Prezados,

Gostaria de saber se o curso de Direito, quando cursado em IES brasileira, é válido como "undergraduate degree" para estudar Direito nos Estados Unidos (que é um curso de pós-graduação). Em caso positivo, é possível, então, que um bacharel em Direito por IES brasileira, que tenha cursado Mestrado em Direito nos EUA, adquira vínculo com a American Bar Association (OAB americana) e possa exercer advocacia nos EUA?

Agradeço desde já.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 11 de maio de 2015, 9h14min Editado

    ROMAINA

    A relação do tempo para alcançar a habilitação para advogar nos USA dependerá de vários fatores:

    1) Inglês avançado (não há aulas em 2o idioma)

    2) Status de permanência provisória ou definitiva Greencard (esqueça estas notícias que com visto turista é possível)

    3) Ter muito dinheiro e um Score elevado (para se manter)

    4) Ter um Sponsor americano (para ter credibilidade)

    5) Advogado latino não terá cliente americano (somente cliente latino)

    Somente poderá advogar em um Estado. Mas em qualquer área. Sempre iniciando Instâncias inferiores e subindo conforme a relação tempo e mérito.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    D

    Desconhecido Quarta, 13 de maio de 2015, 23h26min Editado

    Herbert , boa tarde!!! me manda seu email.... eu preciso tirar algumas duvidas.
    Quero ir para o exterior fazer mestrado , sou formada em direito e ja fiz pos graduação.
    Qual site você me sugere para bolsa LLM?

    Hellen Serafim

    Hellen Serafim Sexta, 24 de julho de 2015, 15h06min

    Boa tarde,
    Tem como ser paralegal nos EUA ou mesmo tentar ser advogada lá fazendo o BAR sem ter OAB aqui no Brasil? Tenho pós graduação mas não sei se vale algo lá. Como funciona para conseguir isso em NY?
    Se você puder me ajudar, Herbert, estou aguardando.
    Obrigada

    Hellen Serafim

    Hellen Serafim Sexta, 24 de julho de 2015, 15h09min Editado

    1. que bolsa LLM seria essa?
    Giovanna S. Accioly Accioly

    Giovanna S. Accioly Accioly Quarta, 02 de setembro de 2015, 9h43min

    Pessoal, boa tarde, eu estava com muitas dúvidas,pois pretendo morar no Sul da Carolina e este fórum de duscussão sobre o assunto me ajudou bastante, eu vi que algumas pessoas estavam com a mesma dúvida que eu que é com relação a tempo de curso e valores para se tornar um paralegal, realizando uma breve pesquisa na internet descobri um site com opções de cursos em universidades americanas em todo país e descobri também que existe o curso de bacharelado de 4 anos (Bachelor of Science Degree in Paralegal Studies with a Specialization in Pre-Law) que custa em média $21,038.00 (R$ 75,379) e o curso técnico com duração de 2 anos que custa em média $12,548.00 (R$ 44,959) por ano, quem quiser saber quais universidades disponibilizam e maiores informações entrem neste site:

    http://www.hotcourses.com.br/study/course/us-usa/associate-of-applied-business-paralegal-studies/55189380/program.html

    Devem ter outros sites, pórem neste encontrei todas as universidades americanas que disponibilizam este curso.

    Espero ter ajudado.

    Juliana Ferraz

    Juliana Ferraz Domingo, 18 de outubro de 2015, 22h40min

    Ola! Eu tenho recebido bastante emails com perguntas de como virar advogada nos EUA. Eu agradeco as palavras de carinho e motivacao! Infelizmente nao da para responder todos os emails, por isso eu vou colocar algumas informacoes aqui, espero que ajude.
    Como eu sou advogada na California, o meu conhecimento eh limitado a esse estado. Para responder sobre advocacia em outros estados, eu tambem teria que fazer pesquisa para responder corretamente.
    Para quem me pergunta como virar advogada aqui, eu sempre indico o website do BAR da California, porque nesse website as informacoes sao atualizadas sobre os requerimentos para fazer a prova do BAR aqui: http://www.calbar.ca.gov/ Todas as respostas sobre como ser advogada na California estao nesse website. Voce vai encontrar tambem, exemplos de provas anteriores e informacoes sobre a prova. As regras mudam, por isso esse eh o melhor jeito de voce se informar sobre a prova.
    O website eh em ingles e usa alguns termos tecnicos/legais, porem eu acredito que quem tem interesse em advogar aqui vai arrumar um jeito de traduzir, aprender, entender o que o website informa, ou pagar por esse servico, afinal, nessa carreira que escolhemos. pesquisa eh quase tudo.
    Sobre o mercado de trabalho: Conforme meu post anterior, eu nao acredito muito em "mercado de trabalho", se eu acreditasse ou seguisse o que as pessoas falam talvez estaria fazendo outra coisa. Eu acredito que todas as pessoas tenham capacidade de atingir qualquer objetivo que tenham....mas o preco eh: muito estudo, pesquisa, dedicacao, tempo para ver resultados....
    Sobre advogar nos EUA: Nao se esquecam que para trabalhar aqui voce precisa primeiramente de visto de trabalho, green card, cidadania... ou seja, mesmo que pareca facil somente fazer a prova do BAR pra ser advogado aqui, voce precisa poder trabalhar aqui para exercer a profissao.
    Como eu fiz para virar advogada aqui? Eu adoraria contar como eu fiz, mas a historia eh muito longa e ainda esta sendo escrita... Talvez nem eu mesma saiba exatamente quais foram as decisoes que me trouxeram ate aqui. Por isso desculpe se eu nao der uma resposta exata. Eu tambem acho que ha varios meios/caminhos de se chegar a um objetivo e talvez o seu caminho seja melhor do que as decisoes que eu tomei....
    (desculpem pelos erros de Portugues...pois eh, ta ficando enferrujado)
    Espero que tenha ajudado pelo menos um pouco, boa sorte!!

    Juliana

    Fernanda Rodrigues de Barros

    Fernanda Rodrigues de Barros Quarta, 10 de fevereiro de 2016, 19h21min

    Que mensalidade cara! Agora entendo pq os americanos juntam dinheiro. O lance é tentar uma bolsa de estudos. Se bem que lá tem crédito educativo para tudo, inclusive alimentação.

    Julie Dee Na Yun

    Julie Dee Na Yun Quinta, 02 de junho de 2016, 15h52min

    Prezados,

    Tenho graduação em Direito, e pós graduação em Direito Empresarial em Faculdade no Brasil. Entretanto, moro na Califórnia, e gostaria de me tornar paralegal formal, se puderem informar o passo a passo, agradeceria.
    E os requisitos para um paralegal informal, quais seriam? Os documentos de comprovação das minhas graduações, poderão ser somente os diplomas traduzidos por tradução juramentada, ou serão necessários outros documentos? Agradeço desde já.