Dr. Herbert - Inclusão de sobrenome
Dr. Herbert, boa noite!
Uma colega me procurou e expôs o seguinte problema:
Ela quer incluir o sobrenome do avô paterno em seu nome, até aí tudo bem. Ocorre que o pai dela só foi registrado quando tinha 18 anos e não consta o nome do genitor. Aí é que mora o problema, pois o pai dela não quer o reconhecimento do pai, muito menos a inclusão de seu nome nos documentos.
A grande dúvida é: Há alguma possibilidade de se incluir o sobrenome do avô no sobrenome da neta?
Desde já, agradeço.
RAFAEL
O limite de inclusão é 3 sobrenomes de ascendentes para não se tornar exagero e o juiz indeferir. O "segredo" é ingressar com o processo com um juiz que já sabemos como irá decidir (isto só com a prática sabemos). O valor mínimo da tabela da OAB é de 3 salários mínimos e as custas são irrisórias.
HERBERT C. TURBUK www..mudarnome.blogspot.com
Boa noite, Dr. Hebert!
A história que vou contar é um pouco complicada, mas vou tentar colocar tudo aqui. A minha família é remanescente da nobreza alemã, no qual a sucessão alemã diz que todos, sem exceção, membros. masculinos dessa família teriam direito a usar o título de "Freiherr" (Barão). A nobreza alemã foi extinta em 1909, mas os membros dessas família teriam direito a usar o título como sobrenome, ou seja, os títulos seriam convertidos em sobrenomes. O meu antepassado Wilhelm(1827-1902) era um Freiherr, e eu descendo dele totalmente em linha paterna. Mesmo estando sob a legislação brasileira, eu poderia argumentar ou reinvindicar no processo de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL que eu queria incluir o "Freiherr" como um sobrenome, pois estaria seguindo uma tradição familiar, que isso faz parte da identificação familiar, citando inclusive o caso dos títulos convertidos em sobrenomes na alemanha, mas não se valendo disso, mas citando apenas. E claro juntando todos os documentos comprobatorios, ilsuive a certidão do meu antepassado wilhelm no qual consta a mesma que ele era uma barão(Freiherr). Inclusive o titulo dele esta no nome dele na como se realmente fosse um sobrenome dele.
Então, é possível ? Há uma possibilidade ?
Desde já, obrigado.
Rafael
Boa Noie!!
Completei 18 anos esse ano, e gostaria de incluir um sobrenome, pois meu sobrenome é muito curto e comum, nunca gostei dele, pretendo colocar Gomes Bolgari, Gomes de minha mãe e Bolgari porque sempre quis ter em meu sobrenome, enfim gostaria de saber se é possível acrescentar? como fazer? paga algum custo? a quem recorrer, neste caso será necessário um advogado ?
ALLYSON
Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir um ou mais sobrenomes de seus ascendentes em linha reta (pais, avós, bisavós, trisavós). Mas não poderá incluir sobrenomes que não pertenceram a eles. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos o valor dos honorários advocatícios.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Bom dia
Prezado Meus somos uma família constituída por 12 primos onde ao chegarmos na maioridade percebemos a grande falha de nossos pais de não nos ter registrado com o sobrenome da família (OLIVEIRA) e sim finalizado com (DA SILVA), logo vimos que haveria uma extinção da nossa família já que por sua vez, os nossos descendentes teriam apenas a junção do sobrenome (DA SILVA) com a de nossos cônjuges. Então gostaria de saber se seria possível fazer tal alteração e se seria muito complicado.
Prezado, bom dia! Meu nome é Danielle de Oliveira, tenho 25 anos e gostaria de saber como faço para incluir o sobrenome da família de minha mãe. Eu tenho somente o sobrenome do meu pai. (Oliveira) O sobre nome da avó da minha mãe é Alacoque. E eu gostaria de inclui-lo, pois quero ter tanto o nome da família de minha mãe, como o da família do meu pai. Ou seja quero acrescentar o Alacoque em meu nome. Hoje está Danielle de Oliveira. Quero que fique Danielle Alacoque de Oliveira. Obs.: Eu tenho a certidão de nascimento da minha mãe que comprova o sobrenome da minha bisavó. É possível essa mudança?
Grata
Inclusão do nome do meu avô é possível?
Doutor Herbert, gostaria de acrescentar o sobrenome do meu avô "Goullart" ao meu nome. Ocorre, que com essa iniciativa minha, meu pai e meus dois irmãos também resolveram que querem ter o sobrenome também. É possível que meu pai, eu e meus irmãos conseguirmos colocar o sobrenome do meu avô, e se possivel em uma só ação judicial, ou é necessário que cada um entre com uma ação separada?
Desde já agradeço
Boa noite!
Eu desejo incluir sobrenomes de alguns de meus antepassados, eu até já vim aqui em contato anteriormente, mas os documentos solicitados, conforme me informado, são as certidões de nascimento,etc. Bem, desse antepassado que eu desejo incluir o sobrenome, eu não tenho a certidão de nascimento, nem de casamento dele, porém tenho certidão de óbito, que contém, seu nome, filiação, etc. Pode-se usar certidões de óbito como alternativas ás certidões de nascimento, etc. para poder chegar ao antepassado que se deseja incluir o sobrenome ?
Desde já,
Obrigado
Rafael