalberto Bertunes Sa Teles

    Adalberto Bertunes Sa Teles Terça, 15 de novembro de 2016, 2h02min

    Ola tenho um filho de 3 anos ele com 1ano e 6 meses de nacido eu nao tava dando certo com a minha ex ela so andava brigando e batendo na criança fui e rezolvir a serpara dela pq vir que ela nao era amulher serta pra min mandei ela ir enbora e fiqueii com a criaça ela nao ta nem aii pra criança ela se emvolveu com coisa errada e amigo com um cara q nao vale nada... usuario de droga hoje quando a criança completo 3 anos cm migo eu cuidando dele arrumei outra mulher e agora ela ta fasendo uma bagunça pro meu lado querendo a guada da crinça sendo que eu ja entrei com o pedido de guarda so esperando a provação e eu moro aqui na Bahia com ele e ela nao tem nem condiçoes de cuidada da crinça e so isso agora se acha quem merece a guarda da crinça eu ou ela